faculdade de psicanálise

Faculdade de Psicanálise existe? Descubra agora!

Posted on Posted in Psicanálise

No Brasil, é sabido que, em casos de faculdades de graduação, cabe ao MEC (Ministério da Educação) analisar a instituição, o curso e seus professores, para que o diploma de um determinado curso tenha validade. Mas será que existe faculdade de psicanálise? E, se sim, como descobrir se ela é válida? Descubra agora!

O que é psicanálise?

A psicanálise é entendida como um método terapêutico criado por Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Nessa técnica, tudo que o paciente traz para a consulta em forma de discurso é utilizado. Assim, para que problemas causados por recalques no inconsciente sejam trabalhados e melhorados.

Ademais, esse método de terapia é utilizado, desde o início, em casos de neurose. Por isso, ele é embasado na interpretação, tanto de falas quanto de sonhos, por parte do psicanalista. Essa interpretação é baseada nas associações livres e na transferência. Confira mais aqui!

Qualquer um pode ser psicanalista?

Por mais que seja recomendada a formação em Psicologia para que a mente humana seja melhor analisada, qualquer pessoa com interesse e vontade pode ser um psicanalista. Para isso, ela deve se informar e buscar um curso de Psicanálise confiável e completo, para que seu trabalho seja reconhecido.

Nosso curso, por exemplo, é amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97. Além disso, ele conta com uma base teórica completa, além de análise e supervisão!

Existe Faculdade de Psicanálise?

No caso da Psicanálise, não há graduação ou faculdade de psicanálise, razão para não haver credenciamento junto ao MEC para nenhum curso. Então, desconfie quando alguma instituição disser que seu diploma é reconhecido pelo MEC, pois ele não faz reconhecimento de cursos livres. O único curso que, de certa maneira, é relacionado à psicanálise e tem graduação, é a Psicologia. Entretanto, a graduação em Psicologia não é a mesma formação que o curso de Psicanálise.

Freud e os grandes psicanalistas sempre defenderam a Psicanálise como ciência leiga ou laica. Isto é, não poderia ser restrita a médicos e psicólogos. Freud considerava, por exemplo, que profissionais de humanidades ou artes tinham plena capacidade de serem analistas. Há muitos profissionais de áreas diferentes, como a licenciatura, que são psicanalistas.

Por esta tradição, no Brasil e no mundo são exigidas três coisas para se tornar um psicanalista:

1. Fazer um Curso de Formação em Psicanálise, presencial ou EAD, que contemple teoria, supervisão e análise durante o curso. Este é o caso da nossa Formação EAD em Psicanálise, que está com inscrições abertas.

Concluído o curso, a pessoa não é obrigada a atuar. Afinal, ela pode usar os conhecimentos da Formação para sua vida, para agregar à sua profissão, para melhorar seus relacionamentos etc. Se optar por clinicar, é recomendável:

2. Seguir como analisado de outro psicanalista. Isto é, fazer análise na condição de analisado, para trabalhar suas próprias questões e evitar projetá-las nos seus pacientes.

3. Seguir como supervisionado junto a outro psicanalista, associação, sociedade ou grupo de psicanalistas. Isso é importante para debater com outros profissionais os casos que estiver atendendo, claro que dentro do sigilo que demanda a ética profissional.

Os itens 2 e 3 não são obrigatórios por lei, sequer para quem queira atuar como psicanalista. Mas são recomendados para uma atuação séria do profissional.

Por que algumas faculdades oferecem pós-graduação em psicanálise?

Há uma diferença entre cursos de formação em Psicanálise (como o nosso), voltados para a formação de profissionais para atuar na área, e pós-graduação ou especialização em Psicanálise oferecidas por faculdades.

Em síntese, a Formação de Novos Psicanalistas:

  • é feita mediante curso livre de formação em psicanálise (como o nosso),
  • é oferecida por institutos psicanalíticos (como o nosso),
  • e a abordagem precisa ter foco em teoria, análise e supervisão (como o nosso curso de formação).

Já a pós-graduação em Psicanálise:

  • é oferecida por faculdades,
  • tem um foco fundamentalmente teórico e
  • não visa a prática do atendimento clínico.

A partir deste ano, 2019, nosso Curso está oferecendo pós-graduação presencial de especialização em Psicanálise, na cidade de Campinas (SP). Ou seja, nosso IBPC não está se tornando uma “faculdade de psicanálise”, pois não existe graduação em psicanálise ou curso de psicanalise reconhecido pelo MEC, como vimos.

Assim, o IBPC está se transformando em um curso de pós-graduação presencial, ministrado em 6 finais de semana. O curso de pós-graduação em psicanálise será restrito a alunos e ex-alunos, que fizeram o nosso Curso de Formação em Psicanálise EAD. Por ser em 6 finais de semana, alunos de cidades mais distantes podem se organizar para vir e participar dessa oportunidade incrível de crescimento profissional.

Leia Também:  Os 5 pilares da Arte da Sedução segundo a Psicologia

Por que restrito a aluno do Curso EAD? Porque haverá aproveitamento de matérias realizadas em EAD, dentro do limite permitido pelo MEC e aprovado no projeto pedagógico do Curso.

Curso de Psicanálise a Distância reconhecido pelo MEC: existe?

Ou, em outras palavras: Se não existe faculdade de psicanálise, como se tornar um psicanalista?

Não existe curso de psicanálise reconhecido pelo MEC. Também não há curso de psicologia online reconhecido pelo MEC.

Afinal, o MEC não autoriza:

  • faculdade de psicanálise, nem presencial nem online.
  • faculdade de psicologia online, só é permitido faculdade presencial de psicologia.

O MEC autoriza:

  • faculdade de psicologia presencial: em média, são 48 meses, com mensalidade de 790 a 2.900, além de vagas em universidades públicas.
  • pós graduação em psicologia ou psicanálise.

O MEC não regulamenta:

Existem várias pós-graduações deste tipo pelo Brasil, chamadas de pós-graduação latu sensu, com duração de 12 meses a 18 meses, em média. São exemplos:

  • pós-graduação em psicanalise no RJ,
  • pós-graduação em psicanalise em SP
  • pós-graduação em Psicanálise em BH, em Porto Alegre, em Florianópolis e tantas outras capitais do país.

Mas, para quem quer atuar como psicanalista, não é recomendável fazer logo de início uma pós-graduação de Psicanalise.

Mestrado em psicanálise ou Doutorado em psicanálise são cursos aprofundados e relevantes. Mestrado e doutorado são chamados de pós-graduação strictu sensu em Psicanálise, com duração média de 3 anos e 4 anos, respectivamente. São oferecidos por bem menos instituições, via de regra só algumas universidades públicas oferecem. Mas, apesar da qualidade, não têm o foco na prática clínica, tão essencial para quem quer trabalhar como psicanalista.

Em resumo, o que estudar para ser psicanalista, afinal?

Para se tornar um psicanalista de sucesso, é importante que você busque uma formação completa e reconhecida no mercado. Essa formação deve abranger três áreas: teoria, análise e supervisão.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Ao concluir nosso Curso de Formação, você terá todos os elementos teórico e o entendimento para se autorizar Psicanalista! Você se sentirá plenamente seguro, pois nossa Formação é a mais completa formação online do Brasil, com 12 Módulos (teoria) e acompanhamento prático (análise e supervisão), além de muitos materiais complementares.

Lembrando sempre: o curso de formação (mesmo EAD) é essencial para quem queira atuar na área, enquanto que a pós-graduação ou especialização em psicanálise é opcional para fins de atuação.

Por fim, não perca a oportunidade de alavancar a sua carreira! Inscreva-se agora no Curso de Formação em Psicanálise! Concluído o curso, no prazo estimado de 12 a 18 meses, você poderá realizar uma pós, para aprofundamento na área.

 

 

 

 

7 thoughts on “Faculdade de Psicanálise existe? Descubra agora!

  1. Seria importante a regularização da psicanálise para graduação em faculdades, pois tornaria a profissão com mais credibilidade e com reconhecimento pelo MEC.

    1. Rosangela, tudo bem? Havia uma iniciativa deste tipo no Congresso, mas que foi abandonada, porque a comunidade psicanalítica foi totalmente contra, porque destoa de como seria no restante do mundo. Gratidão! Equipe Psicanálise Clínica.

  2. Bom dia. Moro em Uruguaiana, Rio Grande Sul, tríplice fronteira Brasil, Uruguai e Argentina. Não conheço psicanalistas aqui, penso que não existam. Caso faça o curso, um psicólogo poderá me acompanhar no estágio?

    1. Olá Luiz, como vai?

      Respondendo sua pergunta: o auxílio pode ocorrer de forma online por um psicanalista e não por um Psicólogo. Desta forma, você pode obter ajuda de qualquer lugar do Brasil desde que essa pessoa seja formada em Psicanálise. Espero ter ajudado!

  3. Penso que somente um psicanalista pode formar outro psicanalista logo nao ha necessidade de ter t o recolhecimento do mec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − dezesseis =