Faculdade de Psicanálise reconhecida pelo MEC: onde encontrar?

Posted on Posted in Psicanálise
Sabemos que, no caso de faculdades de graduação, compete ao MEC (Ministério da Educação) analisar a instituição, o curso e seus professores, para que o diploma de um determinado curso tenha validade em território nacional.
No caso da Psicanálise, não há graduação ou faculdade de psicanálise, razão para não haver credenciamento junto ao MEC para nenhum curso. Então, desconfie quando alguma instituição disser que seu diploma é reconhecido pelo MEC, pois o MEC não faz reconhecimento de cursos livres. O que é recorrente é graduação de psicologia, não graduação em psicanálise.
Nosso Curso Livre On-Line de Formação em Psicanálise é amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97.
Ao concluir nosso Curso de Formação, você terá todos os elementos teórico e o entendimento para se autorizar Psicanalista! Você se sentirá plenamente seguro, pois nossa Formação é a mais completa formação On-Line do Brasil, com 12 Módulos (teoria) e acompanhamento prático (análise e supervisão), além de muitos materiais complementares.

Por que algumas faculdades oferecem Pós-Graduação em Psicanálise?

Há uma diferença entre (1) cursos de formação em Psicanálise (como o nosso), voltados para a formação de profissionais para atuar na área, e (2) pós-graduação ou especialização em Psicanálise oferecidas por faculdades. A Formação (1) só pode ser oferecida por institutos psicanalíticos (como o nosso) e com foco em teoria, análise e supervisão. Já a pós-graduação (2) é oferecida por faculdades e têm foco apenas teórico, não oferecendo elementos para a prática clínica.
Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

6 thoughts on “Faculdade de Psicanálise reconhecida pelo MEC: onde encontrar?

  1. Seria importante a regularização da psicanálise para graduação em faculdades, pois tornaria a profissão com mais credibilidade e com reconhecimento pelo MEC.

    1. Rosangela, tudo bem? Havia uma iniciativa deste tipo no Congresso, mas que foi abandonada, porque a comunidade psicanalítica foi totalmente contra, porque destoa de como seria no restante do mundo. Gratidão! Equipe Psicanálise Clínica.

  2. Bom dia. Moro em Uruguaiana, Rio Grande Sul, tríplice fronteira Brasil, Uruguai e Argentina. Não conheço psicanalistas aqui, penso que não existam. Caso faça o curso, um psicólogo poderá me acompanhar no estágio?

    1. Olá Luiz, como vai?

      Respondendo sua pergunta: o auxílio pode ocorrer de forma online por um psicanalista e não por um Psicólogo. Desta forma, você pode obter ajuda de qualquer lugar do Brasil desde que essa pessoa seja formada em Psicanálise. Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *