Que matérias estudar para ser Psicanalista?

Posted on Posted in Psicanálise
Uma dúvida muito recorrente é: Que matérias é preciso estudar para ser Psicanalista?
A formação do Psicanalista se baseia em um tripé:
  • Sólida base teórica;
  • Ter um supervisor clínico;
  • Fazer análise (isto é, “ser analisado”).

1. Base teórica

A base teórica completa você terá no nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica.
Você receberá 12 apostilas digitais (12 módulos) e estudará conforme o seu ritmo. Você terá centenas de materiais complementares, para estudo a médio ou longo prazos: artigos, vídeos e e-books. Você terá um Plano de Aperfeiçoamento Contínuo, para desenvolver após a sua Formação. Além disso, você aprenderá a estruturar a parte gerencial de uma clínica.
O Curso de Formação tem duração de 18 meses (você pode concluir em 12 meses/prazo mínimo, ou 36 meses/prazo máximo), você pode estudar conforme seu ritmo.

2. Supervisão

Sobre a prática clínica, não se exige estágio para iniciar sua clínica. O que se exige é que você tenha concluído uma Formação completa (como a nossa) e decida-se responsavelmente sobre o momento de se autorizar Psicanalista. Isto porque, para a Psicanálise, é o profissional que, depois de ter a base teórica, deve decidir-se sobre o momento de se declarar Psicanalista.
Na nossa Formação, você tem um acompanhamento na forma de Supervisão, em relação a atividades práticas, estudos dirigidos e atividades de leitura e escrita, que possibilitarão ter mais conhecimento e segurança para o exercício de sua prática. Você escolhe quais atividades fazer, dentro de um rol de possibilidades, até a totalização de 120 horas / atividade.

3. “Ser analisado”

Sobre “ser analisado”, trata-se de uma recomendação: seja analisado, de preferência por longos anos. Você conhecerá mais sobre você e poderá aprimorar ainda mais seu trabalho. Nossa Formação contempla um calendário mínimo de análise, que será realizada de forma on-line.

Conhecimentos adicionais e contínuos

Além disso, são importantes, embora opcionais:
  • a autoanálise (você mesmo se analisar),
  • a formação contínua (você continuar lendo textos clássicos ou atuais),
  • a participação em eventos (cursos complementares, seminários, palestras, leitura dirigida e grupos de discussão), e
  • a integração a uma sociedade, instituto ou grupo de psicanalistas (para troca de experiências, network e supervisão).
Nosso Curso, além do tripé acima, contempla também a Monografia: um trabalho final de Curso com aproximadamente 15 páginas, que você escreve sobre o tema que eleger.
Ao concluir nosso Curso de Formação, você poderá associar-se a alguma sociedade, grupo ou instituto de psicanalistas. Fazer parte de um grupo de psicanalistas de uma sociedade, instituto ou sindicato é muito importante, principalmente para você ter com quem debater os casos que estiver atendendo.
Nosso IBPC (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica) é o único que oferece aos concluinte o período de um ano de supervisão, isento de anuidades. Além disso, nós lhe indicaremos sociedades de psicanalistas de todo o Brasil, para você verificar as regras para fazer parte, para se atualizar e criar uma rede para trocas de experiências e supervisão.
Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

6 thoughts on “Que matérias estudar para ser Psicanalista?

  1. Em primeiro lugar quero agradecer aos profissionais que exercem essa linda função, e dizer que sou grato pelas informações.
    Tenho 43 anos , escutava sobre a Psicanalise mais nunca tinha aprofundado , hoje procuro ler os livros de de psicanálise e estou apaixonado ,pois serve de auto ajuda , encontrei no meu interior algo que estava guardado. Sempre gostei de aconselhar mais faltava algo, a base sobre o conhecimento da psicanálise. Tenho vontade de realizar este sonho de ser um Psicanalista ,ajudar a dar suporte as outras pessoas.

    1. Nossa gratidão pelo seu depoimento, Noronha! Esperamos que o conteúdo de nosso blog possa continuar ajudando você. Sentindo-se chamada, ficaremos felizes de ter você conosco, em uma jornada de Formação em nosso Curso On-line de Psicanálise!

      Equipe Psicanálise Clínica

    2. Nossa gratidão pelo seu depoimento, Noronha! Esperamos que o conteúdo de nosso blog possa continuar ajudando você. Sentindo-se chamado, ficaremos felizes de ter você conosco, em uma jornada de Formação em nosso Curso On-line de Psicanálise!

      Equipe Psicanálise Clínica

    1. Muita gratidão pelo seu depoimento, Sandra! Esperamos estar juntos com você, sempre superando as melhores expectativas, nesta sua jornada de Formação!

      Equipe Psicanálise Clínica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *