Relacionamento interpessoal: 5 sinais de sucesso

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Não é surpresa para ninguém que o ser humano precisa se relacionar. Nós somos seres sociáveis. Vivemos em comunidades e precisamos da companhia de outras pessoas para sobrevivermos. Você já pensou em viver sozinho? Sem ter ninguém para plantar alimentos, produzir as suas roupas ou recolher o seu lixo? Não é só por essa razão que nós precisamos do relacionamento interpessoal.

Nós precisamos das outras pessoas para nos mantermos saudáveis mentalmente. Se você já assistiu ao filme Náufrago, você pode se lembrar do recurso que Chuck Noland utilizou para não enlouquecer naquela ilha deserta. A ilusão de que aquela bola de voleibol era um ser com quem ele poderia conversar foi um alento para o sobrevivente.

É importante destacar que a presença de outras pessoas nos anima quando nós estamos tristes e abatidos. Além disso, precisamos ter em mente que não sabemos de tudo. Quando nos falta uma habilidade para realizarmos uma tarefa, podemos contar com o auxílio de alguém que seja mais capacitado para isso. Felizmente, as nossas diferenças nos ajudam muito nesse sentido.

Com quem nos relacionamos

Sabendo da importância de convivermos com outras pessoas, é interessante refletirmos sobre os níveis dos nossos relacionamentos. Tendo em vista que vivemos em sociedade, dividimos as nossas ocupações segundo as nossas capacidades. Há pessoas que trabalham com as finanças e há aquelas que produzem alimentos.

Também existem pessoas que vendem produtos e aquelas que os fabricam. Há pessoas que cuidam da saúde da população e outras que tratam dos animais. Não importa a função dessas pessoas; nós sempre nos relacionamos com elas em algum nível. Se não pudéssemos contar com o seu auxílio, dificilmente nós sobreviveríamos.

No entanto, quando nós falamos de convivência, rapidamente nós nos lembramos de pessoas mais próximas a nós. Exemplos delas são os nossos vizinhos, colegas do trabalho, amigos e família. Todos nós podemos listar inúmeras pessoas com quem nos relacionamos verdadeiramente todos os dias.

Conflitos nos relacionamentos

Apesar de termos consciência das vantagens de vivermos acompanhados de outras pessoas, nós também sabemos que essa convivência também pode nos trazer danos. Nós sabemos da existência de relacionamentos tóxicos e da necessidade de eles serem combatidos. Não é difícil encontrá-los. Eles podem ser identificados dentro dos lares e dos ambientes de trabalho e de estudo.

Para que nós evitemos essa realidade negativa na nossa vida, nós precisamos observar a qualidade do nosso relacionamento interpessoal. Sabemos que é praticamente impossível não entrarmos em conflito com outras pessoas em algum momento da nossa vida. Isso ocorre porque os seres humanos têm modos de pensar diferentes. Mas é possível tomar a decisão de evitar ao máximo esses momentos de tensão.

Tendo isso em vista, nós iremos apresentar aqui 5 sinais para você identificar um relacionamento interpessoal de sucesso. Nós te convidamos a refletir sobre o modo como você convive com as pessoas e a perceber se está na hora de realizar algumas mudanças para melhorar a qualidade dos seus contatos com as outras pessoas.

5 sinais de que você está se relacionando bem

Você se preocupa em ouvir

É importante reservar parte do seu tempo para ouvir as pessoas. Muitas vezes nós gastamos muito tempo das nossas conversas falando de nós mesmos e não prestamos verdadeira atenção no que o nosso interlocutor está falando. Nossas interações ficaram tão superficiais que, quando encontramos um conhecido na rua e perguntamos se ele está bem, nunca iremos esperar que ele diga que não. Não estamos interessados nesse tipo de resposta.

O que nós precisamos ter em mente é que para cultivarmos bons relacionamentos é importante ouvir. E nem sempre precisamos ter algo para falar. Muitas vezes, apenas oferecer um ombro amigo já é o suficiente para mostrar para a outra pessoa que ela é importante e especial.

Você se coloca no lugar do outro

Para se ter um relacionamento saudável, é essencial ter empatia. Nós precisamos ter em mente que as outras pessoas passaram por experiências diferentes que as nossas e, por essa razão, possuem formas diferentes de perceber a realidade. Em vez de nos concentrarmos em termos a razão, faz bem buscar entender a forma como a outra pessoa pensa.

Você reconhece os seus erros

Essa é uma atitude que as pessoas nem sempre estão dispostas a tomar. Nós temos a tendência de apontar os defeitos dos outros e deixarmos de olhar para nós mesmos e de perceber aquilo que nós fazemos de errado. No entanto, quando nós nos mostramos dispostos a mudar, nós criamos essa inclinação nas outras pessoas também.

Leia Também:  Psicanálise nos relacionamentos amorosos

Você toma cuidado com as suas palavras

Muitas vezes nós entramos em conflito com outras pessoas porque nós não sabemos como nos expressar. Muitos problemas poderiam ser resolvidos se as pessoas deixassem as críticas de lado e focassem a sua atenção em buscar soluções efetivas. Dessa forma, tomar cuidado com as nossas palavras é essencial para construir um relacionamento de sucesso!

Você respeita o espaço do outro

É importante saber os nossos limites. Muitas vezes nós invadimos o espaço das outras pessoas por não respeitarmos as suas opiniões e as suas decisões. Às vezes, as pessoas querem um momento para ficar sozinhas e nós a criticamos por isso. É importante que nós saibamos o momento de nos calarmos e nos afastarmos a fim não criarmos conflitos desnecessários com as pessoas que amamos.

Considerações finais sobre relacionamento interpessoal

Nós tentamos te mostrar neste artigo que o ser humano precisa se relacionar com outras pessoas. No entanto, nossa convivência com outros indivíduos nem sempre é saudável. Para que você possa evitar relacionamentos tóxicos e melhorar seu relacionamento interpessoal, te mostramos como melhorar a qualidade das suas interações com as outras pessoas.

Caso você se interesse em ajudar as pessoas a viverem melhor em sociedade, o nosso curso de Psicanálise Clínica online é para você! Nossos 12 módulos têm muito conteúdo relacionado a essa área que te ajudará a entender melhor a mente humana e o comportamento das pessoas. Assim, após o término do curso, você estará apto para trabalhar em clínicas e empresas como psicanalista. 

As nossas aulas são 100% online e todos os módulos podem ser realizados dentro do período de 18 meses. Além disso, não deixe de compartilhar esse artigo sobre relacionamento interpessoal. Também te convidamos a ler os outros artigos deste blog, a fim de que você conheça mais sobre a área da psicanálise.



Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =