Vida Saudável: o que é, o que fazer e não fazer

Posted on Posted in Comportamento

Uma das coisas que as pessoas mais desejam é ter uma vida saudável. Muitos acreditam que para alcançá-la é necessário apenas ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos regularmente. Contudo, não é só isso! Por isso, entenda mais sobre esse assunto no nosso post.

O que é vida saudável?

Vida saudável significa realizar escolhas que resultem em uma mente e um corpo saudáveis. Além disso, é sinal de que não somos doentes. Para conquistar isso, é importante se alimentar bem e praticar exercícios físicos, além de adotar outros hábitos.

Hábitos de vida saudável

Como já dizemos, para ter uma vida saudável não basta apenas ter uma boa alimentação e realizar algum tipo de exercício físico! Claro que eles possuem um papel muito importante neste processo. Mas, eles não são os únicos fatores.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é o bem-estar físico, mental e social. Além disso, vida saudável é a ausência de doenças. Então, essa linha de pensamento é algo essencial que todas as pessoas desejam.

Por isso, vamos apresentar alguns hábitos que a pessoa deve adotar, caso queira uma vida saudável. Entretanto, é importante ressaltar que não há regras a serem seguidas. Ou seja, apresentaremos um guia geral para manter seu bem-estar mental, físico e social. Afinal, isso vai além das opções e escolhas que a pessoa queira realizar na sua vida.

Alimentação para vida saudável

Um dos primeiro aspectos que deve ser levado a sério, para quem deseja ter uma vida saudável, é a alimentação. Isso porque tudo o que ingerimos trará consequências para o no nosso corpo. Assim, essas consequências podem ser negativas ou positivas.

Então, é importante estabelecer um cardápio equilibrado. Desse modo, você sentirá uma grande diferença. Afinal, uma alimentação saudável ajuda a melhorar:

  • o sistema imunológico;
  • a qualidade do sono;
  • o humor;
  • a perda de peso;
  • a capacidade de concentração.

Carboidratos

Para isso, é necessário ter uma dieta balanceada. Começando pelos carboidratos, algo que muitas pessoas acham que deve ser excluído. Mas não é bem assim, afinal eles são a principal fonte de energia do nosso organismo. Isso porque, durante a nossa digestão, nós ingerimos glucose, um componente preferido das células para produzir energia.

Nesse sentido, os alimentos que contém carboidratos são:

  • massas;
  • batatas;
  • pães.

Gorduras

Quem diria que as gorduras também são importantes para nossa saúde? Contudo, se for usada de forma adequada. Saiba que a gordura tem como característica manter o nível do bom colesterol no sangue. Ele tira de circulação o mau colesterol, que faz mal para a nossa saúde.

Por isso, veja alguns alimentos que possuem gorduras insaturadas. Ou seja, aquelas que são consideradas boas:

  • óleo de coco;
  • abacate;
  • oleaginosas;
  • linhaça;
  • castanha do Pará;
  • azeite de oliva;
  • sardinha, conserva em óleo;
  • salmão sem pele.

Proteínas para uma vida saudável

Agora iremos falar sobre as famosas proteínas. Esses nutrientes são importantes para a manutenção e aumento da massa muscular. Já que para o nosso músculo crescer é necessário ter a ingestão de proteínas de boa qualidade. Elas são encontradas em alimentos de origem animal.

Micronutrientes

Não podemos deixar de lado os micronutrientes, que são os minerais e as vitaminas. Essas substâncias estão presentes em diversas verduras, frutas, legumes, dentre outros alimentos. Além disso, também podemos incluir nessa lista, e na dieta de quem deseja ter uma vida saudável, as fibras.

Desse modo, as fibras são as partes não digeríveis dos alimentos vegetais. Elas têm como principal objetivo ajudar a manter o metabolismo funcionando direito. Os alimentos integrais, verduras e frutas são ricos em fibras.

Leia Também:  O que é carência afetiva? Teste para saber

Confira alguns alimentos que não podem faltar na sua dieta:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha e soja em grão);
    • grãos, farelos e farinhas integrais (linhaça, arroz, cevada, aveia, milho e trigo);
    • vegetais (como, alface, abóbora, couve, rúcula, espinafre, couve-flor e milho verde);
    • frutas (como abacaxi, banana, goiaba, kiwi, laranja, maracujá, mamão, melancia e uva).

    Saiba mais…

    Como podemos ver acima, existe uma grande variedade de alimentos para ter uma alimentação balanceada. Vale lembrar algo importante! O cardápio de uma pessoa que quer ter uma vida saudável precisa conter todos os grupos alimentares. Ou seja, seguindo esse conceito de variabilidade, sugere que tenha pelo menos 30 alimentos.

    Aliás, os alimentos embutidos, como salgadinhos, bolachas recheadas, entre outros, não devem estar presentes na dieta. Assim como os alimentos ultraprocessados e fast-foods.

    Por fim, outro componente essencial para todos nós, que não podia estar fora da lista de alimentos saudáveis, é a água. Esta bebida tem o papel de transportar os nutrientes no nosso organismo e a hidratar o nosso corpo. Por isso, a dica é consumir 30 ml de água por quilo de peso corporal por dia. Essa medida equivale entre dois e três litros de água.

    Dicas para uma alimentação saudável

    Neste tópico, selecionamos para você algumas orientações importantes para ter uma alimentação saudável. Confira:

    • beba bastante água;
    • nunca fique sem comer;
    • não tenha pressa na hora de se alimentar, saboreie os alimentos;
    • evite doces e carboidratos em excesso;
    • opte por alimentos naturais;
    • introduza frutas como opção de sobremesa;
    • faça até 5 refeições ao dia;
    • mastigue bem.

    Saúde mental e a relação com uma vida saudável

    Agora que discutimos sobre a alimentação, vamos falar sobre saúde mental. Muitas pessoas associam este termo com doenças mentais, mas isso implica muito mais do que a ausência de doenças. Nos dias atuais, é muito difícil ter e manter uma saúde mental.

    Isso porque sempre haverá períodos em que estaremos mais tristes. Além de nos sentirmos ansiosos ou estressados com algo. Logo, isso é algo extremamente normal para nós seres humanos. Afinal, a saúde mental tem ligação com a maneira como uma pessoa reage às exigências da vida. Ademais, a forma como ela lida com os sentimentos, desejos, eventos, capacidades e entre outros.

    Saiba mais…

    Antes de mais nada, para ter uma saúde mental, é preciso reconhecer que todos nós temos limites. Por isso, precisamos buscar auxílio de um especialista na área, quando necessário para poder:

    • estar bem consigo mesmo e com as pessoas de convívio;
    • aceitar os obstáculos e exigências da vida;
    • saber lidar com emoções boas e desagradáveis.

    Então, como ter um estado harmonioso com a sua saúde mental? É bem simples: tenha bons hábitos, reserve um tempo de lazer e aceite as outras pessoas com suas limitações. Além disso, mantenha um sentimento positivo consigo mesmo e evite o uso de drogas, álcool e cigarro.

    Qualidade do sono

    Outro hábito que as pessoas que desejam ter uma vida saudável, e que muitas pessoas deixam de lado, é a qualidade do sono. Afinal, ter uma boa noite de sono é sinal de que terá um aproveitamento melhor do dia. Ainda, trará benefícios para a nossa saúde.

    Por isso, a recomendação padrão para uma boa qualidade de sono é de 8 horas por dia. Contudo, devido a uma rotina agitada, as pessoas dormem, em média de 6 horas, durante a semana e 7 horas nos fins de semana.

    Quando nos privamos do sono, teremos algumas condições desagradáveis e até graves de saúde. Tais como o desenvolvimento de:

    • diabetes;
    • obesidade;
    • depressão;
    • doenças renais.

    Dicas para ter uma boa noite de sono

    Acordar já pulando da cama é um péssimo hábito, pois o nosso corpo está acordando. Então, é necessário que nós acompanhemos esse processo de despertar.

    Leia Também:  Fases da sexualidade na teoria de Freud

    Uma dica é que você se espreguice e se alongue devagar por pelo menos 1 minuto. Isso porque ter este hábito ajuda a musculatura do corpo para iniciar as atividades do dia. Além disso, veja algumas recomendações para se ter uma boa noite de sono:

    1. Exercícios físicos

    As atividades físicas ajudam a manter saudáveis os níveis de cortisol e melatonina. O primeiro é responsável por dar energia ao corpo. Já o segundo auxilia o corpo a entrar em estado de sonolência. Por isso, pratique exercícios físicos,  de 30 minutos a 1 hora todos os dias.

    2. Cuidado com os alimentos

    Muitos especialistas indicam que devemos evitar beber ou comer, com exceção de água, antes de ir se deitar para dormir. Isso porque beber café, ingerir álcool ou comer qualquer outro alimento pode interferir de forma negativa no sono.

    3. Rotina para ter uma vida saudável

    Um dos aspectos esquecidos por muitas pessoas para ter uma boa qualidade de sono é a rotina. Por isso, o ideal é acordar e ir dormir todos os dias em um mesmo horário. Isso vale até mesmo nos dias de finais de semana. Afinal, ter uma rotina para o sono auxilia a estabelecer um ritmo para o organismo.

    4. Conforto

    Por fim, ao dormir, prefira fazer isso em uma cama. Então, arrume os lençóis e pegue uma coberta e um travesseiro confortável. Além disso, não se esqueça de manter o ambiente fresco, de desligar a luz e de deixar os aparelhos eletrônicos (TV e celular) desligados. De modo geral, adormecer com ruídos brancos ou o som de chuva pode facilitar.

    Atividade física

    Sabemos que praticar exercícios físicos traz diversos benefícios para a saúde. Além disso, as atividades físicas praticadas todos os dias melhoram o funcionamento do organismo. Contudo, o que a maioria das pessoas acabam se esquecendo é que a prática de exercícios não deve ser vista apenas como um hobby, e sim como um hábito para a vida.

    Por isso, veja algumas benefícios dos exercícios físicos:

    • reduz a pressão arterial;
    • melhora as dores;
    • aumenta significativamente a imunidade;
    • combate a depressão, estresse e ansiedade;
    • alivia a tensão muscular;
    • mantêm o peso ideal;
    • melhora a postura;
    • auxilia na autoestima;
    • ajuda contra a diabetes e osteoporose.

    Por isso, comece com 30 minutos de atividades todos os dias. Logo, você obterá alguns resultados que lhe ajudarão a ter uma vida saudável.

    Lazer

    Além de investir numa boa alimentação, praticar exercícios físicos e ter um sono de qualidade, o lazer também deve fazer parte dos hábitos saudáveis. Pois, o ser humano só é feliz quando realiza as atividades que tanto gosta.

    Por isso, não deixe de lado os seus hobbys favoritos. São eles que te darão ânimo para continuar vivendo com saúde. Então, saia com seus amigos, pratique seus esportes favoritos, leia um bom livro e viaje, por exemplo.

    Saúde e bem estar

    Não dá para discutir sobre vida saudável sem discutir sobre saúde, seja física ou mental. Hoje em dia, a medicina vem evoluindo cada vez mais. Desse modo, traz maior esperança de vida saudável para todas as pessoas. Isso porque, a ausência de saúde significa que não podemos saborear e viver com plenitude.

    Então, procure um médico, caso sinta que tem alguma coisa errada com o seu corpo. Além disso, siga e obedeça as orientações do profissional e usufrua dos medicamentos que estão disponíveis nos dias atuais. Por fim, sempre procure fazer exames de rotinas. Além daqueles indicados para cada faixa etária e sexo.

    Vacinação para ter uma vida saudável

    Nesse sentido, devemos tomar algumas medidas para usufruir da ciência e da medicina a nosso favor. Por isso, outro ponto importante que trazemos aqui no nosso post é a vacinação. Afinal, as vacinas são desenvolvidas por profissionais competentes.

    Elas têm como objetivo fortalecer e estimular o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos. Sendo assim, o nosso organismo saberá como reagir, se houver ataque de algum agente prejudicial à nossa saúde. Por isso, é importante ficar atento à caderneta de vacinação. Então, mantenha-a atualizada para usufruir desses benefícios e impedir que tenha uma doença na sua forma mais grave.

    Leia Também:  Intolerância: o que é? 4 dicas para lidar com pessoas intolerantes

    Meditação

    Inúmeras pesquisas apontam que a prática das técnicas de meditação são extremamentes curativas, terapêuticas e saudáveis. Isso porque, a meditação ajuda a pessoa a focar sua mente numa atividade ou objeto, que visa alcançar um estado de clareza emocional e mental. Além disso, é uma experiência que tem como base a observação.

    Aliás, a meditação é uma boa dica para quem quer encontrar um momento silencioso no meio das atividades do cotidiano. Ter essa prática no dia a dia é um hábito que ajuda a alcançar uma vida saudável, uma vez que auxilia a aquietar sua mente. Portanto, entre os benefícios estão:

    • melhora a concentração e o relaxamento;
    • desenvolve a criatividade, imaginação e resiliência;
    • ensina a respirar em situações de estresse;
    • diminui a ansiedade;
    • proporciona uma boa qualidade de sono;
    • melhora o sistema imunológico.

    Vida social e vida saudável

    Para finalizar a nossa lista de hábitos, vamos falar de um assunto um pouco esquecido: a vida social. Afinal, manter relacionamentos saudáveis e próximos traz muitos benefícios em diversas áreas da vida.

    Aliás, ter uma rede de suporte ativa, como relacionamentos amorosos, amizades e família, é fundamental para que nós possamos nos sentir muito bem. Por isso, fazer parte de um grupo social nos ajuda a agir com propósito. Além de gerar energia para realizar as atividades do dia a dia.

    Por isso, sempre procure destinar um tempo para estar com as pessoas que ama. Então, priorize compartilhar ótimos momentos com seus amigos e familiares. Logo, você sentirá mais ânimo para resolver os problemas do cotidiano, que todos nós temos, mas de forma muito mais saudável.

    Quais os benefícios da vida saudável?

    É muito difícil listar os benefícios de uma vida saudável, pois são inúmeras. Contudo, o principal é se sentir saudável! Sabe aquela sensação agradável de poder realizar uma atividade física ou de inserir bons alimentos no cardápio? Então, ela é sentida com muita frequência, além de milhares outras coisas que podemos citar.

    Além disso, o que muitos acabam esquecendo é que uma rotina saudável resulta em custos menores com saúde, como consultas, remédios e cirurgias.

    Por fim, outro ponto positivo de uma vida saudável: a longevidade! Afinal, quem não quer viver mais e melhor? Muitas pessoas têm esse desejo e traçam isso como meta de vida. Por isso, adotar hábitos saudáveis, como os listados aqui neste post, são extremamente úteis para essa conquista.

    Pensamentos para vida saudável

    Para terminarmos o nosso post sobre um assunto tão importante, traremos algumas frases para você. Nesse sentido, essas mensagens vão te fazer refletir! Ainda, motivar a ter uma vida saudável.

    “A melhor saúde é não sentirmos a nossa saúde.” (Autora: Jules Renard)

    “Estar sempre de acordo consigo mesmo: não conheço melhor atestado de boa saúde.” (Autor: François Mitterrand)

    “A saúde é o resultado não só de nossos atos, como também de nossos pensamentos.” (Autor: Mahatma Gandhi)

    “Para a saúde da mente e do corpo, os homens deveriam enxergar com seus próprios olhos, falar sem megafone, caminhar com sobre os próprios pés em vez de andar sobre rodas, trabalhar e lutar com seus próprios braços, sem artefatos ou máquinas.” (Autor: Jonh Ruskin)

    “O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações; mas está no viver sabiamente e seriamente o presente momento.” (Autor: Buda)

    Considerações finais

    Nós esperamos que o nosso post tenha te ajudado a compreender melhor sobre esse tema. Aliás, para ter uma vida saudável, o conhecimento pode ajudar. Por isso, conheça o nosso curso online de Psicanálise Clínica. Temos a certeza de que você irá desenvolver o seu autoconhecimento com as nossas aulas. Não perca essa chance!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *