clínica de psicanálise

Como montar clínica de psicanálise?

Posted on Posted in Psicanálise

Ao buscar uma nova formação, é intuitivo que queiramos atuar da melhor maneira possível, certo? Isso não é diferente quando falamos sobre a Psicanálise, já que essa terapia é importantíssima e com muito reconhecimento. Ademais, é necessário que o ambiente utilizado para atuar, como uma clínica, seja bem localizado e acolhedor, para que o cliente se sinta bem. Você sabe como montar uma clínica de psicanálise? Não? Então confira agora!

Primeiros passos para montar uma clínica de psicanálise: procurar um bom local

É importante que o local para montar a clínica de psicanálise seja adequado em diversos aspectos, como:

  • localização
    • tamanho do espaço
    •barulhos externos e internos

Por isso, antes de comprar ou locar um espaço, verifique se o ponto é bem localizado, com fácil acesso de carro e de ônibus e, além disso, verifique a vizinhança, para saber se é barulhenta ou não, pois o silêncio é importante para as sessões. Ademais, o tamanho útil do espaço deve ser considerado, já que é importante que o cliente tenha espaço para se mover de acordo com a demanda.

Antes de montar uma clínica de psicanálise: analise os custos

Você, antes de montar uma clínica de psicanálise, deve avaliar o quanto você irá gastar e o quanto irá receber. Ou seja, avaliar os ganhos e perdas, além de seu lucro líquido e bruto. Isso porque, muitos novos empresários, acabam por se perder nas finanças e se endividam, o que é muito ruim. Assim, planeje quanto você cobrará por consulta e quais serão seus gastos fixos.

Caso seu lucro seja menor que seus gastos, considere participar de ambientes compartilhados, onde os gastos são menores. Ou, ainda, manter o atendimento em sua casa. Mas, lembre-se: a privacidade é essencial!

Monte uma clínica de psicanálise aconchegante e agradável

Para que seus pacientes se sintam confortáveis, é importante que o ambiente onde as sessões acontecerão seja acolhedor. Portanto, use a técnica das cores: quanto mais neutras, menos sensações serão impostas e mais aconchegante o ambiente será.

Aposte em objetos de decoração que não sejam marcantes, mas que sejam “notados”. Por exemplo, abajures, flores, tapetes etc.. Lembre-se que seu paciente não deve se sentir “bombardeado” por informações, pois elas podem alterar o seguimento da sessão.

A partir de quando você pode começar a clinicar como psicanalista?

Para ser psicanalista, é necessário que você tenha um curso de formação concluído e com base em teoria, prática e análise. Ao concluir nosso Curso online de Formação em Psicanálise Clínica, você já estará apto para se autorizar Psicanalista! Ademais, você não será obrigado a se filiar a nenhuma entidade, pois não há conselho profissional nem obrigação de anuidades, na área de Psicanálise.

Se você quiser, poderá se associar a alguma sociedade, grupo ou instituto de psicanalistas. Ao concluir nosso Curso, indicaremos sociedades de psicanalistas de todo o Brasil, para você verificar as regras para fazer parte, para fins de atualização e network.

Assim, ao conquistar seu diploma, você já poderá procurar um bom local para criar sua clínica de psicanálise!

E caso não seja seu interesse abrir uma clínica?

Mesmo gostando da matéria, pode ser que você não queira clinicar: por ter outra profissão, ou por decidir adiar o início de sua clínica. Mesmo assim, a Psicanálise mudará definitivamente sua forma de ver a si, os relacionamentos e os comportamentos!

Leia Também:  Angústia: os 20 principais sintomas e tratamentos

A Psicanálise é um diferencial para profissionais que lidam com pessoas: área de docência, administração, direito, saúde, jornalismo, negócios, artes etc. Além disso, a Psicanálise é a mais relevante ciência interpretativa da existência humana, do autoconhecimento e dos fenômenos comportamentais. Sem dúvida, nenhuma ciência humana foi mais decisiva nos últimos 200 anos que a Psicanálise.

O que faz um Psicanalista?

Como Psicanalista, você não poderá prescrever medicamentos (reservado aos médicos) nem adotar outras abordagens da psicologia (reservado aos psicólogos). Seguindo o método da psicanálise que você aprenderá em nosso Curso On-Line de Formação em Psicanálise Clínica, você estará apto a ser um profissional Psicanalista.

A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50, de 09/02/02, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57).

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre como seria sua clínica de psicanálise ideal! Quer ser um psicanalista? Então se inscreva no nosso curso, 100% online, de Psicanálise Clínica. Com ele, você estará apto a clinicar!


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Clique aqui, para ver uma lista completa das atividades autorizadas por Lei para a profissão de Psicanalista.

 

 

One thought on “Como montar clínica de psicanálise?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − um =