frases de Lacan

25 melhores frases de Lacan

Posted on Posted in Uncategorized

Jacques Lacan tem um espaço extremamente importante para a teoria da Psicanálise. Faculdades, institutos e profissionais ao redor do mundo se concentram em entender como ele enxergava o comportamento humano e o tratamento para problemas dos mais graves aos mais simples. Tendo em vista que ele deixou um amplo legado no tocante ao conhecimento, selecionamos 25 frases de Lacan para você ter um primeiro contato com suas propostas!

25 frases de Jacques Lacan

Em nossa seleção de frases de Lacan, faremos uma breve discussão de algumas das citações que escolhemos. Você verá que elas estão separadas por grupos de conteúdo com temas semelhantes. Dessa forma, você pode fazer uma leitura mais focada em assuntos de seu interesse caso assim queira. Boa leitura!

5 frases de Lacan sobre o outro

1 – Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou.

Bom, começamos a nossa seleção de frases de Lacan trazendo algumas reflexões simples que, muitas vezes, nós fazemos sem pensar. Quem nunca, em uma briga, disse que era responsável pelas coisas que falou, mas não pelo que o outro ouviu?

É bacana enxergar esse raciocínio não só na hora de discutir. Saiba que tudo o que você está dizendo está livre para que os outros interpretem como bem entenderem. Você pode controlar o seu discurso, poli-lo de modo a controlar suas possíveis interpretações. Contudo, você não tem controle sobre como as pessoas recebem cada palavra. Saber disso é fundamental para o desenvolvimento da sensibilidade.

2- Amar é dar o que não se tem a alguém que não o quer.

Nesse caso, o que é o amor, não é mesmo? Você já não o tem e dá esse sentimento a alguém que não o quer. Como ser feliz então? Para Lacan, você não se torna feliz no amor quando ama, já que o amor é nada mais do que uma ilusão. Aquilo que enxergamos no outro são maneiras de satisfazermos mutuamente necessidades e carências.

Nesse contexto, amar seria uma disposição mútua de satisfazer aquilo de que o outro necessita. Como o outro não tem, você dá; como você não tem, o outro lhe satisfaz.

3 – Amo em ti algo mais que tu.

Na esteira do que dissemos acima, quando você ama, não ama a pessoa. Aquilo que você enxerga e ama é a capacidade de ser satisfeito em suas próprias necessidades. Contudo, veja que não é necessariamente um desejo egoísta. Trata-se também de ver a possibilidade de se dispor para satisfazer o que parece faltar no outro. Em Lacan, o amor parece um arranjo confortável que tem o objetivo de satisfazer ilusões.

4 – O papel da mãe é o desejo da mãe. É capital. O desejo da mãe não é algo que se possa suportar assim, que lhes seja indiferente. Carreia sempre estragos. Um grande crocodilo em cuja boca vocês estão – a mãe é isso. Não se sabe o que lhe pode dar na telha, de estalo fechar sua bocarra. O desejo da mãe é isso.

Tendo em vista que amar é ter desejo, isto é, ser satisfeito e buscar satisfazer, a questão do amor materno se torna extremamente complexa na psicanálise lacaniana. É possível que os limites da satisfação do desejo do outro sejam rompidos, de modo a trazer consequências catastróficas para a relação entre mães e filhos. Quanto mais profundos são os laços do amor, mais delicadas se tornam as nuances do relacionamento.

Leia Também:  Especial dia do Livro: 5 Livros que falam sobre Psicanálise

5 – O amor é impotente, ainda que seja recíproco, porque ele ignora que é apenas o desejo de ser.

Considerando tudo o que já foi dito, o amor pode ser recíproco, resultando em um relacionamento bacana. No entanto, o sentimento precisa ser esclarecido. Não se trata do conjunto de fatores que observamos nas comédias românticas, mas apenas de desejo. É desejo de ser, de receber, se pertencer. Amar é desejar. 

5 frases sobre desejo

Aproveitando que a discussão acima acabou nas nuances do desejo, acompanhe conosco 5 frases de Lacan sobre o desejo!

  • 6 – O desejo enquanto real não é da ordem da palavra e sim do ato.
  • 7 – Existe algo de inconsciente, ou seja algo da linguagem que escapa ao sujeito em sua estrutura e seus efeitos e que há sempre no nível da linguagem alguma coisa que está além da consciência. É aí que pode se situar a função do desejo.
  • 8 – Se existe um objeto de teu desejo, ele não é outro senão tu mesmo.
  • 9 – O desejo é a essência da realidade.
  • 10 – Proponho que a única coisa da qual se possa ser culpado, pelo menos na perspectiva analítica, é de ter cedido de seu desejo.

5 frases de Jacques Lacan sobre a vida

Agora que está um pouco mais por dentro do que Lacan pensava sobre desejo, que tal descobrir seus pensamentos sobre a vida? Você verá que em alguns momentos sua percepção sobre a experiência humana é bruta, até mesmo um pouco direta demais. Contudo, tente enxergar cada uma das frases de Lacan como uma nova maneira de analisar experiências de vida!

  • 11 – Eu aguardo. Mas não espero nada.
  • 12 – Cada um alcança a verdade que é capaz de suportar.
  • 13 – Amor é trocar nada por coisa nenhuma!
  • 14 – Não fica louco quem quer.
  • 15 – É a verdade do que esse desejo foi em sua história que o sujeito grita através de seu sintoma.

5 frases sobre o inconsciente

Não poderíamos deixar um texto sobre as frases de Lacan não abordar um tema tão caro para os psicanalistas, que é o inconsciente. Provavelmente você já sabe o que Freud pensava sobre isso, ou até mesmo para Carl Jung. No entanto, será que você conhece as ideias lacanianas? Confira algumas delas abaixo!

  • 16 – O inconsciente é estruturado como uma linguagem.
  • 17 –  As pulsões são, no corpo, o eco do fato de que há um dizer.
  • 18 – Há incontestavelmente gozo no nível em que começa a aparecer a dor.
  • 19 – O inconsciente é um fato, na medida em que se sustenta no próprio discurso que o estabelece.
  • 20 – Afinal, não é do discurso do inconsciente que colhemos a teoria que o explica.

5 das mais famosas frases de Jacques Lacan

Acreditamos que você já conheça bastante sobre a teoria lacaniana a partir das frases de Jacques Lacan que trouxemos aqui. Para terminar este texto, comentamos brevemente 5 das mais famosas. Confira!

21 – Quando o ser querido vai longe demais na traição a si mesmo e persevera no engano a si mesmo, o amor deixa de segui-lo.

Como já mencionamos, o desejo de satisfazer e ser satisfeito está muito ligado ao que Lacan pensa sobre o amor. É importante não enganar a si mesmo nesse sentido e saber identificar o que compõe o desejo envolvido em cada amor.

Leia Também:  Personalidade para a Psicanálise: Uma Teoria

22 – Só se sente culpado quem cedeu ao seu desejo.

É interessante investigar porque ceder aos desejos traz culpa. Para Lacan, é um fato que isso acontece.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


23 – Toda arte se caracteriza por um certo modo de organização em torno de um vazio.

Por esse motivo, para Lacan é importante usar a arte como forma de análise.

24 – Pode-se amar alguém não só por aquilo que tem, senão, literalmente, por aquilo que carece.

Aqui voltamos à discussão que estabelecemos logo no início do texto. Você ama aquilo de que sente falta e se submete a contribuir com a falta do outro.

25 – Pode existir algo que justifique a fidelidade, que não seja a palavra penhorada?

Se o amor é uma ilusão, ou melhor, um contrato de que desejos serão atendidos, a fidelidade é a garantia de que esse contrato não será rompido. Para a teoria lacaniana, a palavra é o centro de tudo, inclusive dessa fidelidade em um relacionamento baseado no amor. Assim, a fidelidade depende da palavra.

Considerações finais sobre frases de Jacques Lacan

Nossa expectativa é de que você tenha se divertido e aprendido muito com a leitura desse texto sobre as frases de Lacan. A proposta teórica do psicanalista é extremamente relevante. Assim, vale a pena investigá-la mais a fundo! Caso tenha interesse, pode fazer isso ao se matricular em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online. Temos o estofo teórico para falar não só da proposta Lacaniana, como de muitas outras que vale a pena conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − sete =