A imagem de luto é muito presente em diversas culturas. Por isso, neste artigo, nós selecionamos as mais populares. Então, confira!

Imagem de Luto: 10 imagens e fotos que simbolizam luto

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Uma imagem de luto pode significar muitas emoções tristes e indesejadas para a maioria das pessoas e culturas. Contudo, essas imagens e símbolos cumprem um papel muito importante para quem precisa expressar a dor da perda de um ente querido sem utilizar muitas palavras.

Por esse motivo, ainda que utilizar uma imagem de luto não faça parte dos planos de ninguém, é importante conhecê-las. Dessa forma, além de entender um pouco mais sobre as tradições de passagem mais famosas no mundo, é possível identificar mais facilmente pessoas enlutadas ao seu redor — e prestar sua solidariedade e empatia.

Pensando nisso, abaixo listamos algumas das imagens de luto mais populares e o que elas representam neste momento tão delicado. Então, continue a leitura para conferir!

Imagem de luto: a cor preta

Imagem de luto
Aproveite para baixar imagem de luto. (Imagem: Internet)

A cor preta representa elegância, moda e sofisticação, mas é também a cor que mais associamos à morte. Todavia, a associação do preto com a morte remonta aos tempos dos antigos gregos e romanos. Sendo assim, na mitologia grega, a cor era associada a Hades, o deus do submundo que se sentava em um trono negro.

Alem disso, na poesia romana, as palavras hora nigra (hora negra) se referiam à morte. Por este motivo, o preto simbolizava escuridão figurativa e literal. Contudo, ainda hoje em muitas partes do mundo, o preto é usado em funerais ou por pessoas que perderam um ente querido. Não é à toa que muitos usam o preto como perfil com imagem de luto.

O uso de preto em funerais é uma tradição em diferentes culturas. (Imagem: Internet)
Foto de luto: o uso de preto em funerais é uma tradição em diferentes culturas. (Imagem: Internet)

O ceifador

As origens da imagem do ceifador como símbolo de morte.
As origens da imagem do ceifador como símbolo de morte. (Imagem: Internet)

O ceifador é o símbolo mais horripilante da morte, caracterizado por uma figura esquelética. Além disso, o ceifador contém um manto preto com capuz com uma foice em uma das mãos. Assim, este símbolo terrível é de origem europeia, que remonta a Peste Bubônica no século 14.

A Peste Bubônica trouxe luto e morte generalizados por toda a Europa. Portanto, não foi surpreendente porque o ceifador – que tipificou essa pandemia – é um símbolo tão medonho e aterrorizante. Desse modo, a figura esquelética é indicativa de decadência e morte e mais uma vez a cor preta em seu manto e capuz.

Ainda, este é também um símbolo dos homens religiosos que realizavam serviços fúnebres durante aqueles tempos. Naquela época, sua foice simbolizava a colheita dos mortos e a colheita de suas almas.

Significado da cruz

A cruz ao longo da História. (Imagem: Internet)
A cruz ao longo da História. (Imagem: Internet)

Para os cristãos, a cruz pode significar vida eterna e salvação. No entanto, antes do Cristianismo, a cruz era um símbolo infame de tortura, execução e morte. Os romanos, por exemplo, utilizaram-no para crucificar seus criminosos e bandidos.

Além do mais, os romanos também empregaram várias maneiras de punir seus criminosos, incluindo apedrejamento, estrangulamento e queima dos mesmos. Apesar disso, foi a crucificação que enviou uma mensagem ameaçadora aos criminosos dentro do Império Romano.

Ainda assim, nos dias de hoje a cruz permanece sendo o símbolo mais conhecido do mundo.

A cruz é presente em diversos túmulos. (Imagem: Internet)
A cruz é presente em diversos túmulos. (Imagem: Internet)

Borboleta preta como imagem de luto

As borboletas geralmente vêm em várias cores, mas ver borboletas pretas é bastante raro. Em muitas culturas, o aparecimento de uma borboleta negra é sinistro e traz uma mensagem enigmática de morte. Por isso, essa crença é comum em países como China, Filipinas e alguns países da América Central e do Sul.

Leia Também:  Mulheres, feminismo, relacionamento extra-conjugal

 

Os diferentes significados da borboleta preta. (Imagem: Internet)
Os diferentes significados da borboleta preta. (Imagem: Internet)

Todavia, uma borboleta preta brincando ao redor ou em sua pele pode ser um indicativo da morte de um ente querido. No entanto, uma borboleta preta ou mariposa dentro do quarto pode ser um indicativo da morte de uma pessoa amada.

Por esse motivo, alguns mitos celtas e irlandeses incluíam a crença em borboletas negras como representações das almas dos mortos. Ou seja, que não podiam seguir para a próxima vida. Sob outras perspectivas, outras culturas, no entanto associam borboletas pretas com bruxaria.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    O abutre

    O significado por trás do abutre. (Imagem: Internet)
    O significado por trás do abutre. (Imagem: Internet)

    O abutre é verdadeiramente um símbolo de luto, pois onde há um abutre, em geral, há morte. Além disso, o abutre é uma criatura conhecida por se alimentar de carniça.

    Em vista disso, os povos maias viam o abutre como uma expressão da transição dos mortos para uma nova vida. E assim, abutres e morte passaram a ser intrinsecamente associados um ao outro em muitas culturas.

    O corvo como imagem de luto

    O corvo e o símbolo de morte. (Imagem: Internet)
    O corvo e o símbolo de morte. (Imagem: Internet)

    Na atualidade, o corvo é associado a mau agouro, perda e até morte. As penas negras do corvo e o coaxar o fizeram se destacar como um prenúncio da morte. Todavia, no folclore sueco, o corvo está ligado aos fantasmas de pessoas assassinadas que não receberam nenhum enterro cristão adequado.

    Em contrapartida, no folclore alemão, o corvo é um símbolo das almas condenadas. Por outro lado, na mitologia grega, o corvo é o mensageiro de Apolo e está associado ao azar.

    Caveira com ossos cruzados

    Os significados por trás da caveira com ossos cruzados. (Imagem: Internet)
    Os significados por trás da caveira com ossos cruzados. (Imagem: Internet)

    A caveira com ossos cruzados são um símbolo popular da atualidade que representa a morte. Desse modo, o símbolo, que consiste em um crânio humano e dois fêmures cruzados, há muito tempo é associado a morte.

    No entanto, dos séculos 14 a 15, o símbolo era usado para denotar substâncias tóxicas que reforçavam sua associação com a morte. Como resultado, os piratas começaram a usar o símbolo para causar medo nos corações de seus inimigos. Por isso, ainda hoje a caveira com os ossos cruzados representa perigo.

    Imagem de luto: velas

    O ato de acender velas. (Imagem: Internet)
    O ato de acender velas. (Imagem: Internet)

    As velas podem simbolizar muitas coisas, porém, em especial, a morte e o luto. Todavia, o ato de acender uma vela, por exemplo, há muito tempo é praticado em todo o mundo para homenagear os mortos.

    Deste modo, acender uma vela é uma maneira de se sentir conectado com os entes queridos e em paz. Por isso, não é à toa que as velas permanecem acesas durante memoriais, funerais e outros rituais relacionados à morte.

    Além disso, durante as festividades em que os mortos são lembrados, pessoas de várias culturas acenderam velas nos túmulos de seus entes queridos. Assim, essas são características da estreita associação de velas acesas com o conceito de morte, lembrança e esperança.

    Considerações finais sobre imagem de luto

    Ao longo dos tempos, a mente humana tem tentado lidar com a morte e dar sentido a ela. A vista disso, diversas culturas tentaram compreender e representar a morte. Então, quando as palavras faltavam uma imagem de luto era reconfortante.

    Dessa maneira, grandes mentes do passado filosofaram sobre a morte e os líderes religiosos tentaram entendê-la. Em suma, embora a morte seja um conceito sempre misterioso e um tanto assustador para a maioria das pessoas, também é uma parte necessária da vida.

    Portanto, nestes tempos tão difíceis, todos nósestamos experimentando perdas de alguma forma. Sendo assim, convidamos você para se inscrever em nosso curso online de Psicanalise Clínica. Assim, você entenderá sobre a imagem de luto. Ademais, ajudará pessoas que estão vivenciando uma perda.

    Leia Também:  O Silêncio dos Inocentes (filme): interpretação psicológica

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *