Uma dúvida muito recorrente quando alguém faz curso de Psicanálise é: que matérias é preciso estudar para ser Psicanalista? Pensando nisso, preparamos este texto para que você possa entender quais são elas!
A formação do Psicanalista se baseia em um tripé:
- Sólida base teórica;
- Ter um supervisor clínico;
- Fazer análise (isto é, “ser analisado”).
1. Base teórica para Estudar
A base teórica completa você pode ter agora mesmo através do nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica para estudar.
Você receberá 12 apostilas digitais (12 módulos) e estudará conforme o seu ritmo. Você terá centenas de materiais complementares, para estudar a médio ou longo prazo com o apoio de artigos, vídeos e e-books. Você terá também, um Plano de Aperfeiçoamento Contínuo, para desenvolver após a sua Formação. Além disso, você aprenderá a estruturar a parte gerencial de uma clínica.
O Curso de Formação tem duração de 18 meses (você pode concluir em 12 meses/prazo mínimo, ou 36 meses/prazo máximo), auxiliando então para que você possa estudar conforme seu ritmo.
2. Supervisão
Sobre a prática clínica, não se exige estágio para iniciar sua clínica. O que se exige é que você tenha concluído uma Formação completa (como a nossa) e decida-se responsavelmente sobre o momento de se autorizar Psicanalista. Isto porque, para a Psicanálise, é o profissional que, depois de ter a base teórica e estudar, deve decidir-se sobre o momento de se declarar Psicanalista.
Na nossa Formação, você tem um acompanhamento na forma de Supervisão, em relação a atividades práticas, estudos dirigidos e atividades de leitura e escrita, que possibilitarão ter mais conhecimento e segurança para o exercício de sua prática. Você escolhe quais atividades fazer, dentro de um rol de possibilidades, até a totalização de 120 horas / atividade.
3. “Ser analisado”
Sobre “ser analisado”, trata-se de uma recomendação: seja analisado, de preferência por longos anos. Você conhecerá mais sobre você e poderá aprimorar ainda mais seu trabalho. Nossa Formação contempla um calendário mínimo de análise, que será realizada de forma on-line.
Conhecimentos adicionais e contínuos
Além disso, são importantes, embora opcionais:
- a autoanálise (você mesmo se analisar),
- a formação contínua (você continuar lendo textos clássicos ou atuais),
- a participação em eventos (cursos complementares, seminários, palestras, leitura dirigida e grupos de discussão),
- a integração a uma sociedade, instituto ou grupo de psicanalistas (para troca de experiências, network e supervisão).
Nosso Curso, além do tripé acima que te auxilia para estudar, contempla também a Monografia: um trabalho final de Curso com aproximadamente 15 páginas, que você escreve sobre o tema que eleger.
Ao concluir nosso Curso de Formação, você poderá associar-se a alguma sociedade, grupo ou instituto de psicanalistas. Fazer parte de um grupo de psicanalistas de uma sociedade, instituto ou sindicato é muito importante, principalmente para você ter com quem debater os casos que estiver atendendo.
Nosso IBPC (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica) é o único que oferece aos concluintes o período de um ano de supervisão, isento de anuidades. Além disso, nós lhe indicaremos sociedades de psicanalistas de todo o Brasil, para você verificar as regras para fazer parte, para se atualizar e criar uma rede para trocas de experiências e supervisão.
10 thoughts on “Que matérias estudar para ser Psicanalista?”
Muito bom o artigo. Gostei muito.
Olá
Entendi que teremos que passar por análise no mínimo uma vez ao ano! E qual é o valor disso? Análise.
Em primeiro lugar quero agradecer aos profissionais que exercem essa linda função, e dizer que sou grato pelas informações.
Tenho 43 anos , escutava sobre a Psicanalise mais nunca tinha aprofundado , hoje procuro ler os livros de de psicanálise e estou apaixonado ,pois serve de auto ajuda , encontrei no meu interior algo que estava guardado. Sempre gostei de aconselhar mais faltava algo, a base sobre o conhecimento da psicanálise. Tenho vontade de realizar este sonho de ser um Psicanalista ,ajudar a dar suporte as outras pessoas.
Nossa gratidão pelo seu depoimento, Noronha! Esperamos que o conteúdo de nosso blog possa continuar ajudando você. Sentindo-se chamada, ficaremos felizes de ter você conosco, em uma jornada de Formação em nosso Curso On-line de Psicanálise!
Equipe Psicanálise Clínica
Nossa gratidão pelo seu depoimento, Noronha! Esperamos que o conteúdo de nosso blog possa continuar ajudando você. Sentindo-se chamado, ficaremos felizes de ter você conosco, em uma jornada de Formação em nosso Curso On-line de Psicanálise!
Equipe Psicanálise Clínica
estou lendo as apostilas e os livros enviados e estou amando
Muita gratidão pelo seu depoimento, Sandra! Esperamos estar juntos com você, sempre superando as melhores expectativas, nesta sua jornada de Formação!
Equipe Psicanálise Clínica
Sandra Andrade, como esta o curso, já terminou? fale um pouco sobre o curso, gostaria de fazer mas queria saber de alguém que faz
Agradeço sua colaboração desde já
Olá, Quesia, tudo bem? Você tem todos os detalhes do Curso na nossa FAQ: psicanaliseclinica.com/faq. Além disso, na nossa página de Facebook você encontra depoimentos de dezenas de nossos alunos: http://facebook.com/cursodepsicanaliseclinica. Você será bem-vinda a estudar conosco 🙂
Olá Quesia!
Estou II módulo do curso, estou gostando. Sobre o curso: inicialmente é muita dedicação a leitura, interpretação e escrita, para que nós tenhamos uma base sobre as teorias e concetuais sobre a psicanalise.
Uma sugestão ao curso: é tornar a medologia mais dinâmica. No meu caso, criei a minha própria metodologia, porque apenas estudar os materiais como são apresentados na plataforma, estava muito chato e acabava dormindo durante os estudos. O curso é exatamente o que eles prometem no anunciado. Eu indico, desdo que o interessado leia criiteriosamente o que esta comprando e comprando com seus objetivos.