maturidade espiritual

Maturidade espiritual e emocional: 7 sinais

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

A definição de maturidade espiritual ganha uma resposta rica e extensa quando alguém pergunta o que isso significa. Entretanto, podemos afirmar que a sua base se concentra em elevar o seu espírito para tudo aquilo que realmente importa. Aqui você encontrará sete sinais que caracterizam esse crescimento interno.

1°: É quando você não finge ser o que não é

Um dos maiores sinais da maturidade espiritual é que o indivíduo não precisa fingir algo que ele não é. Toda a essência captada pelos demais é honesta e faz parte da construção existencial desse indivíduo. No momento em que seu crescimento espiritual se eleva, você entrega:

Confiança

Já que sabem de sua postura, as pessoas podem intuitivamente confiar mais em você. Para elas, está claro que estão lidando com alguém de caráter, com princípios e com valores pessoais construtivos. Seja nos relacionamentos ou na profissão, você acaba se tornando um referencial aos demais.

Autoconhecimento

Assumindo a si mesmo pode dedicar mais tempo para compreender o que importa na sua natureza. Neste caso, importa saber de suas limitações, tendências, impulsos, preconceitos e também tudo aquilo que te edifica. Assim, você valoriza suas qualidades, postura e sonhos que deseja alcançar.

Aceitar-se

Compreender suas falhas faz parte do processo de crescimento espiritual em sua jornada. Não somente serve para encontrá-las, mas também para encontrar os caminhos para alcançar a reformulação e mudança.

2°: A solidão é algo bom a você

Para a maioria das pessoas, ter um ambiente movimentado é sinal de alegria. A circulação frequente em casa deixa uma sensação de pertencimento, controle e segurança. No momento em que fica só, um incômodo com o silêncio começa a se alimentar de sua alma.

A maturidade espiritual vem para te mostrar que a sua casa não precisa estar cheia para ser feliz. Em vez do barulho, pode se valer do silêncio para ir observando e sentindo a si mesmo em verdade. Esse espaço é confortavelmente bom para refletir e repensar a sua vida.

Nesse momento, o sossego interior fica a um passo de distância de ser alcançado. Mantendo contato com o que é considerado divino para você, pode abstrair tudo aquilo que não lhe serve. Isso inclui atividades que lhe causam algum mal ou mesmo pessoas que estão prontas a isso.

3°: A força de vontade se faz presente sempre

Muitas pessoas cometem o erro de acreditarem que, por serem mais velhas, não podem ou devem fazer renovações. Não apenas por isso, mas também por sua história de vida que as levaram mais longe de onde deveriam estar. A maturidade espiritual vai te mostrar que você ainda tem tempo de viver a vida que deseja.

Além do mais, vai te dar a compreensão para perceber o valor dos desafios em sua vida. Em vez de se lamentar por tudo aquilo que fugiu de você, vai agradecer pelas lições aprendidas. Dessa forma, qualquer tipo de dor em seu passado será bem assimilada e você vai retirar aprendizados valorosos sobre isso.

Fora que você vai desenvolver a sua inteligência emocional em qualquer época da vida. A sua força de vontade adquirida ou melhorada vai deixar você abrir mão daqueles que não querem ficar ao seu lado. Não o bastante, sua própria consciência perceberá que você não precisa sofrer por todo mundo porque nem todos meu seu sofrimento.

Leia Também:  Sentimento de Tristeza: 7 dicas para identificar e combater

4°: O silêncio faz parte de sua cura

Infelizmente, as pessoas que ainda não alcançaram a maturidade espiritual querem ser vistas em uma agressão. Vistas no sentido de agredirem, ferirem o outro para que se mostrem mais dominantes. Porém, entenda que quando fere alguém, estando certo ou errado, você fere a si mesmo.

O processo de maturação espiritual consiste em aprender a se calar sem sentir que é inferior ou superior. É simplesmente você entregar o silêncio por saber que aquela discussão não levará a lugar algum.

Nesse caminho, saberá a importância de se afastar daquilo que fere você. E uma das coisas mais importantes: entenderá que não deve agredir os outros para mostrar que está certo.

5°: O sossego interior se faz presente fácil

Um dos maiores problemas de nossa sociedade é a ansiedade para estar bem e se equilibrar. Muitos correm para todos os lados procurando um único ponto em que possam ter sossego internamente. Em vez disso, a maturidade espiritual vem para mostrar que tudo que cura ficou sufocado em lixo imaterial.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Aprimorar a si mesmo e se livrar do que não precisa te ajuda na sua elevação pessoal e espiritual. Dessa forma, pode compreender que muitas coisas em sua vida recebem a atenção e energia que não precisam. Fugindo de promessas falsas criadas por você ou pelos outros, tem mais facilidade em se acalmar e ter sossego.

Por fim, percebe de vez que há pessoas que desejam fazer mal a você e abalar sua parte interna. Você vai evitar que se apossem do que não pertencem a eles se isto significa seu sofrimento.

6°: Você se compadece por sua dor e pela dos outros

Muitas pessoas evitam olhar a si mesma e aos outros como forma de se blindar de qualquer tipo de agressão. Acontece que se fechar acaba criando uma prisão que te faz perder a percepção sobre o valor da vida. Nesse caminho, a maturidade espiritual te ajuda a resgatar:

Desejo do bem aos outros

É natural que nós queiramos retribuir todo o mal que nos fizeram, mas isso somente prolongará a dor. Desejar o bem para aqueles que adoecem a sua alma livra você de um círculo eterno de dor. Ademais, desejar bem ao outro não significa que deva se aproximar, pois você tem o direito de manter distância.

Falta de cobranças pessoais

Não se cobrar excessivamente é uma carta de amor a si mesmo. No momento em que esvazia suas malas internas, pode andar mais leve porque entende a liberdade que precisa ter. E, embora tenha tido um dia ruim, certamente aparecerão outros melhores que te curem e ajudem a superar.

7°: Ter a percepção de equilíbrio

A maturidade espiritual surge nas entrelinhas dos seus altos e baixos. Nisso, entender que não existe superioridade nos relacionamentos apazígua a sua força interna e a muda ao crescimento.

Não o bastante, a humildade direciona o seu olhar a perceber o autocuidado e seus sentimentos mais honestamente. Dessa forma pode ajudar tanto a si mesmo em momentos de necessidade quanto aqueles que precisam de auxílio.

Considerações finais sobre maturidade espiritual

A maturidade espiritual se trata de uma jornada de elevação à nossa parte interna em relação ao mundo. Embora nos tratemos internamente e busquemos a cura, tudo ao nosso redor experimenta um caminho paralelo de construção e recuperação. A reinvenção espiritual atinge tudo aquilo que tocamos.

Leia Também:  Síndrome de Burnout: 15 sintomas e terapias

Por isso, procure entender antes de tudo o que machuca, atrasa e impede você de ter uma vida mais plena. Conscientize-se de que nem tudo na sua jornada favorece o seu crescimento e acaba por atrasar seu caminho.

Uma forma de alcançar essa elevação é através do nosso curso de Psicanálise 100% online, o mais rico do mercado. O curso é uma porta para que desenvolva sua competências internas e alcance o seu potencial através do autoconhecimento. Feito isso, a maturidade espiritual regará todos os bons frutos por todos os lugares que passar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =