Você já ouviu falar da hipnose ericksoniana? Então, para saber mais sobre esse assunto, confira o nosso post!

O que é hipnose ericksoniana

Posted on Posted in Terapias, tratamento

Você já ouviu falar da hipnose ericksoniana? Ela foi desenvolvida pelo Dr. Milton H. Erickson, um psiquiatra e hipnoterapeuta. Para saber mais sobre esse assunto, confira o nosso post!

O que é hipnose ericksoniana?

A Hipnose Ericksoniana é uma técnica muito usada pelos coaches. Assim, o intuito é de ajudar as pessoas a terem uma alta performance profissional e pessoal. Aliás, essa hipnose é um método poderoso que visa maximizar os resultados do processo de coaching.

Nesse sentido, este tipo de hipnose usa linguagens inconscientes. Assim, permite que as pessoas conectem-se com as áreas mais profundas de suas personalidades. Para chegar a este ponto, a técnica parte da seguinte premissa.

Ou seja, aponta que todos os indivíduos têm a possibilidade de solucionar os seus problemas com os recursos encontrados dentro de si mesmos. Com isso, podem ocorrer mudanças poderosas para todo e qualquer tipo de situação.

Saiba mais…

A Hipnose Ericksoniana causa uma espécie de estado de transe mental por meio:

  • da respiração;
  • da postura corporal;
  • do tom de voz e do ritmo da fala, respiração e postura corporal.

Ademais, o principal foco do método é de fortalecer o poder pessoal da pessoa. Desse modo, para que ela possa vencer as suas batalhas, sempre deverá respeitar a sua história e suas experiências.

Embora essa hipnose use a mente na sua forma inconsciente, a pessoa não perde a consciência durante o processo.

Benefícios da hipnose ericksoniana

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) explica que essa hipnose é um recurso metodológico auxiliar à psicologia. Caso seja conduzido por profissionais capacitados, a técnica beneficia como auxílio à psicoterapia. Além disso, pode trazer vários benefícios, tais como:

  • ajuda no estado de ansiedade;
  • alívio de dores;
  • superação de medos, fobias e traumas;
  • auxílio nos quadros de estresse e depressão;
  • controle de maus hábitos, como o consumo excessivo de álcool e tabagismo.

Por fim, a Hipnose Ericksoniana, quando aplicada ao Coaching, causa benefícios e maximiza os resultados do processo de coaching. Veja:

  • ter acesso à mente inconsciente, em que as verdadeiras mudanças acontecem;
  • permite potencializar a capacidade de aprender, criando e recriando hábitos mais saudáveis;
  • ter novas habilidades de questionamentos mais inovadoras.

Os princípios básicos da Hipnose Ericksoniana

Para entender mais sobre a hipnose ericksoniana, vamos explorar os princípios básicos dessa técnica. Então, confira nos próximos tópicos.

1. Abordagem indireta

Antes de mais nada, essa hipnose tem uma abordagem indireta. Ou seja, o hipnoterapeuta não dá ordens para o sujeito, mas sim sugestões sobre o que ele pode ou deve fazer. Até mesmo, ajuda a refletir sobre as suas questões pessoais.

2. Jogo interacional

A hipnose parte da premissa que é necessário haver um diálogo para progredir. Por isso, a pessoa não irá apenas ouvir, mas também irá falar sobre os seus problemas que queira solucionar.

Leia Também:  Neurose de transferência: significado em Psicanálise

3. Passo a passo

Embora as pessoas queiram resolver os seus problemas de forma rápida, a hipnose acredita em pequenas mudanças. Então, dia após dia, a pessoa irá realizar algumas alterações e não mudanças bruscas.

4. Foco no sintoma

Outro princípio que tem uma ligação com as pequenas mudanças é este aqui. Isso porque ele foca em resolver os pequenos sintomas. Dessa forma, a pessoa conseguirá resolver o problemas como um todo.

5. Respeito e empatia

O hipnoterapeuta tenta agir com a pessoa da mesma forma que ele gostaria que fizessem com ele. Então, por isso, ele sempre tratará o indivíduo com acolhimento e muito respeito.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    6. Cooperação

    Essa parceria entre o hipnólogo e o indivíduo é algo tão importante para que haja sucesso nesta hipnose. Então, o profissional tem a função de entender o problema da pessoa e o ajuda a solucioná-lo.

    7. Terapia estratégica

    Cada pessoa é única. Por conta disso, ela é capaz de desenvolver as soluções que tanto precisa. Além disso, o papel do hipnoterapeuta é facilitar esse processo de procura pessoal.

    8. Comunicação clara

    Por fim, é necessário haver uma comunicação clara entre o hipnólogo e o indivíduo. Por isso, as palavras e os gestos devem ser precisos, para que a pessoa esteja consciente de tudo o que está acontecendo.

    Entenda mais sobre a hipnose ericksoniana…

    Portanto, a hipnose ericksoniana é uma técnica segura e moderna, que traz benefícios para a promoção tanto da saúde física, quanto mental. Contudo, para usufruir dessas vantagens, é preciso que o hipnólogo seja capacitado para conduzir a hipnose com responsabilidade.

    Mitos e verdades sobre as hipnoses

    Assim como qualquer outra hipnose, a desenvolvida pelo Dr. Milton H. Erickson também traz certas dúvidas sobre a técnica. Afinal, o que vemos em filmes e séries traz uma ideia um pouco diferente do que realmente são. Então, veja o que é mito e o que é verdade sobre as hipnoses.

    Hipnose é a mesma coisa que estar dormindo.

    Mito! A hipnose não é a mesma coisa que estar dormindo, já que as duas coisas usam estados de consciência muito diferentes. Para confirmar essa ideia, nós não temos a capacidade de controlar nossos pensamentos enquanto estamos dormindo.

    Afinal, durante uma sessão de hipnose, a pessoa precisa de foco e concentração daquilo que está ocorrendo.

    A hipnose pode ser utilizada como terapia.

    Verdade! A hipnose também pode ser utilizada para fins terapêuticos, por conta disso é chamada de hipnoterapia. Aliás, essa sessão sugere que a pessoa seja conduzida a outro estado de consciência.

    Hipnose ericksoniana: a pessoa pode ficar presa no “estado de transe”.

    Mito! Caso esse seja o seu medo, não é necessário ter preocupação. Veja bem, no nosso dia a dia, sempre estamos em estado de transe diversas vezes. Seja estudando, vendo um filme ou fazendo outra tarefa que precisa de atenção plena.

    Embora a pessoa hipnotizada sinta uma profunda sensação de relaxamento, ela está consciente. Com isso, pode sair desse estado a qualquer momento que desejar.

    A pessoa pode falar algo que não gostaria durante uma sessão de hipnose.

    Mito! Por mais que essa seja a preocupação de muitas pessoas, isso é impossível de acontecer. Afinal, a pessoa não fará nada de forma inconsciente ou que vá contra os seus valores e princípios. Então, imagine o seguinte: se um desconhecido te pedir o endereço da sua casa, claro que você não daria.

    Leia Também:  Setembro Amarelo: Precisamos falar sobre o Suicídio

    Logo, a maneira que você se comporta de forma consciente será igual a de inconsciente. Ou seja, só irá realizar aquilo que te deixa confortável.

    Considerações finais sobre hipnose ericksoniana

    Por fim, te convidamos a conhecer o nosso curso online de Psicanálise Clínica. Com as nossas aulas, você poderá aprender a desenvolver sobre conhecimento. São 18 meses de curso em que o estudante terá acesso: teoria, supervisão, análise e monografia. Tudo isso com os melhores professores do mercado.

    Além disso, você irá entender mais sobre assuntos como o tema deste post de hipnose ericksoniana. Então, não perca essa oportunidade de mudar a sua vida! Inscreva-se já e comece ainda hoje!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *