dinâmicas de Grupo

3 Dinâmicas de Grupo rápidas passo a passo

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Por vezes, a falta de entrosamento e conhecimento entre uma equipe pode impedir que ela trabalhe corretamente. Não apenas no sentido laboral, mas afetar a exploração do potencial sozinhos e em grupo. Apresentaremos três dinâmicas de grupo em passo a passo e o efeito que trazem a uma equipe.

O que são dinâmicas de grupo?

As dinâmicas de grupo se tratam de atividades de interação para que se consiga determinada meta em um meio específico. O propósito é fazer a conexão dos membros participantes enquanto eles são avaliados conforme a sua performance e interação. A fim de conseguir colaboradores específicos, as empresas costumam usá-las no processo seletivo.

Com isso, as características de uma pessoa ficam mais acessíveis de observar e ver se encaixa ao que a vaga pede. Sem contar que as dinâmicas de grupo para empresas contribui para complementar o que não foi obtido em etapas anteriores. Ainda que essa seja a mais recorrente, não é a única aplicação das dinâmicas na empresa.

Mesmo após a contratação essas dinâmicas podem ser utilizadas aos colaboradores periodicamente. A proposta aqui acaba se direcionando a outros objetivos, algo que falaremos à frente.

Por que se dedicar na realização dessas dinâmicas?

O principal propósito das dinâmicas de grupo é promover o estímulo ao relacionamento interpessoal na empresa. Com isso, os colaboradores podem interagir de modo mais leve e com cumplicidade. No ambiente de trabalho haverá menos exigência entre eles e o espaço para trabalho complementar entre a equipe.

Como deve imaginar, a rotina dentro do ambiente laboral costuma ser corrida e até desgastante. Nisso, acaba por faltar tempo para cuidar de tudo por conta da carga excessiva que acaba acumulada. Entretanto, mesmo as dinâmicas de grupo rápidas entre reuniões contribuem diretamente com  a renovação dos trabalhadores.

Porém, a aplicação dessas atividades precisa ser natural, não funcionar como uma imposição. Isso é importante para que não sintam pressão e fiquem abertos ao que é indicado dentro da empresa.

Exemplos de dinâmicas

Trazemos aqui três dinâmicas de grupo simples e fáceis de serem aplicadas e trabalhadas. Vamos a elas:

Dinâmica bate bola

Formando uma grande roda e com distância entre si um dos participantes deve pegar um bolinha e jogar para outro colega. Quem pegar a bolinha fala um pouco de si, sobre trabalho, hobby, apelidos e outros itens a serem escolhidos. Quem deixar a bolinha cair ou jogá-la para alguém que já se apresentou paga uma punição divertida.

Além de promover integração, é possível conhecer mais o outro e se aproximar dele cotidianamente.

Dinâmica das mãos dadas

Os participantes devem unir as mãos, formando uma grande roda e devem memorizar quem estava ao lado direito e esquerdo. Ao ouvir um sinal, devem se dispensar livremente pela sala enquanto o orientador faz demarcações no chão. Quando outro sinal for dado devem se unificar de novo em cima de cada figura desenhada.

Feito isso, devem tentar lembrar com quem estavam de mãos dadas no início e alcançá-los novamente. Assim, podem fazer quase tudo para alcançar os dois colegas com quem se segurou antes. A proposta é valorizar o trabalho de grupo e mostrar que assim conquistar os objetivos fica mais fácil.

Dinâmica do desafio

O orientador deve dividir igualmente duas equipes e todos formam uma roda intercalando os membros de cada uma. Feito isso, entregará uma caixa preta contendo desafios previamente escolhidos, passando a caixa de mão em mão ao toque do sinal. Quando um novo sinal tocar, quem estiver com a caixa na mão deve dizer se fará ou não o desafio a ser descoberto.

Leia Também:  Introspectivo: 3 sinais da personalidade introspectiva

Aceitando e fazendo a prova com sucesso, a equipe à qual participa pontua. Caso erre, perde e se quiser passar a caixa adiante, recusando o desafio antes de saber qual é, nada acontece. Porém, a recusa pela atividade só poderá ocorrer 3 vezes em cada time.

Sobre a caixa, os desafios precisam ser variados e incluir algum bônus entre eles pela coragem em aceitar o desconhecido. A mensagem é que fiquem abertos aos desafios e que não devem se acomodar, se motivando sempre.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Metas

A aplicação das dinâmicas de grupo são muito valiosas como meio de enriquecer a própria equipe. Por meio disso podem revitalizar a sua forma de trabalhar e se relacionar com os colegas na empresa. Sem contar os benefícios, como:

  • Entender o que passou despercebido no processo seletivo;
  • Buscar e alimentar lideranças;
  • Fazer a integração de novos trabalhadores na empresa;
  • Mostrar o valor do trabalho em equipe;
  • Alimentar a interação entre os membros da equipe;
  • Ouvir dicas sore melhorias no ambiente;
  • Implementar e garantir uma diretriz nova na equipe;
  • Trazer destaque a alguns valores da entidade;
  • Fazer a competição sadia e estimulante;
  • Relaxar toda a equipe;
  • Buscar necessidades entre eles e atendê-las;
  • Por fim, saber sobre os talentos dessas pessoas.

Recompensas

As metas descritas acima são praticamente benefícios encontrados no uso das dinâmicas em grupo para motivação. Entretanto, os ganhos costumam ser muito maiores e extremamente gratificantes aos envolvidos. Quando isso é aplicado continuamente, acaba se conquistando:

  • Fazer um recrutamento preciso de cada funcionário;
  • Construir gestores e líderes capacitados;
  • Alcançar a melhora no ambiente organizacional;
  • Melhorar a comunicação interna;
  • Conseguir um contato bem mais próximo entre cada membro da empresa;
  • Diminuir os atrasos e faltas injustificados;
  • Reformar a produtividade e motivar a equipe.

Como fazer para incentivar a equipe?

O incentivo da equipe acontece quando os gestores fazem com que se sintam valorizados e importantes ali. Isso acontece, por exemplo, quando as opiniões deles podem ser levadas em conta ao desenvolvimento laboral. Um bônus por produtividade e metas atingidas, a exemplo, mantém o grupo atento e ativo quanto àquilo que tem de produzir.

Isso pode vir em valor monetário ou mesmo para o incremento pessoal do funcionário na carreira. Ademais, um dos bônus mais vantajosos são os cursos de especialização para lapidar o que já sabem e aprender coisas novas. O uso das dinâmicas de grupo tornam o relacionamento chefe/colaborador mais próximo, produtivo e estreito.

As dinâmicas, mesmos mais simples, são perfeitamente eficazes para se conquistar esses ganhos mútuos. Tanto os funcionários quanto os gestores precisam se engajar e participar do trabalho.

A importância do trabalho em equipe

A empresa não vai funcionar sem uma equipe integrada, sendo ela a alma do negócio, literalmente. Quando os funcionários são muito bem assistidos e incentivados, os ganhos da entidade costumam ser altos e variados. O poder das dinâmicas de grupo é avassalador para que isso seja palpável no cotidiano.

É preciso que entreguem o seu melhor, contribuindo aos ganhos coletivos da ideia. Complementam-se, de modo que precisem um do outro para a etapa de cada atividade e produto possa dar certo. Atuar em conjunto significa não pensar em si mesmo e focar nos interesses comunitários do coletivo.

Considerações finais sobre dinâmicas de grupo

Uma empresa sem as dinâmicas de grupo é como uma criança na escola sem um professor para guiá-la. Assim, embora essa comparação seja simplista, os funcionários demandam de uma atenção contínua nas suas atividades. Por meio dessas dinâmicas, eles podem ser reformulados e orientados a entregarem o melhor de si.

Leia Também:  Sonhar com aranha segundo a Psicanálise e a cultura popular

Dessa forma, investir nessa proposta traz retorno e reformas relevantes à construção do ambiente de trabalho. Não apenas a empresa sai no ganho, como os funcionários e o mercado em geral com pessoas preparadas.

A fim de complementar as atividades empresariais, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise Clínica. O autoconhecimento obtido e a capacidade de análise que você irá adquirir farão mudanças grandiosas nesse e em qualquer outro meio. As dinâmicas de grupo ganharão um reforço da Psicanálise para intensificar o seu poder de transformação no ambiente organizacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 6 =