significado de fluir

Fluir: significado no dicionário e na Psicanálise

Posted on Posted in Comportamento

Se você já se sentiu completamente absorvido em alguma coisa, pode estar experimentando um estado mental que na psicanálise tem a definição de “fluir” ou “fluxo”. Alcançar esse estado pode ajudar as pessoas a sentirem maior prazer, energia e envolvimento.

Já nos dicionários, podemos ter os significados abaixo para a palavra “fluir”:

  • 1. correr, manar ou deslizar em estado líquido; jorrar ou escorrer: a água flui em direção à foz;
  • 2. transcorrer ou passar sem grandes dificuldades; percorrer ou circular facilmente: os meses fluíam rapidamente;
  • 3. ocorrer ou sair com naturalidade: o fluir das emoções.

Diferença entre fluir e fruir

“Fluir” é uma palavra que pode ser aplicada em diversas sentenças com diferentes significados, como pode ser visto acima. Já a palavra “fruir”, pode causar confusão entre as duas. No dicionário, fruir significa: “ação de utilizar ou usar; possuir ou ter; ato de gozar, desfrutar, dispor ou aproveitar.

Fluxo e fluir

Você já esteve tão envolvido no que está fazendo que perde a noção do tempo? Isso pode ocorrer enquanto você está na academia, quando está escrevendo ou tocando um instrumento musical.

Você vai trabalhar de cabeça baixa e horas se passaram quando você o levantou, pulou o almoço e encontrou 3 chamadas não atendidas no seu celular. Não tem nada mais para esses minutos ou horas além do que você está fazendo.

Sem distrações, você apenas faz. Se você se identifica com isso, você fluiu e experimentou o Estado de Fluxo! Muitos personagens falaram sobre isso ao longo da história, desde o imperador romano Marco Aurélio até Elon Musk. Empresários, músicos, escritores, artistas, mas também atletas, médicos…

Mihaly Csikszentmihalyi

Graças aos seus estudos, a Teoria do Fluxo e do Fluir começou a ser reconhecida na psicologia nos anos 1970. E depois encontrou aplicação nos mais diversos campos como esporte, espiritualidade, educação e nossa amada criatividade.

Podemos dizer que é uma condição mental particular, em que o tempo parece parar. Além disso, a concentração é tanta que quase perdemos a percepção do que está acontecendo ao nosso redor.

O que é fluir?

Em primeiro lugar, estamos 100% imersos no que fazemos e depois experimentamos um alto e intenso nível de concentração. O tempo passa rápido sem que percebamos, tanto que quase parece ter parado. Enquanto estamos no momento presente, é quase como se estivéssemos em outro lugar.

Cada movimento ou pensamento flui para o próximo sem dificuldade. E com isso, o cansaço mental ou físico desaparece, mesmo que estejamos engajados em algo muito desafiador.

Como resultado, sentimos um estado que poderíamos definir como êxtase. E nesses momentos sabemos exatamente o que queremos fazer. Além disso, as dúvidas desaparecem e abrem espaço para a clareza de dentro.

Funções

Por mais difíceis que sejam, nossos projetos de repente parecem viáveis para nós e estamos mais focados em persegui-los. Poderíamos compará-lo a um estado de embriaguez em certo sentido, quando nos esquecemos de nós mesmos e nos deixamos ir mais facilmente.

Também sentimos um sentimento de pertencimento e motivação intrínseca. Pois, sentimos que fazemos parte de algo maior e ao mesmo tempo sabemos que vale a pena fazer o que fazemos. Isso porque teremos uma gratificação pessoal.

Leia Também:  Estabelecer limites para as crianças: 5 passos

Nosso cérebro precisa decidir de vez em quando sobre o que deseja para concentrar sua atenção e energia. Quando você está em um estado de fluxo, isso simplesmente acontece. Estamos tão imersos na ação que, quase sem perceber, perdemos o que classificamos como uma distração naquele momento.

Atenção do cérebro no processo de fluir

Toda a atenção está voltada para um único processo e não há mais nada a fazer. Com esse estado, decidimos desligar nosso julgamento e, portanto, a voz crítica que está em nossa cabeça desaparece.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Isso finalmente nos torna livres para criar e experimentar. E tudo isso é viciante, é claro, porque nos faz sentir muito bem.

    Por isso, quem vivencia essas sensações tende a querer experimentá-las cada vez mais. E tentar permanecer nesta “área” o máximo possível, seja:

    • desenhando;
    • recitando;
    • compondo;
    • exercitando.

    Por isso esse estado psicofísico de bem-estar total que nos deixa felizes e satisfeitos.

    Como você chega ao estado de fluxo?

    Não é tão fácil e imediato encontrar-se nesta condição mental. E então não tem uma fórmula mágica que funcione para todos. É preciso paciência, treinamento e um ambiente adequado.

    Em primeiro lugar, devemos estar focados em fazer uma atividade que nos envolva emocionalmente e fisicamente. Além disso, que nos satisfaça e que não seja muito fácil para nós. Se as primeiras suposições forem bastante óbvias, o último ponto será importante o suficiente.

    Sim, porque se o processo em que estamos envolvidos não exigir muito esforço e não apresentar dificuldades particulares, sentiremos tédio e apatia. Por outro lado, se o nosso objetivo está além de nossas possibilidades, não nos sentiremos bem. O que, consequentemente, sentiremos ansiedade, preocupação e frustração.

    Existem duas maneiras:

    • Baixamos o nível do desafio, colocando micro-desafios ao nosso alcance, aumentando a dificuldade de vez em quando. Decidimos correr 5 minutos a mais que o último treinos ou lemos 10 páginas além da meta. Se formos novos na atividade em questão, é mais razoável definir uma meta mínima viável do que esperar imediatamente muito de nós mesmos.
    • Aumentamos nossas habilidades, para que nossa preparação seja adequada para a realização da atividade. Então, simplesmente estudamos tudo relacionado ao tema do desafio que está a frente, para estarmos o mais preparados possível e eliminarmos os medos e as incertezas. Ao fazer isso, sentiremos a emoção de ter novas experiências.

    Fluir: reflexão

    Se refletirmos sobre isso, fluir é uma condição que perseguimos quase sempre em nossa vida. Mesmo sem saber o que é, estamos em busca de um trabalho que nos satisfaça ou um esporte que nos permita estar em forma enquanto nos divertimos.

    Faz parte de nós esta tentativa contínua de preencher o tempo com compromissos agradáveis. Com a esperança de que as mãos vão abrandar um pouco enquanto isso, mas depois acontece exatamente o contrário, aceleram!

    Não podemos simplesmente fazer o que gostamos, é claro, deveres e responsabilidades estão entre nosso dia ideal e a realidade cotidiana. A intenção, no entanto, é estar no fluxo pelo maior tempo possível.

    Considerações finais

    Por fim, provavelmente você já passou por alguma situação de fluir e entrar em um estado de espírito completamente diferente do habitual. Certamente, você fez algo com muita facilidade e teve plena satisfação.

    Então, sabendo o significado de fluir na psicanálise, você pode começar uma nova etapa e compreender o significado de outras relações. Saiba mais sobre o nosso curso de Psicanálise. E busque saber os sentidos psíquicos de possíveis situações que você já vivenciou!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *