vontade de se isolar do mundo e das pessoas

Vontade de se isolar: o que isso sinaliza?

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos

Afinal, por que uma pessoa sente vontade de se isolar? Entenda os motivos que levam uma pessoa a se isolar do mundo e dos outros. Quando isso é uma solução e quando é um problema?

Isolar-se do mundo

Atualmente, a palavra “isolamento” tem sido vista com frequência em todas as mídias sociais. A pandemia do novo corona vírus trouxe à tona o que para muitas pessoas já se tratava de algo rotineiro.

Mas o que significa “isolar-se”? Segundo definição do Dicionário Oxford Languages seria a condição da pessoa que se pôs ou foi posta à parte.

Trata-se, na verdade de uma separação. Quando alguém escolhe isolar-se significa que não quer ser notada ou vista.

É como se fosse um esconderijo. Muito se vê pessoas que tem estilos de vida diferenciados e optam por viver em lugares reclusos e distantes dos centros populacionais e longe de tudo o que possa retirar sua paz de espírito. Mas como foi dito, trata-se na verdade de um estilo de vida.

A vontade de se isolar é de fato uma decisão?

Mas e quando o isolamento é fruto de uma decisão na qual a pessoa quer ficar sozinha, dispensando qualquer tipo de companhia e/ou contato?

Neste caso, não se levando em consideração a pandemia e observando a situação sob a ótica de quando ainda não existia a declaração da pandemia do corona vírus, na qual o isolamento foi determinado como forma de salvaguardar a própria vida e também em prol da coletividade, há que se ver que o isolamento pode ser decorrente até mesmo de patologias.

As patologias causam vontade de se isolar

Vamos ver algumas patologias que podem estar por trás da vontade de se isolar.

Depressão

A patologia mais comum de todas e que traz como um dos sintomas o fato de a pessoa querer se isolar é a depressão. O indivíduo que sofre de depressão, em tese, sente vontade de ficar sozinho, não conversar, não falar e com isso se isola do mundo.

É como se a pessoa buscasse uma forma de sentir-se segura, longe de julgamentos, ironias, falas inadequadas ou até mesmo por pura falta de vontade de manter qualquer tipo de contato, já que muito deprimidos relatam ser a depressão como um “grande nada”/ausência de vontade.

Transtorno bipolar

Outro transtorno muito comum que também faz com que haja isolamento é o transtorno bipolar. Nele, o indivíduo altera períodos de grande euforia e períodos depressivos. Por ser conhecida como uma crise maníaco depressiva, não é raro encontrar pessoas que se isolam em decorrência do transtorno.

A mudança comportamental ocorre de forma intensa e quem convive, certas vezes, nem costuma entender o motivo do comportamento. Ora o portador do distúrbio está bem e ora se encontra depressivo, recluso, ora bem disposto, eufórico e intenso.

Transtorno de Borderline

O transtorno de borderline trata-se de transtorno de personalidade em que há um descontrole comportamental, diante de uma situação de frustração. Gritos, xingamentos, atitudes grosseiras e até mesmo agressões físicas fazem parte do ciclo de sintomas ocasionados no momento de fúria.

O primeiro autor que utilizou o termo foi o psicanalista norte-americano Adolph Stern, em 1938, quando o chamou de “hemorragia psíquica”. Como o portador do transtorno também apresenta como sintoma o medo de ser abandonado, não é raro, a procura pelo isolamento antes que tal fato aconteça. Há um afastamento das relações.

Síndrome do pânico

Pode ter como disparador a Agorafobia. É o transtorno em que a pessoa pode sofrer crises de mero, desespero e insegurança. Pode apresentar palpitações, sudorese intensa e tremores. Inúmeras vezes, tem o medo da violência como causa e com isso, o isolamento apresenta-se como medida necessária para que se sinta mais segura. Um assalto ou qualquer outra situação de violência podem fazer com que o indivíduo venha a apresentar síndrome do pânico.

Outros tipos de isolamento

O isolamento por motivos religiosos

Há religiões que colocam o isolamento como forma de atingir um nível de espiritualidade e que faz com o indivíduo passe a fazer reflexões sobre si e sobre o mundo, sem qualquer intervenção do mundo externo.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    O isolamento voluntário

    Há diversas causas para que alguém opte pelo isolamento voluntário. Pode ser alguém que não quer lidar com as questões complexas advindas de qualquer tipo de relacionamento. Pode ser a fuga em razão da falta de paciência com os outros.

    Alguém que não quer aborrecer-se, estressar-se ou ainda alguém que, simplesmente não sente vontade de estar com outras pessoas por mera deliberação ou necessidade de estar consigo mesmo.

    A neurose obsessiva como base da vontade de se isolar

    Para a Psicanálise, o isolamento nada mais é que um mecanismo de neurose obsessiva. As neuroses apresentam como sintomas a ansiedade, fobias, paranoias, sensação de vazio, vontade de isolar-se, apatia, dentre outros.

    A vontade de isolar-se decorre deste distúrbio que causa intenso sofrimento psíquico ao ponto de fazer com que seja procurada uma forma de proteção da individualidade de maneira extrema.

    O homem é um ser social por natureza. A regra é que se estabeleçam laços, sendo que os relacionamentos vão sendo estabelecidos ao longo da vida. Há uma máxima que diz que ninguém é feliz sozinho. Por outro lado, também há o ditado de “antes só do que mal acompanhado”.

    No entanto, deve-se ponderar o que traz mais sensação de bem estar de acordo com o momento. Nem sempre estamos dispostos a conversar, a falar. Neste caso, o isolamento impõe-se como mecanismo de defesa.

    O importante é sempre avaliar a condição que está causando o isolamento. Caso seja patológica, procurar a ajuda do profissional indicado. Caso seja estilo de vida, seguir conforme a sua vontade, se possível.

    Esta conteúdo sobre vontade de isolar, explicando por que as pessoas se isolam e o que este comportamento indica foi escrito por Elen Lins ([email protected]), aluna da etapa prática do Curso de Formação Psicanálise Clínica, Analista Processual, Pós graduada em Direito Privado.

     

    35 thoughts on “Vontade de se isolar: o que isso sinaliza?

    1. Alcir Brites Toresani disse:

      Muito bom, simples e objetivo.

    2. No meu caso, eu me isolo por não me sentir bem perto das pessoas e não gostar mesmo de conversar. Por opção eu viveria sempre isolado. Mas por isso acabei por desistir dos estudos e fiquei sem emprego. Eu queria conviver melhor, ter uma vida normal, mas é desgastante pra mim.

      1. Minha mãe diz pra eu sair, viver a vida. Eu gosto de trabalhar em casa e não me importaria de ficar um ano dentro de casa. Sinto que não estou perdendo nada. Moro em um condomínio fechado, mas ainda sim me irrito com o barulho dos carros e dos vizinhos. Eu sempre vivi assim, mas depois da pandemia isso só se agravou. Não gosto mais de gente, só de mim.

    3. Eu gostaria de saber porque o meu namorado me pediu pra mim não ligar pela ausência dele nós conhecemos pelo site de namoro estava indo muito bem veio na minha casa 3vezes e por motivo de não poder vir prefere ficar isolado ocupado a cabeça em outras coisas pra não sofrer ao me ver em chamada de vídeo ou ligação de celular quê ficar ausente até poder a situação dele voltar normal pra vim me namorar disse ele que cada vez que agente conversa por vídeo o coração dele sofre e ele fica frustrado com ele mesmo gostaria de saber o motivo

      1. Ele Deve ser autista. Minha filha também é assim.

    4. Fernanda Batista Dos Santos disse:

      Sinto a vontade imensa de me isolar não conversar e conviver com pessoas a vida as pessoas me cobram muito e isso está me fazendo muito mal então me sentirei mais feliz estando só e tbm amo a solidão ser sozinha ter a paz que me tanto me falta

      1. Eu também, me cobram como se eu tivesse ass*sass*nado alguém

      2. Tenho passado por situações tão difíceis ao longo da vida que hoje não gosto mais de seres humanos, não confio, não acredito, não quero perto, e com isso me isolei absolutamente há mais de 10 anos. Vivo pra trabalhar e entrar em casa. Amo a natureza no geral, não tenho amigos, nem parentes nem ninguém. Sou insegura e me sinto um traste de pessoa, sou tão horrível que as pessoas que “deveriam” me amar naturalmente, me rejeitam. Então vivo assim, eu a natureza e duas cachorrinhas que resgatei das ruas. Não tenho tv nem radio há mais de uma década e não sei qual a finalidade de se viver assim, sem esperanças, sem ter alvo, sem ter expectativas. Sou a pessoa mais só e infeliz que já conheci na vida e não quero que isso mude.

        1. Vc é especial para Deus sei como é se sentir assim as feridas da vida fazem com que nos tornemos assim as dececoes

        2. Me identifiquei muito com você, por razoes parecidas, faço de suas palavras as minhas…

    5. Ter muitas pessoas a minha volta me sufoca! Humanos sempre esperam algo, sempre querem alguma coisa e se veem que alguém não possui o mesmo pensamentos que ela, naturalmente levam isso como algo errado.
      Me sinto muito bem sozinha e isso me traz alegria mas não aguento mais ser incompreendida por uma escolha que tomei pelo meu bem estar.

      1. Marcos Figueiredo disse:

        Talvez estejamos tentando romper uma linha proibida, e isso pode estar causando um efeito reverso!

      2. Queremos nos isolar pelo nosso bem estar e não somos compreendidos, então perdemos nossa paz tentando explicar o porquê de estarmos nos isolando. Um saco.

        1. Nossa! Faço minhas suas palavras, parece que pessoa não tem o direito de querer ficar sozinho, em paz consigo mesmo!

    6. eu não quero sabe o quão maravilhosa é a vida das pessoas, não quero ter que fazer favor por elas, não quero fingir que me importo com os problema dela, quero só pensar em mim as pessoas são chatas e artificiais, as vezes até tenho vontade de fazer parte de algo, mas o humano é um ser tão nojento e podre, acho melhor estar sozinho.

      1. E aí tem gente que chama você de mesquinhe ou nariz empinado por essa escolha!

    7. Me isolo principalmente por ser depressivo e piora quando eu vejo como são as pessoas ao meu redor, no final você acaba sozinho. Recentemente tentei dar uma chance para mim mesmo e para outra pessoa ao sair da bolha, e advinha?Percebi que eu era apenas um passatempo. “Os humanos são seres sociáveis por natureza” deixei de ser humano kkkkk

    8. Meu esposo é um ser totalmente alegre, gosta de sair, de estar com os nossos amigos, de brincar… e eu por sua vez ultimamente só quero estar em casa, não suporto ter que sair aos finais de semana (que no caso são os dias que temos de folga) se me perguntasse, quer sair? eu responderia quero só a minha casa, mas as pessoas não entendem elas acham que somos metidos, arrogantes… não sei se isso é algum problema, mas não tenho tido vontade de nada relacionado ao próximo, quero sempre estar na minha casa…. e por fvr sem visitas…

      1. Não sou apegado a parentes, tais como: tios, tias, avós, primos. Para eu, minha família são meus pais e irmãos, só me importo com eles. Se meus tios, avós, primos morrerem, eu não sentirei tristeza alguma, porque não fazem falta pra mim, muito pelo contrário, eu não quero vê-los, ter contato com eles me estressa e muito. Na vida real eu não tenho amigos, não gosto de conversar e saber da vida ruim de ninguém. No trabalho eu quero trabalhar isolado dos outros, mas casa tbm não quero muito conversar, e quando converso em casa, eu não presto muita atenção no que me falam. No relacionamento, eu tenho muito medo de perder meu namorado, e ficar sozinho sem ele. Meu namoro é regado de muita desconfiança, sou bem difícil de confiar nas pessoas. Só um adendo: Eu não tenho coragem de comer carne, porque um ser perdeu a vida como se fosse um nada. Isso me faz me sentir mais diferente ainda. Parece que não sou desse planeta.

      2. Sim somos arrogantes por escolhermos não ter que lidar com seres humanos arrogantes

    9. Laura Salgado disse:

      Amei o assunto abordado. Me esclareceu algumas dívidas.
      Excelente matéria!

    10. Silmara Alves disse:

      Eu me afinizei com o isolamento voluntário, não por falta de paciencia somente, mas por falta de interesse pelas pessoas. Me sinto muito bem e realizada, consigo estudar e trabalhar em casa e estou bem feliz

    11. Estou com 54 anos e tenho sentido vontade de me isolar e viver de.forma muito simples, pois precisamos de muito pouco pra sobreviver. Alguns me chamam de grosseiro, sem paciência, mas não suporto coisas erradas, não suporto que duvidem de meu caráter….passei uma vida toda, tentando agradar aos outros, cumprindo minhas obrigações, fazendo o bem, não desrespeitando, enfim acho que não quero mais conviver com o ser humano, tô cansado e tudo isso, não se trata de depressão e sim de querer estar comigo mesmo, de apenas conviver com animais domésticos , conviver com a natureza e assim quem sabe, não ser julgado, não julgar, não precisar me decepcionar e nem decepcionar aos outros. Será que consigo? Vou tentar!

      1. Fernanda Lopes disse:

        Estou exatamente pensando igual a você.

    12. É eu também estou entrando nesse processo, a separação me trouxe esses problemas. Não sinto vontade de companhia nenhuma. Que Jesus Cristo possa curar a todos nós né. Melhoras para todos.E não se esqueçam que Ele está sempre deposto a nos ouvir e ajudar. Fiquem em Paz.

    13. Fernanda Lopes disse:

      Eu estou pensando seriamente em me isolar dessa sociedade LIXO que a gente vive,nas mídias rotulam a gente ao invés de dizer pra nos aceitarmos como somos,querem rosto ,pele,olhos,corpo etc tudo bonito,alguns são piores em tentar embutir na nossa mente que RELIGIÃO mudam as pessoas aff só se for pra pior,conheci tanta gente que ouvia mas não praticavam oque PREGAVAM,fora os que acham que :drogas,sexo, violência,abuso sexual,abuso psicológico é algo “normal”,eu não fui tratada como eu queria (trate as pessoas bem ,pra que elas não façam o pior com você!),na escola,na faculdade,no trabalho,nas ruas,na família,nas igrejas ,em todos os lugares tem as maçãs podres,e quando elas se misturam ficam ainda piores,as vezes eu queria dormir e nunca mais acordar sei lidar comigo,mas com esse LIXO DE “SOCIEDADE” que não é nada HUMANISTA , NÃO EU PREFIRO LIDAR COM ANIMAIS,QUE NÃO FALAM,MAS ENTENDEM OQUE A GENTE DIZ, JÁ O SER HUMANO AFF ESSE NÃO!?!

    14. Eu vivo num país que, consideram que quem vive isolado está doente. Por isso tento esconder, que não gosto de gente, e finjo que estou falando no celular qdo alguém se aproxima. Eu sempre preferi me isolar desde minha adolescência quando ainda vivia no meu país de origem que é Brasil. Todos me perguntavam na na escola, porque você sempre fica só? Eu respondia: Porque eu quero.
      Hoje estou vivendo totalmente isolada, não troco palavras nem com marido, por ser estressante, pois ele já se acostumou e acha que sou doente, com depressao ou outra coisa.
      Mas sou feliz assim, não quero e nem sinto vontade de falar com alguém ( apesar de ser fluente na língua desse país)
      Finalmente achei aqui relato de pessoas com mesmo pensamento. Me sinto mais leve agora, e sem culpas por optar por uma vida sem conversas cansativas com humanos de qualquer lugar.

    15. Tenho passado por situações tão difíceis ao longo da vida, que hoje não gosto mais de seres humanos. Não confio, não acredito, não quero perto, e com isso, me isolei absolutamente há mais de 10 anos. Vivo pra trabalhar e entrar em casa. Amo a natureza no geral, não tenho amigos, nem parentes, nem ninguém. Sou insegura e me sinto um traste de pessoa. Sou tão horrível que as pessoas que “deveriam” me amar naturalmente, me rejeitam. Então vivo assim, eu, a natureza, e duas cachorrinhas que resgatei das ruas. Não tenho tv nem radio há mais de uma década, e não sei qual a finalidade de se viver assim, sem esperanças, sem ter alvo, sem ter expectativas. Sou a pessoa mais só e infeliz que já conheci na vida, e não quero que isso mude.

    16. Eu sempre fui uma pessoa que gostava de conversar e brincar…fazer piada de tudo (bobagens nada de desmerecer os outros, só sobre comida, hábitos) sempre fui aberta …sempre ri com todos, me dei bem com todos mas sempre preferi companhia de poucas pessoas e escolhia em quem confiar)…mas de um tempo pra cá tenho percebido que as pessoas são decepcionantes…melhor é viver em função de objetivos…que no fundo só resta sua familia(filhos e marido) dos quais vc precisa cuidar e vc pra dar conta de assimilar sua vida e cuidar do trabalho, de vc, e etc…q no fundo é isso q vc tem…eu convivi com mta pessoas tóxicas q só cobravam q eu fosse isso e aquilo…me criticava e me julgava…hoje me sinto bem sozinha…e as vezes qro mesmo está sozinha em casa o tempo inteiro…ate no trabalho tenho tentando ficar na minha…

    17. Eu escolhi isolar porque eu creio que no fundo as pessoas não se importam, as pessoas pensam que sou preguiçoso e não quero nada na vida, mas eu luto contra tendencia depressivas e ansiedade mas ninguem entende, há muito tempo que me isolei não fisicamente mas de outra forma psicologica de ser fechado, distante e não muito conversar, mas agora quero me isolar fisicamente.

    18. HERCIONE DA SILVA disse:

      Reconheço que sou chato dentro de uma dose de medida, não sou anti social, minha profissão me levou a disciplina, por outro lado, percebo que quando não aparelha nível de conhecimento, deixando bem claro, não trago isso pra casa…não consigo conviver com nada que agregue.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *