Afinal, o que é coaching?

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Por acaso, você tem dificuldade em alcançar os seus objetivos? É verdade que todos nós sonhamos com alguma coisa em algum momento da nossa vida. No entanto, muitas vezes, nós acabamos colocando os nossos planos no fundo da gaveta da nossa mente e os deixamos lá. Isso porque sempre aparece alguma tarefa mais urgente que nos tira do foco. Você já viu algum profissional de coaching falando sobre isso?

Ainda assim, sempre há tempo para nós transformarmos os nossos sonhos em realidade. No entanto, nós sabemos que fazer isso nem sempre é fácil. Exige muita determinação e organização. Contudo, muitas vezes nós não sabemos por onde começar. Tendo em vista essa dificuldade, nós decidimos te mostrar neste artigo como pôr os seus planos em prática por meio do coaching.

Coaching? O que é isso?

Essa palavra pode ser muito estranha para algumas pessoas. Vamos começar pelo fato que nem da língua portuguesa ela é. Ela surgiu do termo inglês “coach”, o qual significa “treinar” ou “ensinar”. Contudo, vamos combinar que essa informação por si só não é muito esclarecedora. Então poderíamos chamar de coaching qualquer método de ensino? Não é bem por aí.

Assim, vamos por partes. Sabemos que o coaching tem a ver com um treinamento. A partir dessa informação, podemos afirmar que esse é um processo que envolve no mínimo duas pessoas: um indivíduo que transmite um conhecimento e outro que o assimila. Contudo, o que ainda não ficou claro é a essência do que é ensinado.

O aprendizado no coaching

O “treinador”, mais conhecido como “coach”, tem o objetivo de instruir o seu cliente a atingir os seus objetivos profissionais ou pessoais. Assim, isso significa que ele irá auxiliar o seu “coachee” a alcançar os seus sonhos.

Ótimo serviço não é mesmo? No entanto, você poderia afirmar (e com razão) que é muito difícil existir uma pessoa que esteja apta para ajudar uma pessoa a realizar todos os seus sonhos.

Afinal, existem pessoas que querem casar e existem pessoas que sonham em desenvolver a sua vida profissional. Portanto, essas são áreas distintas. É por isso mesmo que existem especialidades diferentes de coaching. E fique sabendo que elas não são poucas. Assim, para que você perceba a diversidade de modalidades, nós iremos destacar aqui algumas delas.

Coaching de família

Pode-se afirmar que esse tipo de coaching tem o objetivo de ajudar os membros de uma família a viver em harmonia. Assim sendo, o instrutor auxilia os seus clientes a encontrar soluções para os problemas que eles estão enfrentando.

Coaching para o emagrecimento

Por essa você não esperava! Sim! Existe essa modalidade.

Afinal, nós sabemos que muitas pessoas desejam perder peso, mas não conseguem fazer isso sem a ajuda de um profissional. Nem sempre a resposta está com um personal trainer. O coach desse nicho pode dar o incentivo que você precisa para mudar os hábitos que são prejudiciais para o seu processo de emagrecimento.

Coaching executivo

Caso você queira desenvolver habilidades relacionadas à sua vida profissional, essa é a especialidade de coaching que você precisa. Os profissionais desse nicho estão prontos a ajudar pessoas que desejam acelerar a sua produtividade. Dessa forma, você poderá desenvolver a sua capacidade de liderança e otimizar o seu tempo.

Coaching de crianças

Sim! Até o público infantil tem a oportunidade de receber o auxílio de um coach. Isso porque esse profissional pode auxiliar as crianças a se tornarem seres independentes com a autoestima elevada. Ele também pode ajudá-las a controlarem as suas emoções. Assim sendo, os benefícios são inúmeros.

Coaching espiritual

Ao ver o nome dessa modalidade de coaching, você poderia pensar que ela está relacionada à prática de religiões. No entanto, não necessariamente. Os instrutores dessa especialidade têm o objetivo de ajudar os seus clientes a encontrar a paz interior! Assim, se é isso que te falta, talvez seja o momento de você buscar um profissional dessa área.

O coaching e a psicanálise

Agora que já te mostramos alguns nichos do coaching, é necessário afirmar que é possível apresentar semelhanças entre essa área e a psicanálise. Isso porque a preocupação dos profissionais dos dois campos é escutar o seu cliente.

O instrutor incentiva o seu coachee a falar dos seus problemas. O psicanalista que se utiliza da técnica de associação livre também faz o mesmo. Assim, é por essa razão que a escuta analítica pode ser um método utilizado no coaching.

Considerações finais

Nosso objetivo com este artigo foi explicar para você o que é o coaching, além de apresentar algumas das modalidades que existem nessa área. Você pode ver que existem vários tipos de instrutores que estão dispostos a ajudar pessoas que querem atingir os seus objetivos. Assim, não importa se o seu problema é não conseguir emagrecer ou não conseguir se organizar no seu trabalho. Há ajuda disponível para você!

Leia Também:  Três vantagens do coaching psicanalítico

Também buscamos mostrar que o coaching e a psicanálise podem andar de mãos dadas. Tendo isso em mente, nós gostaríamos de te fazer um convite caso você seja interessado nas duas áreas. Se matricule no nosso curso de Psicanálise Clínica! Ele é destinado para pessoas que desejam aprofundar os seus conhecimentos sobre a mente humana e sobre o comportamento das pessoas.

Curso de Psicanálise Clínica

Como nós acreditamos que você se encaixa nesse quadro, nós te convidamos a investir na sua vida profissional! Com o nosso certificado, você estará habilitado a trabalhar em clínicas e atuar em empresas. Mais do que isso, o conhecimento que você adquirirá irá te auxiliar caso você seja um profissional do coaching.

Também gostaríamos de deixar claro que as nossas aulas são 100% online! Isso significa que você terá a liberdade de assistir às nossas aulas no momento que for mais conveniente para você. Assim, não haverá a pressão de você precisar se deslocar para ter acesso ao nosso conteúdo.

Nós oferecemos 12 módulos, os quais podem ser concluídos no período de 18 meses. No entanto, se você quiser realizar o curso num espaço de tempo maior ou menor que esse, você também é permitido.

Caso você ainda não esteja convencido a realizar a sua matrícula, ainda há mais um aspecto do nosso curso que nós precisamos te contar! Nós temos o melhor preço do mercado. Assim, se você encontrar um curso de psicanálise mais barato e mais completo que o nosso, nós igualaremos o valor da nossa mensalidade ao dele. Quer mais facilidades do que essas?

Agora que você sabe um pouco sobre o coaching, não deixe de compartilhar esse artigo com os seus conhecidos. É importante que as pessoas estejam conscientes da existência de profissionais que podem ajudá-las a alcançar os seus sonhos. Ademais, também fique atento aos outros textos deste blog! Há muito conteúdo disponível para pessoas interessadas na área da psicanálise.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *