Grupoterapia: conceito e métodos

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

Você certamente já ouviu expressões como “a união faz a força” ou “uma mão lava a outra”. Elas são tão repetidas que muitas vezes podem até parecer vazias de significado. No entanto, quando nós colocamos essas ideias em prática, nós vemos que elas realmente têm sentido. Tendo em vista essas frases, nós decidimos escrever este artigo sobre grupoterapia, também conhecida como terapia em grupo ou psicoterapia em grupo.

Um outro modo de lidar com os seus problemas

É normal que as pessoas se isolem quando elas sofrem algum trauma. Também é comum que um indivíduo que possui algum transtorno não se sinta à vontade para conversar sobre seus problemas. No entanto, é importante que essas pessoas saibam que elas podem lidar com a sua dor e com as suas questões internas de um modo mais efetivo.

Uma das saídas possíveis para elas é a consulta com um psicólogo. No entanto, nós queremos incentivar aqui uma alternativa que privilegie o contato com mais pessoas. Não pense que estamos tentando invalidar os tratamentos realizados individualmente. De fato, o primeiro passo para cuidar da sua saúde mental é procurar um profissional que esteja habilitado a te ajudar.

Porém, por que se limitar a apenas uma forma de tratamento quando você pode aproveitar dos benefícios de todas elas? A grupoterapia também é válida porque ela permite que os participantes do grupo compartilhem as suas experiências entre si. Além disso, a cada encontro, essas pessoas têm a oportunidade de conhecer modos diferentes de lidar com os seus problemas.

Outro benefício da terapia de grupo é a possibilidade de um indivíduo falar sobre as suas questões com outras pessoas sem precisar se preocupar com julgamentos. O objetivo da interação que ocorre nas sessões é propiciar a troca de experiências entre os integrantes do grupo. Por essa razão, o psicólogo busca tornar o momento da terapia um espaço de acolhimento e segurança.

Como funciona a grupoterapia

Você já deve ter ouvido falar das sessões que ocorrem na comunidade dos Alcoólicos Anônimos. Não raro, elas são retratadas em filmes. Cada integrante do grupo tem a oportunidade de falar um pouco sobre as suas experiências e de escutar também o que o outro tem a dizer. As psicoterapias em grupo propiciam momentos semelhantes a esse.

As sessões são mediadas por um psicólogo, que participa das reuniões fazendo questionamentos, mostrando caminhos e direcionando a discussão. Além disso, esse profissional também organiza a conversa, dando espaço para que todos aqueles que queiram falar tenham a oportunidade para isso.

Os integrantes do grupo são incentivados a sugerirem soluções para os problemas apresentados na sessão levando em conta as suas experiências. Por essa razão, é ideal que as pessoas que estão participando do grupo se identifiquem com ele. Caso elas se sintam deslocadas, dificilmente conseguirão estabelecer alguma comunicação efetiva.

É importante mencionar que quem define o tamanho do grupo é o psicoterapeuta. Em geral, ele tem no mínimo três integrantes. Além disso, cada sessão dura em torno de 1 hora e 30 minutos. Vale afirmar que as grupoterapias são mais baratas que as terapias individuais. Por ter um preço mais acessível, muitas pessoas recorrem a esse tipo de tratamento.

Tipos de grupoterapia

É importante mencionar que nem todas as grupoterapias tem a mesma proposta. Há grupos que são livres e grupos que são temáticos.

Grupos livres

Nesse tipo de grupo, os temas são variáveis. Assim, indivíduos que sofrem com diferentes problemas têm a oportunidade de interagir nas sessões. Essa forma de tratamento é importante porque, ao conhecer histórias diferentes das suas, as pessoas podem refletir sobre os seus problemas a partir de novos pontos de vista.

Grupos temáticos

Nesse tipo de terapia, as pessoas discutem temas específicos. Nesse sentido, existem diferentes tipos de grupos. Há, por exemplo, aqueles que discutem a obesidade e há outros que tratam sobre o uso de drogas. É importante favorecer a interação entre as pessoas que passam por problemas semelhantes. Isso porque elas podem compartilhar métodos de lidar com eles.

Considerações finais

Como você pôde ver, a psicoterapia em grupo é uma excelente opção de tratamento para as pessoas que querem cuidar da sua saúde mental. Nós sabemos o quanto as terapias individuais são importantes para as pessoas. No entanto, elas não oferecem todos os benefícios que podem ser obtidos por meio das grupoterapias.

Leia Também:  Medo de mudar, pavor de mudança

Como nós afirmamos, neste artigo, quando as pessoas participam de sessões livres ou temáticas, elas podem falar sobre os seus problemas sem sofrer constrangimentos. Além disso, elas também têm a oportunidade de refletir sobre a real dimensão do seu problema e sobre como elas podem solucioná-lo. Nós não podemos negligenciar o quanto nós podemos aprender com o relato de outras pessoas.

Agora que você sabe mais sobre a grupoterapia, é importante que você também conheça outros modos de tratamento de doenças mentais. Você pode fazer isso assistindo às nossas aulas do curso de Psicanálise Clínica. São 12 módulos relacionados a essa área, os quais são muito úteis para você conhecer mais sobre a mente humana e o comportamento das pessoas.

Curso de Psicanálise Clínica

É importante mencionar que o nosso curso é totalmente online. Isso significa que você poderá assistir às aulas no momento que for mais conveniente para você. Você não precisará se preocupar em ter que reservar um momento fixo do seu dia para se dedicar aos seus estudos. Certamente essa é uma ótima notícia para pessoas ocupadas que ainda querem investir na sua vida profissional.

Você também precisa saber que, a partir do momento que você ganhar o nosso certificado, você estará habilitado a trabalhar em clínicas e empresas. No entanto, não se preocupe caso você não queira trabalhar na área. O conteúdo das nossas aulas também será proveitoso para você na medida em que ele poderá ser relacionado com os conhecimentos relacionados à sua área de atuação.

Ainda é importante afirmar que nós temos o melhor valor do mercado! Se você encontrar algum curso mais barato e mais completo que o nosso, nós igualaremos o nosso valor ao do concorrente. Por essa razão, não faltam motivos para você se matricular conosco! Não perca tempo!

Se você gostou desse artigo sobre grupoterapia, não deixe de compartilhá-lo com os seus conhecidos. Certamente, há muitas pessoas que podem se beneficiar desse método de tratamento. É por essa razão que as pessoas precisam conhecer mais sobre ele. Também não deixe de ler os outros artigos deste blog.



Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + dezenove =