É preciso estágio para ser Psicanalista?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise
Uma dúvida bastante comum que recebemos dos alunos de nosso Curso: É preciso fazer estágio para ser Psicanalista? Esta apesar de ser algo de grande conhecimento para alguns, ainda surge quando o assunto é Curso de Psicanálise.
Por isso, criamos este texto para que você possa compreender um pouco sobre o Método e ainda, responder a seguinte pergunta: é preciso fazer estágio para se tornar um Psicanalista? Continue lendo para descobrir tudo à respeito

Um Pouco Sobre a Psicanálise

A Psicanálise nada mais é do que uma terapia clínica que tem por objetivo entender as engrenagens da mente humana. O intuito dela é tratar pacientes com pertubações mentais e neuroses. Ou ainda, ajudá-los a livrar-se de vícios. O caminho dela se deriva em um ramo diferente de outros métodos, como a Psiquiatria e Psicologia. Além disso, a Psicanálise concentra o seu trabalho no campo inconsciente dos seus pacientes.

Segundo Sigmund Freud, o seu criador, todos os nossos instintos, desejos e lembranças são armazenados no inconsciente. Nós o recalcamos a esse lugar porque tais impressões são proibidas no mundo externo.

Contudo, essas impressões continuam a atuar sobre nós, ainda que não percebamos. Dessa forma, se tornam o fruto de nossas angústias e desequilíbrios mentais. Não apenas com os males em si, mas também com outras manifestações inconscientes, como os chistes, por exemplo.

Papel do Psicanalista

Ao relegarmos esses processos a uma parte profunda da mente, estaremos escondendo eles de todos, até de nós mesmos. Para que você leigo tenha ideia, nenhum profissional formado consegue penetrar nessas raízes. Entretanto, essa é justamente a área do psicanalista. Dentre todos, é o único que pode penetrar nesse campo.

Com os métodos psicanalíticos aplicados durante gerações, o psicanalista se municia de informações para navegar tranquilamente na mente do paciente. Ele é capaz de identificar e analisar as causas do distúrbio, cavando as raízes das neuroses e oscilações.

Tudo isso é conseguido através da fala do paciente. Em uma sessão, o cliente contará de seus temores, problemas e sonhos. Com um olhar mais clínico, ele se torna capaz de interpretar as frustrações submersas nos relatos de seus pacientes. Dessa forma, consegue explanar o porquê da sua natureza se mostrar tão destrutiva.

É Necessário Fazer estágio para Tornar-se Psicanalista?

A resposta para essa pergunta é: NÃO!
Não há regulamentação de estágio para Psicanalista. Depois de formado em nosso Curso On-Line de Formação em Psicanálise, você terá elementos para se autorizar Psicanalista. Neste aspecto, a formação é distinta da graduação em Psicologia, na qual se exige a prática de estágio supervisionado durante a graduação.

Como posto, o desenvolvimento de estágio não é uma obrigatoriedade para a formação. Contudo, alguns Institutos e Centro de Formação presenciais fornecem um dispositivo chamado “clínica escola” como forma de possibilitar a prática clínica do aluno sob a supervisão do corpo docente. Em nossa Formação, há a dimensão prática da Supervisão e Análise, que você realiza também on-line. Recomendamos que você adote um “período de transição” e siga algumas orientações (expostas no material do Curso) para se autorizar Psicanalista.

Nossa Formação é amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97.

Conclusão

Como em toda profissão, a experiência lapidará o profissional. Nossa Formação em Psicanálise é bastante completa e certamente lhe dará toda a segurança para se desenvolver como Psicanalista. Entretanto, é recomendado você incrementar sua formação com leituras, participação em eventos e práticas clínicas, após a conclusão de sua Formação, pois o aperfeiçoamento não pode ter fim.

12 thoughts on “É preciso estágio para ser Psicanalista?

  1. Poderiam nos fundamentar sobre os professores do curso, suas experiências e quantos profissionais já formaram. Possui também a modalidade presencial deste curso? Qual Plataforma online utilizam. Se as aulas são ao vivo ou ggravadas?
    Obrigado

    1. Psicanálise Clínica disse:

      Olá, Sadi, tudo bem? Você pode ver aqui depoimentos de alguns alunos. Veja aqui Conteúdo programático. Esta FAQ responderá todas as principais dúvidas, até você estar 100% segura a estudar conosco. Havendo mais algum ponto, pode nos perguntar diretamente em nosso Fale Conosco. Nossa Gratidão. Equipe Psicanálise Clínica.
      .

  2. Ricardo Arantes disse:

    Quero apenas elogiar o andamento do meu curso! Estou no terceiro módulo e estou me sentindo muito bem ao estudar Psicanálise. Quanto a escola, estão de parabéns pelo apoio, consideração e profissionalismo.
    Os vídeos são excelentes e as leituras muito encadeadas em uma linha do tempo que facilita o entendimento.
    Grato!!

  3. Sérgio Lima disse:

    Após ampla pesquisa, vi que o curso é um dos mais completos do “mercado” a um preço justo. Têm boa didática e materiais de qualidade. Estou bastante empolgado e engajado, pois há uma gama gigante de referenciais teóricos para estudos a serem feitos fora do curso. É preciso disciplina e um pouco de autodidatismo. Com bastante dedicação, é possível tornar-se um Psicanalista de sucesso, depende de cada um.

  4. Nair Vieira de Rezende disse:

    Gostei de sua posição sobre o papel do Psicanalista. Fiquei entendendo melhor.

  5. Rosangela Barboza disse:

    Estou gostando muito do curso ,muito obrigada por disponibilizar de maneira bastante acesivel Gratidão ,

  6. Vany Leston Pessione Pereira disse:

    Estou gostando muito do curso. Os texto são muito esclarecedores e de fácil entendimento. Grata!

  7. Esta é a minha escola, estou no quinto módulo e adorando. Sou criterioso e exigente. Estou muito feliz com conteúdo, aprendizado e mundo de possibilidades que a profissão psicanalista esta me oferecendo e proporcionando meu crescimento como Ser humano.

    1. Psicanálise Clínica disse:

      Jarbas, muito obrigado por sua mensagem! Estamos felizes por estarmos juntos nesta jornada.

  8. Adriana Costa disse:

    Iniciei o curso com o intuito de mudar de área de atuação, porém a gama de novas informações e aprendizado esta colaborando muito para meu crescimento pessoal. Realmente a indicação que tive do Instituto foi muito boa!!!
    A quantidade de indicação de leitura que nos é passada, é muito boa em relação a custo benefício.

  9. Osmar Pereira de Araújo disse:

    Fiz o curso básico de psicanalise para ter uma aprendizagem nesta área, uma vez que sou membro de uma instituição mistico filosófica em que os conhecimento que adquiridi neste curso em muito vai me auxiliar na caminhada desta institução que sou membro.
    Tenho grande interesse de receber e-mails com artigos de voces..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *