Níveis de Consciência da Realidade: Compreenda este Termo

Posted on Posted in Comportamento

Partindo do mesmo princípio de que “a escuridão é a ausência da luz”, podemos, então, afirmar que o inconsciente é a ausência de consciência da realidade. Ora, isso nos leva a um leque de outras perguntas e respostas.

A consciência está gravada na mente humana (cérebro) ou no espírito humano? Nosso estado de ego que é onde sabemos que existimos a partir de uma realidade material, por meio da dor física ou mental.

Talvez a única forma de eu provar que estou aqui agora seja sentindo o meu corpo ou usando a minha imaginação. Não quero tornar este assunto confuso, porém preciso de argumentos para começar a dissertar sobre esta questão.

A Teoria das Inteligências Múltiplas e a Consciência da Realidade

Segundo Howard Gardner e sua teoria das inteligências múltiplas, que nos leva ao atual campo dos temas transversais nas faculdades de Exatas e Humanas. Temas transversais são, por exemplo: meio ambiente e qualidade de vida, arte, literatura, música. Todas estas matérias geram a tese das inteligências múltiplas, como por exemplo: inteligência musical que uns indivíduos tem mais aprimorada que outros de forma natural e não por estudos.

Porém, não obstante ao consciente as inteligências são o saber. Todavia o não saber gera em si o inconsciente “a grosso modo”. Isso ocorre porque há uma diferença gigantesca entre o saber e o ter consciência. No entanto, o primeiro passo para se obter consciência é o próprio saber, embora muito do que se “sabe” não se tem consciência.

Por exemplo: sabemos que tem uma guerra onde morrem crianças, porém não temos consciência da gravidade e do impacto porque não é em nosso país. Nesse caso, vivenciar o fato nos traz a consciência sobre ele.

Sendo assim, logo chego à fase em que afirmo que a vivência e o saber geram a consciência. Daí a antiga expressão de “homem viajado”.

Se estes saberes, inteligências múltiplas e vivências de situações reais, podem gerar a consciência no indivíduo, então logo chegaremos a um novo tema.

Níveis de Consciência da Realidade

Vai do mais insano alienado mental ou autista – não os comparando – até o mais retido cidadão cumpridor de suas obrigações com a sociedade e para com o seu próximo.

Desse modo, vemos pessoas inconscientes de diversos níveis:

  • o sem noção e autocrítica;
  • o que está à margem da lei;
  • o quebra regras sociais;
  • o desconhecedor de tudo;
  • o sem cultura.

Tudo isso a nível superficial. Porém, ainda não cheguei no mérito do inconsciente humano em si.

O inconsciente e a dor da realidade

É fácil esquecer matemática e música quando não são praticadas. Nossa mente esquece com facilidade. Além disso, ela apaga coisas que seriam programas que rodam determinados tipos de consciência da realidade.

Juntando tudo isso ao indivíduo que já não sabia nada porque a dor da realidade o faz ignorar e esquecer o que é insuportável para o seu existir. Então, ele faz cavar em seu ego dolorido um buraco negro, no qual as consciências são engolidas, junto com a realidade que ele não consegue suportar.

Com isso, sua mente o vai levando ao não saber juntamente com a inconsciência. Porém, as experiências de dores e traumas estão em um gatilho, prontas para serem expurgadas como um furúnculo ou uma arma engatilhada.

Essa arma, por associação, acaba então sendo acionada em casos diferentes, somente parecidos com as experiências que os feriram. Daí o termo antigo “cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça”.

Os tipos de consciência da realidade

Temos um número infinito de tipo de consciência da realidade. Por exemplo:

  • Consciência Moral, que seria a principal;
  • Consciência Ecológica, que seria uma das variantes.

Juntando muitos tipos, teremos um nível de quantidade de consciências da realidade que poderemos usar como medidor de pessoas. Também podemos somente observar as mais conscientes, gozando de sanidade ampla ou as “inconscientes” de algumas “consciências da realidade”, ignorando o seu uso e importância.

Como exemplo, podemos citar o sujeito que joga lixo na rua; o depredador de patrimônio público; o destruidor de meio ambiente; e o que desvia verbas de hospitais e deixa pessoas morrendo.

Claro que, neste último caso, vai se falar em falta de caráter do ladrão. Além disso, não seria o ladrão, mas um caso de falta de consciência da importância da vida humana.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


A resposta para a primeira pergunta então seria: onde fica o inconsciente humano? E respondo com outra pergunta: onde termina o infinito? (falo por ironia).

Para não vos confundir, então vou mudar minha resposta: O inconsciente fica em toda ausência de saber e consciência que há no cérebro humano.

O lado escuro da psique humana

O inconsciente é o lado escuro da nossa psique. Ele está associado a tudo o que desconhecemos do nosso ego e guarda esses gatilhos que citei como associações entre afetos e traumas, sendo reprimidos por recalques como que por muros invisíveis.

Talvez seja ele que realmente domina a razão. Digo isso porque o indivíduo pode ser motivado a determinado comportamento por recalque, sem se dar conta da sua projeção. Esse recalque é uma parede que guarda um aspecto frustrado de sua personalidade, gerado por um trauma ou pela repressão de um desejo.

Gostou do artigo?

Você gostaria de aprender mais sobre o tema consciência da realidade na mente humana? Então acesse o nosso site e conheça mais sobre o curso de Psicanálise Clínica.

Por meio da psicanálise você vai poder melhorar o seu relacionamento interpessoal. Isso ocorre porque você vai entender melhor como funciona a mente. Com isso, poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da sua família e do seu trabalho.

Este curso é uma ferramenta que ajuda muito o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas e de si mesmo.

Texto produzido pelo aluno do Curso de Psicanálise Clínica Gideão Andrade Farias, exclusivamente para o nosso Blog.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

2 thoughts on “Níveis de Consciência da Realidade: Compreenda este Termo

    1. Juliano, gratidão por sua mensagem. Estaremos felizes por contar com você entre nossos alunos. Gratidão. Equipe Psicanálise Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + sete =