meditação mindfulness

Meditação mindfulness guiada: técnicas passo a passo

Publicado em Publicado em Psicanálise, Psicanálise e Cultura

A meditação mindfulness visa a conscientização plena do momento quando você a pratica. Fazendo isso, você saberá melhor o fluxo do seu corpo e tudo aquilo que pode estar atrapalhando sua saúde. Então, vamos te ensinar algumas técnicas simples e eficazes para que melhore a sua postura em relação a si mesmo na vida.

Eliminando as suas distrações

Uma excelente forma de meditação mindfulness é a eliminação das distrações presentes em sua vida. Mesmo que muitos não notam, estão conquistando mais tarde seus propósitos, graças às distrações que encontram pelo caminho.  O pior é que elas vêm em variadas formas, desde objetos, emoções e até nos relacionamentos.

Para que você tenha uma jornada mais plena, você precisa construir uma lista com tudo aquilo que distrai você. Seja honesto consigo e se questione o que retira a sua atenção do momento presente. Não apenas isso, mas o que também retira sua energia e o bloqueia de seguir no que importa.

Assim, quando a sua lista estiver montada, deixe de fazer aos poucos cada item listado como ruim. Esse processo sequenciado vai permitir que se acostume com a nova postura. Estamos falando de uma reeducação comportamental, então é necessário seguir firme nesse contexto para não desistir.

Meditação simples

Por meio da meditação mindfulness guiada, qualquer pessoa está apta a se reabilitar em sua jornada. Na busca por mudanças, mesmo uma meditação mais simples pode ser muito eficaz e revigorante, se feita de forma correta. A melhor parte está na liberdade quanto à prática, já que pode ser feita em qualquer horário e lugar confortável.

Começando com 5 minutos por dia, procure focar a sua consciência no momento presente. A proposta é que se atente ao que está fazendo e perceba como reage a esse processo. Sua força de vontade é requisitada para que não se atente a estímulos internos e que possam distrair você.

Essa limpeza interna em sua mente pouco a pouco começará a ser sentida em suas emoções e corpo físico. Livrando-se do que não agrega, se sentirá mais relaxado para retomar as suas atividades com mais força de vontade. Recomenda-se fazer a meditação sentado em posição confortável e com um ambiente favorável à calmaria.

O escaneamento corporal

Outra técnica dessa meditação guiada bastante utilizada é o escaneamento corporal do praticante. Ele fará um check-up em si mesmo para saber a sua condição no momento. Nisso, relaxadamente, procurará tensões pelo corpo apenas prestando atenção em si mesmo.

Dessa forma, poderá desmascarar dores físicas e mentais que acabam escondidas sem intenção. Inconscientemente, podemos nos privar da percepção aos declínios experimentados pelo corpo, seja por reflexo ou não. Por meio do escaneamento corporal, localizamos os pontos de pressão que contribuem para queda de nosso bem-estar.

Por exemplo, pessoas que trabalham sentadas por muito tempo esquecem do cuidado com pescoço e coluna. Assim, ao longo do dia, passam a sofrer com dores vistas como inexplicáveis para os menos atentos. O escaneamento possibilita a correção de sua postura, um descanso da tensão e um reiniciamento seguro das suas atividades.

Respiração

Até a respiração incorreta contribui para prejudicar o sistema corporal e psíquico da pessoa. Esse exercício automático visa à condução adequada de outras funções mais complexas do organismo. No momento em que é feito de maneira errada ocasiona problemas de saúde que afetam a nossa integridade sistêmica.

A meditação mindfulness através da respiração procura construir um padrão respiratório sadio para cada um de nós. Não somente isso, mas também mantê-lo para que se estabilize suas funções vitais.

Você precisa apenas verificar como está a sua respiração de forma regular e perceber como isso está te afetando. Caso isso traga prejuízo a você, a ideia agora é estabilizar o movimento e colocá-lo de acordo com suas necessidades.

Caminhada meditativa

Para quem gosta de se mexer, a caminhada meditativa é um excelente modo de aplicar a mindfulness meditation. Unindo o que você precisa fazer com um recurso de reabilitação, um simples percurso se torna a sua clínica particular.

A proposta aqui é que você caminhe mais devagar e de modo consciente. Isso vai permitir que se atente ao ritmo dos seus passos, se conectando com o momento presente. Dessa forma, sua ansiedade e tensões passam a diminuírem a cada passo.

Tente implementar a caminhada meditativa no caminho do seu trabalho ou curso. O horário de almoço em que caminhará até o refeitório também pode ser oportuno a isso. Ou mesmo quando quiser apenas tirar um tempo para si, caminhe de maneira mais consciente e direcionada.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Dicas antes de começar

    As dicas a seguir podem lapidar a sua meditação mindfulness e torná-la mais proveitosa. É importante ressaltar que não tem uma receita pronta à meditação, já que cada um de nós tem suas singularidades. Porém, seguir esses passos melhora sua atividade, como:

    Qual é a sua motivação?

    Imagine tudo aquilo que você deseja alcançar com a meditação de maneira mais superficial, por assim dizer. Estabelecer uma meta muito concreta pode acabar forçando você à conquista, o que não será proveitoso. Entenda apenas porque está ali meditando e inicie sua reconstrução interna.

    A meditação nunca termina

    Evite o pensamento de que tem uma separação do momento de meditação e o de não meditação. A técnica formalmente pode ter se encerrado por hora, mas o estado mental alcançado precisa ser levado a outros momentos do dia a dia. Então, procure sair do momento de meditação progressivamente, mas sem esquecer do propósito alcançado.

    Evite buscar os benefícios. Apenas pratique!

    Evite buscar razões para fazer a meditação, como os benefícios, tencionando algo específico. Apesar de parecer um paradoxo, a meditação funciona quando agregamos ela de forma descompromissada e livre na vida. Pratique o exercício e viva o momento, evitando apegos e preocupações.

    Você está gostando do nosso post? Então, comente abaixo o que você está achando. Aliás, continue lendo, pois vamos falar sobre as vantagens desse tipo de meditação.

    Benefícios

    Embora não deva ser o seu foco na meditação mindfulness como falamos acima, é preciso deixar claro suas conquistas. No momento da meditação mire apenas na atividade e não no que vem a seguir. Após concluir sua atividade, poderá enxergar com o tempo.

    Diminuição do estresse

    A meditação possibilita a dissolução da tensão ocasionada por diversos fatores. O estresse alimentado durante o dia poderá encontrar uma válvula de escape e se diluir de sua rotina.

    Autoestima

    Saber sobre si mesmo explica os seus limites, mas também a sua força, forma e direcionamento. A sua imagem existencial passa a ser melhor aceita por você mesmo em sua rotina. Nisso, se sentirá mais feliz sendo quem é e tomando ciência disso.

    Cuidar das emoções

    Aprender a gerenciar suas emoções é um recurso valioso para não se tornar um refém delas. Não o bastante, também colabora para saber sobre as raízes e direcionamento de cada uma delas. Em uma posição de controle, você pode conduzir suas reações e evitar desgastes e arrependimentos desnecessários.

    Considerações finais sobre meditação mindfulness

    Em suma, esse tipo de meditação é uma forma sadia e eficaz de reinventar o seu padrão de vida. Além disso, note que todos nós estamos propensos a sair dos eixos e adentrar numa rotina de sofrimento e desconexão com a vida. Por meio da meditação recolocamos as devidas peças nos lugares e buscamos o que é nosso por direito: a felicidade.

    É preciso deixar claro que o exercício escolhido não deve ser forçado em qualquer nível. Nisso, evite se dedicar por muito tempo em seu início para que não corra o risco de desistir. Acompanhe o ritmo do seu corpo, entendendo suas necessidades e somente quando estiver confortável dê o próximo passo.

    A fim de colaborar com esse crescimento, se inscreva em nosso curso de Psicanálise Clínica EAD. O propósito do curso é melhorar seu condicionamento interno por meio do autoconhecimento e consciência e controle de suas ações. A meditação mindfulness com a Psicanálise ajudará você a conquistar o seu potencial máximo e crescimento! Então, não perca tempo!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *