conselho de medicina

Psicanalista pode sofrer processo do Conselho de Medicina?

Posted on Posted in Psicanálise

Será que um psicanalista pode sofrer processo do Conselho de Medicina? Esta é uma pergunta que muitos profissionais da área psicanalítica sempre se fazem por conta da terapia ser conhecida como algo “livre”.

Pensando nisso, criamos este texto para responder este temor que aflige boa parte dos estudantes, sem justificativa.

O que é o Conselho de Medicina?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é caracterizado por ser um orgão que fiscaliza tudo o que é relacionado à prática médica. Ou seja, o CFM é responsável por garantir a ética, normatização, registro e aplicações do médico.

A pessoa amparada pelo CFM possui deveres e direitos perante sua profissão, para que assim ela possa ser ministrada de maneira correta.

Desta forma, podemos então dizer que a CFM é capacitada para defender os interesses corporativos dos médicos, agindo então a defesa da boa prática médica, garantindo que o serviço do profissional seja feito de forma ética e humanista.

O que faz um Psicanalista?

O psicanalista é caracterizado como um terapeuta que tem por função auxiliar seu paciente em diversas situações da vida dando a ele suportes como:

  • Orientação;
  • Análise do caso;
  • Acompanhamento.

Além disso, o psicanalista pode auxiliar para ampliar o seu autoconhecimento, compreender suas angústias, pensamentos e ações e, assim, trabalhar seus processos mentais com foco no presente e futuro de sua vida. Neste modo, o psicanalista trabalha com as emoções e sentimentos do indivíduo, auxiliando-o a evoluir seu inconsciente, encontrando respostas para superar suas dores e questões internas.

É trabalho do psicanalista adentrar o plano inconsciente do paciente e trazer sonhos, lembranças e símbolos, com uso de técnicas. Todo esse processo é benéfico ao paciente, que compreende melhor a si mesmo e, com o tempo, se torna apto a superar traumas, dores, medos e outros tipos de transtornos.

O Psicanalista pode Sofrer Processo pelo CFM?

Será que um psicanalista pode sofrer processo pelo CFM? A resposta é NÃO. Não há um conselho federal de Psicanálise. Desta forma, os Conselhos de Medicina e de Psicologia não têm jurisdição sobre psicanalistas. Veja: muitos psicanalistas são médicos e psicólogos e, em razão disso, respondem a esses conselhos.

Mas, você, se for apenas psicanalista e não invadir a alçada de outras profissões, sua atuação profissional estará completamente assegurada pela Lei. Obviamente, no caso de abuso ou fraude o Psicanalista responderá pessoalmente, como, na verdade, qualquer cidadão.

Você não estará regido por algum conselho, como Psicanalista, pois não há um Conselho Federal de Psicanálise.

O que um Psicanalista pode fazer Neste Caso?

Como Psicanalista, você não poderá  prescrever medicamentos (reservado aos médicos) nem adotar outras abordagem da psicologia (reservado aos psicólogos). Seguindo o método da psicanálise que você aprenderá em nosso Curso On-Line de Formação em Psicanálise Clínica, você estará apto a ser um profissional Psicanalista totalmente habilitado.

A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50, de 09/02/02, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57).

Veja que o próprio Conselho de Medicina reconhece a prática da Psicanálise para pessoas não-médicas. Isso está de acordo com os grandes precursores da Psicanálise (especialmente Freud), que defenderam que a Psicanálise pudesse ser praticada por profissionais de qualquer área de formação.

O mais importante para ser um bom Psicanalista é conhecer a teoria, inteirar-se sobre fenômenos culturais, históricos e filosóficos e praticar a análise, independentemente da área de formação.

É importante diferenciar que:

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    • Psiquiatras são médicos, com formação em faculdade de medicina e, depois, residência médica e especialização em psiquiatria; podem receitar medicamentos e realizar terapia; estes profissionais estão submetidos ao Conselho de Medicina.
    • Psicanalistas podem ter formação em qualquer área (ensino superior ou ensino médio), com formação em curso de psicanálise (como o nosso); não podem receitar medicamentos; podem atender em clínica usando o método psicanalítico da associação livre; estes profissionais não estão submetidos ao Conselho de Medicina.

    Conclusão

    Quando faz o seu trabalho de maneira correta, agindo perante as leis que englobam a área, o psicanalista não pode sofrer processo e nem precisa se preocupar com o CFM, nem qualquer outro conselho relacionado à terapias como o caso do CRP (Conselho Regional de Psicologia).
    Desta forma, para tornar-se um psicanalista de Sucesso, é importante agir conforme a ética profissional e realizar um curso num lugar adequado que seja responsável por ensinar corretamente todas as técnicas psicanalíticas que você precisa saber.
    Um dos locais ideais para realizar um curso excelente na área é o Curso de Formação em Psicanálise, que além de ser 100%, conta com um conteúdo completo e exemplar para te ajudar a adquirir um vasto conhecimento sobre a área.

    12 thoughts on “Psicanalista pode sofrer processo do Conselho de Medicina?

    1. Alex Sander da Silva Rosa disse:

      Bom dia
      Desejo fazer esse curso.
      Sou terapeuta
      Atuo na área como iridólogo naturopata.
      Poderia ser de ajuda as duas áreas

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Alex Sander, tudo bem? Certamente, o Curso irá na direção do que você busca, seja como autoconhecimento, seja com as orientações sobre como você poderá atuar como psicanalista. É uma atuação que exige bastante responsabilidade e comprometimento. Conte conosco nesta jornada! Para inscrição, acesse: https://psicanaliseclinica.com. Gratidão.

    2. Maria do Carmo O. Mombach disse:

      Extremamente esclarecedor, muito obrigado.

    3. ABRAAO SIMAS disse:

      Faço este curso e estou muito satisfeito. Como qualquer profissão, seu sucesso depende de você.

    4. Deivide Rodrigues Viana disse:

      Obrigado pelos e-mails semanais – agradeço Luz de Inteligência Regente.
      Memorial Psicanálise.

      Gratidão Racionalidades Superiores
      Gratidão Luz Inacessível – Fonte Inesgotável.

    5. José Luiz Linardi Gomes disse:

      Boa tarde
      Eu gostaria de saber se o psicanalista não psiquiatra e nem psicólogo pode fazer relaxamento neuromuscular no paciente?

    6. Gláucia Lima disse:

      Psicanalistas que fazem o curso de Terapia Floral de Bach, podem prescrever pra seus pacientes?

    7. Djaci carneiro disse:

      Estou no curso de psicanálise pelo Ibpc. Totalmente satisfeita .

    8. Carlos Eduardo disse:

      Estou em fase final do Curso de Formação em Psicanálise, o qual neste mesmo site você pode se inscrever e posso dizer que os professores, atendimentos e conteúdo do curso são excelentes. Estou indicando o Curso que pra mim esta sendo muito Bom!!!

    9. Janaina Mariza Fraga disse:

      Estou no módulo 8 do curso, e estou gostando muito. Super indico.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *