Benefícios da psicanálise

Benefícios da psicanálise na estrutura familiar

Posted on Posted in Psicanálise

A psicanálise é um método de investigação que se detém ao conhecimento da psique humana, considerando também os benefícios da psicanálise para o seu pleno exercício dentre outros aspectos o comportamento humano e a utilização de um método de associação livre compreendendo o conhecimento do inconsciente.

Desta forma existem diversos benefícios de estudar psicanálise, os conhecimentos psicanalíticos permitem agregar diversos aspectos positivos nos relacionamentos familiares, por meio do conhecimento da construção psicanalítica, do entendimento da formação do sentimento de amor do indivíduo, do estudo dos aspectos que trazem tensões aos relacionamentos e por permitir ao indivíduo caminhar no processo de autoconhecimento o que traz domínio sobre suas emoções e ações.

Benefícios da psicanálise

Os conceitos psicanalíticos formulados por Freud fazem parte de um campo teórico que utiliza um método de investigação e técnicas específicas, estudando a formação psíquica humana e sua projeção na vida do indivíduo, buscando a interpretação dos produtos do inconsciente. O inconsciente mantém conteúdos reprimidos constituídos por leis próprias.

Deve ser considerado ainda que existe uma tensão somática no corpo que deve ser descarregada por meio de um objetivo ou busca por satisfação, ou ainda por meio de subjetividades neuróticas como: repressão a nível inconsciente, dualidade temperamental, excesso de agressividade, reação com consequências além do esperado.

Sendo assim as necessidades de prazer do indivíduo, devem ser reguladas para satisfazer a ordem natural, este ente regulador é definido por Freud como Ego.

Benefícios da psicanálise para o indivíduo

Percebe-se portanto, que as situações vivenciadas pelo indivíduo no decorrer da vida trazem como consequência a necessidade de uma reação energética por parte do sujeito, seja por meio de lágrimas ou revanchismos, onde a ofensa revidada é considerada diferente daquela aceita.

O indivíduo apresenta uma necessidade de reação ao trauma que pode ser substituída pela linguagem com a mesma eficácia, e a lembrança de uma humilhação é deixada de lado quando os fatos são postos nos lugares e , é mostrado o devido valor ao indivíduo.

Deve ser considerado ainda, que os traumas lembrados não foram devidamente expressados como energia por meio de reações dos indivíduos, e quando se percebe o motivo da falta de reação, enxerga-se que os indivíduos não reagiram ou por que o trauma não permitia a reação (como na perda de um ente querido), ou em decorrência das circunstâncias sociais, ou ainda por que existia o desejo do esquecimento do ocorrido.

Benefícios da psicanálise e o sentimento de amor

Outro aspecto interessante é a construção do sentimento de amor. Freud trata do amor como algo combinado com a sexualidade, inicialmente quando a criança sendo amamentada pela mãe, com o passar dos anos, aprende a deixar o componente sexual de lado, apresentando uma ressurgência na adolescência, trazendo como consequência do amadurecimento destas duas fases a possibilidade de construir relacionamentos amorosos naturais, sendo a soma da prática do amor afetivo com sua sexualidade.

Entretanto, este processo está ligado a uma separação total dos pais, caso isto não ocorra a visão do parceiro será apenas enxergar na pessoa a seu lado um dos pais aprimorados, trazendo negativas consequências para o relacionamento.

Deve ser levado em consideração ainda que de acordo com Freud não basta apenas a separação dos pais, mas também o espelhamento particular no outro, a visão do eu ideal, sendo esta deixada de lado quando existe reciprocidade no amor, trazendo como sentimento de recompensa a presença do amado, expandindo as próprias individualidades do companheiro.

Leia Também:  Poemas de Bertolt Brecht: os 10 melhores

A autossuficiência nos benefícios da psicanálise

Outro aspecto interessante dos indivíduos é a conexão entre relacionamento e autossuficiência, onde dentro da relação, um indivíduo busca a preservação da unidade enquanto o outro tenta manter a autonomia pessoal.

A psicologia enxerga que o casamento é o desejo de alcançar expectativas, cada parceiro traz consigo um carga de desejos e esperanças que sejam similares ao do cônjuge. O relacionamento implica em aprimoramento pessoal, trazendo a necessidade do diálogo, com intempéries surgindo no decorrer de toda a vida.

Por meio dos sentimentos se alcança a compreensão das necessidades do outro, e apesar da existência de crises, pode-se alcançar a superação em meio aos vínculos afetivos, e outras podem se superar quando se encontra esforços para isso.

O casamento

O casamento ainda traz a necessidade de um impulso combativo, contra a rotina, os momentos de irritação e de cansaço, trazendo a necessidade de combater os sinais de dificuldade que surgem antes que se instaure uma crise.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    É necessário também, lidar com a divisão da privacidade e com a falta de atenção, alguns elementos devem ser constantemente observados para que não haja o desgaste da relação, como lançar suas dificuldades sobre o outro, abrir mão dos seus projetos de vida , a compreensão e o respeito.

    A psicanálise atua auxiliando casais que desejam reestruturar sua relação, encontrando respostas para as questões sentimentais que muitas vezes acompanha a vida toda dos casados, trazendo uma ressignificação dos laços afetivos e a reconciliação por meio da busca dos paradigmas inconscientes que possam causar os conflitos.

    Benefícios da psicanálise para a família

    Deve ser considerado ainda, o benefício para a família do processo de autoconhecimento de seus componentes.

    Este aspecto permite a pessoa lidar com seus sentimentos, dentro de um contexto influenciado por pensamentos, frustações, realizações e tantos outros fatores, e a origem destes fatos é capaz de trazer prejuízo a sua rotina e a estrutura familiar.

    Por meio de somatizações aquilo que é desconhecido ao indivíduo, emerge trazendo medos e angústias, e na maior parte das vezes este indivíduo trata apenas do que conhece, do que sente.

    O autoconhecimento

    Mas os aspectos geradores destes males, o que se encontra a nível inconsciente, deve ser tratado da forma certa. Eis então a importância do autoconhecimento.

    Este conhecimento íntimo, torna o indivíduo uma pessoa melhor, trazendo a sua estrutura psíquica uma formação de Ego forte, capaz de traduzir de forma adequada suas emoções e consequentemente suas ações.

    Aspecto que representa ganho para ele e sua família. Portanto, torna-se evidente a importância do estudo psicanalítico para a manutenção da qualidade de vida familiar.

    Considerações finais

    A aplicação dos conceitos de Freud no tratamento do inconsciente, permitem a projeção da mudança de comportamento da pessoa na estrutura familiar.

    Por meio do conhecimento psicanalítico, entende-se a formação dos sentimentos, os motivos que podem causar tensão dentro do relacionamento e ainda entende-se a necessidade de busca por autoconhecimento, possibilitando desta forma, o aprimoramento de cada componente do relacionamento, tendo como consequência, melhoria na qualidade de vida, compreensão mútua, ressignificação de sentimentos e reestruturação familiar.

    O presente artigo foi escrito pelo autor Wallace Luiz [[email protected]]. Wallace tem interesse no estudo da psicanálise, em decorrência de como este estudo permite o conhecimento pessoal, processo que traz ao indivíduo e as pessoas a sua volta, a plenitude em bem estar e qualidade de vida.

    Leia Também:  Hipocampo: conceito e papel da glândula

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *