euforia passageira

Hipomania: euforia passageira com prevalência à depressão

A hipomania trata-se de um estado de euforia passageira, sendo uma das principais características do transtorno bipolar, onde se prevalece a depressão. Embora parecidos, a hipomania e a mania possuem características diversas, que precisam ser analisadas em específico, para a pessoa ter o diagnóstico e tratamento adequados.

De antemão, saiba que as causas e sintomas da hipomania se apresenta em inúmeras formas. Por isso, se você quer aprender mais sobre os seus detalhes, para entender se está passando por este problema ou quer ajudar alguém, acompanhe este artigo até o final.

O que é hipomania?

A hipomania pode ser caracterizada como uma mania mais leve, de forma a afetar em menor escala a vida da pessoa, tendo em vista que seus sintomas são de menor intensidade. A pessoa está com uma energia inesgotável, com sensação de bem-estar excessiva, quando também são característicos problemas para dormir e aumento da libido.

Porém, ela deve ser analisada com atenção especial, pois é uma das características do transtorno bipolar, com prevalência à depressão. Neste caso, principalmente, quando acontece oscilação entre episódios de hipomania e depressão, onde é reconhecido como bipolaridade secundária ou também chamada de Tipo 2.

Em suma, a hipomania é uma condição caracterizada por humor, pensamentos e comportamentos anormalmente eufóricos. Durante um episódio de hipomania, uma pessoa pode apresentar alegria, animação, irritação ou extravagância incomuns.

Além disso, outros sinais podem incluir inquietação, falar muito, distração, diminuição no tempo necessário de nosso e, por fim, foco intenso em uma atividade específica.

Diferenças entre hipomania e mania

A mania é descrita como uma euforia intensa que se manifesta por sintomas como agitação, irritabilidade, delírios, alucinações e gentileza exagerada. Já a hipomania é um quadro leve da mania, com menor impacto na vida do paciente e, geralmente, mais fácil de controlar.

Assim, no caso de hipomania, a pessoa apresenta-se mais irritada, impaciente, agressiva e falante do que o normal, mas ainda tem disposição para realizar tarefas diárias. Nesse ínterim, vale destacar que o transtorno bipolar é caracterizado pela oscilação entre crises de mania ou hipomania e episódios depressivos.

Saiba, desde já, que ao se alternarem episódios maníacos e depressivos, a doença é denominada transtorno bipolar primário ou tipo 1. Ao passo que quando há oscilação entre hipomania e depressão, trata-se de transtorno bipolar secundário ou tipo 2.

Quais são as causas da hipomania?

hipomania-causas

Primeiramente, a hipomania tem como uma de suas principais causas o desenvolvimento do transtorno bipolar. Entretanto, ela poderá advir de outros causas, como, por exemplo:

• depressão;
  • estresse intenso;
  • efeito colateral de medicamento;
  • privação de sono;
  • uso de drogas ou álcool;
  • predisposição genética;
  • fatores bioquímicos no cérebro.

Hipomania e transtorno bipolar

Quando uma pessoa com transtorno bipolar vivencia um episódio de hipomania, ela pode experimentar sentimentos de felicidade, energia e vivacidade por vários dias. Porém, na sequência, a mesma pessoa tende a se sentir deprimida e, até mesmo, envergonhada com suas atitudes durante o episódio de hipomania.

Pode acontecer, inclusive, da pessoa, durante o período de hipomania, assumir responsabilidades que não conseguirá assumir ou até se esquecerem do compromisso firmado. Além disso, após dias de hiperatividade e sono insuficiente, as pessoas que sofrem com crises de hipomania, resultantes de transtorno bipolar, podem se sentir extremamente cansadas e letárgicas.

Sobremaneira, é fundamental para quem sofre de transtorno bipolar compreender quais são seus gatilhos que desencadeiam as crises de hipomania. Como, por exemplo, ser o uso de substâncias, a falta de sono ou o estresse. Pois, se uma hipomania tiver início, o indivíduo pode usar estratégias de enfrentamento que serão eficazes para diminuir alguns dos sintomas.

Quais são os principais sintomas do hipomaníaco?

hipomania sintomas

Antes de tudo, vale reiterar que a hipomania é considerada um transtorno menos intenso do que a mania. Assim, seus sintomas incluem altos níveis de energia, ansiedade, inquietação e impulso descontrolado, mas são percebidos em níveis menores que os presentes na mania.

No geral, os episódios hipomaníacos costumam durar apenas alguns dias ou semanas. Porém, ainda que a pessoa consiga lidar com esse distúrbio, é recomendável que se procure um profissional para reduzir os efeitos nocivos em sua vida pessoal e profissional. Afinal, a hipomania, assim como a mania, pode ser prejudicial à saúde mental e induzir a tomada de decisões perigosas.

Ainda mais, importante enfatizar que não existe uma relação direta entre hipomania e transtorno bipolar. Assim, nos casos suspeitos, a recomendação é buscar uma consulta psiquiátrica para que seja possível realizar um diagnóstico correto e, consequentemente, iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Contudo, dentre os principais sintomas da hipomania, podemos destacar os seguintes:

• autoestima elevada, porém, sem episódios delirantes;
    • diminuição na necessidade de sono;
    • falta de concentração;
    • prática de atividades específicas, mais objetivas e direcionadas;
    • agitação psicomotora;
    • se envolver em atividades arriscadas, que podem trazer consequências negativas graves.