Psicanalista pode sofrer processo do Conselho de Medicina?

Posted on Posted in Psicanálise
Será que um psicanalista pode sofrer processo do Conselho de Medicina? Esta é uma pergunta que muitos profissionais da área psicanalítica sempre se fazem por conta da terapia ser conhecida como algo “livre”.
Pensando nisso, criamos este texto para responder este temor que aflige boa parte dos estudantes, sem justificativa.

O que é o Conselho de Medicina?

O conselho federal de Medicina (CFM) é caracterizado por ser um orgão que fiscaliza tudo o que é relacionado à prática médica. Ou seja, o CFM é responsável por garantir a ética, normatização, registro e aplicações do médico.

A pessoa amparada pelo CFM possui deveres e direitos perante sua profissão, para que assim ela possa ser ministrada de maneira correta.

Desta forma, podemos então dizer que a CFM é capacitada para defender os interesses corporativos dos médicos, agindo então a defesa da boa prática médica, garantindo que o serviço do profissional seja feito de forma ética e humanista.

O que faz um Psicanalista?

O psicanalista é caracterizado como um terapeuta que tem por função auxiliar seu paciente em diversas situações da vida dando a ele suportes como:

  • Orientação;
  • Análise do caso;
  • Acompanhamento.

Além disso, o psicanalista pode auxiliar para ampliar o seu autoconhecimento, compreender suas angústias, pensamentos e ações e, assim, trabalhar seus processos mentais com foco no presente e futuro de sua vida. Neste modo, o psicanalista trabalha com as emoções e sentimentos do indivíduo, auxiliando-o a evoluir seu inconsciente, encontrando respostas para superar suas dores e questões internas.

É trabalho do psicanalista adentrar o plano inconsciente do paciente e trazer sonhos, lembranças e símbolos, com uso de técnicas. Todo esse processo é benéfico ao paciente, que compreende melhor a si mesmo e, com o tempo, se torna apto a superar traumas, dores, medos e outros tipos de transtornos.

O Psicanalista pode Sofrer Processo pelo CFM?

Ser´que um psicanalista pode sofrer processo pelo CFM? A resposta é NÃO. Não há um conselho federal de Psicanálise. Desta forma, os Conselhos de Medicina e de Psicologia não têm jurisdição sobre psicanalistas. Veja: muitos psicanalistas são médicos e psicólogos e, em razão disso, respondem a esses conselhos.
Mas, você, se for apenas psicanalista e não invadir a alçada de outras profissões, sua atuação profissional estará completamente assegurada pela Lei. Obviamente, no caso de abuso ou fraude o Psicanalista responderá pessoalmente, como, na verdade, qualquer cidadão.
Você não estará regido por algum conselho, como Psicanalista, pois não há um Conselho Federal de Psicanálise.

O que um Psicanalista pode fazer Neste Caso?

Como Psicanalista, você não poderá  prescrever medicamentos (reservado aos médicos) nem adotar outras abordagem da psicologia (reservado aos psicólogos). Seguindo o método da psicanálise que você aprenderá em nosso Curso On-Line de Formação em Psicanálise Clínica, você estará apto a ser um profissional Psicanalista totalmente habilitado.
A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50, de 09/02/02, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57).
Veja que o próprio Conselho de Medicina reconhece a prática da Psicanálise para pessoas não-médicas. Isso está de acordo com os grandes precursores da Psicanálise (especialmente Freud), que defenderam que a Psicanálise pudesse ser praticada por profissionais de qualquer área de formação.
O mais importante para ser um bom Psicanalista é conhecer a teoria, inteirar-se sobre fenômenos culturais, históricos e filosóficos e praticar a análise, independentemente da área de formação.

Conclusão

Quando faz o seu trabalho de maneira correta, agindo perante as leis que englobam a área, o psicanalista não pode sofrer processo e nem precisa se preocupar com o CFM, nem qualquer outro conselho relacionado à terapias como o caso do CRP (Conselho Regional de Psicologia).
Desta forma, para tornar-se um psicanalista de Sucesso, é importante agir conforme a ética profissional e realizar um curso num lugar adequado que seja responsável por ensinar corretamente todas as técnicas psicanalíticas que você precisa saber.
Um dos locais ideais para realizar um curso excelente na área é o Curso de Formação em Psicanálise, que além de ser 100%, conta com um conteúdo completo e exemplar para te ajudar a adquirir um vasto conhecimento sobre a área.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *