Você sabe quem pode ser psicanalista? Será que a Psicanálise é restrita apenas a médicos ou psicólogos? Pode a Psicanálise ser praticada por outros profissionais? Descubra agora com nosso artigo e se inspire a melhorar sua vida profissional!
O que é a psicanálise?
A psicanálise tem como objetivo cuidar de desequilíbrios psíquicos. Nessa teoria, são analisadas duas tópicas. A primeira é relacionada ao descobrimento do Inconsciente, pré-consciente e consciente. A segunda tópica trata do Id, Ego e Superego.
Esta disciplina visa também analisar o comportamento humano, decifrar a organização da mente e curar doenças carentes de causas orgânicas.
Com essa teoria, Freud revolucionou os estudos da mente e, por isso, é considerado o pai da psicanálise!
Quem foi Freud?
Sigmund Freud foi neurologista e psiquiatra, e é o responsável por criar a psicanálise. Ele iniciou seus estudos da mente humana utilizando a hipnose em casos de histeria, de modo a acessar seus conteúdos mentais. Com suas observações, ele descobriu que as causas da histeria são psicológicas, e não orgânicas.
Além disso, ele é conhecido por utilizar a psicanálise clínica para auxiliar no cuidado de psicopatologias. Junto disso, ele acredita que a energia sexual do ser humano é o que o move.
Por fim, com suas técnicas de observação, linguagem, livre associação e interpretação de sonhos, Freud postulou uma nova maneira de olhar para os transtornos mentais.
O que faz o psicanalista?
Por meio de métodos terapêuticos, o psicanalista ajuda seu paciente a interpretar os conteúdos presentes no seu inconsciente. Isso é feito pela análise das palavras, ações e produções imaginárias do indivíduo, baseada nas associações livres e na transferência. Ademais, o psicanalista faz com que a relação do “eu” interior do paciente tenha uma relação mais clara com o “eu” exterior, isso em relação aos seus questionamentos internos e problemas de mundo.
O que o psicanalista não pode fazer?
O psicanalista não pode se auto intitular psicólogo, a menos que tenha cursado e concluído a graduação de psicologia. Além disso, este profissional não pode afirmar que irá curar o paciente, nem oferecer receitas médicas.
Portanto, é de suma importância que o psicanalista tenha em mente que ter uma formação em psicanálise não o torna médico, psicólogo ou psiquiatra e, por isso, não deve fazer o papel destes.
Como se tornar um psicanalista?
Para se tornar um psicanalista, é necessário que você busque uma formação específica, como nosso Curso de Psicanálise Clínica, 100% online e completo. Com ele, você estará apto a clinicar e auxiliar seus pacientes em suas buscas por respostas.
Ademais, não é necessária uma graduação para ser psicanalista. Entretanto, caso você já tenha uma área de formação, o curso de Psicanálise Clínica pode alavancar a sua carreira e te diferenciar dos demais!
E se você não quiser clinicar?
A Psicanálise é um diferencial para profissionais que lidam com pessoas: área de docência, administração, direito, saúde, jornalismo, negócios, artes etc. Além disso, a Psicanálise é a mais relevante ciência interpretativa da existência humana, do autoconhecimento e dos fenômenos comportamentais.
Gostou do artigo e se interessa pela área? Deixe um comentário sobre suas principais considerações! Quer melhorar sua vida profissional? Então confira nosso curso de Psicanálise Clínica e dê um gás em seu currículo!
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
5 thoughts on “Quem pode ser Psicanalista?”
como trabalho com pessoas principalmente casais, tenho procurado entender o que se passa muitas vezes dentro do relacionamento dos casais, e a psicanalise está me dando está opção de entender e que se passa na mente de pessoas que se tornam estéricas e vejo que o sexo muitas vezes é grande vilão de muitas separações.
Claudinei, gratidão por compartilhar sua história. Ficamos felizes em saber que a Psicanálise tem sido para você um instrumento de contribuição e ajuda. Equipe Psicanálise Clínica.
Eu pretendo não somente entender melhor o ser humano, seu inconsciente e sua mente. Quero sim estudar, me aprofundar o máximo possível, para num futuro clinicar e poder ajudar pessoas com a psicanálise. Obrigado, grande abraço!
Estou estudando o curso de psicanálise clínica e tem me ajudado muito no entendimento do ser humano, e tenho a intenção de ajudar a muita gente com esse conhecimento.
Gratidão!!!
Estou no 4 ano do curso de psicologia clínica em Moçambique, e sinto a necessidade de fazer a psicanálise clínica para aprofundar o conhecimento a fim de ajudar as pessoas especialmente crianças que sofrem a violência doméstica, e compreender a origem desta violência através de factores de riscos e proteção.