lânguida

Lânguido: conceito, significado e estado mental

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados

O desconforto que você sente tem um nome e podemos nomeá-lo de “Languido”. Uma pessoa lânguida leva consigo sentimentos de estagnação e vazio. Em outras palavras, é como se você estivesse passando seus dias sem rumo, olhando a vida através de um para-brisa enevoado. E pode ser a emoção dominante de 2022.

Enquanto médicos e cientistas trabalham duro para tratar os danos físicos de longa duração da COVID, muitas pessoas lutam com a longevidade emocional da pandemia. Alguns de nós receberam o ataque violento da cobiça, despreparado. Enquanto o medo e a dor intensos do ano passado se dissiparam.

No entanto, a pandemia foi prolongada e o estado agudo de angústia deu lugar a uma condição crônica de langor. Todavia, languidez é o filho ignorado da saúde mental. É a lacuna entre a depressão e o bem-estar. Para mais detalhes do conceito, significado e estado mental do termo lânguido, continue a leitura!

Lânguido: significado

A palavra Lânguido está relacionada à de “languish” que significa enfraquecer ou sofrer, derivando do mesmo verbo latino não conjugado que “languere”. Entretanto, ao longo dos anos, o significado de langor não mudou, e o seu conceito permanece o mesmo desde a década de 1590.

Logo, a palavra Lânguido é usada para descrever alguém ou algo que é caracterizado por expressão ou movimento lento. Pessoas lânguidas muitas vezes parecem preguiçosas. Isto é, pelo menos para os espectadores, agindo como se a menor atividade exigisse uma quantidade incalculável de energia.

Embora o termo lânguido seja associado a uma conotação negativa de apatia ou cansaço, o adjetivo pode às vezes se referir a algo relaxante e bastante agradável. Apesar de uma leitura monótona ser considerada lânguida no primeiro sentido, esta segunda conotação se refere a algo que é pacífico.

Exemplos de languidez

  • O poeta Walt Whitman poderia ser visto meditando sobre os despreocupados e lânguidos dias de verão de sua juventude enquanto escrevia Folhas de Relva . Por conseguinte, a ociosidade associada a essa palavra pode facilmente se referir a um ambiente tranquilo.
  • Um aluno que despreza a aula de matemática pode pegar o lápis de maneira lânguida. Às vezes, uma qualidade lânguida pode ser assumida por alguém que está cansado. Por exemplo, uma professora pode parecer lânguida porque não dormiu na noite anterior.
  • Por outro lado, objetos inanimados também podem parecer lânguidos quando parecem estar funcionando lentamente ou seus movimentos parecem exigir muito esforço. Ou seja, um velho apontador de lápis pode demorar mais do que o normal para fazer seu trabalho.

Lânguido: estado mental

No geral, em psicologia, pensamos na saúde mental em um indicio que vai da depressão ao florescimento. Florescer é o auge do bem-estar – você tem um forte senso de propósito, domínio e cuidado com os outros. No entanto, a depressão é o vale do desconforto: você se sente abatido, exausto e sem valor.

A vista disso, podemos dizer que a Languidez é o filho ignorado da saúde mental. É a lacuna entre a depressão e o bem-estar: a ausência de bem-estar. Dessa forma, você não tem sintomas de doença mental, mas também não é a imagem viva da saúde mental.

Por essa razão, o enfraquecimento do langor mancha sua motivação, prejudica sua capacidade de concentração e triplica suas chances de reduzir o trabalho. Além disso, a languidez parece ser mais comum do que a depressão e, de certa forma, pode ser um fator de risco maior para doenças mentais.

Leia Também:  Psicologia da Adolescência: algumas características

Um antídoto para o langor

O que podemos fazer para tratar a languidez? A resposta é simples: Um conceito chamado “fluxo” pode ser um antídoto para o langor. O fluxo é aquele estado indescritível de estar envolvido em um desafio significativo ou vínculo momentâneo. Isto é, no qual seu senso de tempo, espaço e você mesmo se envolva.

Durante os primeiros dias da pandemia, o melhor indicador de bem-estar não era otimismo ou atenção, e sim o fluxo. A vista disso, as pessoas que mais se imergiram em seus projetos conseguiram evitar o adoecimento e mantiveram a felicidade pré-pandêmica.

Logo, jogar um jogo de palavras logo pela manhã te empurra para o fluxo. Por outro lado, às vezes, uma maratona noturna da Netflix também funciona. Ou seja, ela o transporta para uma história em que você se sente ligado aos personagens e preocupado com seu bem-estar.

Saiba mais

O termo languidez não está apenas em nossas cabeças: está em nossas circunstâncias. Sendo assim, uma cultura doente não se curar com curativos pessoais. Não obstante, continuamos a viver em um mundo que normaliza os problemas de saúde física, mas estigmatiza os problemas de saúde mental. .

Desse modo, à medida que nos inserimos em uma nova realidade pós-pandêmica, é o momento de repensar sobre nossa compreensão a respeito da saúde mental e do bem-estar. Em outras palavras, “não estar deprimido” não significa que você não esteja tendo problemas.

Além disso, “não estar exausto” não significa que você está encorajado. Diante disso, ao reconhecer que muitos de nós definhamos, podemos começar a dar voz ao desespero silencioso e iluminar um caminho para sair do vazio.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Considerações finais sobre lânguido

    Entender que nos sentimos lentos é o primeiro passo para combater a languidez. Além disso, o cuidado da saúde mental não deve ser ocasional, mas sim uma prática diária que nos leve a alcançar o bem-estar permanente do nosso cérebro e com isso melhorar nossa qualidade de vida.

    Se você deseja aprofundar seus conhecimentos e entender melhor sobre a saúde mental, se inscreva em nosso curso online de psicanálise clínica. O curso tem duração de 18 meses e oferece para todos os interessados uma oportunidade de mergulhar na teoria e na prática da psicoterapia psicanalítica.

    Logo, com aulas 100% Ead você terá acesso a um material completo e de maior qualidade do mercado. Então, não perca a oportunidade e faça sua matrícula agora mesmo e garanta sua vaga clicando aqui.

    One thought on “Lânguido: conceito, significado e estado mental

    1. Pode falar mais sobre antídotos, mais exemplos de como aplicá-los? Como curar/ combater a languidez?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *