como incentivar o gosto da leitura nos filhos

Incentivar o gosto da leitura nos filhos: hábitos e ideias

Posted on Posted in Comportamento

Quando foi a última vez que você viu uma criança com um livro não escolar nas mãos? É cada vez mais difícil para as crianças aprenderem a ler, mas é possível. Veja a como incentivar o gosto da leitura nos filhos abaixo.

Livros, livros e mais livros!

Ter muitos livros em casa, de todos os tipos e assuntos, em um lugar ao alcance, tornará possível que o façam quando tiverem vontade de ler.

Podemos criar um Recanto de Leitura: um espaço agradável, onde podem sentar-se confortavelmente com almofadas, centos ordenados, à vista e sempre ao alcance. Os mais pequenos também podem começar a se familiarizar com os livros, são as roupas, os plásticos, as cartolina grossa com lados arredondados, com sons.

Seja constante, para criar o hábito

Reserve um momento relaxado e sem pressa todos os dias para lerem juntos um pouco. Para que eles se acostumem a ler um pouco todos os dias e sentirão falta se nós não o fizermos.

Não faça da leitura uma obrigação ou um castigo

Vamos fazer disso um prêmio: vamos distribuir livros ou momentos juntos em torno de uma história. De vez em quando, podemos levá-los à livraria e comprar a história que mais gostam.

Propor, não impor

Você tem que respeitar seus gostos e interesses. Deixe-os escolher o que querem ler. Nesse aspecto, você tem que ser assertivo e brincar com a recompensa para incentivar a leitura. Forçar a criança a ler uma certa hora do dia só fará com que ela odeie a leitura. E não só isso, mas também o pequeno não verá isso como um hobby ou diversão.

Ensinar o lado lúdico dos livros e permitir que a criança tenha acesso ao mundo da leitura. Isso tudo por conta própria é a melhor forma de promover sua inquietação

Qualquer hora, lugar ou posição é bom para ler

Ler não precisa ser um ato sério, devemos deixá-los fazer como e onde quiserem. A criança tem uma capacidade crítica e deve poder selecionar os livros que deseja ler. A imposição é uma maneira ruim de encorajar a leitura.

É aconselhável que os pais proponham aos filhos livros que alimentem sua curiosidade. Mas em nenhum momento eles podem ser proibidos ou obrigados a ler um ou outro livro.

Assine uma revista mensal para

Não sei você, mas adoro olhar na caixa do correio para ver se tem alguma carta para eles e se o envelope for grande, melhor! Então, se chega uma revista ou livro, a emoção é máxima e eles correm para abrir e ler!

Se divertindo com a leitura!

Vamos divertir: dramatizar a história, fazer vozes, vestir os personagens, cantar e dançar, inventar jogos, desenhar. Enfim, acompanhar as leituras de atividades, jogos ou trabalhos manuais.

Junte leitura com jogos

Onde eles têm brinquedos, podemos reservar um espaço para livros e quando brincamos juntos, podemos aproveitar os momentos entre as brincadeiras para ler um livro. E, a partir dele, inventar novas aventuras e atividades.

Leia Também:  O que é Psicologia das Massas? 2 exemplos práticos

Compreenda a leitura como um jogo. Uma grande dificuldade na promoção da leitura é que os livros sempre estiveram relacionados ao meio acadêmico. Ensinar o lado amigável e lúdico dos livros e permitir que a criança tenha acesso ao mundo da leitura por conta própria é a melhor forma de promover sua preocupação com ele. Ler deve ser um ato agradável.

Leia em espaços criativos

É aconselhável deixar de lado a escrivaninha do quarto e procurar lugares que alimentem a imaginação.  As bibliotecas são um espaço ideal para ler, estudar , mas não podemos esquecer que os parques e outros espaços abertos também são perfeitos para desfrutar de um livro. Claro, sempre melhor na companhia dos pais.

Estabeleça uma rotina diária

Encontre um espaço e um tempo diário para a criança se dedicar à leitura, como antes de dormir ou logo após o lanche. Criar um hábito e fazer com que a criança vincule esse tempo à diversão é a melhor forma de promover a leitura.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Abra as portas para a leitura digital

    A leitura e o mundo digital estão cada vez mais ligados. Com a chegada dos tablets e celulares vieram os livros interativos nos quais as crianças constroem sua própria história. Devemos tentar nos adaptar às novas tecnologias. Além disso, considerar que papel e tinta eletrônica são capazes de coexistir perfeitamente.

    Incentive o prazer

    A leitura pode ser vista como uma forma de diversão e a ideia difundida de que a leitura é uma forma solitária de lazer deve ser banida.

    Viajar no campo para ler, ir ao parque ou aproveitar as manhãs de domingo para lerem juntos no sofá são pequenos gestos que vão adorar adultos e crianças. Além disso, nos ajudarão a incentivar a leitura em casa. O exemplo é a melhor forma de promover a leitura dos mais pequenos

    Interesse-se pela leitura deles

    A melhor maneira de se envolver na leitura de nossos filhos é se interessar de forma proativa por seus títulos, personagens e gêneros favoritos. Ou seja, tendo interesse em suas leituras, encorajamos nosso filho a continuar lendo e se sentir apreciado.

    Aumente sua imaginação, incentivando-o a escrever suas próprias histórias

    Com a leitura, a imaginação é acionada e a melhor forma de desencadear essa criatividade é incentivando a criança a sentar-se para escrever. Além disso, com esses tipos de atividades, as crianças aprimoram outros aspectos como criatividade, gramática e ortografia. Ou seja, tornando seu aprendizado mais didático e interativo.

    Lidere pelo exemplo

    Para finalizar as nossas dicas para incentivar a leitura, os pais tem que dar o exemplo. Pois, isso é a melhor forma de promover a leitura dos mais pequenos. As crianças procuram exemplos para observar, e os primeiros modelos a seguir estão dentro de casa. Não apenas nos pais, mas também em outros membros da família.

    Considerações finais sobre incentivar o gosto da leitura nos filhos

    Em síntese, o interesse pela leitura deve ser estimulado e instilado desde muito cedo. Promover esse hábito de lazer e crescimento em casa deve ser uma tarefa em que todos os membros da família estão envolvidos.

    A leitura educacional traz benefícios infinitos, especialmente se for um hábito cultivado desde tenra idade. Além disso, a leitura estimula a imaginação, ajuda a criança a aprender, a se divertir sozinha e favorece nossa capacidade de concentração.

    Por fim, incentivar o gosto da leitura nos filhos precisa ser divertido para a criança. Convido você para se inscreva em nosso curso online de psicanálise clínica para ficar por dentro de todos os conteúdos incríveis que produzimos para você. Então, venha fazer parte desse meio e se torne um profissional!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *