como ter equilíbrio interior

O que é Equilíbrio Interior em psicologia

Posted on Posted in Uncategorized

Muito se fala sobre equilíbrio interior e em como ele traz inúmeros benefícios para nós. Atingir esse estágio da vida parece tarefa árdua para a maior parte das pessoas. Mas, na verdade, pode ser um prazeroso caminho de autoconhecimento, transformação e crescimento.

As pessoas que atingem o equilíbrio dentro de si, parecem plenas e que tudo vai perfeitamente bem em suas vidas. Na verdade, elas fazem o melhor que podem com a realidade que têm. Afinal, o equilíbrio é saber como encarar os acontecimentos.

O que é equilíbrio interior

É a famosa “paz de espírito”. Ou seja, é um estado emocional onde nada e ninguém vai poder estragar seu dia. E isso é muito diferente de ser uma pessoa positiva o tempo todo, que possui um comportamento totalmente otimista.

Uma pessoa em equilíbrio trabalha todos os aspectos que regem sua vida sendo positiva na medida certa, e sempre honesta e sincera consigo mesma. A pessoa otimista, tende a ver apenas o lado bom das coisas em tudo e, às vezes, pode acabar se enganando e vivendo uma ilusão.

Estar em equilíbrio é aceitar todos os aspectos que te constroem como ser humano e compreender que eles fazem de você o que você é. Ou seja, é estar em paz consigo mesmo e com as suas escolhas – e consequências delas.

O que significa equilíbrio interior

O significado de equilíbrio interior muda de uma pessoa para outra. Isso porque nossas escolhas, experiências, idades e momentos vividos não são iguais. Cada pessoa lida com quem é de forma diferente. Todos temos o nosso tempo de realização.

Equilíbrio interior significa um estado interno que pode demorar a se atingir ou se manifestar. É um processo que pode levar muito anos, até atendam todas as suas necessidades e anseios. Ou seja, é um processo difícil, mas não impossível.

Ser uma pessoa equilibrada de forma interior significa alcançar o sucesso em todas as áreas da vida. Pois o sucesso, na verdade, é a forma como se encara o que acontece e em como se lida com tudo o que compõe nossa existência: relacionamentos, trabalho, lazer, dinheiro…

Como ter equilíbrio interior?

Ter e manter o equilíbrio interior parecem ser tarefas fáceis, sobretudo nos nossos melhores dias. Mas e quando as coisas parecem perder o controle?

Atingir esse equilíbrio não depende apenas de pensamentos positivos. Depende, também, de atitudes. A forma como você lida com os processos dentro de você e ao seu redor, influenciam muito. É saber como encarar a realidade dos acontecimentos.

Se priorizar nas suas decisões, entender que tudo acontece no seu tempo e que há uma solução para cada problema, além de saber dizer “não”, já são alguns passos para se chegar a um estado de equilíbrio. São passos que devem ser transformados em hábitos.

3 dicas para começar

Caso não saiba por onde começar a se motivar e iniciar o processo de alcançar seu equilíbrio, reunimos aqui três dicas que podem te ajudar:

  1. Se colocar em primeiro lugar. Se você não gosta, não vai te fazer bem ou não tem vontade, não faça. Coloque o que sente e como se sente antes de qualquer decisão. Assim, você vai se sentir mais confortável.
  2. Aprenda a dizer “não”. Para agradar os outros muitas vezes somos colocados em situações constrangedoras, em que negar parece uma afronta ou uma demonstração de má educação. Portanto, se você não pode fazer ou não quer fazer, então diga. Afinal falar é sempre o melhor.
  3. Não tenha medo de ser quem é. Não tenha medo do que as pessoas podem pensar de você pela forma como você lida com a sua vida. Ou seja, lembre que somos pessoas diferentes em jornadas diferentes e cada história é única, não há história de vida certa.
Leia Também:  As diferentes formas de organização psíquica segundo Freud

Hábito e organização

Mais importante do que dar o primeiro passo, é fazer disso um hábito. Por exemplo, crie o hábito de se colocar em primeiro lugar, saber dizer “não”, e amar quem você é. Hábitos são o que nos transforma e ajudam a organizar a vida e os pensamentos.

Mantenha organizada cada área da sua vida. Afinal, organizar a vida é como limpar a casa: quando tudo está em ordem, é mais fácil de encontrar as coisas, tomar decisões, relaxar, e aproveitar cada momento, por isso, se organize.

O topo da pirâmide

O equilíbrio interior pode ser compreendido como o topo de uma pirâmide. No caso, a Pirâmide de Maslow. A Pirâmide de Maslow é um conceito desenvolvido pelo psicólogo estadunidense Abraham Maslow.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    A pirâmide é formada por 5 degraus, sendo que cada degrau constitui uma necessidade humana. As necessidades são divididas, por sua vez, em necessidades básicas e psicológicas. E, por fim, há o quinto degrau que constitui a realização pessoal, ou seja, é como atingir a plenitude.

    Uma vez que todas as suas necessidades são atendidas, você consegue lidar melhor com a pessoa que você é e com tudo o que acontece ao seu redor. É por isso que alcançar o equilíbrio interior é, também, um caminho longo de autoconhecimento.

    O equilíbrio interior em psicologia

    Em psicologia, o conceito de equilíbrio interior está conectado à motivação. Estando em equilíbrio com você mesmo, você passa a ser capaz de se auto motivar e lida melhor com situações adversas, e com os resultados das escolhas que faz.

    Processos psicológicos nos fazem compreender:

    • nossas crenças;
    • nossa realidade;
    • o nosso tempo;
    • e também são ideias conectadas ao equilíbrio interior.

    A ideia de estar equilibrado é o que permite que se encare melhor quando uma área da sua vida não vai bem. Afinal, não é possível atingir a plenitude máxima em tudo, mas é possível lidar com a realidade de forma positiva e saudável.

    Conclusão

    Alcançar o equilíbrio em nossa vida é uma ideia que parece lenda. Sabemos que é possível, mas não parece ser verdade. Sabemos que o caminho existe, e até conhecemos os passos, mas parece ser uma jornada intransponível.

    Na correria do dia a dia, esquecemos o que é prioridade e de respeitar nosso tempo. Mas quando nos conscientizamos disso e buscamos transformar nossa realidade, damos um passo para melhorar nossa vida e quem somos.

    Dar o primeiro passo nem sempre é fácil. Mas ao se pensar nos resultados que estar equilibrado interiormente traz, já se inicia o processo de automotivação e, o que parece lenda, aos poucos acaba se transformando em uma nova realidade.

    Para saber mais

    Se você gostou de saber sobre equilíbrio interior, matricule-se em nosso curso e aprofunde seus conhecimentos! Acesse nosso curso online de psicanálise e confira! Temos certeza de que você gostará de aprender mais sobre esse assunto no conforto da sua casa! As aulas são 100% online e o nosso certificado te permite clinicar! Não perca essa oportunidade!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *