propósito de vida

O que é propósito de vida? Os 20 propósitos nobres

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Precisamos ter em mente que a nossa existência deve se alinhar a um planejamento ao nosso próprio bem e futuro. Mesmo que essa entrada pareça egoísmo, ter um propósito de vida é a maior estratégia que teremos enquanto vivos. Caso ainda não tenha montado o seu, traremos 20 exemplos nobres que funcionaram a milhares de pessoas.

O que é propósito de vida?

Propósito de vida se trata de um planejamento a longo prazo para a realização de coisas grandes. Grandes não em tamanho, mas na forma como impacta a nós mesmos e o ambiente onde estamos. Tenha em mente que o seu propósito quase sempre acaba encontrando o de outra pessoa, dando mais significado a ele.

É um tanto difícil ser reducionista quanto a isso já que o seu significado e execução podem variar de perspectiva. Uma pessoa certamente vai ter uma meta diferente de outra por seus valores e ambições. Ainda assim, todos convergem na realização de algo importante em suas próprias vidas.

Cabe ressaltar que isso não é imposto e necessita ser buscado de maneira voluntária, sem pressão externa. Uma pessoa precisa ser capaz de tomar suas próprias escolhas com base em seus desejos. Não se sinta empurrado a definir o seu imediatamente por conta de qualquer outra pessoa.

Por que ter um propósito de vida?

Ter essa meta e compromisso é importante porque é um propósito de vida acaba dando significado à sua existência. Por mais exagerado que isso pareça, tenha em mente que você é um ser humano de existência única. Tem muito a contribuir consigo mesmo, com os outros e pode crescer com esse caminho.

Nisso, ter uma vida de propósito acaba dando uma identidade, um cargo e razão de ser a qualquer pessoa. Através disso, torna-se possível criar ações e planejamentos que ajudem a melhorar o bem-estar comum a todos. Você se insere em um contexto onde possui um papel enquanto executa algo que ama e é necessário.

Encontrar o seu propósito é como preencher as páginas em branco de um longo livro onde se é o autor. Elas são escritas, revisadas, corrigidas e mudadas quando necessário por você. Sendo dono do próprio destino, pode chegar nos lugares que sempre desejou e precisava estar.

Os pés no futuro

Felizmente, o propósito de vida tem se tornado uma pauta comum a qualquer círculo social e em qualquer ambiente. As pessoas, mais do que nunca, têm buscado de forma promissora transformar as próprias vidas e consequentemente o mundo. Por conta disso que a atual e a próxima geração estão definindo e movendo o futuro positivamente.

São notáveis e inúmeras as explicações para as pessoas se sentirem mais motivadas a terem uma vida de propósito. As atualizações tecnológicas constantes, economia mais favorável, mais fontes de informação e apoio… Em linguagem mais simples, o terreno é mais fértil para podermos sonhar.

Por conta disso que as pessoas começam bem jovens a perseguirem os seus sonhos e a batalharem por eles. Apesar das dificuldades, possuem mais espaço para buscarem tudo aquilo que precisam e desejam e se transformarem.

Será que você tem algum propósito?

Caso duvide que tenha um propósito de vida, utilize objetivo, finalidade ou meta no lugar. Propósito se mostra como algo mais direcionado, já que expressa o seu desejo intenso em alcançar algo. Em suma, se trata de se questionar em que lugar quer estar e ter a força necessária para te levar lá.

Leia Também:  Ética para Platão: resumo

Aos que não possuem um propósito definido, é possível se contentar com qualquer ação que resolvam tomar. O indivíduo não possui uma noção construída daquilo que quer fazer e se acomoda no que é conveniente por hora. Em muitos casos, é por conta dessa acomodação que se cria uma zona de conforto e pouca vontade de arriscar.

Se você se pergunta qual é a sua meta, passe a se questionar o que te falta na sua vida e em que lugar pode chegar. Desafie a si mesmo a experimentar um momento de liberdade e fazer escolhas mais decisivas e audaciosas. Mesmo que não encontre as respostas de imediato, terá a base que precisa para defini-las mais à frente.

Não existe idade para se ter propósito de vida

Muitas pessoas se questionam se realmente possuem um propósito de vida quando se comparam com os outros. Isso porque, de forma incrível, alguns indivíduos conseguem muito rápido o que desejam. Enquanto isso, há aqueles que passam muito tempo tentando se encontrar e se colocar.

Se for o caso, tenha em mente que as metas, o ambiente e esforço variam de pessoa para pessoa. Em relação aos que conseguiram mais rapidamente, pode ser que o presente momento era favorável demais aos planos. Que se fosse em outra ocasião, talvez não tivesse dado certo.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

De um modo geral, evite se comparar aos outros e alimentar qualquer frustração por causa disso. Independente da idade e condições disponíveis, sua primeira meta é justamente definir o seu propósito da maneira que deseja. Feito isso, vai alcançar as ferramentas que precisa e dar a energia necessária para que aconteça no seu tempo.

Dicas

A fim de ajudar a encontrar uma vida de propósito, preste atenção nas dicas abaixo. Por meio delas poderá selecionar os pilares que precisa para montar o seu propósito de vida. Comece por:

Liste o que deseja fazer

Pense e anote tudo aquilo que você gostaria de se tornar e fazer, de modo que isso te traga satisfação e realização. A exemplo, se quer independência financeira, o que está fazendo agora para ajudar nisso. Inclua na lista tudo aquilo que te mantém empolgado, atraído a fazer e a relevância disso na sua vida.

No que você é bom?

Dê prioridade as coisas que já possui domínio e tranquilidade para fazer, sendo elas suas habilidades. Por exemplo, se é bom com gerenciamento, escrita, comida ou possui facilidade de ensinar, veja sonhos relacionados com isso. Respectivamente, pode se tornar empresário, redator/escritor, chef ou até mesmo professor.

Seja específico sobre suas razões

Se ajuda, faça uma lista que defenda a sua motivação em encontrar o seu propósito. Com isso, você poderá se manter focado, se lembrando da razão em fazer esforço para algo tão grandioso. Assim que a desmotivação surgir, procure a mesma lista para reafirmar a sua vontade.

Como seria o seu dia de trabalho ideal

Em relação à sua rotina de trabalho, pense nas coisas que te deixariam feliz em sua rotina. Conecte isso com suas tarefas, a forma como lida com isso interna e externamente e os resultados possíveis. Claro, não fique ansioso, trace apenas possibilidades para que possa agir sobre.

20 Exemplos de propósito de vida nobres

Abaixo traremos alguns breves exemplos de propósito de vida que foram muito nobres em sua construção. Isso porque a meta foi direcionada do criador até outras pessoas, gerando mudanças e incentivos aos demais. Para se inspirar, começamos por:

Leia Também:  Princípio do Prazer e da Realidade para Freud

1 – Uma cadeira de rodas ou equipamento importante para os filhos

Um pai com filha portadora de necessidades acordava todos os dias com a meta de dar a ela uma cadeira de rodas. Segundo ele, sempre viveram com a ajuda de outros e se sentia mal pela garota não ter algo próprio. Por isso que se esforçava todos os dias para economizar com o trabalho até realizar essa meta. Um outro pai também construiu uma máquina para o filho portador de necessidades especiais.

2 – Formação de empreendedores

Muitas pessoas se formaram apenas para ajudar outras a se destacarem no mercado e virarem empreendedores. Especialmente em comunidades carentes, esse tipo de ação tem ajudado novos talentos a lidarem com as demandas de mercado.

3 – Atuação na educação

Professores, tutores ou qualquer pessoa envolvida na formação da nova sociedade.

4 – Atuação na Saúde

Médicos, enfermeiros e assistentes fazem parte desse time.

Alguns outros propósitos

  • 5 – Tornar-se um cuidador
  • 6 – Atuar como terapeuta
  • 7 – Criar uma ONG
  • 8 -Dar assistência à população carente
  • 9 – Resgatar e cuidar de animais carentes
  • 10 – Entreter pacientes nos hospitais
  • 11- Mudar a dinâmica de mercado para favorecer as escolhas dos consumidores

12 – Ofertar oportunidades de crescimento aos demais

É um exemplo disso quem possui um negócio e abre vagas, acreditando nas habilidades em vez de apenas a experiência do candidato.

  • 13 – Ensinar a tocar instrumentos sem cobrar nada ou pouco por isso
  • 14 – Dar aulas de dança a públicos específicos, como idosos ou deficientes
  • 15 – Ajudar alguém a se sentir melhor consigo mesmo participando disso

Pense nas pessoas que ajudam outras a perderem peso, melhorar autoestima, lidarem com problemas pessoais.

  • 16 – Incentivar a cultura, abraçando projetos sociais como patrocinador ou participante
  • 17 – Valorizar o próprio meio social, a fim de garantir a expansão do conhecimento sobre o mesmo

São exemplos disso as pessoas que divulgam costumes, cultura e as pessoas da própria cidade onde moram.

  • 18 – Atuar ou fundar empresas com meios de produção sustentáveis
  • 19 – Unir o comércio à distribuição de refeições e alimentos em ótimo estado ao público carente se o utilizado diariamente for excedente ou não

A doação de marmitas ou alimentos avulsos a ONG’s ou diretamente à população necessitada é uma excelente maneira de por em prática um propósito de vida abençoador.

20 – Investir em crescimento pessoal

Investir em si mesmo também é um objetivo nobre quando se tem uma vida limitada e o desejo de mudar isso.

Considerações finais sobre propósito de vida

O propósito de vida serve para que a sua passagem por aqui tenha um significado e sentido transformadores. Não que você precise mudar as leis da física ou algo parecido, então sem pressão. Contudo, precisa valer a oportunidade única de fazer acontecer tudo aquilo que imagina a si mesmo.

Tenha em mente o impacto que vai causar quando fizer as suas escolhas, pensando na sua projeção. De um modo bem positivo, pode inspirar outras pessoas a procurarem mais e o melhor para elas mesmas. Ajudará a manter uma corrente de construção de metas e desejos que mudam e ajudam a evoluir os próximos tempos.

Para te ajudar a encontrar o seu propósito de vida, se inscreva em nosso curso 100% online de Psicanálise. Com o apoio dele, você pode refinar as suas escolhas, detectar seus obstáculos e investir no seu próprio potencial. A Psicanálise pode ser a luz que você precisa a fim de clarear suas opções e escolher aquelas que mais favorecerão sua evolução pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 16 =