filmes de mitologia grega

25 grandes filmes de mitologia grega

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

A rica mitologia grega fascina a todos com suas histórias e mitos. Embora pareçam muito estranhos em relação ao nosso mundo moderno, influenciou em vários aspectos a cultura ocidental. Por esse motivo, representar essa cultura por meio de obras cinematográficas é uma forma de releitura e da perspectiva do nosso tempo. Por isso, fizemos uma lista com 25 indicações de filmes de mitologia grega que nos dá uma ideia sobre o caráter dessas narrativas e de como essa cultura, herdada por nós, compreendeu o mundo de então.

25 filmes de mitologia grega para assistir e aproveitar

“Tróia”, 2004

Iniciamos a nossa lista de filmes de mitologia grega com o grande clássico Tróia. Ambientado em 1193 A.C., retrata uma guerra sangrenta, provocada por um príncipe, e que atinge a cidade de Tróia, por 10 longos anos. Para acabar com o massacre, o rei de Tróia confia a Aquiles, um implacável guerreiro, a missão de dar fim ao confronto.

“Jasão e os argonautas”, 1963

Após retornar para casa, depois de 20 anos, Jasão necessita buscar um velo de ouro para que reconquiste o seu trono. Para isso, o herói lidera uma equipe de guerreiros e parte em busca do objeto. Pelo caminho, enfrenta inimigos poderosos, como o gigante de bronze. Ainda que seja antiga, a produção é reconhecida por implementar cenas de efeitos especiais ainda usadas no cinema contemporâneo.

“300”, 2006

Um dos melhores filmes de mitologia grega é a releitura cinematográfica da Batalha de Termópilas, nas guerras persas. Baseado numa HQ de mesmo nome, 300 narra a conhecida história dos 300 guerreiros espartanos contra o exército persa. O estilo original e a estética visual da obra foram muito bem recebidos pelo público e avaliados pela crítica.

“Electra, a vingadora”

Após a guerra dos 10 anos, Agamenon retorna vencedor ao seu reino apenas para ser morto pelo amante da sua mulher. Sua filha Electra sabe que a mãe está envolvida no assassinato do pai, mas nada pode fazer por ainda ser uma criança. Tendo isso em mente, ela espera pacientemente enquanto amadurece, aguardando assim o dia em uqe vingará a morte do pai.

“Hércules”, animação de 1997

Os desenhos infantis carregam o poder de preservar parte de nossa infância, e Hércules, grande sucesso da Walt Disney produções, da década de 1990, não é uma exceção. A animação traz em sua narrativa referências à clássica mitologia grega, enquanto expõe uma aventura cativante do semideus na estrada por aprovação divina. Até hoje é lembrado por seu enredo e construção magníficos.

“Alexandre”, 2004

Alexandre é um dos filmes de mitologia grega mais conhecidos pelo público cinéfilo. Com um grande elenco, representa a história do imperador da Grécia que conquistou quase o mundo todo em poucos anos. Partindo da pequena Macedônia, o imperador conquistou o controle de importantes regiões geográficas, difundindo a cultura helênica entre seus povos.

Leia Também:  O cavalo marinho na mitologia grega

“Malpertuis”, 1943

Ainda que não seja um filme com origem na mitologia grega, o enredo transporta o público a esse período, por meio de recriação moderna da representação dos deuses. Na trama, diversas pessoas são sequestradas e levadas a uma mansão obscura na qual devem representar deuses gregos. Se nunca abandonarem o local, poderão dividir a mansão, mas quem ousar fugir é terrivelmente assassinado.

“Édipo Rei”, 1967

O filme retrata a tragédia grega romantizada na peça teatral grega de mesmo nome. No enredo, Édipo é abandonado no deserto graças à visão do oráculo que revelava seu trágico destino: mataria o pai e se casaria com a mãe. Porém, quando adulto, ao descobrir sua origem e a terrível profecia, foge de seio de sua família e, acidentalmente, retorna para o seu trono. A partir daí,  inicia sua jornada à decadência. Lembre-se que na Psicanálise há um conceito importante que recebe o nome de Complexo de Édipo.

“Helena de Troia – Paixão e Guerra”, 2003

O filme conta a história de Páris, príncipe abandonado por seu pai por este acreditar que ele traria a destruição ao reino. Participando de um jogo entre três deusas, o jovem é tentado a decidir qual delas é a mais bela. Contudo, ao ser prometido ao amor da mortal mais bela do mundo, Helena, a escolha atrairá para sua vida uma guerra.

“Mulher-Maravilha”, 2017

O mais recente lançamento da heroína dos quadrinhos ocupa um posto relevante entre os filmes de mitologia grega. A história da princesa guerreira em busca do fim da guerra para o mundo combina elementos culturais a dados históricos e temas políticos. Isso sem contar que o projeto gráfico é emocionante visualmente, divertido e bem estruturado internamente.

“Xena, a princesa guerreira”, 1995

Embora tenha começado com muitas expectativas por seu potencial, “Xena, a princesa guerreira” mostrou o seu valor por meio de seu sucesso televisivo. A série resgata elementos da cultura grega para montar histórias fictícias envolvendo os mitos da Grécia Antiga. Aqui você encontrará criaturas místicas, deuses interferindo na vida humana e uma incrível guerreira querendo redimir o seu passado como assassina.

“Xanadu”, 1980

Aos fãs de filmes trashs, Xanadu se mostra como um musical oitentista cultuado no gênero. O filme conta a história da deusa grega da dança, Kira, que precisa ajudar Sonny a abrir uma casa noturna. Contudo, ela acaba contrariando as ordens de Zeus e se apaixona pelo mortal.

“Ulisses”, 1954

Um dos filmes de mitologia grega da lista retrata a clássica história de Ulisses, um rei, e sua dedicada esposa Penélope. Acreditando que ele estava morto, os inimigos do rei propõem um casamento à mulher com urgência.

Para acalmar os ânimos e dar tempo do marido retornar, Penelope prometeu que escolheria um marido quando terminasse sua tapeçaria. Contudo, o que era tecido ao longo do dia, era desfeito à noite para ganhar tempo. Embora levada ao limite, Penélope se mostrou um ser valoroso por ter extrema:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • Sabedoria em arquitetar um plano com um simples afazer doméstico e enganar diversos homens;
    • Paciência por saber conduzir adequadamente as investidas que recebia de tantos homens enquanto esperava o marido.

    “Hércules”, 2014

    Além da animação, o live-action traz o que acontece no futuro do semideus. Após perder sua família, há 400 anos, Hércules entra em uma jornada com sanguinários para encontrar um sentido à sua vida. Nisso, se torna encarregado de treinar um exército e transformá-lo em guerreiros.

    Leia Também:  Mitologia Grega: 20 deuses e heróis à luz da Psicanálise

    “Minotauro”, 2006

    Um jovem pastor precisa resgatar a mulher que ama e o seu povo da tirania de um nobre sádico. Para isso, ele precisa entrar no labirinto do Minotauro e matar a criatura como desafio do monarca.

    “Medéia”, 1969

    A fim de recuperar o seu reino, Jasão seduz a feiticeira Medéia e rouba o velocino de ouro. Contudo, anos depois, a feiticeira é abandonada por ele, que pretende se casar com a filha do rei. Só que a feiticeira não pretende deixar o homem impune e prepara a maior vingança de sua vida contra o ex-amante.

    “A lenda de Enéas”, 1962

    Nos acontecimentos da Guerra de Troia, Enéas acaba se responsabilizando por levar fugitivos do confronto para as novas terras italianas. Acontece que o caminho não será fácil e Enéas precisa lidar com os perigos que se interpõem diante de seu povo.

    “A Odisséia”, 1997

    Com o fim da guerra de Troia, Ulisses finalmente consegue dar início a sua jorana de volta ao lar. Entretanto, sua viagem é repleta de desafios e batalhas, como criaturas místicas e inimigos que tem que enfrentar em seu curso. Esse é um dos filmes sobre a mitologia grega que visa ensinar sobre:

    • Força, para que não desista de suas vontades;
    • Bravura, para que não recue diante dos desafios encontrados.

    “Percy Jackson e o Ladrão de raios”, 2010

    Inspirado em uma franquia de livros infanto-juvenis, por sua vez inspirados na mitologia grega, o filme é um passatempo divertido para todos. Percy descobre ser filho de Poseidon com uma humana, e é levado ao acampamento dos meio sangue para treinar. Todavia, ele é acusado de roubar o raio de Zeus e inicia sua jornada para provar sua inocência.

    “Quando os deuses amam”, 1947

    A deusa da dança Terpsichore fica insatisfeita quando descobre que um musical sobre ela não está sendo bem produzido. Para mudar isso, ela desce até a terra para fazer um show na Broadway de acordo com os seus padrões. Acontece que ela acaba se apaixonando por um homem mortal. É uma outra releitura moderna e interessante que aproxima a contemporaneidade da mitologia grega!

    “Iphigenia”, 1977

    A filha de Agamemnon e Clitemnestra, Iphigenia, foi condenada ao sacrifício pela deusa Artemis. Esse castigo acontece porque Agamemnon matou um veado sagrado, invocando a fúria da deusa que exige reparação. Por outro lado, a sua esposa inicia seus lamentos e desperta a sua própria fúria com a situação.

    “Os filhos do trovão”, 1962

    Os filhos do trovão ou Arrivano i titani, no original italiano, trabalha o mito grego de forma fantasiosa. No roteiro, o rei de Creta se auto proclama um deus e desafia cada um dos deuses do Olimpo. Estes decidem enviar os titãs para investigar e dar um fim na situação.

    “Fúria de titãs”, 2010

    No longa, Perseu descobre ser o filho meio-mortal do deus Zeus, mas recusa qualquer ligação com isso. Porém, sua cidade se tornou o alvo da ira dos divinos e vingança de um poderoso inimigo deles. Usando de sua coragem, adentra em uma aventura perigosa para lidar com um mundo desconhecido e salvar aqueles a quem ama.

    “Imortais”, 2011

    Theseus vive com a mãe e seu tutor em uma pacata vila na montanha, até que o lugar é atacado por Hiperion. Ao ser feito de prisioneiro e com a mãe morta, o homem fica entregue à morte. Porém, sem que saiba, tem como seu tutor Zeus disfarçado, que ficava próximo dele por acreditar em seu potencial oculto.

    Leia Também:  Sonhar com beijo na boca de uma pessoa conhecida

    “Jasão e os argonautas (A vingança do gladiador)”, 2000

    Para encerrar a lista de filmes de mitologia grega, trazemos outra releitura do mito de Jasão. Com algumas alterações em comparação ao filme original, esse projeto dividido em dois capítulos se mostra mais completo. Caso tenha assistido a primeira versão sentirá falta de alguns eventos emblemáticos que cativaram o público.

    Considerações finais sobre filmes de mitologia grega

    Os filmes de mitologia grega conseguem captar a essência do mito e reformular algo já solidificado. Por isso, temos variadas obras abordando os mesmos temas, mas com sua originalidade e identidade. De um modo geral, são excelentes portas de entrada para a cultura, o conhecimento e o entretenimento informativo. Escolha o seu favorito, tenha pipoca em mãos e desfrute o seu filme!

    Outro modo de acessar informações sobre si mesmo e o mundo é através do nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online! Ele se concentra em captar o seu potencial e te fazer chegar lá através de autoconhecimento e construção de segurança interna. Como benefício consequente, você entenderá a postura e comportamento dos personagens de filmes de mitologia grega, assim como o mundo ao seu redor.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *