livros de pedagogia

25 livros de pedagogia que mais caem em concursos

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Aos que desejam concorrer a uma vaga em concurso para a educação, saber quais ferramentas utilizar é essencial. Por esse motivo, a escolha de livros estruturados e precisos, junto ao estudo, faz toda a diferença no resultado final. Confira uma lista com os 25 livros de Pedagogia que mais caem em concursos públicos.

“Educação, Escola e Docência – Novos Tempos, Novas Atitudes”, Mário Sérgio Cortella

Educação, escola e docência – Novos tempos, novas atitudes é um dos melhores livros de Pedagogia para concursos. Em geral, as bancas costumam construir questões diretas em cima do conteúdo do livro. Aqui é questionada a nova postura do educador no novo mundo e como isso pode acontecer.

“600 Questões Comentadas de Pedagogia”, Poliana Marina Mascarenhas de Santana Magalhães

Entre os melhores livros de Pedagogia, esse se destaca pela organização e o quão completo ele é. Aqui se concentram perguntas presentes em concursos anteriores e material para a elaboração de novos. Ademais, dentre as vantagens da leitura, podemos citar:

  • Questões comentadas em cada alternativa;
  • As perguntas são divididas por nível de dificuldade;
  • Resumos com a teoria de cada disciplina ao fim dos capítulos.

“Educação infantil para concursos – Coleção manuais de Pedagogia (VOLUME 1)”, Edileide Maria Antonino da Silva

Edileide conseguiu construir e entregar um material vasto que não se limita apenas à Pedagogia. Além da história, a ética, educação, currículo e práticas educativas são muito bem exploradas.

“750 Questões Comentadas em Concursos de Prefeitura”, Ídila Muniz Gomes Guimarães Sampaio

Para quem busca concursos de prefeituras, essa obra abraça as diversas áreas do conhecimento voltadas a essas provas. O melhor é que as alternativas são comentadas de modo claro, objetivo e didático, não restando dúvidas.

“Avaliação da aprendizagem escolar”, Cipriano Carlos Luckesi

Avaliação da aprendizagem escolar é especialmente dedicado a educadores e alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura. Por meio dele, você tem acesso a estudos críticos para que consiga avaliar a aprendizagem na escola.

“História das ideias pedagógicas”, Moacir Gadotti

Gadotti entrega um dos documentos mais completos a respeito dos fundamentos da educação. Ademais, cabe ressaltar que a maioria das questões sobre esse tema surgem desse livro.

“Pedagogia: histórico-crítica ; primeiras aproximações”, Dermeval Saviani

A partir daqui é definida a origem e o significado da corrente pedagógica, propondo a superação de limites. Assim, fica evidente que é um dos ótimos livros de Pedagogia para se consultar na hora de fazer concursos públicos.

“Pontos de psicologia escolar”, Célia Silva Guimarães Barros

Célia Silva consegue fazer uma abordagem ampla da psicologia que é aplicada em sala de aula. Dessa forma, a sua abordagem prática ajuda na convivência do professor com os alunos. Por meio dele, é possível discutir sobre aprendizagem, sexualidade, problemas de aprendizado, mentiras infantis, entre muitos outros temas relevantes.

“Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico”, Paulo Roberto Padilha

Paulo Roberto expõe que uma escola sem qualquer planejamento educacional caminha sem um rumo. Sem contar que isso diminui bastante a chance de colaborar a formação cidadã da população. Basicamente, é um guia de reflexão para compreender melhor o papel e poder da escola junto as transformações sociais no aprendizado.

“Psicologia do desenvolvimento”, Maria Aparecida Coria-Sabini

Reunindo conceitos vitais ao tema, Psicologia do desenvolvimento é um dos livros de Pedagogia mais requeridos em concursos. O mesmo acaba fazendo um mapeamento do desenvolvimento do aluno dentro da prática pedagógica até a fase adulta. É especialmente recomendado a concursos de magistério e faculdades.

Leia Também:  Distorção cognitiva: o que é, como e por que ocorre?

“Educação escolar: políticas, estrutura e organização”, José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabra Toschi

Para os futuros professores e gestores estruturas para se fazer análises históricas, sociopolíticas e organizacionais da educação escolar. Com isso, se cria uma visão mais crítica para compreender contextos sobre as atividades dos profissionais na educação. Um exemplo disso são os paralelos do sistema de ensino brasileiro nas mudanças da sociedade atual.

“Gestão Pedagógica – gerindo escolas para cidadania crítica”, Wolmer Ricardo Tavares

Wolmer defende que a educação não deve ser padronizada e limitada a planos de ação sem visão e vivência holística. Por isso, é preciso revitalizar a gestão escolar e pedagógica em favor dos estudantes.

“Escola e democracia”, Dermeval Saviani

Saviani levanta questionamentos a respeito da relação entre educação e democracia dentro do sistema brasileiro. Nisso, articula os resultados das escolas juntamente com o processo de democratização da sociedade. A prática pedagógica acaba ajudando na democratização social ao mesmo tempo em que questiona a democracia no lado pedagógico.

“Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas”, Ilma Passoos Alencastro Veiga (org.)

Ilma questiona sobre os elementos que compõem a aula e as relações envolvidas e estabelecidas nesse meio. Nesse caminho, se estrutura sobre a gênese, dimensões, princípios e práticas, mirando o fechamento de lacunas na formação dos profissionais. O livro acaba revisitando os fundamentos teóricos-práticos sobre a tarefa de educar os alunos.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

“Documentos de identidade: Uma Introdução às teorias do currículo”, Tomaz Tadeu da Silva

O livro acaba fazendo um traçado sobre os estudos sobre currículos na sua origem até o momento atual. Ainda que sejam curtos, os capítulos são construídos em linguagem direta. Tomaz faz um panorama abrangente das principais vistas sobre o currículo.

“A prática educativa: como ensinar”, Antoni Zabala

As pautas e orientações sobre a movimentação educativa tornam a obra um dos melhores livros de pedagogia para concursos. Nesse caminho, Zabala acaba entregando:

  • Justificativas sobre as decisões de questões relacionadas ao ensino se encontram na função social do ensino, sem contas a concepção dos processos de aprendizagem;
  • A saída da teoria para resolver questões que estimulam a prática.

“Didática”, José Carlos Libâneo

Em suma, Libâneo mostra aqui como a didática unifica a preparação teórica com a prática para a formação do professor. Assim, acaba por se tornar um disciplina integradora que generaliza condições e princípios comuns à docência de qualquer matéria.

“Supervisão escolar e gestão democrática”, Roberto Giancaterino

Giancaterino conversa a respeito da dimensão democrática dentro da administração escolar. O mesmo foca na supervisão educacional para ajudar na aprendizagem do aluno, lidando com as implicações do caminho. Certamente é um dos maiores livros de Pedagogia para se construir intelectualmente no assunto.

“O projeto político-pedagógico: construção e implementação na escola”, Cássia Ravena Mulin de Assis Medel

Cássia se responsabiliza por responder quais os melhores caminhos para construir o projeto político-pedagógico dentro da escola. No entanto, não se trata apenas disso. A autora também mostra que a proposta da escola depende de sua seriedade e capacidade de ir além para mostrar o perfil escolar. Assim, é importante evoluir e antecipar um futuro positivo que seja diferente do presente.

“300 Questões Comentadas CESPE/CEBRASPE para Concursos em Pedagogia”, Fabiana Firmino, Fernanda Borges

Aqui você possui um compilado sobre 300 questões que já saíram em concurso públicos envolvendo Pedagogia. O propósito é que possa acompanhar o raciocínio de elaboração das perguntas e respostas. É comentado, explicado e bastante acessível quanto à leitura.

Leia Também:  Criação de filhos na psicanálise

“Super Livro de Pedagogia para Concursos”

Em suma, se trata de um acervo de perguntas dos mais variados concursos realizados pelo país. Você terá um apanhado geral dos temas que mais caem nas provas, mas sem absorver conteúdo pela metade.

“Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade”, Terezinha Azerêdo Rios

Um dos maiores livros de Pedagogia direciona aos professores elementos suficientes para a teorização de conceitos da prática educativa. Dessa forma, eles podem refletir a respeito da necessidade de qualificação sobre a eficácia da educação dentro das escolas.

“Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire

Pedagogia do oprimido fala diretamente sobre o analfabetismo entre os adultos. Não apenas isso, mas também sobre os dilemas dessas pessoas durante o cotidiano. Indo além das estatísticas, o trabalho consegue mover o leitor para avaliar o impacto cultural dessa questão em aberto.

“Educação não é privilégio”, Anísio Teixeira

Basicamente, Educação não é privilégio mostra a falta de cuidado em relação a tudo o que é público e com o sistema de ensino. Em relação a esse último, aponta a sua inflexibilidade e sem adaptação com a realidade social. Ademais, dentre os questionamentos levantados, indica como o aluno fica refém do próprio aprendizado e desenvolvimento.

“Teorias de aprendizagem”, Marcos Antônio Moreira

Para encerrar a lista de livros de Pedagogia, Teorias da aprendizagem condensa diversas teorias psicológicas dos mais variados autores. Assim, para quem está concorrendo em concursos ou em início de profissão, é altamente recomendado.

Considerações finais sobre livros de Pedagogia

Ao disputar um concurso público na área da educação é preciso ter acesso aos melhores livros de Pedagogia. Claro, não é possível comprar todos, mas saber da proposta deles é importante aos seus estudos. Por meio da lista acima, você selecionará os pilares mais importantes ao seu estudo e aprendizado.

Queremos deixar claro que sabemos das diferenças existentes entre os concursos e os seus respectivos editais. Contudo, absorver o conhecimento advindo dessas obras contribui diretamente ao seu crescimento intelectual. Tenha a certeza de que estará mais preparado com relação ao que pode encontrar no dia de sua prova.

A fim de alcançar o topo do seu potencial de crescimento, se inscreva em nosso curso totalmente online de Psicanálise. Com nossa ajuda, conduzirá seus movimentos internos, alimentando seu autoconhecimento e capacidade de realização. O conhecimento dos livros de Pedagogia encontrarão seu local adequado junto com a segurança, foco e disposição se potencializados com a Psicanálise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 1 =