Introspectivo: 3 sinais da personalidade introspectiva

Publicado em Publicado em Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise

Entender nossa personalidade pode ser complicado. Temos muitos lados diferentes. Às vezes confundimos alguns traços de personalidade porque tentamos simplificar as coisas demais.

Neste artigo, vamos falar sobre pessoas introspectivas. O que significa ser introspectivo? Como reconhecer esse traço na personalidade de alguém?

Espero que isso ajude você a entender melhor as pessoas introspectivas e saber mais sobre os diferentes tipos de personalidade pode melhorar nossos relacionamentos!

O que é alguém introspectivo?

Ao contrário do do que todo muito pensa, o introspectivo não é o indivíduo triste e abatido do senso comum, mas aquele que examina constantemente o seu próprio íntimo.

As pessoas introspectivas entendem bem seus sentimentos e emoções. Elas conseguem navegar no mundo das próprias emoções com facilidade. Elas não são muito de socializar com os outros. Não que odeiem as pessoas ou interações sociais. Simplesmente preferem ficar mais na delas.

Elas acabam descobrindo muito sobre si mesmas ao refletir internamente, sem muitos estímulos externos.

Ser introspectivo não tem a ver com ser triste ou negativo. É apenas um jeito mais calmo e reservado de ser, sem muita expansividade. Essas pessoas não buscam ser o centro das atenções nos grupos.

Elas preferem ambientes mais tranquilos, com menos gente. Isso as ajuda a se conectar com o mundo interior, dos pensamentos e sentimentos. Esse é o foco principal delas.

Um introspectivo possui plenas capacidades de trabalhar as suas emoções em relação a si mesmo e principalmente no que diz respeito aos indivíduos a sua volta.

Introspectivo X tímido

Um erro muito comum das pessoas é fazer confusão em relação aos sujeitos introspectivo e tímido. A timidez, ao contrário da introspecção, é um sinal claro de dificuldade em se relacionar com alguém.

Com isso, o tímido mostra uma insegurança constante, inibição e incapacidade de agir. Um introspectivo sabe habilmente como pensar sobre si e ter força.

A introspecção proporciona a bagagem necessária para que alguém busque as soluções adequadas para um problema. Por conta disso, pode alcançar a evolução através do silêncio e de uma autoanálise aprofundada. Graças a isso, podemos ficar tranquilos em relação à postura dessa pessoa. Pois é alguém em quem podemos nos espelhar.

Ao contrário de quem tem a introspecção, o tímido necessita de ajuda psicológica pois é passível de enfrentar problemas. Infelizmente, a timidez toma um espaço tão grande na vida de alguns que impede seu movimento rumo progresso pessoal.

O tímido não reage tão bem ao conceito de ação, embora também consiga refletir muito sobre.

“O lado ruim”

Antes de continuarmos, queremos deixar claro que não há nada de errado em usar a introspecção. Ao analisarmos todo o seu contexto, constatamos que a mesma se mostra benéfica, como no ambiente de trabalho.

Contudo, o real problema se encontra na incompreensão dos demais. A sua falta de profundidade em relação ao assunto costuma ser bem invasiva.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    A maioria das pessoas resume esse traço de personalidade a um estado de tristeza permanente no indivíduo. Outros ainda conseguem ir além, usando seu “diploma de experiência” de vida para diagnosticar uma depressão inexistente.

    Algumas pessoas introspectivas têm dificuldade em compartilhar seus problemas e sentimentos com quem amam. Isso pode se tornar um sério problema. Mas ser introspectivo também tem qualidades valiosas. Essas pessoas conseguem analisar bem a própria vida e planejar melhor os projetos pessoais.

    Essa habilidade de auto-reflexão é útil em qualquer idade ou situação. Ela permite entender melhor os próprios sentimentos e tomar decisões acertadas.

    O ideal é encontrar o equilíbrio entre o mundo interior e o exterior. Assim dá para aproveitar o melhor dos dois lados: a introspecção e o compartilhamento com as outras pessoas.

    Benefícios

    Ser uma pessoa introspectiva tem muitos benefícios. É uma personalidade única e valiosa. Não dá para listar todos, mas vamos falar sobre os principais:

    • Capacidade intuitiva de análise

    Pessoas introspectivas passam muito tempo em silêncio, observando tudo ao redor delas. Por ficarem mais na delas, elas desenvolvem a habilidade de analisar bem as coisas. Conseguem conectar pontos e encontrar soluções.

    Também entendem bem os outros. Como ficam em silêncio, acabam reparando e estudando o comportamento das outras pessoas. Esse tempo de interiorização e observação faz muito bem para o autoconhecimento e crescimento pessoal.

    • Pensamentos profundos

    As respostas dessas pessoas costumam ser muito profundas e inteligentes, quando consultadas. Em geral, eles carregam comentários muito agregadores que podem redirecionar a conversa em questão.

    Como dito linhas acima, são pessoas as quais se deve observar a fim de aprender a agregar algo em nossas vidas.

    • Construção eficaz de metas

    Como têm um poder de fazer estudos, os mesmos podem avaliar a situação atual que se encontram. Por conta disso, conseguem traçar metas concretas a fim de realizar algum projeto.

    Costumam ter bastante sucesso nisso, visto que ponderam bem as escolhas que fazem hoje. O futuro é apenas um ponto a ser atingido, pois já está traçado.

    Como descobrir os introspectivos? Conheça 3 sinais!

    O introspectivo dá sinais claros de sua reclusão voluntária do mundo. Chega a ser irônico alguém mais retraído socialmente conseguir chamar a atenção dos demais pelo seu comportamento.

    Se está em dúvida se você ou alguém se encaixa nessa posição, preste atenção aos 3 sinais a seguir:

    1. O silêncio é prazeroso

    Os introspectivos gostam bastante do silêncio, pois é o momento específico de terem paz e tranquilidade. Isso permite que os mesmos entrem em contato com seus pensamentos e apreciem as curvas de sua psique. Com isso, sempre que podem, procuram se ausentar da multidão e se encontrar.

    2. Evitam entrar em novos contatos

    O famoso Networking é algo fora de cogitação de quem prefere os próprios pensamentos. Dessa forma, se autopromover e fazer novos contatos voluntariamente ficam fora de cogitação em primeiro plano. Caso forcem isso, naturalmente se sentirão falsos, já que não há um desejo natural em socializar.

    3. Interações seletivas

    Analisando continuadamente o comportamento dos demais, os introspectivos selecionam com quem querem se relacionar. A exemplo, basta olhar seu comportamento ao telefone.

    Caso não se sintam à vontade para conversar com alguém, simplesmente desligarão e conversarão quando suas mentes estiverem preparadas.

    Considerações finais sobre o indivíduo introspectivo

    O introspectivo vai muito além do estereótipo de alguém antissocial e isolado. É alguém que busca trabalhar continuadamente a sua natureza reflexiva a fim de evoluir existencialmente. Portanto, se mostra alguém mais complexo e profundo do que realmente aparenta.

    Aos introspectivos, saibam que possuem uma qualidade bastante especial para o seu presente e futuro. Por meio dessa análise constante, podem estudar qualquer aspecto social que encarem. A quem não se encaixa aqui, cabe o respeito a quem procura navegar em si. É preciso entender que nem todos se encontram ao se expandir entre os demais.

    Para lapidar essa capacidade de autoavaliação, por que não ingressar em nosso curso online de Psicanálise? O curso dispõe de diretrizes sólidas para ajudar aqueles que buscam uma melhor projeção de sua introspecção. Com isso, suas habilidades mais pessoais podem ser usadas na captação de ótimos resultados na sua vida!

    8 thoughts on “Introspectivo: 3 sinais da personalidade introspectiva

    1. paulo ruiz veloso disse:

      POXA AMIGOS EU, DEPOIS DE MUITOS ANOS, APÓS VÁRIOS QUESTIONAMENTOS SOBE O COMPORTAMENTO DO MEU FILHO, PERCEBENDO NELE UMA CERTA TIMIDEZ E OUTROS ADJETIVOS, APÓS UMA CONVERSA COM A NAMORADA DELE PELO MENSEGER, EU FUI QUERER ME JUSTIFICA E FALAR SOBRE O VOSSO RELACIONAMENTO E A SITUAÇÃO DO MEUS FILHO, ACABOU HAVENDO UMA MÁ INTERPRETAÇÃO DA NAMORADA EM ALGUNS ASPECTOS, ELE ACABOU PASSANDO PARA ELE, ENFIM, VIROU UM “BALAIO DE GATO”, NA CABECINHA DELA E DELE EXATAMENTE. ESSA CONVERSA EU NÃO OFENDI, NÃO DESTRATEI-A, MAS FIZ ALGUMAS COLOCAÇÕES, ENFIM, HOUVE RESPOSTA DELA, NÃO PRECOCEMENTE, MAS LOGO EM SEGUIDA, RESPONDEU-ME A ALTURA COM PALAVRAS BEM COLOCADAS, MAS PERCEBI, LOGO APÓS QUE ELA PASSOU PARA O MEU FILHO NOSSA CONVERSA, E DEPOIS DE MUITOS ANOS, NUMA LUTA COM MEU FILHO, ATÉ MESMO EM UMA CARREIRA DELE, QUE NÃO VINGOU E EU COBREI MUITO, ONTEM POR VOLTA DAS 23:00(07/04/2021), FU DORMIR E ACORDEI DE MADRUGADA AGORA, DUAS DA MANHÃ, ACORDEI MEIO QUE ASSUSTADO, E VEIO NA MINHA MENTE, A PALAVRA INTROSPECTIVA. Uma pergunta veio a cabeça: O que é uma pessoa introspetiva, acabei lendo esse conteúdo, e quase que chegue ao denominador comum, que ele e a nova namorada, são pessoas introspectivas. Amei essa matéria, mas agora to sem condições de pagar, mas logo tão em breve irei fazer o curso, ou até mesmo pagar para os dois fazerem esse curso. Hoje depois alguns anos, entendi, mas como falei, ao dormir fui despertado, e uma palavra veio na minha mente ou coração. dizendo pessoa introspectiva, acabou por cair com uma “luva de pelica”, porque todas as características do meu filho e possivelmente da sua namorada! Muito obrigado. Me chamo Paulo Ruiz .Veloso

      1. Minha filha também é introspectiva e um amigo que gosta muito dela tem timidez e eu vejo que eles tem muita dificuldade de conversarem. Me ajudou muito esse artigo , porque agora eu entendo o que eles estão passando.

    2. Kavungu Jovelino Veloso disse:

      Penso que me identifico um pouco com este artigo

    3. Olá! Me identifiquei bastante. OÉ muito ruim ser julgado como antipático, antissocial etc, quando na verdade é bem o que o artigo trouxe. Além disso, a gente tem dificuldade em se comunicar com os outros, sobretudo quando são pessoas que não estamos acostumados. É difícil e a gente sofre. O lado bom, de fato, é a capacidade de reflexão e análise, o que pode nos ir aonde poucos conseguem ir. De qualquer forma, penso que, para minha saúde física e mental, seria bom reduzir meu nível de introspecção. Só ainda não descobri como. Já tentei socializar mais, mas é difícil.

    4. Interessante como somente hoje aos 34 anos consegui descobrir enfim o meu perfil. Por anos me questionei sobre meu jeito de ser, sobre essa necessidade imensa de ficar sozinha, da dificuldade de estar onde há muito barulho, muita gente junta. Amo estar com amigos, com família, porém a maior parte do tempo sinto vontade de ficar sozinha e refletir sobre minha vida e acredite, amo essa sensação!!!
      Somos a maioria das vezes incompreendidos e tidos como antipáticos, antissociais, pessoas difíceis de lidar. Obrigada pelo artigo, agora entendo que essa característica não é ruim apenas não é compreendida por todos!

    5. Eu achava que era tímida, porque não socializava com as outras pessoas, mas, na verdade eu simplesmente não tinha interesse em determinada pessoa, e seus assuntos chatos e sem graça alguma, foi que pela primeira vez a palavra “introspecção “, fui atrás e descobri que sou introspectiva.

    6. Eu descobri aos 42 anos que sou introspectiva. A gente sabe que é diferente, em algum aspecto, das outras pessoas. Somos rotulados de vários nomes, julgados… passei tanto tempo me forçando a me encaixar, mas essa “forçação de barra” para se encaixar é tão e cansativa. Nada melhor do que o autoconhecimento para nos ajudar a sermos quem nós somos e nos sentirmos a vontade com isso.

    7. Sempre foi muito prazeroso ficar sozinha, nunca me senti mal pela solidão e o intenso silêncio que pairava no meu quarto quando ficava sozinha, eu sou muito de ficar deita e viajar no meu mundo.Eu gosto de pessoas e amo elas, mas prefiro muito mais ficar em silêncio no mundo exterior e falar no mundo interior é muito mais prazeroso. E finalmente descobri mais sobre minha personalidade aos 18anos. Não posso mentir esse tipo de personalidade trás muita confusão mental e problemas ao lidar com conhedidos e desconhecids. Mas o bom é que temos sempre uma solução para tudo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *