marketing digital para psicólogos

Marketing digital para psicólogos e psicanalistas: 20 dicas

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Em um momento onde a terapia tem sido amplamente buscada, psicólogos e psicanalistas precisam se reinventar para aprimorarem seu trabalho. É por conta disso que o Marketing Digital para psicólogos e psicanalistas visa deixar em evidência esses profissionais e torná-los soluções para problemas de um grande público. Abaixo listamos 20 dicas para você, terapeuta, se sair bem no mercado.

Passe a investir em Marketing Digital

A dica mais óbvia do Marketing Digital para psicólogos e psicanalistas é investir nessa proposta para melhorar sua performance online. Fazer o gerenciamento do seu nome na internet é uma resposta inteligente, eficaz e até barata de ser feita. Desse modo, você pode ganhar mais visibilidade, ser recomendado e ganhar a confiança do público enquanto profissional.

Evite ferir a ética profissional da sua área de trabalho

O Marketing Digital para psicólogos e psicanalistas precisa ser construído com base na ética e responsabilidade sobre os pacientes. Isso porque muitos estão vulneráveis emocionalmente e podem ser influenciados de forma objetiva ou não. Por conta disso, o Conselho Federal de Psicologia, o CFP, traz indicações no Código de Ética, como:

  • Qualquer técnica utilizada deve ser regulamentada pelo CFP;
  • É proibido usar de sensacionalismos ou usar preços para fazer sua propaganda;
  • Toda forma de comunicação deve conter os dados profissionais do terapeuta responsável, como nome e inscrição.

Defina bem o seu conteúdo

Outra dica valiosa Marketing para psicólogos e psicanalistas é entregar conteúdos relevantes envolvendo a terapia e que sejam amplamente procurados. A título de exemplo, os profissionais podem iniciar uma conversa franca a respeito da depressão, tema pertinente atualmente. Nisso, podem ensinar a identificar sinais e introduzir uma intervenção nos consultórios.

Direcione bem o seu público-alvo

No momento em que começar a sua divulgação, tenha em mente o seu nicho de público já definido. Claro, atender diversos públicos é saudável, mas focar em uma parcela específica da sociedade ajuda você a se tornar referência em um assunto específico. Assim, passe a pensar no tipo de público que pretende atingir:

  • um público mais velho ou novo,
  • casos específicos,
  • ou grupos sociais, como empresas e instituições.

Escolha um canal e entenda como o público o recebe

O Marketing Digital para psicólogos e psicanalistas depende diretamente de quais canais você usa e como os usa. O melhor é que a maioria é gratuita e bastante acessível para a grande massa, o que facilita a sua projeção. Assim, aprenda a usar melhor o Instagram, Youtube, Linkedin e Facebook para que se torne um profissional mais atrativo.

O poder dos Workshops

Os Workshops são uma excelente maneira de agregar a você profissional e pessoalmente dentro da terapia. Neles, você aprenderá tendências dentro da sua área de atuação e que colaborarão diretamente com o seu trabalho. Investindo em si mesmo neste caminho, você poderá agregar constantemente aos seus pacientes novas maneiras de autoconhecer.

Aprenda a utilizar as ferramentas estratégicas do Marketing Digital

Google Adwords, YouCanBookMe, Google Agenda, Facebook Ads, e-mail Marketing, alertas do Google… Todas as ferramentas citadas visam a facilidade no uso do seu serviço e em como alcançar de forma eficaz o público. Dessa forma, suas estratégias se mostrarão mais certeiras e trarão mais resultados imediatos e a médio e longo prazo.

O valor de publicar conteúdo online

Produzir conteúdo online, como artigos, dicas e textos informativos publicamente é uma forma de se fazer presente no meio digital. Através de conteúdos de qualidade, o seu público-alvo pode encontrar e confiar mais facilmente em você. Nisso, sua audiência aumenta, à medida em que você vai divulgando o seu trabalho nas redes e mídias sociais digitais.

Leia Também:  7 Minutos Depois da Meia Noite: Uma Viagem ao Inconsciente

Evite se autopromover ao fazer caridade

Um erro grotesco no Marketing Digital para psicólogos e psicanalistas é a autopromoção gratuita diante do público. O problema consiste em participar de eventos promovidos gratuitamente ou de maneira acessível, a fim de se tornar conhecido em determinada região.

Com isso, não se faça presente em atividades que visam divulgar a sua imagem, já que isso também é um golpe baixo com relação aos demais profissionais.

Seja transparente

Sempre que fizer ações de divulgamento do seu trabalho, procure ser transparente quanto às suas origens. Para isso, você precisa colocar o seu nome completo e a sua inscrição como profissional dentro da instituição reguladora. Qualquer peça de divulgação precisa ter essas informações bem esclarecidas.

Não inserir terapias não reconhecidas

Embora seja tentador fazer algo diferente, evite propor novas terapias sem regulamentação no Marketing para psicanalistas e Marketing para psicólogos. A prática, além de ser ilegal, pode comprometer a saúde dos pacientes em tratamento. Seja ético e responsável quanto ao seu trabalho.

Trabalhe a relação via WhatsApp

O WhatsApp tem sido uma das melhores ferramentas de comunicação entre clientes e prestadores de serviço. Você, como terapeuta, precisa saber utilizar bem a ferramenta e conquistar o seu público pela facilidade dela. Assim, construa adequada e satisfatoriamente a relação com o público por esta ferramenta.

Capacite-se!

Você somente se destacará no mercado se tiver cursos de boa qualidade em seu currículo, bem como especializações e treinamentos. O direcionamento para o seu público ajuda a enriquecer o seu currículo e o impacto do seu trabalho no mercado. Assim que conquistar novas habilidades, divulgue em suas redes sociais os conhecimentos que adquiriu.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Procure o feedback dos pacientes nos depoimentos

No marketing para terapeutas, ter o relato dos pacientes sobre os seus serviços é uma excelente maneira de captar novos clientes. Sem contar que também é uma oportunidade de aperfeiçoar o seu trabalho, de maneira a trabalhar suas pendências. Não sinta vergonha de buscar a opinião do seu público e deixar as impressões dele em sua mídias.

Trabalhe a sua identidade visual

O logotipo da sua empresa ou da sua imagem precisa ser expressivo para impactar os clientes. Além de carregar a essência do seu trabalho, essa imagem será responsável por fazer a sua apresentação. Caso você não tenha ainda habilidades a isso, contrate uma equipe especializada por criar um logotipo que reflita seus parâmetros e objetivos.

Construa um vídeo de apresentação

Um vídeo de apresentação é um caminho inteligente para alcançar os seus consumidores e apresentar a sua proposta. O vídeo serve para que mostre o seus valores e crenças quanto ao seu trabalho, se aproximando dos outros e humanizando sua abordagem. Lembre-se de ser o mais natural possível, fugindo de frases e ações prontas.

Faça uma análise de pesquisa

A análise de pesquisa serve para que explore o mercado da sua região e compreenda melhor a demanda existente no lugar. Nesse caminho, você pode colocar soluções mais claras a demandas específicas e que antes não eram atendidas. Levante os dados que precisa e, com base nos resultados, projete sua presença de forma bem pensada.

Utilize anúncios para as suas campanhas

Através dos anúncios, é possível tornar a sua empresa mais visível e em vantagem nas buscas via internet. Claro, isso não é uma garantia, mas se destacar ajuda a encontrar clientes em potencial para adquirir seus serviços. Entenda melhor o poder que os anúncios podem dar às suas palavras e aprenda a utilizá-los.

Leia Também:  Consulta online com psicanalista

Inbound Marketing

Uma das principais ações do Inbound Marketing é a determinação dos meios de publicidade onde vai publicar seus conteúdos. Acima ressaltamos o poder da redes sociais para divulgar a sua mensagem, mas um blog ou site pode ser bem interessante de ser escolhido. Para isso, procure trabalhar:

  • Uma linguagem visual com bastante qualidade;
  • Ter uma ótima escrita da língua portuguesa.

Remarketing do Google

Para encerrar as dicas de Marketing Digital para psicólogos e psicanalistas, utilize o remarketing do Google em seus anúncios. Em suma, se trata de repetir seus anúncios em outros sites quando os internautas clicarem em sua propaganda. Nisso, quando ele clica da primeira vez e sai, os anúncios de sua empresa surgem em outros sites que ele visitar.

Considerações finais sobre Marketing Digital para psicólogos

O Marketing Digital para psicólogos e psicanalistas visa a expansão do serviço desses profissionais via internet. Contudo, para fazer isso, é preciso saber por quais caminhos está pisando e quais ferramentas estão dispostas no seu percurso.

Desse modo, conhecer a maioria das ferramentas dispostas na internet viabiliza uma melhor captação do seu público. Nada melhor para eles que um profissional com proposta clara, eficaz, com ótimas referências e orientações de fácil aplicação.

Pensando em melhorar as suas habilidades, caso seja apenas psicólogo ou entusiasta, se escreva em nosso curso de Psicanálise 100% EAD. É uma forma sadia de observar o seu potencial através do autoconhecimento e provocar mudanças em qualquer ambiente e em si mesmo. O Marketing Digital para psicólogos fica ainda mais completo com nosso curso, pois você entenderá melhor o comportamento humano na internet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =