9 grandes pensadores que você precisa conhecer

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Pelo calendário da história, encontramos diversas pessoas que mudaram o mundo com suas reflexões. Assim, graças a elas, conseguimos alterar paradigmas e romper barreiras, fazendo com que haja mais comunhão de ideias e pessoas. Confira uma lista com 9 grandes pensadores que mudaram o rumo da sociedade.

Sigmund Freud

Começaremos a lista de grandes pensadores por um que até hoje tem o seu trabalho em relevância. Freud desafiou diversas convenções conservadoras a fim de defender o seu ponto de vista a respeito do comportamento humano. Dessa forma, abriu caminho através da Psicanálise e construiu um dos maiores movimentos em saúde mental que já existiram.

Muitas pessoas ainda discutem o trabalho do psicanalista no mundo moderno. Isso porque seus posicionamentos a respeito da saúde e comportamento foram vitais para compreender melhor a essência do ser humano. Contudo, sem as ideias de Freud, certamente levaríamos mais tempo para compreender alguns conceitos usados nos mais variados campos.

Angela Davis

Angela Davis continua a ser uma dos principais expoentes do pensamento e movimento negro norte-americano. Professora e filósofa, defendeu os direitos civis da população negra nos EUA. Além disso, Angela se mostrou uma dedicada feminista ao defender fortemente os direitos das mulheres em geral.

Não o bastante, seu trabalho também traz uma reflexão a repeito do sistema carcerário do país. Ela defendia que a pena de morte se extinguisse naquele lugar, dada à situação social que este se encontrava. Assim sendo, percebe-se que Davis e seu trabalho carregam um incrível poder de reflexão sobre as feridas das sociedade. Muitos de seus pensamentos estão condensados no livro A democracia de abolição.

Blaise Pascal

Altamente habilidoso, Blaise Pascal demonstrava habilidades prodigiosas no campo da Matemática, Física, Teologia e Filosofia. De início, focava o seu trabalho nas Ciências aplicadas e naturais, ajudando a construir um estudo significativo sobre fluidos. Isso inclui conceitos sobre vazio e pressão, expandindo o trabalho de Torricelli.

Graças a ele, conseguimos o primeiro protótipo de calculadora no mundo. Além disso, Pascal também sustentou um trabalho de proposições sobre as verdades, argumentando que esta dificilmente seria alcançada. Uma de suas frases mais conhecidas é “O coração tem razões que a própria razão desconhece“. Assim, muitos indicam que essa frase condensa sua doutrina.

Monica de Bolle

Figurando a lista de grandes pensadores do mundo contemporâneo, Monica de Bolle é a única representante latino-americana feminina do PIIE. Através do Peterson Institute for International Economics, Monica entrega reflexões a respeito da economia brasileira e mundial. É defensora de reformas concisas que beneficiem de verdade a população do país.

Com uma visão pessimista ao momento, Monica concluiu que o Brasil não resolverá seu problema com a economia. Assim, preciso que algumas reformas substanciais no panorama atual intervenham sobre isso. Segundo ela, apenas assim encontraremos uma saída ao problema. Monica também transmite uma mensagem muito forte a respeito da desigualdade social.

Friedrich Nietzsche

Já na lista dos grandes pensadores clássicos, temos Friedrich Nietzsche, filósofo, poeta, escritor, filólogo e músico. Nietzsche criticava veementemente os padrões da cultura, filosofias ocidentais e religiosas da sua época. Nesse caminho, mostrou que a libertação só viria quando o pensamento de cada pessoa estivesse livre de controles morais e culturais.

De certo modo, Nietzsche era um exemplo claro de anarquista em favor dos cidadãos. O pensador não reagia bem a qualquer tentativa de controle que quisessem colocar sobre a massa. Graças a isso, Nietzsche conseguiu influenciar uma nova geração de filósofos e pensadores que possuíam as mesmas ideias críticas que ele.

René Descartes

Dentre os grandes pensadores da história, temos aqui o considerado fundador da Filosofia moderna. René Descartes foi um filósofo e matemático francês que defendeu a inclusão de uma ciência universal e unitária. A partir daí, rumou o método científico da época para uma roupagem e aplicações mais modernas.

Seu trabalho envolve os caminhos para se chegar a um conhecimento maior de forma mais direta. Nesse caminho, defendia a análise, princípios, crescimento e revisões constantes a fim de se obter um resultado satisfatório. Descartes afirmava que o processo só estaria feito por completo quando nada de importante ficasse omitido.

Aristóteles

Filósofo grego de grande magnitude, Aristóteles é tido como um dos maiores e grandes pensadores da história. Seus pensamentos baseados pela filosofia carregam uma estrutura completamente original e ajudaram a reformular a tradição grega. Graças a ele, foi arquitetado um modo de pensar que perfurou a barreira do tempo nos próximos séculos.


Leia Também:  Olhar Reflexivo para a Frase “Não somos senhores em nosso próprio lar”

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Mesmo após milênios, seus escritos e ideias ainda são fortemente consultados na pesquisa do pensamento humano. Assim, nesse caminho, se destacam o uso da lógica, metafísica, ética, Psicologia, política… Etc.

Sócrates

Sócrates esculpiu o seu nome na tradição filosófica do ocidente, sendo a ele creditado o conceito de filosofia ocidental. Desde os seus estudos mais antigos que a essência da natureza humana é trabalhada. Levou para frente a análise sobre o comportamento e pensamentos que cada um de nós nutre interiormente.

Sócrates se mostrou um pensador que inovou na abordagem e tópicos trabalhados. Assim sendo, diferente de muitos, ele não queria ensinar, mas, sim, fazer com que as pessoas encontrassem a própria verdade. Os ensinamentos dados por meio se dividem em:

Primeira fase: Ironia ou refutação

Ele abusava da ironia como forma de estimular o pensamento dos ouvintes.

Segunda fase: Maiêutica

Aqui procurava derrubar a verdade falsa e fazer com que as pessoas encontrassem a própria luz.



Platão

Um dos mais conhecidos discípulos de Sócrates. No entanto, repartiu o próprio conhecimento, se tornando o tutor de Aristóteles, repassando as ideias de Sócrates e incluindo as suas próprias ao futuro. Encerramos a nossa lista de grandes pensadores com o homem que trabalhou temas, como:

  • Politica;
  • Ética;
  • Metafísica;
  • Teoria das ideias.

Grandes Pensadores: Comentários finais e um convite

Mesclamos em uma lista grandes pensadores que revolucionaram a maneira de pensar da sociedade. Entre nomes de personas históricas e as que ainda estão construindo o seu caminho, deixamos claro que não se trata de um ranking. Assim, cada uma, em sua área, contribuiu e contribui significativamente ao crescimento de nossa história.

Portanto, vale muito a pena captar alguns pensamentos emitidos por eles. Procure por seu trabalho, sua herança no mundo. Se os seus pensamentos atingiram uma longevidade tão grande, certamente carregam um valor de mesma magnitude.

Dessa forma, para se aproximar deles e melhorar a sua experiência com a leitura psicanalítica e social, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise. Nosso curso te aproxima dos fundamentos da psicoterapia e dá margem para a inclusão de novas ideias no mundo moderno.

Todas as aulas são transmitidas de forma online, entregando o melhor conteúdo sobre o tema. Contudo, professores altamente qualificados te ajudam a se aproximar do conteúdo. Graças ao apoio deles, você nunca perde nada de importante. O melhor é que receberá um certificado ao fim do curso que comprova a sua excelente qualificação na área.

Garanta já a chave de um futuro de compreensão e satisfação plena física, mental e emocional. Assim, faça o nosso curso de Psicanálise e conheça muitos outros grandes pensadores que mudarão sua perspectiva com suas descobertas!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 10 =