livros de autoconhecimento

Livros sobre autoconhecimento: 10 melhores

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Livros sobre autoconhecimento pode parecer clichês, mas, na verdade, eles são essenciais para transformação pessoal para, enfim, se atingir felicidade, sucesso e prosperidade. 

Assim, separamos uma lista dos melhores livros sobre autoconhecimento, para que você transcenda sua mente. Estas obras lhe ajudarão a olhar a vida de uma maneira diferente, ao contrário do que a maioria das pessoas vem.

1. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol S. Dweck

Existem duas maneiras de pensamentos que refletem no desenvolvimento pessoal e profissional, que são:

  • mindset fixo;
  • mindset de crescimento.

Sobretudo, os ensinamentos do livro mostram que as habilidades pessoais são desenvolvidas e/ou criadas conforme o tipo de mindset de cada um.

No livro mostra como é importante a forma como nos enxergamos e as pessoas ao se redor, retirando suas crenças limitantes quanto ao seu desempenho pessoal e emocional. Basicamente, àqueles com mindset de crescimento, como o próprio nome já diz, ao longo da vida desenvolvem habilidades, sem colocar obstáculos para atingir seu crescimento.

Ao contrário, àqueles com mindset fixo ficam em um ciclo infinito de autossabotagem, colocando sempre empecilhos no seu próprio progresso.

2. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

De antemão, é um dos livros sobre autoconhecimento mais indicados. Também sobre o desenvolvimento da mente humana, o autor demonstra que ela é dividida em: mente racional e emocional, indicando como as habilidades intelectuais nos definem.

Se você tem uma vida de sucesso ou derrota não há relação com alguma “loteria genética”, pois os seus circuitos cerebrais podem ser alterados. Para explicar, no livro o ator descreve 5 habilidades-chave para criar uma inteligência emocional, para que, assim, você possar ter sucesso na vida pessoal e profissional:

  1. Autoconsciência: vocé é capaz de identificar as suas emoções;
  2. Autorregulação: cada um pode lidar com as suas emoções;
  3. Automotivação: se motivar e manter-se motivado;
  4. Empatia: conseguir ver as situações também pelas perspectivas dos outros;
  5. Habilidades sociais: capacidades de interagir socialmente.

3. O Poder do Agora, de Eckhart Tolle e Ival Sofia Gonçalves Lima

Em suma, este best seller, demonstra que as pessoas tendem a não viver o presente, ficando sempre presa ao passado e ao futuro, sem conseguir viver o agora. Desse modo, está entre os melhores livros sobre autoconhecimento, onde você aprenderá a entender sua mais do modo mais profundo

Ou seja, terá ensinamentos sobre como conectar-se ao seu eu interior e atingir a Iluminação, que está dentro de você. O autor demonstra que talvez você possa estar com dificuldades de atingir essa iluminação “porque a sua mente está fazendo muito barulho”.

Portanto, para alterar esse fator, o livro O Poder do Agora ensina estratégias de meditação, para você entender a relação entre observador e observado. Em resultado, atingirá sucesso, felicidade e prosperidade.

4. Arrume sua Cama, de Willian McRaven

O almirante Willian McRavem compartilha lições que tirou de sua experiência na carreira da Marinha norte-americana, em seu comando em operações. Em seu livro, resume lições que aprendeneu e desenvolve em seu treinamento nas forças especiais.

Em suma, o autor demonstra como pequenas ações pode impactar em todo o seu dia, de como organização e rotina podem fazer toda diferença. Como, por exemplo, ao acordar, arrumar sua cama é a sua primeira tarefa cumprida.

Contudo, pelas indicações, orientações e exemplos, o autor mostra como as pessoas podem mudar suas vidas com pequenas ações e decisões. Este livro é uma mistura de livro de autoconhecimento e ensinamentos de liderança.

5. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Com comprovação científica, demonstra como se pode alterar comportamentos com o poder da mente. Está entre os livros sobre autoconhecimento mais vendidos no mundo, trazendo exemplos e ensinamentos importantes da importância dos hábitos na reconstrução da mente para se atingir o sucesso na vida.

Em síntese, Charles Duhigg mostra, cientificamente, casos em que as mudanças de hábito corrigem questões mentais. Tudo isso com exemplos práticos, rotineiros, mostra como é difícil sair da zona de conforto, onde em casos mais sérios é necessário pedir ajuda profissional.

Leia Também:  Alexitimia: significado, sintomas e tratamentos

No livro você entenderá como os hábitos funcionam, sobremaneira relacionando-os com estudos do cérebro humano. As análises científicas realizadas mostram padrões comportamentais que, ser alterados, podem curar diversos problemas de saúde.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    6. Propósito, de Sri Prem Baba

    Em Propósito, Sri Prem Baba expande o diálogo afetuoso, aborda temas mais íntimos do ser, ensinando como se atingir o amor, para renovação dos fundamentos da existência humana. No livro, se destaca a importância de entender qual nosso papel no mundo.

    Com divisão em sete partes, o livro fala desde o nascimento até a transcendência do ser, entrando em uma viagem interior. Em resultado, lhe guiará com técnicas para o seu despertar para o amor. Ainda, vale destacar frases célebres da obra: “não somos uma gota d’água no oceano”, pois “o amor nos faz ser o próprio oceano”.

    7. Essencialismo

    Em suma, o autor mostra que a pessoa essencialista não faz mais coisas em menos tempo, que, ao invés disso, ele apenas faz as coisas certas. O essencialista não faz mais coisas em menos tempo – ele faz apenas as coisas certas.

    Portanto, se você é uma pessoa sobrecarregada, como se fosse multitarefa, analise se realmente é produtivo, possivelmente não. Além disso, Greg McKeown ensina que você deve se dedicar a coisas importantes para você e não mais se sobrecarregar em razão de interesses alheios.

    8. O poder do subconsciente, de Joseph Murphy

    Sem dúvidas é um dos livros sobre autoconhecimento que expande suas ideias e lhe faz repensar sobre o potencial de desenvolvimento da mente. Com a superação de obstáculos para atingir o sucesso, ainda que em situações que parecem impossível de serem solucionadas.

    Objetivamente, Joseph Murphy mostra técnicas baseadas em suas crenças, se acreditar em algo, sem qualquer obstáculo no meio, a sua mente refletirá aquilo à sua vida. Tendo em vista que sua mente subconsciente fará com que aquilo aconteça. Sendo assim, você é o transformador da sua realidade, conforme o que acredita.

    Contudo, o autor traz exemplos de sucesso, com histórias reais, servindo este livro como um guia para expandir nossa mente. Dentre os exemplos, mostra segredos para melhorar relacionamentos, eliminar medos, excluir hábitos prejudiciais, atingindo o sucesso pessoal e profissional.

    9. Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman

    Rápido e Devagar não pode estar de fora da nossa lista dos melhores livros sobre autoconhecimento. Daniel Kahneman, como o próprio do livro já diz, mostra que existem duas formas de pensar: intuitiva e emocional (rápido) e de maneira lógica (devagar).

    Nesse sentido, o livro ensina como é o funcionamento da mente humana, onde o autor mostra que em seus estudos sobre teorias econômicas, que as escolhas por intuição violam as regras lógicas. Mostra estudos concretos, com reflexões da psicologia acerca de como são tomadas as decisões, com análises sobre os limites da racionalidade humana.

    10. A sutil arte de ligar o f*da-se, de Mark Manson

    Mark Manson, de uma forma descontraída, mostra a realidade como ela é, lhe tornando mais consciente, inclusive dos seus limites pessoais. Com um olhar crítico, nos remetendo, com a sagacidade inerente a autor, ele mostra que você não é tão especial, “jogando verdades em sua cara”.

    Ele mostra que os fracassos fazem parte da vida e servem para que você aprenda e siga em frente. Ou seja, não server para você ser a vítima e se sentir inferior, fazendo com que você veja o lado positivo de chegar “no fundo do poço”.

    Enfim, este livro, por uma abordagem prática e inteligente, lhe ajudará a descobrir o que realmente é importante na vida e, então, f*da-se o resto.

    Então, você já leu algum desses livros sobre autoconhecimento? Nos conte o que aprendeu e vivenciou. Ainda, tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento da mente. Teremos o maior prazo de interagir com você.

    Por fim, se pretende conhecer mais sobre os segredos da mente humana, consciente e inconsciente, lhe convidamos a conhecer o nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica. Se tiver qualquer dúvida, confira este artigo sobre as dúvidas mais frequentes, ou entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.