clínica de psicanálise

Como montar clínica de psicanálise?

Posted on Posted in Psicanálise

Ao buscar uma nova formação, é intuitivo que queiramos atuar da melhor maneira possível, certo? Isso não é diferente quando falamos sobre a Psicanálise, já que essa terapia é importantíssima e com muito reconhecimento. Ademais, é necessário que o ambiente utilizado para atuar, como uma clínica, seja bem localizado e acolhedor, para que o cliente se sinta bem. Você sabe como montar uma clínica de psicanálise? Não? Então confira agora!

Primeiros passos para montar uma clínica de psicanálise: procurar um bom local

É importante que o local para montar a clínica de psicanálise seja adequado em diversos aspectos, como:

  • localização
    • tamanho do espaço
    •barulhos externos e internos

Por isso, antes de comprar ou locar um espaço, verifique se o ponto é bem localizado, com fácil acesso de carro e de ônibus e, além disso, verifique a vizinhança, para saber se é barulhenta ou não, pois o silêncio é importante para as sessões. Ademais, o tamanho útil do espaço deve ser considerado, já que é importante que o cliente tenha espaço para se mover de acordo com a demanda.

Antes de montar uma clínica de psicanálise: analise os custos

Você, antes de montar uma clínica de psicanálise, deve avaliar o quanto você irá gastar e o quanto irá receber. Ou seja, avaliar os ganhos e perdas, além de seu lucro líquido e bruto. Isso porque, muitos novos empresários, acabam por se perder nas finanças e se endividam, o que é muito ruim. Assim, planeje quanto você cobrará por consulta e quais serão seus gastos fixos.

Caso seu lucro seja menor que seus gastos, considere participar de ambientes compartilhados, onde os gastos são menores. Ou, ainda, manter o atendimento em sua casa. Mas, lembre-se: a privacidade é essencial!

Monte uma clínica de psicanálise aconchegante e agradável

Para que seus pacientes se sintam confortáveis, é importante que o ambiente onde as sessões acontecerão seja acolhedor. Portanto, use a técnica das cores: quanto mais neutras, menos sensações serão impostas e mais aconchegante o ambiente será.

Aposte em objetos de decoração que não sejam marcantes, mas que sejam “notados”. Por exemplo, abajures, flores, tapetes etc.. Lembre-se que seu paciente não deve se sentir “bombardeado” por informações, pois elas podem alterar o seguimento da sessão.

A partir de quando você pode começar a clinicar como psicanalista?

Para ser psicanalista, é necessário que você tenha um curso de formação concluído e com base em teoria, prática e análise. Ao concluir nosso Curso online de Formação em Psicanálise Clínica, você já estará apto para se autorizar Psicanalista! Ademais, você não será obrigado a se filiar a nenhuma entidade, pois não há conselho profissional nem obrigação de anuidades, na área de Psicanálise.

Se você quiser, poderá se associar a alguma sociedade, grupo ou instituto de psicanalistas. Ao concluir nosso Curso, indicaremos sociedades de psicanalistas de todo o Brasil, para você verificar as regras para fazer parte, para fins de atualização e network.

Assim, ao conquistar seu diploma, você já poderá procurar um bom local para criar sua clínica de psicanálise!

Leia Também:  O que é autoestima e os 9 passos para elevá-la

E caso não seja seu interesse abrir uma clínica?

Mesmo gostando da matéria, pode ser que você não queira clinicar: por ter outra profissão, ou por decidir adiar o início de sua clínica. Mesmo assim, a Psicanálise mudará definitivamente sua forma de ver a si, os relacionamentos e os comportamentos!

A Psicanálise é um diferencial para profissionais que lidam com pessoas: área de docência, administração, direito, saúde, jornalismo, negócios, artes etc. Além disso, a Psicanálise é a mais relevante ciência interpretativa da existência humana, do autoconhecimento e dos fenômenos comportamentais. Sem dúvida, nenhuma ciência humana foi mais decisiva nos últimos 200 anos que a Psicanálise.

O que faz um Psicanalista?

Como Psicanalista, você não poderá prescrever medicamentos (reservado aos médicos) nem adotar outras abordagens da psicologia (reservado aos psicólogos). Seguindo o método da psicanálise que você aprenderá em nosso Curso On-Line de Formação em Psicanálise Clínica, você estará apto a ser um profissional Psicanalista.

A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50, de 09/02/02, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57).

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre como seria sua clínica de psicanálise ideal! Quer ser um psicanalista? Então se inscreva no nosso curso, 100% online, de Psicanálise Clínica. Com ele, você estará apto a clinicar!

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Clique aqui, para ver uma lista completa das atividades autorizadas por Lei para a profissão de Psicanalista.

     

     

    3 thoughts on “Como montar clínica de psicanálise?

    1. Minha clínica de Psicanálise, seria em lugar com pouco barulho, para não tirar atenção do tratamento psicanalitico desenvolvido com paciente.
      Além de cores neutras, como propocionando ao paciente relaxamento pleno para ter 100% de aproveitamento de consulta.
      Agradeço a Luz de Inteligência Regente – Princípios Fundamentais para vida em Plena Consciência.

      Gratidão Luz Inacessível
      Gratidão Fonte Inesgotável
      Gratidão

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *