Gestão de pessoas e Psicanálise: principais objetivos

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

O circuito interno de uma empresa é composto por vários integrantes a fim de trabalhar corretamente cada demanda. Contudo, como convergir cada perspectiva, de modo que todos alcem o mesmo objetivo? Esse é o papel da gestão de pessoas, ferramenta de agregamento coletivo.

O que é a gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é uma função de gerenciamento que pretende construir a cooperação entre os funcionários. Com a unificação dos colaboradores, a empresa pode traçar metas reais para serem alcançadas mais adiante. Apesar de encontrarmos o objetivo do grupo como um todo, cada um também é trabalhado individualmente.

Entretanto, os objetivos de cada empresa não visavam diretamente os empregados de forma individualizada. Em tempos anteriores, outros modelos de organização preenchiam a concepção do que seria a evolução dentro de uma organização. Contudo, propostas arcaicas foram abolidas em favor de um modelo que realmente conseguisse projetar o grupo.

Dessa forma, a gestão de pessoas ampliou a perspectiva em torno dos funcionários de uma organização. Eles passam a ser vistos como colaboradores reais, parceiros de verdade. A visão empobrecida da força de trabalho dá lugar para uma concepção humanizada da relação entre patrão e empregado. Eles se tornam aliados de fato.

Perfil

Cada empresa exige um determinado perfil para que uma pessoa possa trabalhar com ela. Comprovado que este se encaixa nos quesitos exigidos, é somado ao quadro de funcionários. Além do currículo contendo toda a formação profissional, o mesmo deve se adequar em comportamento. Seu interior deve ser compatível aos princípios do lugar.

Assim que este entra na empresa, se espera que invista o seu capital humano condensado no trabalho. Com base na expectativa gerada na entrevista e avaliações, a organização espera determinada qualidade no que este entrega. Ainda assim, deve se prontificar a dar o retorno necessário que este também espera.

Para que todos se comportem de acordo com o perfil esperado, é preciso ouvir as demandas externas e internas. Fazer uso de capacitação contínua, deixando os colaboradores motivados e adaptados com novas tecnologias. A partir daí, monitorar a qualidade do trabalho executado. Agregue valor ao empregados e eles retribuirão.

Objetivos

A gestão de pessoas auxiliada pela Psicanálise pode revitalizar a forma de trabalho dentro de uma empresa. Com isso, a mesma otimiza o seu recurso humano e capital financeiro, garantindo melhores respostas ao seu esforço. É preciso que seja trabalhada de forma contínua para que os seguintes resultados permaneçam:

Promover o crescimento da equipe

Essa expansão somente é possível graças a contribuição da Psicanálise. Isso porque a psicoterapia promove um olhar mais atento à própria natureza do indivíduo. Dessa forma, este pode sair de um esforço isolado e passar a contribuir adequadamente com o grupo. O contato humano passa a ser mais sensível, colaborativo e prazeroso.

Palestras voltadas à relação humana

O objetivo das palestras aqui é lapidar continuamente os esforços humanos a fim de promover desenvolvimento coletivo. Com isso, o trabalho em grupo se mostra mais proveitoso e satisfatório. Consequentemente, dá uma perspectiva mais humanizada à empresa em relação aos seus funcionários.

Serviço de coach

A ideia do coach visa contribuir na criação de metas individuais e coletivas que possam agregar a todo o grupo. Dessa forma, proporciona uma diretriz a cada trabalhador e faz com que este saia de onde está. O crescimento pessoal e profissional aqui é trabalhado de forma conjunta.

Monitoração

De nada adianta implementar mudanças e deixar que as mesmas prossigam sozinhas. Uma empresa de excelência observa constantemente como anda o seu fluxo laboral. A ideia é elaborar uma resposta adequada sempre que algum empecilho surja no caminho de todos. Ademais, parabeniza o esforço constante da equipe em manter aquele ritmo.

A Psicanálise no ambiente de trabalho

A gestão de pessoas busca trabalhar a melhor conexão dos colaboradores com as funções que exercem. Porém, o contato interpessoal também é lapidado, de modo a trabalhá-los internamente. Isso proporciona reações adequadas em cada etapa da produção, visando um maior controle de si e das próprias emoções.

Isso somente é alcançado quando se inclui a Psicanálise no meio do trabalho. A psicoterapia garante a cada indivíduo um olhar mais aberto a si mesmo. Dessa forma, eles conseguem entender as suas motivações pessoais e em relação ao trabalho. Sabendo quem são, descobrem o que podem fazer.

Graças a isso, se faz de suma importância incluir a Psicanálise no ambiente laboral. A ideia aqui é promover uma expansão da consciência de cada pessoa, de modo a construir uma rede. Assim, todos podem unir forças e trabalhar em conjunto de forma honesta e sadia. Cada um dará o melhor de si e trabalhará para melhorar aspectos sem atenção.

Leia Também:  O que é Vida Sexual Ativa?

Benefícios

Quando se instala a gestão de pessoas dentro de uma empresa, em pouco tempo já é perceptível as diferenças. É notável como as forças se convergem, nutrindo todo o nicho a um caminho próspero e com retorno. Não só a empresa ganha, mas principalmente os funcionários recebem a nota. Em geral, costumam:

Sentirem-se motivados

Ao contrário de quem não aplica o sistema, a empresa acaba retribuindo devidamente cada colaborador. Elas investem neles porque finalmente conseguiram encontrar o potencial de cada um. Aos funcionários, é perceptível a entrada de recursos físicos e morais neles. Dessa forma, trabalham muito motivados e satisfeitos com o reconhecimento.

Resultados

Com o melhor e maior gerenciamento dos recursos humanos, a empresa acaba por usufruir de resultados mais vigorosos. Como cada participante entende sua função, tem seu valor reconhecido e recebe apoio, lhe restando ser excelente. Não que isso seja um peso, de forma alguma, pois sabem que são referências ali.

Contato humano

Os funcionários passam a se verem como um grupo, não como rivais distantes. Através do processo de gestão de pessoas, cada um pode contar com o outro. Assim, conseguem construir soluções adequadas às difíceis demandas que surgem. Ademais, conseguem se sensibilizar de forma pessoal quando um deles está incapaz de contribuir.



A gestão de pessoas proporciona um olhar mais sensibilizado da empresa em relação aos funcionários. A partir de agora, eles figuram um posto indispensável de construção social e resultados positivos. Por meio deles que a empresa pode dar repetidos avanços, afim de expandir o seu negócio.

Com tudo o que leu aqui, cabe se valer do sistema para moldar adequadamente o seu modo de trabalho. Não apenas a equipe passa a pensar de forma conjunta, mas também colaborativa e agregadora. De forma infantil até, traçamos um paralelo saudável a um formigueiro: todas cooperam, se ajudam e usufruem.

A fim de lapidar melhor a sua perspectiva ao trabalho, se inscreva em nosso curso de Psicanálise 100% online. Como viu acima, a Psicanálise proporciona um olhar mais atento à sua própria essência. Com isso, você adquire um autoconhecimento capaz de iluminar cada pilar necessário à sua evolução pessoal e profissional.

Nosso curso é feito via internet, dando mais flexibilidade ao estudante na hora de aprender. De casa ou mesmo no trabalho nas horas vagas, você pode revisar o conteúdo sempre que quiser. Mesmo nesse sistema de estudo, nossos professores te auxiliam constantemente, a fim de lapidar corretamente o seu potencial.

Ao término, terá em mãos um certificado impresso e já pode aplicar suas habilidades no trabalho. Garanta a chance de promover um crescimento pessoal e de sua equipe, potencializando a gestão de pessoas. Faça nosso curso de Psicanálise.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + onze =