Hoje em dia, existe uma grande variedade de jogos para memória e raciocínio. Por isso, nesse post selecionamos os 15 melhores jogos.

Os 15 melhores jogos para memória e raciocínio

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Hoje em dia, existe uma grande variedade de jogos para memória e raciocínio. Assim, todos eles possuem um objetivo em si, seja para entretenimento ou didático. Além de servir para todas as faixas etárias. Por isso, nesse artigo, vamos colocar uma lista com os 15 melhores jogos e como eles podem te ajudar a desenvolver sua capacidade cognitiva. Confira!

Dominó: um dos melhores jogos para memória e raciocínio

O dominó é um dos jogos mais jogados no mundo e, no Brasil, não é diferente. No entanto, sua origem é desconhecida. De acordo com um artigo publicado no site da revista Super Interessante, algumas versões remontam que os chineses foram os responsáveis pela criação deste jogo.

Nesse sentido, o modelo do dominó chinês contém 21 peças com combinações de 1 a 6. Já na Europa, o modelo chega a até 28 peças, contendo o número zero.

Mais sobre o Dominó

As regras do dominó são simples, mas é um dos melhores jogos para ativar a memória. Podem jogar no mínimo 2 jogadores e no máximo 4. Cada um pode ficar com 6 ou 7 peças. Dessa forma, o objetivo de cada jogador é ser o primeiro a zerar as peças, antes dos seus adversários.

Nas jogadas, se ele não tiver tal peça, ele passa a vez para o próximo. Além disso, existe também a possibilidade do jogo “fechar”. Isto é, nenhum dos jogadores consegue fazer uma jogada, pois não há peça correspondente. Sendo assim, faz-se a contagem dos pontos e quem tiver menos, ganha.

Xadrez

O xadrez é um dos jogos mais conceituados do mundo. É um jogo de mesa onde envolve estratégia e até mesmo uma certa previsibilidade do adversário. Neste jogo, temos um tabuleiro com 64 casas brancas e pretas, todas elas alternadas. Ademais, dois jogadores ficam com 16 peças cada, nas cores preta e branca. O objetivo do jogador tem como propósito dar o xeque-mate no seu adversário.

Jogos para memória e raciocínio que todo mundo conhece: Damas

Em suma, o jogo de Damas é bem similar ao de xadrez. Ou seja, o tabuleiro também é composto por 64 casas, sendo elas brancas e pretas alternadas. No entanto, as peças são todas iguais em relação ao formato e o movimento, que é na diagonal.

O objetivo desse jogo é capturar todas as peças do adversário. Entretanto, em algumas versões, a peça só pode andar para a frente, até chegar a outra extremidade. Caso isso ocorra, forma-se a “dama”, que tem o poder de se movimentar por mais de uma casa e andar por todas as diagonais possíveis.

Sudoku

O Sudoku é mais um jogo de raciocínio. Em resumo, o jogo é composto de uma tabela 9×9, onde contém 9 grades e 9 linhas. O objetivo principal é preencher essa tabela com números de 1 a 9. Contudo, essa numeração não pode se repetir em nenhuma grade, nem nas linhas.

Caso isso seja alcançado, o jogo está ganho. Além disso, o jogo pode ter vários níveis de dificuldade, além de tabelas de diferentes tamanhos. Então, cabe ao jogador decifrar qual número é o correspondente àquela grade ou linha.

Leia Também:  Thanatos: mito, morte e natureza humana

Palavras Cruzadas: um dos clássicos dos jogos para memória e raciocínio

As palavras cruzadas são mais um dos jogos para melhorar a memória. Por isso, ela pode ser jogada em forma de tabuleiro ou em revistas próprias. Assim, não só é recomendada para crianças, quanto para adultos.

O número de jogadores permitidos pode ser de 2 até 4 pessoas. Basicamente, o objetivo é formar palavras com as letras dispostas. As palavras podem estar na vertical, horizontal e diagonal normal e invertida.

Cara a Cara

Este é um jogo bastante procurado entre as crianças. Mas, na maioria das vezes, pessoas de várias idades se interessam pela brincadeira. O jogo é formado por dois tabuleiros com os mesmos personagens, além de uma pilha de cartas.

Os jogadores devem levantar as molduras e um deles deve escolher um personagem misterioso. Dessa forma, o objetivo do jogador é tentar descobrir quem é a pessoa do seu oponente. Ademais, o adversário deve perguntar sobre uma característica do personagem, sendo que o oponente responde com “sim” ou “não”. Caso seja “não”, a moldura é abaixada até que o personagem seja revelado

Ludo: um dos jogos para memória e raciocínio para toda a família

O objetivo do Ludo é muito fácil: os jogadores devem percorrer todo o trajeto do tabuleiro. Dessa forma, ganha quem chegar primeiro na marca da cor correspondente. Assim, o jogo pode ter até 4 jogadores, sendo que duplas podem se formar.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Cada jogador dispõe de quatro peças coloridas e um dado com numeração de 1 até 6. Todos começam no mesmo lugar e o dado deve ser jogado.

    Dessa forma, os jogadores só podem mover suas peças se o dado cair no 1 ou o 6. Caso caia no 6, o jogador pode jogar novamente. Além disso, se uma peça cair no mesmo lugar da do adversário, este volta para a casa inicial.

    Tetris: um dos jogos para memória e raciocínio online

    Partimos para o jogo eletrônico. Aqui, o Tetris pode ser jogado tanto no celular, quanto no computador. Nele, o jogador deve encaixar as peças de formatos diferentes nos espaços disponíveis.

    À medida que o jogador vai tendo sucesso, a dificuldade aumenta, com a tela subindo e a velocidade aumentando. Sendo assim, isso faz com que o jogador passe a raciocinar mais rápido.

    2048

    Em mais um dos jogos para aumentar a memória, o 2048 é um jogo que envolve a matemática. O jogador deve fazer as multiplicações de números pares iguais até que o total some 2048. E também, deve-se ter cuidado para o quadro não “fechar” e perder o jogo

    Banco Imobiliário

    A Brinquedos Estrela foi a responsável no Brasil por lançar mais um dos jogos para memória e raciocínio, o Banco Imobiliário. Esta é uma versão do americano Monopoly. Em resumo, o objetivo dos jogadores é comprar e vender imóveis sem ir à falência. Nas entrelinhas, o jogo vem com o fim de ensinar técnicas de economia para crianças e adolescentes.

    Gamão

    O Gamão é um dos jogos mais tradicionais do mundo. Assim, o vencedor é aquele que retirar primeiro as suas peças do tabuleiro. Lembrando que são apenas dois jogadores por partida!

    Jogo da Velha

    O Jogo da Velha, assim como o nome, é bem antigo. Constam possíveis registros desse jogo há mais de 3500 anos. No que tange às regras, é algo bem simples e pode ser feito com papel e caneta, porém, existem tabuleiros desse jogo.

    Leia Também:  10 filmes sobre racismo: os melhores da história

    Assim, são feitas 3 linhas e 3 colunas. Um jogador escolhe o símbolo X e outro, um círculo. Dessa forma, ganha quem formar uma linha consecutiva de 3 de um dos símbolos, seja ela vertical, horizontal ou diagonal.

    War

    Este é mais um dos jogos para ativar a memória e a estratégia. O mundo está dividido em seis regiões. Então, os jogadores devem mobilizar seus exércitos para conquistar os territórios inimigos.

    Detetive

    No Detetive, os jogadores devem descobrir a autoria de um assassinato. Cada um dos seis suspeitos possuem armas dentro de nove cômodos de uma mansão.

    Batalha Naval

    Por fim, neste jogo, temos dois jogadores. Assim, o objetivo de cada um é descobrir e derrubar os navios do oponente. Então, os navios podem estar na vertical ou horizontal.

    Considerações finais sobre jogos para memória e raciocínio

    Você acompanhou neste artigo os 15 melhores jogos para memória e raciocínio. São jogos nos quais tem como propósito aguçar a memória. Logo, este benefício pode ser estendido para outras áreas da sua vida. Além disso, a memória é um tema bastante rico, que faz parte do nosso curso online de Psicanálise Clínica. Por isso, se inscreva agora mesmo e descubra os segredos da mente humana.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *