Lado Oculto da Mente: Entenda o que é o Inconsciente

Posted on Posted in Psicanálise

O lado oculto da mente humana é responsável por uma parte relevante de nosso cérebro e exerce um domínio pleno de praticamente todas as nossas ações.

Porém, após muitas tentativas, pesquisas e observações, alguns mecanismos de controle sobre o “Inconsciente” foram desenvolvidos. Inclusive, algumas técnicas destas são utilizadas com o objetivo de potencializar ações empresariais militares.

A experiência do lado oculto da mente de um profissional de medicina

Um profissional de medicina foi acometido por uma sequência de dois derrames cerebrais bem agressivos. Este episódio deixou sequelas profundas que afetaram o córtex visual. Essa área é a responsável pela visão e o deixou totalmente cego. Foi quando o seu caso caiu nas mãos de um grupo de pesquisadores, que não hesitaram em mergulhar nesse caso complexo e até então irreversível.

Os pesquisadores, então, apresentaram a esse profissional de medicina algumas figuras e pediram a ele que identificasse as imagens. Desse modo, para a surpresa daqueles pesquisadores, o homem acertou 50% do teste.

Um eles, então, disse: provavelmente, de forma aleatória, acertou as perguntas feitas. Sendo assim, optaram por conduzir uma nova rodada de teste, porém mudaram as figuras para dificultar o testando. Eles usaram expressões faciais boas e hostis, mas o resultado foi o mesmo do teste anterior: 50% de acerto.

Desse modo, os pesquisadores o interrogaram se ainda conseguia ver, mesmo que por uma condição limitada. No entanto, o profissional afirmava que não, pois sua visão havia se perdido por completo.

Como então explicar esses acertos?

Buscando a história do desenvolvimento do homem, percebemos que, nos primórdios, a identificação de uma expressão facial era uma questão de sobrevivência. Sendo assim, uma análise incorreta poderia ser paga com a vida.

Ao longo das gerações, automaticamente, uma área do cérebro assumiu a responsabilidade de avaliar as expressões. Essa área foi chamada de “Fusiforme”, ou seja, quando você visualiza pela primeira vez uma face, você tem a percepção do que está acontecendo. Esse processo dura frações de segundos e é inconsciente.

Para muitos, o que parece ser uma questão de instinto, na verdade, é um processo do inconsciente de identificação facial desenvolvido ao longo da existência do homem.

A explicação para o fenômeno

Voltando ao caso do profissional de saúde que sofreu o derrame cerebral, o que aconteceu foi justamente isso. Embora o córtex dele não conseguisse mais processar as imagens enviadas pelos olhos, estes ainda estavam intactos.

Por isso, mesmo estando com a limitação da visão, ainda conseguia ver os rostos. Existem muitos casos como estes registrados, ao ponto que foram denominados pela ciência como “Blindsight” ou “Visão Cega”.

Consciente, a pessoa está sem a visão, porém partes do seu cérebro conseguem enxergar. Esse caso é somente um dos milhares de exemplos que até o momento se sabe sobre o poder que há no inconsciente do homem.

Dia a dia profissionais se inspiram e se debruçam de forma exaustiva na busca por absorver mais e mais conhecimento desse Lado Oculto da mente humana.

Tanto Neurocientistas como Psicanalistas buscam, juntos, esse universo. O lado oculto da mente há muito tempo é alvo de pesquisas, mas ainda não se conseguiu mensurar a sua grandeza. No entanto, o que já se pode afirmar é que o espaço ocupado do “Consciente” é algo em torno de 5%, ficando 95% para o “Inconsciente”.

A relação do Inconsciente com as ações humanas

O processo de fala

Será que tudo que fazemos está relacionado ao inconsciente? Sim. Como exemplo, temos o processo da fala. Já observou que nós simplesmente pensamos e imediatamente verbalizamos? Não precisamos selecionar um conjunto de frases para formar a ideia que estamos querendo falar.

Esse fluxo naturalmente surge devido a um trabalho de bastidores que é realizado pelo inconsciente, pois este vai reunindo um vocabulário vasto ao longo de nossos vários diálogos. A partir daí, ele mesmo faz todo esse processo que vai da construção da ideia até a escolha milimétrica das palavras a serem usadas para expressar a mensagem que se quer passar.

O processo de leitura

O mesmo fenômeno acontece quando estamos praticando a leitura, o inconsciente decodifica as palavras em ideias, trazendo um sentido lógico e aplicável que são transmitidos para sua consciência.

O inconsciente assume a tarefa de alimentar o consciente, traduzindo as idéias expressas tanto pela escrita como pelo diálogo. Por isso, inicialmente, surgem algumas dificuldades em se aprender um outro idioma.

O processo de aprendizagem

No processo inicial de aprendizado somente o consciente trabalha. Aprender um novo idioma é um processo semelhante ao da descoberta da criança no seu processo evolutivo.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


O inconsciente trabalha em silêncio, sem que percebamos ele atua de forma intensa a todo momento. Diferentemente do organismo, que se cansa bem mais facilmente. Chega-se a afirmar que, quando utilizamos o máximo de um esforço mental, 1% de toda nossa energia é consumida. Esse fenômeno ocorre graças a um trabalho árduo e constante realizado pelo inconsciente para nos manter relaxados.

Os nossos sentidos funcionam como janelas, as quais permitem que o vento, o frio e o sol tenham acesso ao interior da casa. É nesse momento o inconsciente absorve o calor, o frio e o frescor e registra as experiências, transformando-as em reguladores para futuras ações.

Faça o curso de Psicanálise Clínica!

Você gostou do conteúdo abordado nesse artigo? Então acesse o nosso FAQ e conheça melhor o curso de Psicanálise Clínica.

Nossa formação ajudará você a enxergar novos horizontes e conhecer novas versões de si mesmo. Você poderá aprimorar os seus conhecimentos. Além disso, passará a entender melhor o que ocorre no lado oculto da mente humana.

O texto acima foi produzido pelo aluno do curso de Psicanálise Clínica Omar Cristiano Ferreira dos Santos, exclusivamente para o nosso Blog.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

4 thoughts on “Lado Oculto da Mente: Entenda o que é o Inconsciente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 10 =