exemplos de família feliz

Família feliz: 10 dicas da Psicanálise

Posted on Posted in Comportamento

A vida com os membros da sua família é uma experiência e tanto, pois juntos eles compartilham uma história, um momento de onde a família feliz se faz presente. Tomam decisões importantes como comprar um apartamento e geralmente convivem no dia-a-dia.

Ressalte-se que, para todos os familiares, o local onde residem é considerado refúgio. Um lugar onde eles podem ser eles mesmos sem medo de serem julgados enquanto estão cercados por seus entes queridos.

Porém, chega um ponto em que a convivência é monótona, os níveis de estresse aumentam, pois parece que não há lugar para relaxar. Estas são algumas dicas para você considerar com sua família feliz.

Como fazer uma família feliz

Desfrute da companhia um do outro

Às vezes, o estresse do trabalho é trazido para casa, causando brigas, fortes discussões e feridas emocionais que marcam as pessoas. A companhia da família deve ser desfrutada um pouco mais e deve ser respeitada.

Perceba que o estresse do trabalho permanece no trabalho e vai para casa com os filhos e com a esposa. Você deve aproveitar o tempo que tem com seus filhos porque em um piscar de olhos eles serão adultos e não haverá tempo para ficarem juntos. Crie lindas memórias de família que durarão a vida inteira, desfrutando de momentos familiares de qualidade.

Qual o segredo para uma família feliz

Compartilhe histórias

Aproveitem o almoço, ou no final dele, para contar histórias um ao outro sobre o que vocês fizeram quando eram jovens. As crianças sempre querem saber como viviam os jovens há 20 anos e as histórias são a melhor maneira de contá-las.

Depois do almoço ou durante, pergunte o que eles fizeram durante o dia e se eles lhe contaram uma história, complete contando algo que você fez quando era jovem.

Coloque o casamento em primeiro lugar

A rotina é o câncer de qualquer relacionamento. Se você já tem filhos, deve encontrar uma maneira de reavivar a chama do amor que se apagou, organize um jantar romântico em casa ou em um restaurante.

Você poderia aproveitar um aniversário para sair com seu parceiro e se divertir só vocês dois sem a companhia de seus filhos. Se você ainda não tem filhos, então você tem mais tempo e tem o dever de estar mais atento ou atento ao seu parceiro. Não deixar que a rotina o consuma é a chave para um relacionamento duradouro.

Dicas para ter uma família feliz

Compartilhe refeições

A hora das refeições é o momento ideal para compartilhar com a família, pois todos fazem uma pausa em suas atividades diárias. No mínimo, em família, deveriam compartilhar quatro almoços por semana, principalmente nos finais de semana. Em que usados para sair de casa e compartilhar um almoço em família em seu restaurante preferido ou no lugar onde sempre quiseram ir.

Além disso, durante o café da manhã, almoço ou jantar que vocês compartilham juntos, evite distrações. Bem como assistir televisão enquanto come ou entretém seus filhos, se eles forem pequenos, com brinquedos. Concentre-se no momento que vocês estão passando juntos e aproveite ao máximo.

Leia Também:  Como saber se ele gosta de mim, se ela gosta de mim?

Joguem juntos

Organize passeios em família para que seus filhos tenham boas lembranças de sua infância. A infância voa e as crianças se lembram de tudo. Se eles se lembrarem de quando você os levou para o parque, também se lembrarão de quando você os manteve dentro de casa por um verão inteiro sem ir a lugar nenhum.

Arranje tempo para eles e vá a festivais, parques de diversões e outros lugares divertidos.

A família vem em primeiro lugar

Este lema ficará mais forte com o tempo. Em cada família tem que ter regras, mas também deve haver momentos de diversão. Em que as experiências são compartilhadas e boas memórias são formadas.

Da mesma forma, deve ser ensinado que a família estará sempre presente para apoiar cada um quando mais precisar e que sempre haverá confiança entre vocês. Com o tempo, isso formará um sentimento de comunidade familiar que todos considerarão uma prioridade. Mesmo depois que cada um seguir seu caminho.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Caso contrário, se a família apenas tiver regras e não promover um ambiente de compreensão, os membros da família, buscarão apoio em outro lugar.

    Limite as atividades extracurriculares de seus filhos

    Hoje, os pais recarregam muito os filhos com atividades extracurriculares na escola. Essas atividades são utilizadas como um recurso devido às constantes horas de trabalho. E, também,  afazeres domésticos que os pais têm que realizar e isso os impede de cuidar deles.

    Portanto, a mãe ou o pai torna-se um motorista que só se lembra das obrigações. Isso não apenas aumenta o estresse em todos os membros da família, mas também reduz gradualmente o tempo que passam juntos. Para evitar isso, é recomendável optar por participar de atividades extracurriculares em família.

    Use o tempo que leva para levar seus filhos para a escola. E usá-lo, por exemplo, para andar de bicicleta juntos ou aprender a tocar um instrumento.

    Construa rituais familiares

    Podem ser rituais religiosos, patrióticos ou simplesmente individuais. Alguns exemplos como:

    • uma noite de cinema;
    • uma caminhada aos domingos;
    • ou uma viagem durante um feriado específico.

    Essas práticas, com o tempo, se tornarão boas lembranças e respeitados por todos os membros da família.

    Esses rituais não devem ser rígidos ou obrigatórios. Pois, a única coisa que vão produzir é que eles o vejam como um momento ruim que terão que passar com a família. E não como uma experiência que os unirá.

    Abaixe sua voz

    Os erros são corrigidos conversando e explicando por que o que foi feito foi errado. Gritar não resolve nada, só deixa o ambiente mais tenso para a criança e vive com medo de errar.

    É fácil perceber quando uma criança vive com medo; quando cometem erros, entram em desespero e começam a mentir para se livrar da culpa. Falar é a melhor maneira de corrigir erros, lembre-se disso na próxima vez que vir seu filho cometer um erro.

    Nunca grite na frente de seus filhos

    No convívio familiar, é frequente haver discussões entre o casal. E elas podem ser sobre coisas insignificantes que acontecem no momento. Ou sobre questões que podem destruir o núcleo familiar.

    Não importa qual seja a briga, não discuta na frente das crianças. Pois,  isso pode criar um trauma para ela ou fazê-la acreditar que não há problema em brigar.

    Leia Também:  Manipulador: como manipular pessoas

    Resolva seus problemas de relacionamento dentro de 4 paredes, sem chegar ao extremo de gritar o tempo todo. Lembre-se de que as paredes não são à prova de som e, eventualmente, seu filho ouvirá e se perguntará o que está acontecendo ou se é culpa dele.

    Considerações finais sobre família feliz

    Esperamos que essas dicas ajudem você a melhorar a vida familiar. Desta forma, todos os seus membros crescerão juntos em harmonia e terão uma vida melhor.

    E se você e sua família estão interessados em construir uma família feliz e ter uma boa vida familiar, então o convidamos a conhecer nosso curso online de psicanálise clínica. Venha crescer junto conosco, inicie um novo conceito de vida profissional!!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *