Uma dúvida muito recorrente quando alguém faz curso de Psicanálise é: que matérias é preciso estudar para ser Psicanalista? Pensando nisso, preparamos este texto para que você possa entender quais são elas!
A formação do Psicanalista se baseia em um tripé:
- Sólida base teórica, com constante aprofundamento;
- Ter o acompanhamento de um supervisor clínico ou de um instituto;
- Fazer a própria análise pessoal (isto é, “ser analisado” ou paciente de outro psicanalista).
1. Base teórica para Estudar: o que estuda um psicanalista?
A base teórica completa você pode ter agora mesmo através do nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica para estudar.
Você receberá 12 apostilas digitais (12 módulos) e estudará conforme o seu ritmo. Você terá centenas de materiais complementares, para estudar a médio ou longo prazo com o apoio de artigos, vídeos e e-books. Você terá também, um Plano de Aperfeiçoamento Contínuo, para desenvolver após a sua Formação. Além disso, você aprenderá a estruturar a parte gerencial de uma clínica.
O Curso de Formação tem duração de 18 meses (você pode concluir em 12 meses/prazo mínimo, ou 36 meses/prazo máximo), auxiliando então para que você possa estudar conforme seu ritmo.
No início, o importante é focar na obra de Sigmund Freud.
Depois, você pode ir se aprofundando em outros psicanalistas, principalmente naquelas das principais linhas ou escolas da Psicanálise: Lacan, Klein, Winnicott, Bion etc. Não é algo obrigatório, mas você poderá até mesmo se posicionar como psicanalista de uma dessas linhas: psicanalista freudiano, psicanalista lacaniano, psicanalista kleiniano etc.
2. Supervisão: acompanhamento de casos práticos
Sobre a prática clínica, não se exige estágio em psicanálise para iniciar sua clínica. O que se exige é que você tenha concluído uma Formação completa (como a nossa) e decida-se responsavelmente sobre o momento de se autorizar Psicanalista. Isto porque, para a Psicanálise, é o profissional que, depois de ter a base teórica e estudar, deve decidir-se sobre o momento de se declarar Psicanalista.
Na nossa Formação, você tem um acompanhamento na forma de Supervisão, em relação a atividades práticas, estudos dirigidos, análises de casos e atividades de leitura e escrita, que possibilitarão ter mais conhecimento e segurança para o exercício de sua prática. Você escolhe quais atividades fazer, dentro de um rol de possibilidades, até a totalização de 120 horas / atividade.
3. “Ser analisado”
Sobre “ser analisado”, trata-se de uma recomendação: seja analisado, de preferência por longos anos. Você conhecerá mais sobre você e poderá aprimorar ainda mais seu trabalho. Nossa Formação contempla um calendário mínimo de análise, que será realizada de forma on-line.
Conhecimentos adicionais e contínuos
Além disso, são importantes, embora opcionais:
- a autoanálise (você mesmo se analisar),
- a formação contínua (você continuar lendo textos clássicos),
- a participação em eventos (cursos complementares, seminários, palestras, leitura dirigida e grupos de discussão),
- a integração a uma sociedade, instituto ou grupo de psicanalistas (para troca de experiências, network e supervisão).
Nosso Curso, além do tripé acima que te auxilia para estudar, contempla também a Monografia: um trabalho final de Curso com aproximadamente 10 páginas, que você escreve sobre o tema que eleger.
Ao concluir nosso Curso de Formação, você poderá associar-se a alguma sociedade, grupo ou instituto de psicanalistas. Fazer parte de um grupo de psicanalistas de uma sociedade, instituto ou sindicato é muito importante, principalmente para você ter com quem debater os casos que estiver atendendo.
A supervisão durante o Curso de Formação é chamada de supervisão didática: o professor psicanalista traz casos que ele está atendendo e abre debate para a turma trazer suas percepções e sugestões de condução das sessões. O aluno não precisa estar realizando atendimento ou fazer estágio para concluir toda a sua Formação. Esta supervisão já está inclusa na nossa Formação, sem cobranças adicionais.
Nosso IBPC (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica) é o único que oferece aos concluintes o período de um ano de supervisão, isento de anuidades (na forma de acompanhamento por dúvidas por escrito). Além disso, nós lhe indicaremos sociedades de psicanalistas de todo o Brasil, para você verificar as regras para fazer parte, para se atualizar e criar uma rede para trocas de experiências e supervisão.
E temos também a possibilidade de supervisão psicanalítica opcional (à parte) para formados que queiram debater os casos em encontros ao vivo (por teleconferência) junto ao professor supervisor.
15 thoughts on “Que matérias estudar para ser Psicanalista?”
Muito bom o artigo. Gostei muito.
Olá
Entendi que teremos que passar por análise no mínimo uma vez ao ano! E qual é o valor disso? Análise.
Em primeiro lugar quero agradecer aos profissionais que exercem essa linda função, e dizer que sou grato pelas informações.
Tenho 43 anos , escutava sobre a Psicanalise mais nunca tinha aprofundado , hoje procuro ler os livros de de psicanálise e estou apaixonado ,pois serve de auto ajuda , encontrei no meu interior algo que estava guardado. Sempre gostei de aconselhar mais faltava algo, a base sobre o conhecimento da psicanálise. Tenho vontade de realizar este sonho de ser um Psicanalista ,ajudar a dar suporte as outras pessoas.
Nossa gratidão pelo seu depoimento, Noronha! Esperamos que o conteúdo de nosso blog possa continuar ajudando você. Sentindo-se chamada, ficaremos felizes de ter você conosco, em uma jornada de Formação em nosso Curso On-line de Psicanálise!
Equipe Psicanálise Clínica
Nossa gratidão pelo seu depoimento, Noronha! Esperamos que o conteúdo de nosso blog possa continuar ajudando você. Sentindo-se chamado, ficaremos felizes de ter você conosco, em uma jornada de Formação em nosso Curso On-line de Psicanálise!
Equipe Psicanálise Clínica
estou lendo as apostilas e os livros enviados e estou amando
Muita gratidão pelo seu depoimento, Sandra! Esperamos estar juntos com você, sempre superando as melhores expectativas, nesta sua jornada de Formação!
Equipe Psicanálise Clínica
Sandra Andrade, como esta o curso, já terminou? fale um pouco sobre o curso, gostaria de fazer mas queria saber de alguém que faz
Agradeço sua colaboração desde já
Olá, Quesia, tudo bem? Você tem todos os detalhes do Curso na nossa FAQ: psicanaliseclinica.com/faq. Além disso, na nossa página de Facebook você encontra depoimentos de dezenas de nossos alunos: http://facebook.com/cursodepsicanaliseclinica. Você será bem-vinda a estudar conosco 🙂
Olá Quesia!
Estou II módulo do curso, estou gostando. Sobre o curso: inicialmente é muita dedicação a leitura, interpretação e escrita, para que nós tenhamos uma base sobre as teorias e concetuais sobre a psicanalise.
Uma sugestão ao curso: é tornar a medologia mais dinâmica. No meu caso, criei a minha própria metodologia, porque apenas estudar os materiais como são apresentados na plataforma, estava muito chato e acabava dormindo durante os estudos. O curso é exatamente o que eles prometem no anunciado. Eu indico, desdo que o interessado leia criiteriosamente o que esta comprando e comprando com seus objetivos.
Ah querida que ótimo seu depoimento. Poderia dizer como estruturou seu método de estudos? Porque realmente é muito difícil estudar remotamente, exige muita disciplina e motivação.
E você já concluiu, está clinicando?
Agradeço sua disposição em contribuir 🙂
Oi PsicaJB, estou tendo dificuldade em me concentrar também. Se puder dar dica de método fico muito grata. Estou começando o curso agora. Obrigada!
Noelia, veja esta nossa página, com as dicas para tirar o máximo proveito do nosso curso de formação em psicanálise.
Eu estou no módulo IV do curso, estou gostando. Só precisava de mais tempo, estou indo um pouco devagar pois estou terminando outro curso em outra área, e aqui preciso de muita dedicação a leitura, mas chego lá.
Almyr, estamos felizes pelo seu avanço. Conte conosco no que precisar.