melhores frases de Melanie Klein

Frases de Melanie Klein: 30 citações selecionadas

Posted on Posted in Frases e mensagens

Melanie Klein (1882-) foi uma psicanalista que desenvolveu trabalhos analíticos com crianças, criando métodos psicanalíticos e teorias sobre o atendimento de crianças. Sendo que, até hoje, as frases de Melanie Klein são amplamente divulgadas e seus trabalhos ainda muito contribuem para a Psicanálise Infantil.

Nesse sentido, para que você conheça o trabalho dessa ilustre psicanalista, trouxemos algumas frases de Melanie Klein e citações selecionadas de seus livros.

Melhores frases de Melanie Klein

“Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso.”

Conhecimento pode incomodar os costumes e a ignorância da sociedade. Desse modo, infelizmente, seu conhecimento pode ser intolerado em determinados ambientes sociais.

“Esse estado de solidão interna, eu acredito, resulta do anseio onipresente de um estado interno perfeito inatingível.”

“As pessoas separam partes de sua personalidade para conseguir lidar com conflitos de outra forma incontroláveis.”

Muitos passam a vida buscando ser perfeito, sem ao menos saber se isso, de fato existe. As pessoas buscam serem aceitas, vivem em torno do medo da rejeição, criando, então, “uma solidão interna”.

Como a psicanalista Melanie Klein explica ansiedade, inveja e gratidão:

Nas frases de Melanie Klein se verifica que esses sentimentos são divergentes desde quando nascemos, quando o primeiro objeto de desejo é o seio materno. Inveja atua na privação, pelo fato de não ter algo tão precioso quanto o seio, podendo levá-lo a ter atitudes para destruí-lo.

Assim, mostra que o invejoso tem prazer com o infortúnio do outro, o que pode levá-lo a destruição do seu objeto de desejo, simplesmente pelo fato do outro o ter.

“Considero que a ansiedade surge da operação da pulsão de morte dentro do organismo, é sentida como medo de aniquilamento (morte) e toma a forma de medo de perseguição.”

“Quando, através da análise, chegamos aos conflitos mais profundos de onde surgem o ódio e a ansiedade, também encontramos lá o amor.”

A raiz da criatividade é encontrada na necessidade de reparar o bom objeto destruído durante a fase depressiva.”

“É uma parte essencial do trabalho interpretativo que deve manter no passo com flutuações entre amor e ódio, entre felicidade e satisfação por um lado e ansiedade perseguidora e depressão por outro.”

“O equilíbrio não significa evitar conflitos. Implica força para enfrentar emoções dolorosas e lidar com elas.”

“As fantasias são inatas no sujeito, uma vez que são as representantes dos Instintos.”

“Fantasias inocentes estão sempre presentes e sempre ativas em todo indivíduo, existindo desde o começo da vida. É uma função do eu.”

“Quando, através da análise, chegamos aos conflitos mais profundos de onde surgem o ódio e a ansiedade, também encontramos lá o amor.”

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Melhores mensagens de Melanie Klein sobre o desenvolvimento da psicanálise infantil

    Para Melanie Klein, os sentimentos de inveja e gratidão se divergem desde o nascimento, com seu primeiro objeto o seio materno.

    “A inveja é um fator muito poderoso no solapamento das raízes dos sentimentos de amor e de gratidão, pois ela afeta a relação mais antiga de todas, a relação com a mãe.”

    “A pessoa extremamente ambiciosa, apesar de todos os seus sucessos, sempre permanece insatisfeita, do mesmo modo que um bebê voraz nunca está satisfeito.”

    Isso muito se vê em figuras públicas, onde se quer cada vez mais fama, onde se parece que nunca atingiu o que almeja.

    “É característico das emoções do bebê muito pequeno serem de uma natureza poderosa e extrema.”

    “…O que aprendemos sobre a criança e o adulto através da psicanálise mostra que todos os sofrimentos da vida posterior são para a maior parte das repetições dessas anteriores, e que toda criança nos primeiros anos de vida passa e grau imensurável de sofrimento.”

    A relação do seio materno com o bebê é um objeto frustrador, ao qual tem o desejo voraz de se satisfazer, por uma gratificação imediata. Nesta fase o bebê tem sentimentos extremos, para evitar frustrações.

    Leia Também:  Como esquecer uma pessoa? 12 dicas da psicologia

    “O maior dos atos de criação é criar um filho, pois isso significa perpetuar a vida.”

    “Sentimentos de amor e gratidão surgem direta e espontaneamente no bebê em resposta ao amor e cuidado de sua mãe.”

    “Uma das muitas experiências interessantes e surpreendentes do iniciante na análise infantil é encontrar as crianças mesmo muito jovens uma capacidade de insight que é muito maior do que o dos adultos.”

    “O Sintoma apresentado pela criança se encontra no lugar de responder àquilo que há de “doente” na estrutura familiar…”

    “O desmame é bem sucedido quando a criança aceitar uma nova alimentação ao mesmo tempo em que administra bem seus conflitos internos, encontrando então uma compensação para a frustração…”

    “Uma das muitas experiências interessantes e surpreendentes do iniciante na análise da criança é encontrar, mesmo em crianças muito novas, uma capacidade de discernimento que muitas vezes é muito maior do que a dos adultos.”

    “Meu trabalho psicanalítico me convenceu de que quando os conflitos entre amor e ódio surgem na mente do bebê, e o medo de perder o ente querido é ativado, é dado um passo muito importante no desenvolvimento.”

    Trechos de Livros de Melanie Klein

    Dos livros mais importantes da psicanalista, separamos alguns trechos e frases frases de Melanie Klein, para conhecer um pouco mais sobre suas teorias:

    Citação de Melanie Klein: Livro O Sentimento de Solidão, Nosso Mundo Adulto e outros Ensaios

    “Ao considerar do ponto de vista psicanalítico o comportamento das pessoas no seu ambiente social, é necessário investigar como o indivíduo se desenvolve
    desde a infância até a maturidade.

    […]

    Antes de prosseguir na minha descrição do desenvolvimento da criança, julgo que devo definir brevemente do ponto de vista psicanalítico, os termos eu e ego. O ego, de acordo com Freud, é a parte organizada do eu, constantemente influenciada por impulsos instintivos, porém mantendo-os sob controle pela repressão; além disso, dirige todas as atividades e estabelece e mantém a relação com o mundo externo. O eu é empregado para abranger toda a personalidade, que inclui não só o ego como a vida instintiva
    que Freud denominou de id.

    […]

    Meu trabalho levou-me a supor que o ego existe e opera a partir do nascimento e que, além das funções mencionadas acima, tem a importante tarefa de defender-se contra a ansiedade estimulada pelo conflito interno e pelas influências de fora. Ademais, dá início a numerosos processos dos quais, mencionarei primeiro, a introjeção e a projeção. Ao processo não menos importante de divisão, isto é, de dividir impulsos e objetos, voltarei mais tarde.

    […]

    Em conclusão, desejo reformular minha hipótese de que conquanto o sentimento de solidão possa diminuir ou aumentar pelas influências externas, êle nunca pode ser completamente eliminado, porque a tendência para a integração, assim como o pesar experimentado nesse mesmo processo, brotam de fontes internas que continuam operantes pela vida a fora.”

    Citação de Melanie Klein: Livro: Inveja e Gratidão e outros trabalhos (1946-1963), Volume III das obras completas de Melanie Klein

    “Podem-se tirar duas conclusões — às quais retomarei mais adiante — dessas passagens e de outras similares: (a) em crianças pequenas, é a excitação libidinal não-satisfeita que se converte em ansiedade; (b) o conteúdo mais arcaico de ansiedade é a sensação de perigo experimentada pelo bebê de que suas necessidades não sejam satisfeitas porque a mãe está ‘ausente’.

    […]

    O bebê recém-nascido sofre de ansiedade persecutória suscitada pelo processo de nascimento e pela perda da situação intra-uterina. Um parto prolongado ou difícil fatalmente intensificará essa ansiedade. Outro aspecto dessa situação de ansiedade é a necessidade forçada sobre o bebê de que ele se adapte a condições inteiramente novas.”

    Citação de Melanie Klein: Livro: Amor, culpa e reparação e outros trabalhos (1921-1945)

    “Não se pode negar que é difícil saber se as tendências da criança irão dar num indivíduo normal, neurótico, psicótico, pervertido ou criminoso. Mas justamente porque não sabemos é preciso tentar descobrir. A psicanálise nos oferece os meios para fazer isso. E ainda faz mais: ela não só pode calcular o desenvolvimento futuro da criança, mas também pode modificá-lo, dirigindo-o para canais mais adequados.

    […]

    Cheguei à conclusão de que é preciso expandir o conceito de esquizofrenia em particular e de psicose em geral, no que diz respeito à sua ocorrência na infância. Além disso, acredito que uma das principais tarefas do analista de crianças é a descoberta e a cura das psicoses durante a infância.”

    Principais livros de Melanie Klein

    Portanto, se quer aprofundar nas teorias da psicanalista, segue recomendação dos seus principais livros de Melanie Klein:

    • Os Progressos da Psicanálise;
    • Narrativa da Análise de uma Criança;
    • Psicanálise da Criança;
    • A educação das Crianças – a luz da investigação psicanalítica;
    • Contribuições à Psicanálise;
    • Amor, Ódio e Reparação;
    • O Sentimento de Solidão;
    • Inveja e Gratidão; dentre outros.
    Leia Também:  Que Mulher Maravilhosa: 20 frases e mensagens

    Por fim, se você chegou até aqui para conhecer as frases de Melanie Klein, possivelmente a psicanálise lhe despertar grande interesse. Desse modo, se pretende se aprofundar, conheça nosso Curso de formação em Psicanálise Clínica. No curso você terá diversos benefícios, como:

    • aprimorar o autoconhecimento: a experiência da psicanálise é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho;
    • melhora o relacionamento interpessoal: entender como funciona a mente, no caso da psicanálise, poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.

    Se você gostou deste artigo, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais para, assim, nos incentivar a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

    One thought on “Frases de Melanie Klein: 30 citações selecionadas

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.