Magoou: atitudes que magoam e dicas para vencer a mágoa

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise

Se alguém te magoou, mas você não consegue esquecer, precisa saber como esse sentimento pode ser destrutivo.

Além disso, é preciso entender também que nossas atitudes podem magoar aos outros. Por esse motivo, é preciso entender o que é a mágoa. Além disso, é indispensável ter consciência de quais atitudes podem magoar os outros e a nós mesmos.

Esse artigo busca ajudar a entender tudo isso e também queremos falar de como a psicanálise vê a magoa.

O que é a mágoa

A mágoa é um sentimento muito comum a todos os seres humanos. Ele é caracterizado por uma sensação resultante de um ato indelicado que nos decepciona. Além disso, esse sentimento, ao contrário de outros, provoca uma sensação de desconforto. Outro ponto é que ele pode durar muito tempo, inclusive, durar uma vida toda. Já outros sentimentos podem ser intensos, mas passageiros.

Outro ponto é que quando a pessoa te magoou, você sente uma mistura de:

  • rancor;
  • raiva;
  • e tristeza.

Sendo que, na maioria das vezes, ele resulta de uma grande decepção. Afinal, todos esperamos algo de alguém, mas quando essa expectativa é quebrada de maneira brusca, isso nos entristece. Porém, mais do que uma quebra, é algo que acontece realmente efetivamente de forma contrária ao que queríamos.

Ademais, pensando no sentido figurado da mágoa, ela pode representar a inveja de algo que pertence a outra pessoa. Nesse prisma, nós ficamos magoados por não chegar aonde o outro está. É como se o mundo estivesse nos magoando, nos injustiçando.

A mágoa e a psicanálise

Para a psicanálise as mágoas acontecem quando criamos muita expectativa em relação ao outro. Ou seja, nós olhamos o outro de acordo com um prisma pessoal. Com isso, acreditamos de mais no outro, em como idealizamos que ele seja. Porém isso não é a pessoa de verdade, mas como queremos que ela seja. E quando a pessoa não responde a isso, a mágoa surge, levamos isso para o pessoal.

Claro, isso quando alguém nos magoou sem intenção. Nesse ponto a psicanálise busca entender como projetamos as imagens as pessoas e as situações que nos cercam. Analisa ainda quais são os fatores que nos influenciam e como internalizamos as experiências vividas. Outrossim, como a internalização modifica e transforma os outros e a nós.

Quando conseguimos deixar as projeções e expectativas de lado, temos uma vida mais leve. Afinal, não damos tanto poder às quebras de expectativas e elas não nos machucam tanto.

Atitudes que magoam

  • Mandar alguém calar a boca

Tentar silenciar alguém é algo agressivo, pois impede que o outro diga o que sente ou pensa. Ou seja, o silenciamento tem como finalidade a anulação do outro como indivíduo. Não há razão para que o outro, ou você, exija que a pessoa se cale. Mesmo que o que ele diga pareça uma loucura, a pessoa tem direito de se expressar.

Se as partes da conversa não estão preparadas para se escutarem, é melhor parar e continuar depois. Porém, nunca diga ao outro que ele deve se calar. E lembre-se que se um “cala boca” te magoou, pode magoar o outro também. Então é preciso ter cuidado e respeito pelo outro.

  • Adjetivos ofensivos

Quando nos dirigimos ao outro de maneira ofensiva nós podemos destruir o amor próprio dele. Dessa forma, a nossa autoimagem também pode ser abalada quando somos ofendidos. Isso acontece porque o outro é importante para gente, assim como nós somos importantes para ele. Consequentemente, os adjetivos ofensivos podem diminuir, humilhar e rebaixar.

Por esse motivo, é preciso ter muito cuidado com o que dizemos. Nós somos pessoas e merecemos respeito.

  • Não se importar com a outra pessoa

Relações são pautadas em estabelecimento de laços. Quando nos sentimos ignorados ou ignoramos os outros, os laços são estremecidos. Afinal, não há algo mais triste do que saber que não é importante para quem amamos.

Muitas vezes nem temos consciência disso, mas por exemplo, muitas mães sentem isso. Afinal, quando crescemos e saímos de casa, acabamos tendo uma vida corrida e sem tempo. Nossas mães acabam sendo negligenciadas. No entanto, o afastamento não significa que não as amamos, mas que a vida está corrida. Contudo, isso magoa, porque as pessoas precisam de atenção e carinho.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    No dia a dia precisamos valorizar as pessoas que amamos e mostrar a importância delas para nós. No entanto, se alguém te magoou com a negligência, reveja essa relação. Algumas pessoas não podem te dar o que você merece.

    • Falta de gratidão

    A gratidão é algo precioso. Por isso é preciso agradecer as pessoas. Contudo, a gratidão deve ser algo real, verdadeiro. Ou seja, não adianta só ficar agradecendo aos quatro ventos, mas reconhecer o valor verdadeiro.

    Precisamos todos os dias entender como uma pessoa modifica as nossas vidas. Até mesmo quem não foi tão legal nos ajudou a crescer. Entende? Além disso, é importante deixar o outro saber o quando é importante e fez diferença em nossas vidas.

    Como vencer a mágoa

    Agora que já vimos o que é a mágoa e quais as atitudes que nos magoam, vamos entender como vencê-la. Afinal ressentimentos levam tempo para crescer, e livrar-se deles é um processo. Para conseguir isso, listamos algumas atitudes que podemos tomar quando alguém nos magoou.

    Reconheça a mágoa

    Quando alguém nos magoa, mesmo que para os outros seja bobagem, para nós é real. Para entendermos a maneira como a mágoa nos afeta, é preciso que consigamos descrever a situação e o que sentimos a partir dela. Um diário pode ajudar nisso. Afinal, é preciso colocar para fora o que tem dentro de nós, só assim poderemos trabalhar esses pontos. Não importa se é algo “besta”; se nos afeta, precisamos lidar com isso.

    Perdoe

    Perdoar alguém que te magoou é algo que fazemos por nós mesmos. E o perdão não significa que esqueceremos o que nos ofendeu. Muito menos concordamos com o que aconteceu. Nem mesmo que o outros serão diferentes, mas que não deixaremos que isso nos afete de maneira destrutiva.

    Além disso, o perdão não deve ser dado apenas aos outros, mas a nós mesmos também. Afinal, nós também magoamos os outros (até a nós mesmos) e precisamos perdoar nossos erros.

    É sempre bom ter em mente que nós amadurecemos na jornada da vida. Sendo assim, em muitos momentos temos atitudes imaturas e que hoje faríamos de outra forma. É preciso compreender nossa história e nossa evolução e não ficar preso a isso. Por isso devemos nos perdoar pelo que não foi tão legal.

    Não deixe que a raiva te defina

    Quando deixamos que a negatividade defina o que somos, nos prendemos ao passado e a infelicidade. Isso não significa que devemos ser passivos a tudo e aceitar as situações sempre. Mas que devemos entender que a negatividade nos limita e nos joga para baixo. É preciso coragem para enfrentar os problemas e as dores. Devemos nos impor sim, além de lutar contra o que nos magoa.

    No entanto, devemos evitar fazer isso de uma forma destrutiva.

    Não seja vítima da mágoa

    A mágoa nos afeta sim, porém, não podemos deixar que isso nos defina. Somos mais do que o que sentimos e que nos machuca.

    Por isso, precisamos entender o que sentimos, como nos afeta e como mudar isso. Temos que tomar a responsabilidade de modificar as nossas vidas para nossas mãos e não deixar na mão da mágoa.

    Comentários finais sobre como lidar com o que te magoou

    Se alguém nos magoou, isso nos afeta e a nossa vida. Mas é preciso se livrar dos sentimentos destrutivos. Precisamos realmente trabalhar no que nos machuca e aprender como não magoar aos outros.

    Por fim, se você quer entender mais sobre a relação entre o que te magoou a e a mente humana, nosso curso de Psicanálise online pode te ajudar. É um curso 100% online que aborda várias nuances da psicanálise. Além disso, o início do curso é imediato. Saiba mais sobre ele e se inscreva!

    25 thoughts on “Magoou: atitudes que magoam e dicas para vencer a mágoa

    1. Me declarava pra mh ex ela me dizia qui era problema meu sera qui isso era amor?

    2. Marcia teixeira disse:

      Esse artigo foi bem esclarecedor!

    3. Dói mas um dia passa mas não se esquece. O humano vai errar sempre, vamos ter aprender a lidar com a maldade.

      1. Meu namoro estava extremamente tóxico, além de que a pessoa só dizia eu ser o problema, insuficiente e burro/idiota, eu não aguentei e simplesmente explodo, ela já tentou me entender, porém, dói e eu fiz a pior coisa que uma pessoa pode fazer para outra.

    4. Se dedicar, atravessar estados para estar com outra pessoa, nunca brigar, ser paciente, entender, divertir, dar carinho e no fim não receber nem tchau! E qdo vc resolve procurar, escuta coisas como : vc não é nada, tenho nojo de vc, lixo….

      1. Maria, tudo na vida, bom ou ruim, sempre nos trás algum aprendizado. Que você encontre uma pessoa que te dê valor. Que bom que você pode ver que ele não era a pessoa ideal, mesmo que tarde.

    5. Dói muito !!!!! Eu e uma pessoa nos magoamos sabe quando fica mal resolvido ? Faz 6 anos já mas parece que foi ontem.
      Gosto muito dela e ela pensaa que eu não estou nem aí….gosto muito e odeio gostar ela já não sei o que sei é que anda falando mal de mim me difamado por aí. Talvez tbm goste de mim.

      1. Fiz uma viagem para Lãs Vegas com meu marido e grupo de amigos;aluguei um mustang vermelho ( o qual ainda não tinha visto)para fazer a rota 66…
        No dia de começar a Rota,tomei café com meu marido e subi para o quarto sozinha e marcamos de nos encontrar em 15’ na porta do elevador …(não falo inglês e estava sem celular) meu marido terminou café e levou 2 amigos e 1 amiga para ver o caro (antes de eu ver) e me largou na porta do elevador por mais de 45’ sozinha e quando me encontrou ela estava feliz e eu chorando e magoada…
        Isso aconteceu há 1 mês e eu não consigo falar com ele,só choro pela falta de cuidado e atenção para comigo .
        Procurei artigos sobre magoa e gostei muito do que eu li!

    6. Não sei o que é pior, quando nos magoam de propósito ou sem querer. Já passei pelas duas situações, acho que quando a pessoa faz simplesmente na maldade é mais fácil de entender e superar. Agora, no caso de ser sem querer, estou sofrendo há mais de 3 anos. Um suposto “amigo” me causou muitos problemas aqui dentro, diz que foi sem querer, o conheço há 14 anos então está complicado de entender, superar, perdoar e esquecer.

      1. Recentemente magoei uma pessoa que me ajudou muito, falei algo sem intenção nenhuma de maldade, tanto que nunca imaginei que tivesse causado tanto mal a essa pessoa, que muito me ajudou quando eu mais precisei… já pedi perdão a ela, pelo meu erro, reconheço que não deveria ter falado o que falei, mas ela nem quis me ouvir, me deixou falando só, disse que não tem nada pra perdoar eu a constrangi diante de algumas pessoas e falei algo que não deveria ter falado

        1. Peça desculpas para ela diante de todos que vc a humilhou.
          É o correto a se fazer é talvez ela te perdoe.
          Vc tem que demonstrar verdadeiramente o arrependimento e demonstrar que mudou.

    7. Hoje mais uma vez, criei expectativas de uma tal pessoa que eu admirava pra caramba. Criei uma imagem na minha cabeça achando que a pessoa seria aquilo que eu pensava, mas no final, acabou dando uma grande merda. Ele tentou se chegar em mim e perguntar o que tava acontecendo, e eu so o ignorava. Tava com medo de falar a verdade e ele achar que eu era louca. E por meu medo, só disse que não ficaríamos mais. Então no fim, eu me magoei e creio que devo ter magoado ele também. Decidi só não me envolver mais e focar na minha faculdade, ou pelo menos consegui deixar de lado esse meu jeito de crar expectativa com algo ou alguém.

      1. Alguem te entendo , eu tbem reencontrei uma pessoa do meu passado e gerei uma expectativa , no primeiro encontro ele foi o que eu pensei , mas no segundo , ele se mostrou de verdade e foi muito triste , fiquei chateada , magoada , não era nadea do que eu imaginei ou conheci na primeira vez que nos falamos.

    8. Fernando Melo disse:

      Texto muito esclarecedor. Cheguei aqui porque eu estava conversando com minha esposa e ela do nada foi extremamente estúpida comigo, dizendo que eu nao deveria focar nesse assunto porque nao trazia nada de bom ficando braba comigo por falar no assunto em questão. Tudo isso com muita estupidez. Fiquei muito magoado e fui pesquisar no google sobre mágoas.

      1. Marilene Ribeiro disse:

        Fiquei magoada com meu esposo esses dias, as vezes ele tem umas atitudes, que não consigo entender. Sou muito sensível, e as vezes acho que me magoou com facilidade. O pior é que não costumo falar o que sinto e guardo muito as coisas pra mim. Sei que isso não é o certo. E o difícil é gerenciar essa mágoa, que muitas vezes nos consome e adoece. Creio que o exercício do perdão é.fundamental, sem que é difícil, mas se não perdoarmos, nossa mente e corpo acaba adoecendo. Temos que fazer esse exercício diário. Boa sorte!

    9. Somos humanos e sentimos por dentro, só que existem pessoas que fazem a grande merda de nós magoar e simplesmente acha que não aconteceu nada, eu sinceramente acho que deveríamos tratar o outro como gostaríamos de ser tratados, quem bate esquece mas quem apanha não, talvez é preciso ignorar certas pessoas e atitudes já que são nocivas e destrutivas.

    10. Eu tinha feito uma compra em um site e a compra chegou justamente no dia do meu aniversário, tirei a foto vestida com o vestido que comprei no site e eu achei lindo e nisso meu primo falou que o vestido era horrível que eu não tinha gosto e não tinha me valorizado. O que me magoou muito foi que eu não esperava isso dele e foi justamente no dia do meu aniversário. Eu acredito que se você não tem nada de bom pra falar para alguém é melhor manter a boca fechada. Eu fiquei magoada e triste mas eu entendo que isso diz mais sobre ele do que de mim. Mas mesmo sabendo disso tudo eu fiquei muito magoada e triste.

    11. Minha melhor amiga duvidou que o irmão dela fosse o pai do meu bebê quando engravidei, eu e ele ficamos por duas vezes e ela sabia, porém eu tinha um rolo com outro e ela sabia também, então “desconfiou” do outro. Ela encheu tanto a minha cabeça q acabei indo falar com o irmão dela sobre, mas que não tinha nada a ver. Mas não bastou, já foi suficiente p ele pedir DNA e me abandonou na gravidez. Hoje ele já “sabe” (sempre soube) que é filho dele, fizemos DNA com menos de 1 mês de nascido. Meu bebê hoje tem 1 ano e 5 meses, um dia desses ele falou pra mim que se arrepende de tudo o que fez, de não ter participado de nada da gravidez. Hoje falo com essa amiga ainda, era uma amizade de mais de 10 anos, porém a confiança nunca mais será a mesma. Desfazer a amizade não consegui. Nos falamos normal, ela reconheceu o erro, mas sabemos o quanto não é mais a mesma coisa. Eu a perdoei mas as vezes meu pai me joga a real do que ela fez e isso traz à tona a dor que senti na gravidez e bate um sentimento de raiva de novo. São esses momentos específicos que me fazem ter mágoa de novo, preciso trabalhar em cima disso pois foi algo que marcou

    12. Se tu já pediu perdão e ela não quis te ouvir e também não te procurou depois , não pensa mais nisso. Você foi humilde e reconheceu seu erro. Deixa prá lá, existem muitas pessoas legais por aí e essa com certeza não é tão legal assim! Se ame e não se humilhe!!

    13. A minha mãe só vem ter comigo quando precisa de alguma coisa toda a vida me abandonou….

    14. Estava contando para meu namorado o quanto minha colega de trabalho me imita, copia tudo que eu faço, até meu jeito de falar com os colegas e me cuida o tempo inteiro e ele disse que eu estava com inveja dela. Que eu tenho inveja de todo mundo. Ele sabe que vivo na minha e que sou feliz do meu jeito. Mas quis me magoar, quis me destruir. Então terminei com ele. Estava procurando o porque dele fazer isso pra mim, encontrei esse texto e gostei. Ele costumava ser muito cuidadoso com tudo, porém não é a primeira vez que em um momento de tristeza pra mim, ele me chuta mais para o buraco ao invés de me levantar. Não pretendo voltar com ele. Pra mim deu!

    15. e que eu tenho mágoa das pessoas que eu fico triste co.essa pessoa daí eu não consigo tirar essa mágoa

    16. Estou confusa não tenho certeza de quem me feriu e todos os dias sou infeliz alguem pode me ajudar?????

    17. Um colega estava precisando de ajuda no trabalho. Ele é cargo político em uma secretária do meu Estado. Caso não conseguisse realizar um evento, seria exonerado. Eu ajudei em tudo. Desde a criação do processo do evento, até a finalização, já com a publicação no diário oficial. E para minha surpresa, questionei a ele sobre uma atitude que ele teve , faltando um dia para o início do evento, e ele desligou o telefone na minha cara. Estou muito magoada e NUNCA mais vou ajudar NINGUÉM.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *