É preciso estágio para ser Psicanalista?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise
Uma dúvida bastante comum que recebemos dos alunos de nosso Curso: É preciso fazer estágio para ser Psicanalista? Esta apesar de ser algo de grande conhecimento para alguns, ainda surge quando o assunto é Curso de Psicanálise.
Por isso, criamos este texto para que você possa compreender um pouco sobre o Método e ainda, responder a seguinte pergunta: é preciso fazer estágio para se tornar um Psicanalista? Continue lendo para descobrir tudo à respeito

Um Pouco Sobre a Psicanálise

A Psicanálise nada mais é do que uma terapia clínica que tem por objetivo entender as engrenagens da mente humana. O intuito dela é tratar pacientes com pertubações mentais e neuroses. Ou ainda, ajudá-los a livrar-se de vícios. O caminho dela se deriva em um ramo diferente de outros métodos, como a Psiquiatria e Psicologia. Além disso, a Psicanálise concentra o seu trabalho no campo inconsciente dos seus pacientes.

Segundo Sigmund Freud, o seu criador, todos os nossos instintos, desejos e lembranças são armazenados no inconsciente. Nós o recalcamos a esse lugar porque tais impressões são proibidas no mundo externo.

Contudo, essas impressões continuam a atuar sobre nós, ainda que não percebamos. Dessa forma, se tornam o fruto de nossas angústias e desequilíbrios mentais. Não apenas com os males em si, mas também com outras manifestações inconscientes, como os chistes, por exemplo.

Papel do Psicanalista

Ao relegarmos esses processos a uma parte profunda da mente, estaremos escondendo eles de todos, até de nós mesmos. Para que você leigo tenha ideia, nenhum profissional formado consegue penetrar nessas raízes. Entretanto, essa é justamente a área do psicanalista. Dentre todos, é o único que pode penetrar nesse campo.

Com os métodos psicanalíticos aplicados durante gerações, o psicanalista se municia de informações para navegar tranquilamente na mente do paciente. Ele é capaz de identificar e analisar as causas do distúrbio, cavando as raízes das neuroses e oscilações.

Tudo isso é conseguido através da fala do paciente. Em uma sessão, o cliente contará de seus temores, problemas e sonhos. Com um olhar mais clínico, ele se torna capaz de interpretar as frustrações submersas nos relatos de seus pacientes. Dessa forma, consegue explanar o porquê da sua natureza se mostrar tão destrutiva.

É Necessário Fazer estágio para Tornar-se Psicanalista?

A resposta para essa pergunta é: NÃO!
Não há regulamentação de estágio para Psicanalista. Depois de formado em nosso Curso On-Line de Formação em Psicanálise, você terá elementos para se autorizar Psicanalista. Neste aspecto, a formação é distinta da graduação em Psicologia, na qual se exige a prática de estágio supervisionado durante a graduação.

Como posto, o desenvolvimento de estágio não é uma obrigatoriedade para a formação. Contudo, alguns Institutos e Centro de Formação presenciais fornecem um dispositivo chamado “clínica escola” como forma de possibilitar a prática clínica do aluno sob a supervisão do corpo docente. Em nossa Formação, há a dimensão prática da Supervisão e Análise, que você realiza também on-line. Recomendamos que você adote um “período de transição” e siga algumas orientações (expostas no material do Curso) para se autorizar Psicanalista.

Nossa Formação é amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97.

Conclusão

Como em toda profissão, a experiência lapidará o profissional. Nossa Formação em Psicanálise é bastante completa e certamente lhe dará toda a segurança para se desenvolver como Psicanalista. Entretanto, é recomendado você incrementar sua formação com leituras, participação em eventos e práticas clínicas, após a conclusão de sua Formação, pois o aperfeiçoamento não pode ter fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 11 =