citações de Paulo Freire

Frases de Paulo Freire sobre educação: 30 melhores

Posted on Posted in Frases e mensagens

Paulo Freire (1921-1997) é um dos maiores e mais importantes pedagogos brasileiros, que teve grande influência no sistema educacional. Criou métodos de ensino inovadores, diante de sua motivação de que a transformação da sociedade acontece através da educação. Assim, para você saber mais sobre suas ideias, escolhemos as melhores frases de Paulo Freire sobre educação. 

Melhores frases de Paulo Freire sobre educação 

1. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire era contra o sistema tradicional de ensino, que entendia ocorrer uma transferência de conhecimento. O Pedagogo propôs métodos para estimular o diálogo entre professores e alunos, conforme necessidades diárias e reais desses alunos. 

2. “O educador se eterniza em cada ser que educa.”

Para o autor o processo de ensino tem como base a confiança estabelecida entre o aluno e o professor, de tal modo a valorizar o conhecimento prévio do aluno. Sendo essa uma das formas que o ensino será compartilhado

3. “É decidindo que se aprende a decidir.”

O educador trouxe à sociedade diversas questões com propostas práticas para estimular o aluno a ser independente e tomar suas decisões.

4. “Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica.”

Dentre as principais frases de Paulo Freire sobre educação estava a relacionada a transformação da sociedade. Onde se viu que vários de seus alunos, após serem alfabetizados, passaram a refletir sobre seus direitos sociais, principalmente em relação aos seus direitos trabalhistas.

Frases de Paulo Freire sobre Educação citação

5.“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”

A linguagem e a realidade são intimamente ligadas. Para Paulo Freire um texto é compreendido somente após uma leitura crítica, que implica no entendimento entre o texto e o contexto. 

Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. 

6. “Não há vida sem correção, sem retificação.”

Ele acreditava que cada pessoa precisa ser capaz de refletir sobre suas ações, de reconhecer seus erros e de corrigilos. Desse modo, esta frase destaca que a vida não é estática e que o progresso só é possível através da correção e da retificação.

Assim, a frase de Paulo Freire se refere à necessidade de tomar decisões conscientes e responsáveis para que possamos evoluir e melhorar.

7. “Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.”

Nesse sentido, para pensar corretamente, precisamos estar abertos a novas ideias e não nos achar infalíveis. Pensar corretamente significa manter a pureza e evitar o puritanismo, além de ser ético e gerar beleza. Isso é diferente do comportamento arrogante de quem se considera superior.

8. “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

Entre as frases de Paulo Freire sobre educação enfatizava sua discordância com o que chamava de “educação bancária”. Onde o professor era colocado em uma posição de detentor do conhecimento, ao passo que o aluno era apenas tratado como depositório.  

Para ele isso é totalmente errado, tendo em visa que era necessário entender a experiência do aluno e o que ele conhecida. Para que, assim, pudesse dar andamento ao processo de ensino. 

9. “Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre.”

Esta frase significa que ninguém pode ignorar todas as informações e ninguém tem todo o conhecimento. Por isso, devemos estar sempre abertos ao aprendizado, pois é a única maneira de adquirir mais conhecimento.

10. “Não se pode falar de educação sem amor.”

Para ele, o amor é o melhor caminho para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. O amor é o que pode motivar os alunos a buscar novos conhecimentos e a realizar seus objetivos. Além disso, o amor é essencial para que as relações entre professores, alunos e famílias sejam harmoniosas e construtivas. 

11. “Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”

Entre as frases de Paulo Freire sobre educação está afirmando que é importante lutar por justiça social antes que caridade. Ele está argumentando que a caridade por si só não é suficiente para resolver os problemas sociais, e que é necessário ter uma abordagem mais estrutural para garantir que as pessoas possam viver vidas dignas. 

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    12. “Não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

    Nesta frase, Paulo Freire está enfatizando a importância de compreender o contexto e as relações sociais por trás de uma história, além de simplesmente ler e compreender a narrativa.  

    Leia Também:  Frases de Melanie Klein: 30 citações selecionadas

    13. “O diálogo cria base para colaboração.”

    Freire propôs a chamada educação dialógica, ou seja, uma educação baseada no diálogo entre aluno e professor. Assim, acabou por induzir os alunos a ter posturas críticas em meio a realidade que oprima. 

    14. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

    Entre as frases de Paulo Freire sobre educação esta mostra o entendimento do autor de que todos os homens possuem vocação para seremos melhores, como sujeitos de suas ações. De tal modo que tenham capacidade de transformar o mundo. 

    15. “Ensinar não é transferir conhecimento e sim criar as possibilidades de apreensão.”

    Diferente dos métodos de ensino em sua época, nas Frases de Paulo Freire sobre educação, se se destaca, por ser diferente do “vanguardismo” de alguns intelectuais de sua época.  

    Pois, incentivava que através do diálogo, e não da imposição de ideias pré-concebidas, que se atingir o real ensino. Para Freire, isso era chamado de ativismo.

    16. “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.”

    Esta frase de Paulo Freire sobre educação é um chamado para uma abordagem abrangente da educação, na qual o ensino e a pesquisa são inseparáveis. Nesse sentido, ele defende que o ensino deve ser inovador e baseado na pesquisa, e a pesquisa deve levar em conta o ensino.  

    17. “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.”

    Freire tinha a crença de  que o conhecimento não é estático e não é possuído por uma pessoa, mas é construído e compartilhado entre as pessoas.

    18. “Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano.”

    Paulo Freire estava defendia a ideia de que a educação deve ser algo que vai além do ensino formal na escola. Desse modo, sugeriu que o ensino deve ser um processo contínuo de aprendizagem e descoberta, que envolve prestar atenção às experiências e ao ambiente ao nosso redor.  

    Em outras palavras, ele queria que as pessoas aprendessem a encontrar significado e propósito em cada momento e cada ação do dia a dia, a fim de criar uma vida plena e consciente.

    19. “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”

    Entre as frases de Paulo Freire sobre educação, esta significa que ensinar não é apenas fornecer conhecimento, mas também é ajudar as pessoas a usar esse conhecimento para se tornarem melhores, mais conscientes e mais responsáveis.

    Frase de Paulo Freire Frase

    20. “Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.”

    Paulo Freire afirmava que não há um conhecimento mais ou menos valioso ou importante, mas sim saberes diferentes que complementam e se relacionam entre si.  

    Portanto, o saber não é único, existem vários saberes que são importantes e que devem ser levados em consideração. Para Freire, o conhecimento é produzido de forma coletiva e deve ser compartilhado entre todos. 

    21. “Para mim, é impossível existir sem sonho. A vida na sua totalidade me ensinou como grande lição que é impossível assumi-la sem risco.”

    Paulo Freire estava afirmando que a vida é repleta de desafios e que é necessário enfrentá-los com otimismo e esperança. Assim, acreditava que sonhar era uma parte essencial para enfrentar todos os desafios da vida, já que os sonhos nos dão um objetivo e direção para seguir.  

    22. “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.”

    Esta frase de Paulo Freire enfatiza a importância de se comportar como alguém que busca o bemestar comum. Ele acredita que antes de ser um educador, é importante ser uma pessoa que luta por um mundo melhor.

    23. “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”

    Aqui Paulo Freire explica que quando a educação não oferece liberdade para as pessoas, elas acabam se conformando com a sua situação de opressão e passam a querer adotar as mesmas atitudes do opressor.  

    Em resultado, se cria um círculo vicioso, onde o oprimido desistiria de buscar sua libertação e passaria a se sentir satisfeito em ocupar o lugar do opressor. 

    24. “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”

    Em suma, Freire acredita que a forma como os seres humanos se desenvolve é através da troca de palavras, do trabalho duro e da reflexão crítica sobre suas ações. Assim, para ele, o silêncio é inútil se não for acompanhado de ação. 

    Em outras palavras, esta frase de Paulo Freire sobre educação é uma afirmação sobre a natureza humana e sobre a importância da comunicação, do trabalho e da reflexão para se construir como indivíduo. 

    25. “O que me surpreende na aplicação de uma educação realmente libertadora é o medo da liberdade.”

    Paulo Freire estava se referindo à prática da educação como um meio para libertar as pessoas da opressão. Nesse ínterim, estava se referindo ao desconforto que as pessoas sentem quando são libertadas de suas amarras, pois a liberdade pode trazer consigo responsabilidades e desafios ainda não enfrentados.  

    Leia Também:  Frases sobre Respeito: 25 melhores mensagens

    Portanto, Freire acreditava que a educação deveria servir como um meio para ajudar as pessoas a enfrentar esses desafios com coragem e determinação, em vez de temer a liberdade. 

    26. “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

    O educador, ao longo de sua trajetória, apresentou inúmeras propostas, para que, de forma prática, o professor pudesse estimular a independência do aluno. 

    27. “Uma educação que não é libertadora faz o oprimido desejar ser opressor.”

    Em seu livro Pedagogia do Inimigo (1970) retrata como vive uma sociedade injusta, ao modo que exista i opressor e o oprimido. 

    Nos estudos, entre as frases de Paulo Freire sobre educação, nesta ele defende que a educação deve permitir que os oprimidos recuperem a humanidade. Assim, para superar esta condição, devem desempenhar seu papel na sociedade para que esta libertação ocorra. 

    28. “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”

    Em síntese, a educação é mais do que apenas ensinar conteúdos e conhecimentos. Ou seja, ela é também um meio pelo qual se adquire conhecimento, sejam eles metodologias, técnicas ou habilidades.

    29. “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”

    Nesta frase, Paulo Freire está defendendo uma educação que seja um ato de amor, não somente para os alunos, mas também para a realidade em que se vive. Contudo, Freire acreditava que a educação não deve ser vista apenas como uma transmissão de conhecimentos, mas também como um espaço de reflexão e de crítica.  

    Portanto, ele acredita que é necessário enfrentar o debate e a análise da realidade, para que a educação seja verdadeira e não seja uma “farsa”. Assim, o ato de educar exige coragem para se enfrentar as questões da realidade e criar um caminho para a transformação.

    30. “Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.”

    Ensinar e aprender são atividades intimamente relacionadas. Assim, ao ensinar, os educadores aprendem novas informações e habilidades, e ao aprender, os alunos também ensinam aos educadores.  

    Ou seja, esta é uma forma de educação em que o ensino é um processo contínuo de troca de conhecimento e habilidades. Ambos os lados enriquecem o processo de aprendizagem. 

    Enfim, se você conhece mais frases de Paulo Freira sobre educação, não se esqueça de deixar seu comentário logo abaixo. Ainda, se gostou do artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Assim nos estimulará a continuar produzindo conteúdos de qualidade. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *