letramento digital

Letramento Digital: o que é e as 10 boas práticas para fazer com os filhos

Posted on Posted in Comportamento

Vivemos em uma sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação desempenham um papel tão importante. E o “letramento digital” é definido como a capacidade de ensinar alguém a ler e escrever no mundo digital.

Além disso, é um processo importante através do qual adquirimos as habilidades necessárias para ser competente no uso das novas tecnologias. Quer saber mais? Continue lendo o nosso post!

O que é letramento digital?

É a capacidade de uma pessoa de fazer diferentes tarefas em um ambiente digital. E também pode ser denominado como alfabetização digital. Essa definição genérica inclui muitas nuances. Tais como:

  • capacidade de localizar;
  • investigar e analisar a informação por meio da tecnologia;
  • desenvolver conteúdos e propostas de design por meio de mídias digitais.

Além disso, a alfabetização digital deve ser entendida não apenas como um meio. Mas também como uma nova forma de comunicação e de criação e compreensão da informação.

Níveis de alfabetização digital

Você pode encontrar vários níveis. Que  vão desde o mais básico tendo habilidades iniciais. Ou um intermediário, em que a tecnologia é usada para melhorar nossas vidas ou sermos mais eficientes. E um nível superior de criação de nosso próprio conteúdo digital. O objetivo é ser uma sociedade que comunica mais. Com isso, todos terão as mesmas chances.

O assunto do post de hoje tem bastante informações. Então continue lendo para aprender mais!

Tipos de letração

Tem três níveis e vamos explicar com bastante detalhes cada um deles. Confira!

Aprendizagem de uso

E sobre as competências básicas e necessárias para saber como usar dispositivos tecnológicos. Um exemplo muito simples seria saber como lidar com a função de agendar uma publicação no Facebook. Ou ainda, como enviar um WhatsApp do seu celular.

Compreender o uso

Aqui damos um passo além. Pois, com essa capacidade, as pessoas conseguem saber que o uso que fazemos da tecnologia pode nos ajudar a melhorar nossas vidas. Além disso, podemos ser mais produtivos e eficientes nela.

Continuando com o exemplo do botão de agendamento. Saber seu uso seria entender que podemos deixar as publicações agendadas para o horário melhora para nós. Isso sem precisar estar  conectado naquele horário.

Criação de conteúdo digital

Para avançar é muito necessário saber se comunicar no mundo digital. Por isso, é importante ser capaz saber o uso em conteúdos que podem ser repassados a outras pessoas. Nesse caso, o exemplo poderia ser dar mais riqueza a um texto simples com uma imagem ou um vídeo. A partir daqui, a corrida pela alfabetização digital pode evoluir tanto quanto a tecnologia permitir.

A importância da alfabetização digital em crianças

As vantagens do uso de novas tecnologias na educação são reconhecidas. Em especial, está  relacionada ao e-learning. E isso nos leva a pensar sobre como ensinar às crianças as habilidades básicas que acabamos de falar.

As crianças se divertem e se empolgam no mundo digital. E, muitas vezes, vemos que os pequeninos de casa sabem mais do que os adultos sobre a internet. Além disso, nós perguntamos: será que também precisamos ensinar mais sobre isso para os adultos?

Leia Também:  8 melhores livros de psicologia comportamental

Está gostando do nosso post? Continue lendo para saber mais! E aproveite para comentar abaixo o que está achando.

Definição do letramento digital

Ela tem o objetivo de ensinar e avaliar competências e conceitos básicos de informática. Isso para que as pessoas possam usar a tecnologia informática no dia a dia. Além disso, ajudar a desenvolver novas oportunidades sociais e econômicas para si, para as suas famílias e para as suas comunidades.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Letramento digital não se destina a treinar apenas para o uso correto de diferentes tecnologias. Trata-se de dar competências voltadas para habilidades de comunicação, senso crítico, níveis mais elevados de participação. E não só isso, mas também capacidade de analisar as informações acessadas pelo indivíduo, etc.

    Em suma, é a possibilidade de interpretar a informação e avaliá-la. E, por fim, poder criar as suas próprias mensagens.

    Como fazer meu filho sair do computador?

    Que o seu filho adolescente faça uso do computador, da internet, dos videogames e de tudo relacionado à tecnologia não é ruim. O ruim é quando ele passa muito tempo nessa atividade, distanciando-se das outras pessoas e não fazendo suas tarefas.

    Muitos pais pensam que seus filhos adolescentes são viciados em tecnologia porque não entendem o que está acontecendo e o que devem fazer. Como pais, podemos dar algumas dicas. E, se necessário, tomar outras medidas de proibição. Aqui estão algumas alternativas:

    • estabeleça limites;
    • fale sobre os riscos;
    • e dê exemplos das desvantagens.

    Se você se pergunta “mas quem está do outro lado da tela”? A nossa dica: consulte especialistas no assunto. Além disso, como primeira medida, a proibição não é a mais aconselhável. Por isso, tenha prioridades e responsabilidades em relação às atividades do dia a dia.

    Como identificar se é um vício?

    Apenas um especialista no assunto será capaz de saber, mas como pais podemos ver alguns sinais. Se você parar de fazer algumas atividades importantes e prestar mais atenção ao computador por muito tempo, por exemplo, é aconselhável colocar limites.

    Se esse limite incomoda a criança ou se o uso desses dispositivos for visto como uma necessidade e não como um hobby, é provável que seja um vício.

    Tudo é muito relativo. É bem provável que as crianças utilizem um computador para fazer atividades da escolas. Desde que o motivo seja justificado, não tem problema. Mas também é importante saber a diferença entre o uso por necessidade ou por impulso.

    Considerações finais sobre o letramento digital

    Em síntese, o letramento digital é sobre a capacidade de uma pessoa fazer suas tarefas de forma eficaz em um ambiente digital. E o “digital” são informações passadas através do computador ou celular.

    Além disso, inclui a capacidade de ler e interpretar textos, sons e imagens. Além de reproduzir dados e imagens por meio da manipulação digital. Bem como avaliando e aplicando novos conhecimentos adquiridos pelas comunidades digitais.

    Por fim, esperamos que você tenha gostando de conhecer um pouco sobre o letramento digital. Então, te convidamos a se inscrever em nosso curso online de psicanálise clínica. Pois com ele você poderá aprimorar o seu conhecimento e se tornar um profissional desta área excepcional!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    3 × cinco =