Você sabe o que significa idiota? Então, confira no nosso post o que é e quais são as características de uma pessoa assim.

Idiota: significado da palavra e comportamento característico

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Conceitos e Significados

Para algumas essa palavra pode ser um palavrão ou ser uma expressão que é pouco desagradável. Contudo, você sabe o que significa idiota? Então, confira no nosso post o que é e quais as características de uma pessoa assim.

O que significa a palavra idiota?

A primeira pergunta que fazemos aqui para iniciar o nosso post é o que significa idiota? Segundo o dicionário online Dicio, a palavra se refere a uma pessoa que não tem inteligência, bom senso e discernimento.

Além disso, usamos essa palavra para qualificar um indivíduo que diz tolices ou coisas sem nexo. Também utilizamos essa expressão para distinguir uma pessoa que é muito pretensiosa ou demonstra uma vaidade excessiva.

A origem da palavra é grega que vem da expressão “idiótes”. A tradução para a nossa língua seria uma pessoa que não tem habilidade profissional, algo oposto àqueles que têm algum trabalho especializado.

Quais as características de uma pessoa idiota?

Como dito no tópico anterior, a palavra idiota vem do grego e era usada para designar as pessoas que se dedicavam apenas os seus assuntos particulares. Ou seja, diferente daqueles cidadãos que participavam dos assuntos de ordem pública ou que tinham algum cargo público.

Contudo, com o passar do tempo, o termo começou a ser usado de forma depreciativa para qualificar uma pessoa sem educação, simples e ignorante. De forma popular, uma pessoa idiota é um tolo ou imbecil. Além disso, é um sujeito desprovido de bom senso e de inteligência.

Por fim, uma pessoa idiota possui ações que não são aceitas pela maioria da sociedade. Sendo que suas atitudes geralmente são denominadas idiotices.

Idiota para a psicologia

Essa palavra também está presente na área da psicologia. Isso porque esse termo obsoleto para um sujeito que tem um atraso mental profundo. Além disso, para a psiquiatria, o idiota é aquele individuo que sofre de “idiotia”. Isto é, um diagnóstico para quem tem um grau alto de atraso mental. Isso está ligado às lesões cerebrais.

Por fim, o portador desta patologia possui capacidades vitais reduzidas num estado muito parecido ao coma.

Livro: O Idiota, de Dostoiévski

O autor russo Fiódor Dostoiévski escreveu uma obra intitulado de “O Idiota”. O livro apresenta a história do Michkin, um homem que tem epilepsia. Ele é um homem muito bom e humanista que sempre tem atitudes de grande paixão. Entretanto, as pessoas o veem como um idiota.

Michkin é tão bondoso com os demais que, em certo momento da história, ele é chantageado por um homem que afirma ser o filho ilegítimo dele. Contudo, no momento em que esse malfeitor é desmascarado, Michkin faz amizade ao invés de punir o culpado.

Por conta dessa “ingenuidade”, ele é classificado com um idiota. Mas mesmo assim, ele aceita esse insulto. O livro é uma boa dica para quem gosta de ler e poder compreender melhor sobre o uso deste termo, além de refletir sobre essa questão de ser idiota e benevolente.

Como identificar um idiota?

No nosso dia a dia, estamos sempre sujeitos a encontrar pessoas assim. Mas mesmo com todas as características citadas no post, como podemos distinguir um idiota no nosso convívio?

Vale ressaltar que todas as pessoas em algum momento já pode ter feito o papel de idiota. Às vezes, podemos ser ignorantes sobre um determinado específico, afinal não sabemos de tudo. As pessoas idiotas geralmente possuem tais características:

  • arrogância;
  • prepotência;
  • autoritarismo;
  • soberba.

Esses indivíduos gostam de poder e sempre querem estar mascarados como se tivessem com uma coroa na cabeça. Isso porque eles não querem ser percebidos como indesejados pelos demais.

Exemplos

Algumas atitudes tomadas no cotidiano por essas pessoas facilitam na identificação. Um exemplo, é quando o indivíduo exige ser chamado de “doutor” por conta de sua profissão. Ou, ainda, quando ele tenta furar fila seja no supermercado, no cinema ou no banco.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Outro exemplo de idiotice é quando no trânsito esses sujeitos colocam as suas músicas bem alto, sem se importar com os demais. Enfim, exemplos de situações que as pessoas idiotas praticam não faltam. Aliás, nos dias atuais é muito comum encontrar indivíduos que sejam assim.

    Como lidar com pessoas idiotas?

    Vale destacar que ninguém está imune de encontrar uma pessoa idiota, seja no âmbito social, profissional ou até mesmo familiar. Por mais que em alguns momentos nós mesmos podemos ser o “idiota” de uma determinada situação, há pessoas que são assim sempre.

    Por conta disso, precisamos aprender a lidar com esses sujeitos. Contudo, é necessário ter em mente algo que comentamos no nosso post. Há pessoas que são idiotas por não terem conhecimento para resolver algo. Assim sendo, esses indivíduos precisam de alguém que os ensine com paciência, sem ser arrogante por ele não saber de uma determinada coisa.

    Já as pessoas que são idiotas pelo fato de acharem que são melhores que os outros precisam de um outro tipo de tratamento. Afinal, existem sujeitos que se comportam desse jeito e que fazem parte do nosso cotidiano. Por isso, veja algumas dicas para lidar com pessoas assim:

    1. É necessário tentar

    A primeira quando vemos um idiota é correr bem longe dele. Mas antes de mais nada é preciso tentar entender o que ocasiona esse tipo de comportamento. Se possível, ser mais benevolente com essas pessoas.

    2. Não revide

    Outra reação quando estamos debatendo com uma pessoa idiota é xingar ou até mesmo agir como um babaca. Então, é necessário ter paciência e respirar fundo antes de falar alguma coisa para esse sujeito.

    Aliás, revide as ideias da pessoa com sabedoria e calma, pois o que um idiota quer é que você discuta com ele. Assim, quem pode sair ganhando seja ele e não você.

    3. Tenha paciência para ouvir

    Pode parecer muito difícil, mas às vezes a pessoa idiota só quer alguém que o escute. Então, desenvolva a escuta empática, que tem como princípio apenas ouvir a ideia da pessoa sem julgá-la. Assim, esse sujeito poderá perceber que muitas das vezes seus pensamentos ou suas atitudes não fazem sentido algum.

    4. Afaste-se de vez da pessoa

    Por fim, mesmo ouvindo e dando algumas orientações, a pessoa não muda de comportamento, é melhor ficar longe. Muitas das vezes sujeitos como esses precisam que as pessoas se mantenham longe para eles se tocarem. Além disso, nós mesmos precisamos ficar afastados desses indivíduos para o nosso próprio bem.

    Considerações finais sobre a palavra idiota

    Esperamos que o nosso post tenha te ajudado a entender mais sobre o que é idiota. Por isso, te convidamos a conhecer o nosso Curso completo de Formação em Psicanálise Clínica. Se você não tiver interesse em clinicar, com as nossas aulas online você poderá desenvolver o seu lado pessoal. Além disso, você entenderá melhor sobre as relações humanas e os fenômenos comportamentais.

    Nesse sentido, a nossa base teórica é fundamentada para que o aluno possa compreender sobre a área psicanalítica. Desse modo, o nosso curso tem 18 meses de duração e você terá acesso à teoria, supervisão, análise e monografia. Por fim, se você gostou do nosso post sobre a palavra idiota, comente abaixo o que você achou.

    3 thoughts on “Idiota: significado da palavra e comportamento característico

    1. Cassio R.Muylaert disse:

      Boa tarde.Muito interessante a explica o sobre Idiota.Não entendi bem como alguém prepotente,autoritário,egoísta e arrogante,que se acha superior,pode ser tolo,como no livro,e ser generoso sempre.Não é paradoxal ?Muito obrigado.Att

    2. José Maria SIEBRA de mesquita disse:

      Após ler com muita ênfase esse conteúdo, descobri que na vida tenho tido muitas atitudes tipo idiota, e fiquei a me questionar..e se eu for um idiota, com fazer para mudar radicalmente, pois minha concepção é sempre agir corretamente sendo mais discreto possível. Porém ao me deparar com um idiota saindo agir com um tal?
      Tipo ser ofendido, devolvendo utilizando da mesma linguagem e posteriormente mesmo sendo ofendido ofereço apoio a ele.
      Como proceder, para mudar meu comportamento, já que não me vejo assim?

    3. Ivo S. G. Reis disse:

      Muto interessante, elucidativo e verdadeiro o seu texto. Faz-me lembrar sobre um outro que escrevi há alguns anos sobre a “burrice”, onde, através de pesquisas, concluí que que a burrice é perigosa e contagiosa. O texto alertava sobre os cuidados a serem tomados ao lidar com essas pessoas. Interessa-me muito assuntos ligados à mente e comportamento humano. Sou graduado em filosofia. Quais os requisitos para matricular-se no seu curso, qual a grade de conteúdos que oferece, preço, prazo de duração, certificação e modalidade. Ficaria grato em receber maiores informações. Lidei por 8 meses com uma cobaia ao vivo no whatsapp (um bolsominion fanático) e tive de defrenestá-lo por concluir “que era impossível convencê-lo por argumentos”). Ele possuía todas as características de um idiota: arrogância, prepotência, autoritarismo, soberba e… burrice).

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *