como ficar feliz sozinho

Como ser feliz sozinho: 12 dicas da psicologia

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos

O número de pessoas que optam por viver sozinhas está aumentando cada vez mais. Essa escolha, motivada por diversos fatores, pode ser uma oportunidade para se conhecer melhor, desenvolver o autoconhecimento e o amor-próprio, além de ter mais liberdade e autonomia sobre a própria vida.

De acordo com o IBGE, o número de domicílios unipessoais no Brasil cresceu 41,7% entre 2012 e 2022. Isso significa que, atualmente, mais de 12 milhões de brasileiros vivem sozinhos

Embora a ideia de viver sozinho possa parecer assustadora para alguns, a verdade é que essa experiência pode ser extremamente gratificante. Morar sozinho oferece a oportunidade de se conhecer melhor, desenvolver o autoconhecimento e o amor-próprio, além de ter mais liberdade e autonomia sobre a própria vida!

Como ser feliz sozinho?  

1. Autocuidado

Existem diversas formas de ter autocuidado, de tal modo que tragam uma sensação de bem-estar e autossuficiência. Sabemos que ficar isolado é um “prato cheio” para pensamentos negativos, pois isso é importante que nos esforcemos para não se afastar do mundo, afinal, os seres humanos nasceram para viver em sociedade.  

Assim, para evitar que você viva apenas em uma bolha, pequenas atitudes podem fazer toda diferença. Acorde, abra as janelas e sinta o sol, vá a uma parte, conheça um novo restaurante, passe um tempo com amigos e familiares, tenha momentos de lazer sozinho, conheça gente nova, vá ao médico para um check-up, decore sua casa, encontre uma atividade física que goste e pratique, etc.

Veja, são sutis rotinas que podem incluir em seu cotidiano que com certeza lhe trará sensações de bem-estar e felicidade. Importante que você não deixe que sua casa vire o seu mundo, há muito mais a se explorar. 

Como ser feliz sozinho resumo

2. Autoconhecimento

Ao morar sozinho você tem tempo de explorar diversas questões pessoais, as quais ficaram possivelmente esquecidas quando se está em meio a outras pessoas. Então, aproveite seus momentos sozinho para curtir a sua companhia, trabalhar em seus conflitos internos e aprimorar coisas que lhe tragam satisfação e motivação.  

Assim, ao aprimorar o seu autoconhecimento será capaz de conhecer suas forças e habilidades únicas, que ajudarão no seu alcance à felicidade. Para isso, uma dica é fazer uma autoanálise sobre quais são os fatores que lhe despertam sentimentos de solidão, que impactam negativamente sua vida.  

Então, faça planos para mudar a circunstância. Insira atividades em sua vida que preencham esse modo pode ser uma ótima alternativa. 

3. Exercite o amor-próprio

Antes de tudo, faça a si mesmo a seguinte pergunta: “Se eu não me amo, como poderei amar outra pessoa?”. A pessoa que tem amor-próprio reconhece o seu valor, acredita em seu potencial e se torna mais confiante. 

Ou seja, você deve ser a sua melhor companhia, assim conseguirá se relacionar e amor o outro genuinamente. Além disso, se você se sente bem consigo não será dependente do outro. Fato este que, infelizmente, acontece com mtas pessoas, que condicionam sua necessidade a companhia do outro. 

Vale ressaltar que ser uma pessoa carente, ao extremo, fará com que tome atitudes que lhe impeçam de viver momentos agradáveis. Pois sempre espera a companhia do outro para realizar os seus desejos e desfrutar momentos, gerando uma situação de dependência que não é nada saudável ao seu emocional. Então, lembre-se, você com certeza é a sua melhor companhia. 

Ainda mais, importante destacar que exercitar o amor-próprio não é unicamente enfatizar as suas melhores habilidades. Como, também, ser capaz de identificar e reconhecer os seus defeitos e realizar as alterações necessárias.

4. Esteja aberto a mudanças

O mundo está em constante mudança e você deve estar sempre aberto ao novo, as novas oportunidades que a vida proporciona, sem pensar que “hoje não é um bom dia”. Todo dia é um bom dia para recomeçar, aceitar mudanças e evoluir. A vida é um sopro, viva cada instante, da melhor forma que puder. 

Ainda, se você quer encontrar um alguém para compartilhar a vida, estar aberto ao novo pode lhe proporcionar inúmeras chances. Pois isso acontece quando você menos espera, quando o coração está distraído, despretensioso, que aumentam as chances de a pessoa ideal aparecer.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    5. Aumente sua autoestima

    Em suma, a autoestima é a imagem que temos de nós mesmos, que é construída conforme nossas vivências pessoais. Nesse sentido, ela influencia significativamente em nossos comportamentos e emoções, bem na forma como se dão nossos relacionamentos interpessoais.

    Em outras palavras, quem tiver uma autoestima alta tem habilidades que lhe ajudam a se relacionar, ter mais confiança e, inclusive, ter empatia. Portanto, a autoestima equilibrada é o que fará com que você se reconheça e, com isso, viva de maneira plena e feliz.

    Além disso, um aspecto importante é se você tem uma autoestima baixa, não conseguirá valorizar corretamente o outro, em suas formas de pensar, falar e agir.

    Pois, se você não conhecer a si mesmo tende a procurar no outro algo que está faltando, como se estivesse em uma tentativa de que o outro preencha seu “vazio” interior.

    Como ser feliz sozinho frase

    6. Adote um animal

    Um animal de estimação em sua casa poderá ajudar com sentimentos de solidão. Os animais podem suprir a necessidade de carinho e companheirismo, sendo uma ótima alternativa de gerenciar o estresse. 

    Além disso, um animalzinho lhe trará novas rotinas, como alimentá-los, cuidar, levar para passar. Ou seja, uma boa maneira de se distrair e ter a satisfação de cuidar das necessidades dele.  

    Oportuno o lembre, um animal de estimação é um compromisso assumido a longo prazo. Dessa forma, importante que você esteja preparado e com tempo para assumir esta responsabilidade.

    7. Adquira novos hábitos

    Dentre as dicas de como ser feliz sozinho, adquirir novos hábitos com certeza fará toda diferença. Busque por coisas que lhe tragam satisfação e façam com que você se conecte com o mundo, sem que se feche em seu eu.

    Mas como começar? Faça uma lista de coisas que você tem curiosidade de conhecer, aos poucos, eliminando seus itens, conseguirá descobrir quais poderão ser os seus novos hábitos.

    Mas importante destacar que para você descobrir como ser feliz sozinho necessário que esses novos hábitos sejam unicamente seus. Você deve aprender a desfrutar de sua própria companhia.

    8. Invista em sua carreira

    Os melhores investimentos que pode fazer por você é relacionado aos estudos, seja para alavancar sua carreira profissional como também para o seu prazer. Por exemplo, estudar sobre a mente, para melhorar o seu autoconhecimento e seus relacionamentos interpessoais, é uma ótima opção. 

    Portanto, invista em conhecimentos que fazem você se sentir realizado, que lhe traga motivação e seja feliz. Quanto ao trabalho, você deve sempre estar em um trabalho que lhe faça bem, que se sinta realizado com suas atividades. Caso contrário, comece a pensar na necessidade de mudanças em sua carreira.

    9. Alimente seu espírito

    Você precisa trazer significados para sua vida, assim saberá como ser feliz sozinho. É necessário preencher a sua alma, trazendo propósitos para seu espírito. Como, por exemplo, fazendo medicação, orando e sendo uma pessoa altruísta e empática.

    10. Ame o próximo

    Continuando o item anterior, o amor ao próximo, sem dúvidas, é umas das maneiras mais importantes para preencher a sua alma. Todos nós temos amor de sobra em nossos corações, aprenda a distribuir esse amor.

    Isso para qualquer pessoa, seja em um relacionamento amoroso, em família ou, até mesmo, por pessoas desconhecidas.  

    Oportuna a famosa frase de Che Sant:  

    “O amor move montanhas e a paixão move mundos.”

    11. Autodisciplina

    Morar sozinho pode nos levar a negligenciarmos nossa rotina, deixando de nos cuidar, afinal, não tem ninguém para julgá-lo. Se você pensa assim está errado, pois parar de se cuidar, como, por exemplo, com alimentação saudável e prática de exercícios físicos, pode ser prejudicial a sua vida.

    Além dos aspectos físicos, também podem causar doenças da mente, como depressão. 

    12. Seja grato

    Aprenda a aceitar as suas imperfeições e a amar quem você é. Aceite seus defeitos e encontre maneiras de melhorar suas qualidades. Desse modo, dê valor a todas as suas habilidades e agradeça sempre pela sua vida, principalmente pelas oportunidades que lhe proporciona para aprender como ser feliz sozinho.

    Enfim, se você tem mais dicas sobre como ser feliz sozinho, deixe seu comentário abaixo. Ainda, nos conte o que você acha sobre o tema e tire todas suas dúvidas. 

    Considerações finais

    Morar sozinho pode ser uma experiência desafiadora, mas também pode ser extremamente gratificante. Ao seguir as dicas deste artigo, você poderá aprender como ser feliz sozinho e aproveitar ao máximo essa fase da sua vida.

    Lembre-se de que você não está sozinho. Milhões de pessoas no mundo vivem sozinhas e são felizes. Com um pouco de esforço e dedicação, você também pode ser.

    E se você gostou deste artigo, não esqueça de curtir e compartilhas em suas redes socias!

    9 thoughts on “Como ser feliz sozinho: 12 dicas da psicologia

    1. Leandro Libaneo Moitinho disse:

      Estou no momento “caçando” maneiras de me adaptar a essa “nova” realidade do mundo moderno. Tive situações que me “jogaram na lona” e a cada tentativa de me levantar, acabei me ferindo ainda mais, tive relacionamentos que não deram certo e a cada tentativa, um pedaço se foi e hoje me encontro até sem saber o que fazer, mediante a essa situação deplorável que me enxergo, tive pensamentos de suicídio pois não aguentava mais passar por situações que reconhecia não merecer por isso. Entretanto, buscando por melhorias, identifiquei que “isso” está sendo muito comum nos tempos atuais, portanto, estou dando uma nova chance e estou aprendendo (esta muito, mas muito difícil de verdade). Esse conteúdo me despertou curiosidade em como me tornar melhor.

    2. Pois é. É uma verdade que preciso de engolir e me adaptar. Antes sozinho do que sozinho de verdade. Tenho vivido de restos os ultimos anos então vou me recolher em mim propria e aprender de uma vez por todas a respeitar me pois isso é o mais importante. Boa sorte a todos os que comentaram

    3. Eu estou me conscientizando da situação que me encontro, meu filho vive fora do país vários meses do ano, trabalho home office, ano que vem me aposento. Terminei com meu namorado que era maravilhoso para mim, mas eu o amava como amigo apenas, ele se afastou, precisa encontrar o caminho dele. Eu tive crise de ansiedade e depressão, a psiquiatra acertou a medicação. Se eu tivesse mais amizades e convívio social, sei que não precisaria de remédio. Estou procurando meios de preencher esse meu vazio.

    4. Me identifiquei muito com seu comentário, principalmente com a parte que também sinto que um pedaço meu se vai depois de uma tentativa de relacionamento, e passo a não me reconhecer mais, parece que nem sei mais o que eu gosto

      1. A vida nos ensina o que nossos pais e a escola nunca poderá nos ensinar
        .Aprendi com as experiências vividas que o melhor caminho para a felicidade é respeitar e ter empatia pelo próximo !Procurar fazer amizades verdadeiras e se permitir amar e ser amado .

    5. GENILDA MARIA DE BRITO FARIAS disse:

      Depois de relacionamentos frustrados, estou aprendendo a me relacionar comigo mesma, com meu próprio amor e minha companhia. Tudo na vida é aprendizado e precisamos nos posicionar para não cair no vitimismo e na murmuração, sofri muito, chorei tudo que tinha direito, agora estou me reerguendo e ajudando outras pessoas a fazerem a mesma coisa. Desejo muita paz e luz para todos!

    6. Adiléa Gonçalves dos Santos disse:

      Eu sou totalmente sozinha.Já sou de idade (81 anos) meus pais já se foram, minha unica irmã se foi há dois meses e a unica companhia que tinha uma cachorrinha foi morta amanhã fará dois meses. Não tenho mais ninguem moro sozinha ,não tenho amigos, ninguem frequenta a minha casa eu estou desesperada e não encontro ninguem que goste de mim.Perdi tudo o que me deixava menos só era a minha cachorrinha.Talvez não entendam porque era um animalzinho, mas ela ficava comigo 24 horas por dia e me amava.A veterinária a tirou de mim com remédio errado.Não tenho mais nada. Estou muito só, espero que ninguem se sinta como eu é muito triste

    7. Eu tbm estou aprendendo a ser sozinha , sempre tive relacionamentos duradouros , mas com términos doloridos , estou cansada de viver tanto tempo com alguém e no final, ser descartada como nada, chega de construir e vim uma onda e levar, cansei, não vou mentir, gosto de estar com alguém, mas acho que nasci pra viver só, cansada de verdade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *