Leitura dinâmica: 7 dicas para ler rápido

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Você tem dúvidas sobre o que é leitura dinâmica? Como funciona, como fazer e para que serve? Você não é o único!

Contudo, por que a leitura dinâmica é algo que desperta curiosidade? A gente não pode afirmar nada, mas a verdade é que hoje há muita coisa para ler. Seja por hobby, seja por obrigação, as pessoas estão lendo cada vez mais. Hoje não se lê apenas livros ou jornais físicos, há cada vez mais suportes onde se pode ler. E a gente às vezes tem que fazer tanta coisa que precisamos maximizar todas as nossas atividades. Talvez seja aí que a leitura dinâmica venha a ajudar.

Mas e você, porque você quer saber o que é leitura dinâmica? O que você acha que é? Conta para a gente nos nossos comentários. Queremos saber como você chegou aqui.

Neste artigo vamos conversar um pouco sobre o que é leitura, o que é leitura dinâmica e para que serve. Além disso, vamos trazer algumas dicas para você desenvolvê-la.

O que é Leitura

A leitura é ação de ler algo. Além disso, é um hábito s ser desenvolvido e tem sua origem na palavra do latim “lectura”. Através da leitura a gente consegue interpretar um conjunto de informações. Podemos interpretar, inclusive, de forma totalmente pessoal ou com direções de interpretação.

O hábito da leitura é extremamente importante. É através dela que ampliamos nosso desenvolvimento intelectual, nossas competências de interpretação, nosso raciocínio crítico. É com a leitura que ampliamos nosso contato com o mundo e nosso conhecimento de mundo.

Além do que já foi mencionado, é importante comentar que ao ler nós acionamos processos neurológicos e fisiológicos. Ou seja, nosso cérebro está trabalhando enquanto lemos.

O declínio do interesse pela leitura

Apesar de tão importante, infelizmente a leitura foi perdendo seu status com o tempo. Quantas pessoas você já ouviu dizer que “ler é chato”? Ou que não tem prazer na leitura? Contudo, como vimos, a leitura é importante e por isso precisa ser motivada. Por isso, principalmente na infância, é importante despertar a curiosidade e o desejo para a leitura.

Leitura e raciocínio crítico

É dessa forma que se desenvolve o raciocínio, o conhecimento de culturas, capacidade de compreender o texto, de falar e escrever melhor. Além de tudo, a leitura estimula o pensamento crítico,e há de se concordar que o mundo precisa de pessoas críticas.

No entanto, às vezes não queremos nos aprofundar tanto em uma leitura. Precisamos que ela aconteça rápido. Assim sendo, se você precisa ler com maior rapidez e ainda absorver o máximo do conteúdo, a leitura dinâmica é interessante no seu caso.

O que é Leitura Dinâmica

A leitura dinâmica pode ser chamada também de leitura rápida. Trata-se de um processo que busca otimizar o reconhecimento e a absorvição do conteúdo lido. Assim, através de vários métodos a pessoa poderá ler mais rapidamente e mesmo assim compreender o que está sendo passado.

Precisamos dizer que apenas por estar lendo rápido, isso não quer dizer que você está fazendo uma leitura dinâmica. Mas porque? A leitura dinâmica é uma junção entre ter velocidade na leitura e reter conhecimento. Você pode ler um livro “em uma sentada”, ou seja, rapidíssimo, mas ao fechar o livro não lembrar de nada. Ou ler todos os artigos pedidos para uma matéria, mas na hora da prova não lembrar de nada.

Além de as técnicas de leitura dinâmica não estarem sendo aplicadas da melhor forma, outras coisas podem interferir na leitura. Muitas pessoas, por exemplo, sofrem de “déficit de atenção” e isso provoca distração frequente. Além disso, podem apresentar desorganização, procrastinação, letargia, esquecimento, devaneio. Não é falta de inteligência, mas simplesmente um problema de saúde que deve ser trabalhado.

Além disso, como dissemos, a leitura dinâmica proporciona uma maximização do tempo. Contudo, trata-se de uma técnica e, como toda técnica, exige treinamento. Mais para frente nós falaremos um pouco de um dos métodos que você pode desenvolver. Além disso, nós traremos algumas dicas. Mas antes, você se pergunta como a leitura dinâmica pode te ajudar em situações cotidianas? Então, no próximo tópico vamos falar um pouco sobre isso.

Porque desenvolver a leitura dinâmica

Se você está estudando, seja no colégio, seja na faculdade, provavelmente você tem muito conteúdo para ler. Além de ler, você precisa entender e memorizar o que leu.

Só que em um mundo em que temos tantas atividades, trabalhos é compromissos, administrar o tempo é difícil. Nesse contexto, a leitura dinâmica pode ser de grande ajuda para conseguir dar conta das leituras. Além disso, a leitura dinâmica ajuda a aumentar a capacidade de compreensão das leituras.

Como vimos, no começo é difícil. No entanto, com o passar do tempo e das atividades, nosso corpo vai se acostumando e nosso cérebro se adaptando.

Assim, se você quer ter a habilidade de fazer uma leitura dinâmica, é importante ter disciplina e força de vontade. Não é algo que se consegue do dia para a noite. Para te ajudar, nós fizemos uma lista com 7 dicas para você desenvolver a leitura dinâmica.

7 dicas para fazer uma Leitura Dinâmica

Quando se procura dicas para ajudar na leitura dinâmica vemos que o espaço físico pode ajudar muito para essa técnica. Além disso, os gestos e modos de planejamento são essenciais. Aqui trazemos 7 coisas que se você implantar durante seu processo de leitura, vai ajudar a desenvolver a leitura dinâmica.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Cronometragem:

Como estamos falando de um treinamento, é interessante que você meça o quanto você tem melhorado com o tempo. Para isso você pode pegar um texto simples e curto que você já leu antes e contar quantas palavras você leu por minuto. Depois você compara essa marca com o que você já fez antes. Nesse caso você não estará absorvendo as informações de fato, mas sua evolução.

Leitura por Blocos:

É a leitura do texto por bloco de ideias. Como assim? Conforme você lê, você busca palavras centrais que dividem o texto por assuntos. Tome por exemplo um texto historiográfico, em que você pode dividir os assuntos em “datas importantes” e “pessoas importantes”.

Enquanto você faz a leitura nesse caso, por exemplo, a expressão “no dia” pode ser pensada dentro do bloco “datas importantes”. Os nossos olhos aprendem a focar nessa expressão e não apenas na palavra. Assim, nosso próprio cérebro acaba fazendo essa divisão com o tempo, pois a nossa maneira de ler provoca isso. Trata-se da apreensão do sentido via generalização de blocos de sentido.

Eliminar ruídos:

Os ruídos podem interferir na concentração. Por essa razão, quando for ler, desligue o celular, a TV, e fontes de música.

Prepare o ambiente:

Busque estar em um ambiente silencioso, confortável e com iluminação boa na hora da leitura.

Lubrifique seus olhos:

Aqueça suas mãos e encoste nos seus olhos fechados. Prefira sempre o uso de óculos ao uso de lentes. Isso é importante pois seus olhos não são acostumados a ritmos grandes de leitura.

Um livro de cada vez:

Evite ler livros simultaneamente, pois seu cérebro pode dispersar as informações.

Nada de murmúrios:

Como devemos ler o texto em blocos, pronunciar as palavras retrocede a leitura de palavras por palavras. Precisamos aproveitar a leitura por meio de blocos de sentidos.

Considerações Finais

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender e conhecer um pouco mais sobre a leitura dinâmica. Afinal, ela é uma técnica que pode ajudar muito no nosso dia a dia. Use o nosso espaço nos comentários para deixar suas dúvidas, sugestões e apontamentos sobre o tema.

Além disso, não deixe de conferir as informações sobre o nosso curso de Psicanálise Clínica online. Nele, você pode aprender sobre as raízes dos problemas humanos e tratá-los a nível pessoal ou profissional. A escolha é sua. Inclusive, é possível aproveitar o que você aprendeu de leitura dinâmica e aplicar com o material do curso!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 5 =