como ter hábito de ler

Hábito de leitura: o que é, como ter?

Posted on Posted in Comportamento, Formação

O hábito de leitura pode trazer muitos benefícios para nossa vida, como por exemplo o melhor funcionamento de nosso cérebro, o estímulo à criatividade e a criação do senso crítico.

Mas, infelizmente, o brasileiro tem lido cada vez menos. Segundo dados da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, entre 2015 e 2019 o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores.

Ao longo desse post vamos abordar a importância do hábito de leitura e como trazer isso para a nossa vida. Também falaremos em desenvolver esse hábito e como incentivar os outros à leitura.

A Importância da leitura

A leitura é muito importante em nossa vida, através dela colocamos nosso cérebro para trabalhar. Logo, além de melhorar nossa atividade cerebral e exercitar nossa memória, a leitura também estimula nossa criatividade e melhora nosso vocabulário.

Além disso, a leitura também pode ser considerada um lazer. Escolher um livro com um tema que te agrade e desperte o seu interesse, pode ser um excelente passatempo.

Por fim, com a vida corrida que levamos, o livro pode ser um bom companheiro no transporte público, na sala de espera do médico ou na fila de um banco. Mas, para isso, precisamos fazer da leitura um hábito.

Gerando esse hábito e exercitando o cérebro

Deste modo, várias pesquisas divulgadas afirmam que a leitura é um excelente modo de melhorar nossa atividade cerebral. Na prática, seria como se ler fosse uma atividade física, só que para nosso cérebro.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade americana de Emory, a leitura faz com que nosso cérebro encare os fatos como se estivéssemos vivendo aquela história.

Assim, na velhice a funcionalidade de nosso cérebro tem uma redução considerável de atividade. Porém, essa pesquisa constatou que o hábito da leitura pode reduzir em até 30% essa perda.

Importante desenvolver o hábito desde a infância

No mesmo viés, mas considerando os nossos costumes, o hábito da leitura também deve ser incentivado desde a infância. As crianças aprendem pelo exemplo, então muito mais do que incentivar, os pais devem participar e lerem juntos com as crianças.

Antes mesmo de serem alfabetizadas, é importante ler para as crianças, pois isso ajuda em sua formação. A leitura na infância ajuda a desenvolver a atenção, a memória e o vocabulário dos pequenos.

É um processo de aprendizado e também de diversão. A participação dos pais é muito importante nesse processo, e contribui para um ser humano melhor condicionado quando atingir a velhice.

Incentivar as crianças

Muitos pais tem dificuldades em inserir esse hábito na vida das crianças, mas tem alguns passos que podem tornar isso mais fácil.

O primeiro é a escolha de livros adequados para a idade de cada criança. Antes da alfabetização é indicado livros coloridos, com bastante imagens e vocabulário adequado para eles.

Tornar a leitura divertida é essencial, os pais tem grande papel nisso. Além disso, criar uma rotina de leitura é muito importante para se tornar um hábito.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Criando o hábito de leitura

    Agora, olhando para os adultos, nunca é tarde para adquirirmos novos hábitos, ainda mais quando são dos bons. Independentemente da razão pela qual o seu interesse pela leitura surgiu, saiba que você só tem a ganhar.

    Leia Também:  O que é Relacionamento Interpessoal?

    Ademais, através da leitura o adulto também passa a conhecer um novo mundo e gozar de muitos outros benefícios e privilégios que só os livros nos proporcionam.

    Outrossim, o aumento na concentração, a melhoria na escrita e na fala, o aumento da criatividade, todas essas qualidades você consegue através da leitura. E, de certa forma, isso tende a impactar a sua vida pessoal e profissional.

    Barreiras para a leitura

    Diante de tantos benefícios, por que há barreiras para a leitura? A pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, mostra que 43% dos entrevistados apontaram a falta de tempo como a principal barreira para o hábito da leitura.

    Somado a isso, a falta de incentivo e o valor dos livros também são empecilhos que atrapalham o brasileiro quando o assunto é leitura. Mas com um pouco de empenho é possível superá-los.

    Abaixo separamos algumas dicas que podem tornar a leitura um hábito em sua vida e tornar essa prática mais prazerosa daqui em diante.

    A escolha do tema

    Muitas vezes a leitura passa a ser considerada uma atividade chata na fase escolar. Isso porque somos obrigados a ler sobre assuntos que não nos interessam.

    Essa obrigatoriedade é o que nos causa aversão a leitura. Então uma dica é justamente escolher temas que nos agradam. Logo, você não precisa ler clássicos ou artigos científicos, caso não goste dos temas.

    Desta forma, a leitura boa é aquela que nos dá prazer, que prende a nossa atenção e nos dá vontade de continuar. Não existe leitura menos ou mais importante. Você deve decidir o tema conveniente. Apenas, não deixe de ler.

    Ler nas horas vagas e criar metas

    Mais um fato é a correria diária; perdemos muito tempo dentro de ônibus e metrô no trajeto de casa para o trabalho. Ocupar esse tempo ocioso com os livros é uma boa dica.

    Essa atitude ajuda o tempo a passar mais rápido e transformar sua viagem mais agradável. Colocar metas diárias de leitura é um bom método para se transformar em um leitor assíduo.

    Por fim, estipular cinco ou dez páginas por dia é um bom começo, seu cérebro te impulsiona a bater essas metas. Quando menos esperar, você vai estar lendo cada vez mais.

    Leitura coletiva

    Também pode-se considerar uma leitura acompanhado. É muito mais fácil e divertido. Ter alguém para discutir sobre os temas e ver um ponto de vista diferente ajuda a tornar a leitura mais prazerosa. Por isso, é importante pensar nesse tipo d eleitura também.

    Por isso, existem vários clubes do livro que também facilitam essa atividade. Nesses clubes é sempre proposto um cronograma, uma agenda diária, então de certa forma a leitura se torna um compromisso.

    O acesso a literatura

    Adiante, com o momento em que o país enfrenta, comprar livros é o último gasto que o brasileiro vai ter, é compreensível. Entretanto existem algumas alternativas pra isso.

    A maioria das cidades possui a nossa velha e conhecida “biblioteca”. Esse é o meio mais fácil e sem custo algum para ter acesso aos livros. É só apresentar um documento de identificação e escolher a obra que quiser.

    Porém existem outros meios, a Amazon por exemplo disponibiliza um excelente catálogo gratuito de livros online. Tem também sites de troca de livros, é só se cadastrar e recebe-los em casa.

    Isso é um prazer que une pessoas

    Seja livro físico ou digital, seja um clássico ou um gibi, independente de sua preferência, o hábito da leitura só tem a acrescentar em sua vida. Além de aumentar nosso conhecimento, a leitura nos une e nos faz pensar.

    Leia Também:  O que é Consentimento? Conceito, significado, sinônimos

    “Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo.” Hermann Hesse

    Se você gostou desse post sobre o hábito de leitura e seu impacto em nossas vidas, entre em nosso site e se inscreva em nosso curso de psicanálise 100% online.

    Torne-se um profissional de destaque e requisitado pelo mercado de trabalho! Com este curso você vai poder expandir ainda mais o seu conhecimento e adquirir ou aprimorar o seu próprio hábito de leitura.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *