filmes inteligentes

5 filmes inteligentes na visão da Psicanálise

Posted on Posted in Cinema, Filmes e Séries

O cinema tem uma incrível capacidade de transformar a nossa percepção sobre a vida. Graças a isso, saímos de nosso lugar comum de telespectadores e adentramos na vida dos personagens, vivendo os seus dramas. Você gosta de assistir a filmes inteligentes e com boas mensagens? Sabia que tem filmes com abordagens sobre a psicanálise? Veja agora uma lista com cinco filmes inteligentes sob a ótica da Psicanálise.

Elena

A história se centra na relação entre duas irmãs, bem como a ausência de uma delas. Elena, mais velha que Petra, abandona a vida clandestina que levava na ditadura e vai para Nova York tentar ser atriz. Como lembrança, deixa uma concha à caçula para que encoste no ouvido sempre que sentir saudades.

Os anos passam e Petra tenta construir o mesmo sonho, a fim de encontrar a sua irmã 20 após sua partida. Por meio de cartas, fitas, diários e recortes, obtém pistas sobre a irmã e seu paradeiro. A mulher está decidida a encontrar sua irmã e filmar o encontro. No entanto, notamos que ambas começam a se tornar uma só.

Elena é um filme que aborda a ausência pela visão de uma criança e como isso reverbera. Lidando com a perda, lembranças que não se apagam e crescimento, fala sobre superação em tempos de crise. Assim, tratando de temas como maternidade e família pós-ditadura, dá voz à geração clandestina que precisava batalhar por suas vontades.

Um método perigoso

Continuando a lista de filmes inteligentes, um método perigoso aborda um dos fundamentos propostos por Freud. Avaliando a relação entre Carl Jung e sua paciente Sabina Spielrein, a obra trabalha bem o conceito de “amor transferencial”. Assim, em suma, Jung passa a se envolver fisicamente com Sabina, extrapolando a relação inicial.

Freud havia proposto como ética que um analista não deve se envolver com sua paciente. Dessa forma, a abstinência a que esse se coloca, permite que seu cliente não tenha seus desejos íntimos satisfeitos de forma tão trivial. Contudo, ao mesmo tempo em que não deve atrair esse desejo, também não deve ocultá-lo, o colocando sob um dilema.

Graças a isso, podemos observar o seguinte no filme:

A análise

A análise com a paciente fica totalmente comprometida. Isso porque Jung ultrapassa a barreira que selaria o paciente como um ente a ser estudado, e não como objeto sexual. Contudo, em decorrência do rompimento proposto por Jung, Sabina passa a sofrer com crises.

Dilema

Durante a trama, Jung tem diversas interações com Sabina, provocando nesta a faísca aos seus tormentos sexuais. Contudo, Jung é o seu analista. Assim, como profissional, em momento algum deverá se envolver com seus pacientes além do consultório. Entre a sua profissão e o seu desejo por Sabina, Jung não se afasta e também não investe.

Compulsão a repetir

Sabina disse a Jung que não queria ser colocada na mesma posição em que a esposa dele. Ela queria ser punida, estabelecendo um triângulo entre o amor transferencial, resistência de Jung e a Compulsão pela repetição. A figura de Jung lembra a de seu pai, que a batia, mas lhe proporcionava prazer.

Vale a pena assistir a esse filme e entender um pouco mais sobre os conceitos abordados.

Janela da alma

O documentário é uma das amostras mais sensíveis, em que a Psicanálise tem permissão para entrar. 19 pessoas com vários graus de deficiência visual falam de forma emocionante como se enxergam e veem os outros. Assim, o mundo é mostrado de acordo com a percepção individual de cada um, dando um aspecto único em cada interpretação.

As revelações pessoais e inusitadas para descrever cada aspecto visual chamam a atenção. Isso inclui desde os óculos, funcionamento dos olhos e até como isso abala a personalidade.

Enxergar o mundo em sua abundância de imagens ou a ausência delas é o que ajuda a perfurar nosso peito. As emoções acabam por se tornarem filtros para enxergar a realidade, moldando-a de acordo com o estado pessoal de cada entrevistado. Ou seja, um filme realmente emocionante!

Perfume: A história de um assassino

Carregando uma ambientação pré-revolução francesa, um dos melhores filmes inteligentes mistura um conceito de luxo sobre a morte. O suspense acompanha Jean-Baptiste Grenouille, tendo o seu berço um fétido mercado de peixes em Paris. Apesar disso, Jean descobre um talento peculiar: um olfato bem mais apurado que os demais.

Como um sobrevivente, Jean sai daquela péssima vida numa fábrica de couro, tornando-se um aprendiz de perfumaria. O talento natural o faz superar o seu mestre, tornando a mistura entre essências sua meta e obsessão de vida. Relegando a companhia humana, passa a matar moças cujo o cheiro mais lhe chama atenção.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    A partir disso, notamos dois movimentos:

    Resgate

    Graças à vida que levava em um mercado de peixes, Jean era atormentado pelo fedor do local. Isso só piora com o seu olfato apurado. Assim, misturar essências para encontrar a perfeita pode ser vista como uma forma de apagar essa lembrança olfativa desagradável.

    Os assassinatos

    Seus alvos primordiais são mulheres. Jean sente que o cheiro das mulheres carrega uma grandiosidade mais que qualquer outro. Assim sendo, por baixo disso, podemos interligar com a relação materna que teve ou não com a mãe. Talvez isso seja uma forma de encontrar o odor que mais se assemelhe com a imagem inconsciente que ele mantém de sua genitora.

    Melancolia

    Essa delicada obra merece um destaque entre os filmes inteligentes já feitos. Um planeta fictício chamado Melancolia está em rota de colisão com a Terra. Nesse período, uma mulher se prepara para o casamento, enquanto sua irmã a ajuda no processo. Assim, o filme oscila entre a relação interpessoal e mental que cada personagem mantém com o outro.

    Entretanto, se trata de um projeto que fala sobre a depressão. O diretor afirmou que estudos mostravam que depressivos têm reações mais calmas às catástrofes. Claramente, vemos como cada pessoa reage a esse fim do mundo e como Justine, a noiva, enxerga a situação. Assim, é um projeto belo, envolvente e bastante reflexivo.

    Os filmes podem facilmente pular a barreira do entretenimento e nos passar uma mensagem. Mais que obras televisivas, precisamos de filmes inteligentes que nos convidem para uma avaliação da vida. Não o bastante, de nós mesmos e do nosso papel em sociedade, já que também nos identificamos nos personagens.

    Independente da sua duração, a mensagem proposta deve se misturar com nossa essência e provocar mudanças. São os termômetros diretos e indiretos da sociedade, nos quais enxergamos nossas falhas e erros. Dessa forma, é a nossa vida viva e gravada, eternizada através da areias do tempo e memória coletiva.

    Saiba mais sobre filmes inteligentes com um curso de Psicanálise 100% online

    Para entender melhor as propostas subliminares dos filmes e da própria vida, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise. Nós propomos a união entre pessoas e um conhecimento clínico de forma simples, barata e acessível. Assim sendo, as aulas online reformulam sua visão sobre a vida e dos outros indivíduos.

    A parir de mensalidades bem curtas, você tem acesso a uma das melhores educações em Psicanálise do país. Professores à disposição, material completo e um valor atrativo. Garanta já sua vaga e tenha acesso a muito mais do que filmes inteligentes na hora de falar sobre Psicanálise. 

    Gostou do artigo? Então deixe um comentário sobre filmes que você acha que passam uma boa mensagem!

     

     

     

     

    6 thoughts on “5 filmes inteligentes na visão da Psicanálise

    1. Sugiro o filme espanhol/argentino : 5 anos no jogo de xadrez com o MEDIADOR
      Sugiro o filme BEM VINDOS A MARWEN – baseado em fatos reais Robert Zemeckis com Steve Carell ganhador do Globo de Ouro.

    2. Rogério de Brito Santos disse:

      De um aspecto da vida mesmo aparentemente menos relevante e de onde menos se espera, pode-se obter um surgimento de um caso atípico que em breve futuro poderá encaixar-se em qualquer classificação de anomalia dentro da psicanálize. O estar bem atento de um atencioso pscanálista poderá trazer muitos benefícios significativos cooperando e enriquecendo o assunto e suas novas demandas a surgirem.

    3. Maria Olivia Ortiz disse:

      O filme a Tabacaria de 2018. Ultimo filme do ator Bruno Ganz (Asas do Desejo), que interpreta Freud idoso, em vias de fugir da Áustria por conta da ascenção nazista. O filme é centrado em um jovem recém saído da adolescencia, obrigado a amadurecer dentro da brutalidade do mundo que o cerca. Mostra sua amizade com o Dr. Freud, as mensagens dos sonhos – Freud o incentiva a escrevê-los, sua relação com sua mãe e a descoberta da sexualidade, do amor e da amizade. Filme delicado e tocante.

    4. Erica Figueiredo Gonçalves disse:

      Excelentes indicaçoes. Obrigada

    5. ANTÔNIO GERALDO COELHO disse:

      Gostei das sugestões de filmes que nos levam a compreensão da mente e seus movimentos nas metáforas com os enredos dos filmes.

    6. Isabel Cristina de Barros disse:

      Gratidão…muito ter indicação de filmes que nos ajuda a refletir!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *