escatológica

Escatológico: significado e origem da palavra

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Escatológico, em suma, é o estudo acerca dos eventos sobre o fim do mundo, principalmente no aspecto religioso. Assim, a escatologia demonstra teorias acerca do fim dos tempos e da humanidade. Ou seja, escatológico significa como serão os últimos dias da humanidade e o que acontecerá depois desse fim da vida na Terra.  

Diversas são as teorias filosóficas e religiosas sobre o tema, as quais traremos as principais neste artigo. Tendo em vista que o entendimento de escatológico possui algumas diferenças entre as filosofias e crenças religiosas.  

Significado de escatológico no dicionário 

Escatológico vem do grego εσχατος, que significa último, mais -λόγια, que significa estudo. Em suma, é o estudo da última parte da história humana, incluindo os eventos finais e o destino da humanidade. No geral, está associado com a profecia de textos sagrados e lendas folclóricas.  

escatologico resumido

Significado de escatologia 

Como dito anteriormente, a escatologia é o estudo de teorias acerca das últimas coisas do mundo. Estudo este que engloba diversos as aspectos e teorias acerca de acontecimentos futuros relacionados ao fim da existência humana. Existem diversas vertentes, porém, o ponto em comum é a relação dos indivíduos quanto ao fim da existência humana.  

E isso pode ser visto até pela visão mais simples, de que todos, na verdade, possuem alguma escatologia, afinal, a morte nos é uma certeza. Nesse sentido, muitos teóricos modernos veem a escatologia reconhecem que a morte é inevitável para o indivíduo e para o universo. Afinal, a evolução não oferece nenhuma esperança de imortalidade.  

Entretanto, outras teorias, como no Cristianismo, têm em seus ensinamentos bíblicos detalhes de como se dará o fim dos tempos. Ainda mais, dando-lhe certeza do que acontecerá além da sua morte. 

A título de exemplo, a escatologia será comentada em relação a algumas religiões e crenças. Isso não descarta a importância de outras religiões, nem descarta que exista a ideia de escatologia em outras crenças. Também, este artigo mostra algumas dessas ideias sem entrar no mérito sobre sua “correção”. A ideia de um “final dos tempos” (explicado por mecanismos divinos ou físicos) está presente em muitas linhas de pensamento, tanto religiosas quanto científicas.

Escatologia católica 

A escatologia, que é o estudo das últimas coisas que acontecerão no mundo, abrange, sobremaneira, os ensinamentos bíblicos. Nesse sentido, se ensina acerca das ressurreições, arrebatamento da Igreja, Segunda Vinda de Cristo, estado intermediário e milênio. Sendo assim, a escatologia católica é demonstrada através de diversos ensinamentos descritos na Bíblia. 

Entretanto, no geral, os cristãos acreditam que Jesus Cristo retornará para salvar a humanidade e preparar os fiéis para o fim dos tempos. Porém, as diversas vertentes do cristianismo têm explicações diferentes sobre este fim dos tempos, que evoluíram ao longo dos séculos para atender às necessidades de cada época.  

Nesse sentido, existem três principais correntes, dentro do cristianismo, acerca das profecias escatológicas, que são: 

  • Preterismo: profecias que se realizaram no passado, sem significado para vida humana; 
  • Futurismo: acontecerá numa data desconhecida, de modo que ninguém sabe quando, como ou o que vai se passar. 
  • Historicismo: com o decorrer do tempo, os eventos das profecias foram descritos de forma literal ou simbólica, tornando-se, então, fatos históricos. Os quais são interpretados por meio de expressões contidas em profecias. 

Milênio para escatologia | Escolas Escatológicas 

Como dito anteriormente, para o escatológico existem várias teorias, até mesmo dentre do cristianismo. Dentre elas, está a escatologia marcada para o milênio, que se se subdivide em: 

  • Amilenismo: o milênio é a época de mil anos descrita na Bíblia, durante a qual o povo de Deus irá reinar com Cristo. O milênio é visto como um tempo de restauração, justiça, paz e prosperidade para toda a humanidade. 
  • Pré-Milenismo Histórico: O Pré-Milenismo Histórico é a crença de que o Reino de Cristo está presente nesta era através da Igreja, mas também que haverá um reino milenar literal e concreto no futuro seguindo a segunda vinda de Cristo, com Jesus governando sobre todas as nações mundiais. Embora o período de tempo desse reino possa não ser necessariamente de mil anos. 
  • Pós-Milenismo: após o Milênio, conforme o Evangelho é pregado, o mundo inteiro será evangelizado e a maioria das pessoas serão convertidas. Ou seja, o cristianismo se tornará o padrão, e não a exceção. 
  • Dispensacionalismo Clássico: se acredita que o Reino Milenar será estabelecido literalmente na Terra após a segunda vinda de Cristo, durante a qual Ele se estabelecerá como Rei dos Reis. 

Significado bíblico de escatológico 

O Apocalipse é o livro da Bíblia que oferece a maior quantidade de informações sobre a escatologia, tem praticamente todo o seu teor dedicado ao estudo do fim dos tempos. Porém, muitos dos livros proféticos do Antigo Testamento também contêm detalhes a esse respeito.  

Além disso, Jesus abordou o assunto em seus sermões e parábolas, e várias passagens ao longo da Bíblia fazem referência ao tema. 

Muitos estudiosos se debatem sobre a sequência de eventos na escatologia, se é literal ou simbólico, já ocorreu ou ocorrerá, quando ocorrerá e quem irá para onde. No entanto, a maioria entende que o que a Bíblia nos diz é que isso, de fato acontecerá.  

Desse modo, devemos sempre estarmos preparados para este fim, vivendo conforme os ensinamentos de Deus. Sendo essa a base para do ensinamento escatológico, seja qual for a teoria. 

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    escatologico-frase

    Conceito de escatologia em outras religiões 

    Além das interpretações escatológicas do cristianismo, há também as explicações sobre o fim do mundo de outras religiões monoteístas e politeístas. Como, por exemplo: 

    Hinduísmo 

    De acordo com as profecias tradicionais dos Hindus, o mundo será inundado por caos, degradação, perversidade, inveja e conflito. Para os hindus, a manifestação do décimo e futuro avatar, Avatar Kalki, é seguida pela vontade de Deus.  

    Assim, ele irá aterrar para estabelecer a ordem e purificar as mentes das pessoas, como se fossem cristais. Como resultado desta ação, o Sat ou Krta Yuga – a idade dourada – será restaurada. 

    Judaísmo 

    Nos ensinamentos do Judaísmo, o fim do mundo (acharit hayamim), quando acontecerão desastres e catástrofes que abalarão a estrutura existente do mundo, permitindo a criação de uma nova ordem. Sob a qual Deus será universalmente aceito como a nova lei governante de todas as coisas. 

    Ainda, no Judaísmo, se entende que o fim dos dias acontecerá no ano 6000, porém, não dá muitos detalhes de como serão os eventos que marcarão este fim. 

    No Judaísmo, contudo, o relato do fim dos dias é muito pouco claro, sem se referir quando tais eventos ocorrerão. Por exemplo, não se esclarece com precisão se o fim dos dias irá ocorrer antes, durante ou depois do ano 6000.  

    Budismo 

    A escatologia budista está ligada à crença de que existem vários ciclos de reencarnação. Por meio deste ciclo, as almas dos seres humanos evoluem até atingir a liberação definitiva (nirvana) e, eventualmente, a iluminação.  

    Assim, de acordo com a doutrina budista, existem várias vidas e múltiplos destinos finais para cada alma. Algumas pessoas atingem o Nirvana, enquanto outras reencarnam em outro lugar ou em outra forma de vida. É a crença de que tudo é cíclico, e que as almas seguem um caminho até a iluminação ou o Nirvana. 

    Portanto, a palavra “escatológico” é usada para descrever algo relacionado ao fim dos tempos, à ressurreição, ao juízo final, ao céu e a inferno. Nesse sentido, as teorias escatológicas demonstram, sobremaneira, temas relacionados à morte, às profecias bíblicas e a outros assuntos similares. 

    Contudo, se você ainda tiver dúvidas sobre o tema escatológico, deixe suas dúvidas nos comentários logo abaixo, teremos o maior prazer de conversar mais sobre este complexo tema. Ainda, se você gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a continuar produzindo conteúdos de qualidade. 

    One thought on “Escatológico: significado e origem da palavra

    1. Human chance, please. disse:

      E a escatologia também aparece na Umbanda, autor? Poderia explicar?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *