História da Psicologia

História da Psicologia: da origem à atualidade

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Hoje em dia é uma ciência aclamada, mas a Psicologia passou por diversos estágios até a sua consolidação. Bem antes de ser chamada assim, o seu conceito já se formulava em diversas abordagens até o seu aperfeiçoamento. Por isso, conheça mais sobre a história da Psicologia e quais assuntos ajudaram para que ela conseguisse o alcance que tem hoje. Então, confira!

A Psicologia dos filósofos

A história da Psicologia mostra que ela não surge como ciência, mas, sim, ramo filosófico. Pelo menos até ter independência muitos anos depois. De acordo com estudos, ela tem a vida comum, sonhos, comportamentos e impulsos inerentes a todos nós.

O registro mais antigo da palavra Psicologia está em livros do século 16. Traduzindo do grego:

  • psique significa “alma”;
  • logos indica “doutrina” ou “fundamentos”.

Em relação à “alma”, fica entendido que sejam os princípios de cada fenômeno da mente e espírito de alguém. Os conceitos e ideias modernas sobre o funcionamento da mente vem da filosofia grega. Tanto que um dos pilares da Psicologia como ciência vem do médico grego Alcmeão de Crotona durante o século 6 a.C. Segundo ele, a “vida mental é uma função do cérebro”.

Alcmeão

Continuando a história da Psicologia por Alcmeão, ele analisou as ações da mente como imaginação, memória, pensamento, entre outras coisas. Algo relevante aos seus próprios alunos Aristóteles e Platão que apoiaram e deram continuidade à ideia de Sócrates. Contudo, eles não davam muito crédito para a existência da alma.

Nisso, acabaram por enfatizar na capacidade do homem em raciocinar, o catalogando como animal racional. Para Platão, é importante descobrir a função da mente no controle comportamental, sendo o primeiro do dualismo em Psicologia.

Nisso, considerava substâncias e materiais espirituais, tendo a mente e corpo como antagônicos independentes, mas sem esclarecer isso. Além disso, esse dualismo de Platão acabou superado por Aristóteles, já que esse uniu pensamento psicológico aos estudos naturais. Ao fim, estabeleceu a ideia de que a alma e o corpo são entes inseparáveis.

Buscas

Aristóteles teve uma ideia de que a mente se origina das atividades psicológicas. Ademais, era preciso saber os processos psicológicos que ajudam ao experimento do ambiente. Por fim, tal ideia era sólida para verificar graças à base científica e a estruturação da proposta.

René Descartes surge com o resgate da ideia de que a alma humana e o corpo estão separados. De acordo com ele, o corpo físico poderia continuar o seu trabalho sem que a alma fizesse supervisão. O próprio ato de duvidar mostraria que tem a alma independente e o pensar como função dela.

Com o avanço da vista científica sobre a filosofia, essa acabou por perder a sua relevância, assim como a alma. Daí a Psicologia passou a ser o estudo da mente humana. Isso porque também a palavra mente era menos vaga e indireta do que alma e se manteve assim por um tempo.

Um lar próprio

Wilhelm Wundt marca seu nome na história dessa área pela fundação do primeiro instituto de Psicologia em 1879, em Leipzig. Por meio daqui, muito profissionais se formaram e se capacitaram para estudar a mente. Mudando a ideia de espírito por consciência, focou suas experiências nos eventos conscientes e adotou a metodologia de introspecção.

A Psicologia, após um período, acaba por ganhar um impulso. Tinham um empenho em validar apenas trilhas científicas a esse assunto. Qualquer metodologia ou abordagem alicerçada em especulações acabava descartada.

Isso acabou por influenciar na criação de diversas escolas de pensamento ao longo do tempo. Por exemplo, Behaviorismo e Psicanálise. A estruturação dessas escolas acabou levando a diversas abordagens para saber comportamento humano em seus próprios termos.

No Brasil

Em meados do século 19, a Psicologia estava em diversas áreas brasileiras, se ligando com outras áreas do saber. Dentro da própria Medicina e Educação, por exemplo, tinha uma preocupação com os fenômenos psicológicos. Com isso, a Psicologia passou a ser vista diferente das outras, sendo um campo específico do saber.

O livro Investigações de Psychologia, de Eduardo Ferreira França se mostra como a primeira obra da área lançada em 1854. Em 1897 começa a história da Psicologia no Brasil a Psicologia experimental. Ao longo dos anos, muitos pesquisadores iniciaram as atividades em laboratórios de pesquisa, sendo os primeiros em São Paulo e Belo Horizonte.

A emancipação

Waclaw Radecki ajudou a emancipação da Psicologia no país ao publicar diversos livros. Além das pesquisas e obras publicadas sobre o tema, Radecki criou o primeiro modelo de ensino superior em Psicologia. E no ano de 1946, uma portaria reconhece o diploma de psicólogo, mas só em 1962 que o curso recebe aval do MEC.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Em 20 de dezembro do ano de 1971 a Lei n° 5.766 criou os Conselhos Regionais e Federais de Psicologia. Mas isso sem contar a regularização da profissão.

    Você está gostando do nosso post? Então, comente abaixo o que você está achando! Além disso, continue lendo para saber mais.

    Abordagens psicológicas

    Na história da Psicologia pelo mundo ajudou a criação de outras abordagens. Agora, vamos ver cada uma delas é o que elas são:

    Estruturalismo

    Estuda de experiências conscientes, indicando a responsabilidade do cérebro e sistema nervoso sobre elas. Fazendo um estudo sistemático da mente, acabou por estudar os sentimentos, sensações e imagens para estudar sua estrutura.

    Psicologia Humanista

    Em suma, a pessoa é mais valorizada aqui, estando o comportamento à mercê da nossa vontade. Ao invés de focar em experiências, foca nos problemas humanos.

    Funcionalismo

    William James que trabalhou nessa ideia. Ele defendia o funcionamento da mente como algo importante. De acordo com os seguidores, a mente sempre se adaptará ao meio externo.

    Psicologia da Gestalt

    “Forma” ou “configuração” podem ser o significado de Gestalt e tem como objetivo enxergar a mente como um todo, e não partes. Nisso, a pessoa perceberia algo como um todo, algo a ser refletido em suas sensações. A exemplo, uma mesa de madeira seria vista como um todo, e não um conjunto de peças distintas.

    Behaviorismo

    É a ciência que foca no comportamento da pessoa, sendo baseada em observação e verificação. Os reflexos condicionados, os elementos comportamentais, seriam aprendidos graças a alguns estímulos. JB Watson, criador dessa escola, declarava que uma criança poderia ser o que ela quisesse com base nos estímulos aqui aplicados.

    Psicanálise

    Uma das mais famosas, a Psicanálise se concentra sobre o modelo psíquico humano normal, sendo fundada por Freud. O campo de atuação dele é o inconsciente, buscando tudo aquilo que fica escondido, porém nos influencia. Assim, fazia uma análise integral com base nos comportamentos avessos das pessoas em suas variadas crises.

    Você está gostando do nosso post? Então, comente abaixo o que você está achando! Além disso, continue lendo para saber mais.

    Frases sobre a psicologia

    Para finalizarmos o assunto, vamos te indicar oito frases sobre a psicologia. Pois vale a pena, se você tem interesse nessa área tão importante, ter algumas mensagens para te ajudar a pensar.

    “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.” – Freud
    “Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!” – Freud
    “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.” – Jung
    “Não me pergunte quem sou e não me diga para ficar o mesmo.” – Foucault
    “Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou.” – Lacan
    “O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.” – Maslow
    “Saiba todas as teorias, saiba todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” – Jung
    “Quanto menos se sabe sobre alguém, mais corremos o risco de construir a sua imagem de maneira distorcida, aumentando-a ou diminuindo-a.” – Jung

    Você gostou do nosso post? Então, comente abaixo o que você achou! Além disso, ao final do nosso texto, temos um convite para você!

    Considerações finais

    Em suma, essa área surpreende pelo “curto” espaço de tempo ter estar em diversas partes. Durante os seus quase 150 anos, deu origem a diversos processos investigativos para sabermos mais sobre a mente humana. Além disso, dado o empenho, conquistou a independência para atuar e com reconhecimento.

    Até hoje muitas coisas vêm sendo descobertas sobre a área entregando teorias para que possamos nos conhecer mais. Por isso, é uma das passagens mais importantes do meio científico para se saber a estrutura humana e em qual ponto poderemos chegar.

    Além da Psicologia, o nosso curso online de Psicanálise Clínica pode garantir o crescimento que temos buscado. Aliás, com ele você terá mais conhecimentos sobre si mesmo. Por fim, sendo parte importante da história da Psicologia, a Psicanálise é uma ferramenta de reforma pessoal. Então, não perca essa chance de saber mais e melhorar a sua vida!

    2 thoughts on “História da Psicologia: da origem à atualidade

    1. Roseli Aparecida da Rocha rrocha disse:

      Olá é a base do começo, da psicologia, sendo um estudo muito rico em aprendizado, -nos conteúdo dos grande filósofo e psicanálise!

    2. Gabriel Xavier Pereira disse:

      post extremante rico em conhecimento

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *