Como se tornar Psicanalista?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise

Existem diversas pessoas que se interessam pela área de Psicanálise, mas será que todas sabem como se tornar Psicanalista? Isso é o que iremos descobrir com a leitura deste texto!

O número de pessoas que procuram pela área da Psicanálise para profissionalizar-se, cresce a cada dia. Porém, ainda existem diversas dúvidas sobre o curso e como se tornar Psicanalista. Por isso, preparamos este texto para que você possa entender mais à respeito deste assunto e assim, tirar todas as suas dúvidas. Continue lendo para conferir!

A Quem o Curso de Psicanálise é Recomendado?

A Formação Psicanalítica se destina a pessoas interessadas em montar sua clínica para atendimento a pacientes. Pessoas que atuam na área de ciências humanas (medicina, psicologia, psiquiatria, enfermagem, filosofia, direito, teologia, educação, pedagogia, letras, etc.) e áreas afins; conferencistas, líderes.

Existem também outros profissionais que podem realizar uma formação em Psicanálise como:

  • Profissionais que atuam com coaching, mentoring, assessment ou gestão e liderança de pessoas;
  • Profissionais interessados no trabalho clínico em Psicanálise: psicólogos e psiquiatras, médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, terapeutas holísticos, enfermeiros que trabalham nos diversos serviços de Saúde.
  • Estudantes de graduação e pós-graduação, que, direta ou indiretamente, precisem se aprofundar em conceitos psicanalíticos em seus estudos ou carreiras.
  • Profissionais que atuam em hospitais, núcleos de atenção psicossocial, centros de saúde, projetos judiciários, projetos sociais, empresas, escolas, serviços de urgência e outros.
  • Artistas, líderes empresariais e quaisquer profissões que lidam com pessoas.

Por Que a Profissão Psicanalítica é Aberta a Pessoas de Outras Áreas Profissionais?

O curso de Psicanálise é aberto para outras áreas profissionais porque nenhuma Lei especifica o contrário. Além disso, os grandes nomes da Psicanálise (inclusive seu precursor, Freud), defendiam-na como ciência livre, isto é, não amarrada as normas da medicina ou da psicologia. O que não impede que grandes médicos e psicólogos tenham-na como uma forma principal ou secundária de procedimento.

Para Freud e muitos autores, a formação humanista (filosófica, artística, cultural, histórica) e a experiência clínica, associadas ao método psicanalítico, podem contribuir (e muito) para a superação das dores psíquicas do paciente.

Vale dizer que desde o princípio a Psicanálise era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos.

Por isso, restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional. Pois “todos são iguais perante a Lei”.

Existe um Conselho Federal de Psicanálise?

Os Conselhos são autarquias federais criadas por lei, com atribuições de supervisionar eticamente, disciplinar e julgar os atos inerentes e exclusivos das profissões liberais de formação acadêmica reconhecidas oficialmente no país. Estando a atividade psicanalítica à parte desta conceituação.

Por isso então, podemos dizer que ao se tornar Psicanalista, o profissional não possui um conselho federal. Porém, o psicanalista pode (opcional), associar-se a institutos, associações, sociedades ou grupos de psicanalistas, para fins de aperfeiçoamento e network.

Como se Tornar Psicanalista?

O profissional que conclui o Curso de Formação em Psicanálise tem elementos suficientes para iniciar um processo para se tornar Psicanalista. Porém, para que este seja um profissional qualificado é importante que se busque uma formação completa, que englobe todos os meios Psicanalíticos. Auxiliando para uma boa formação e sucessivamente, um bom profissional.

Além disso, o Psicanalista também é amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97.

Uma formação em Psicanálise completa, contempla o quesito teórico e o tripé clássico da Formação em Psicanálise que é formado por: teoria, supervisão e análise. Além de todo apoio que o aluno precisa ter para tornar-se um profissional qualificado na área de Psicanálise.

Um dos cursos que garante tudo isso que foi abordado a cima é o Curso de Psicanálise Clínica, que além de ser completo, ele é totalmente online. ou seja, você pode estudar de qualquer lugar e garantir uma boa qualificação mesmo à distância!

Conclusão

Para Se tornar Psicanalista é importante que o profissional tenha em mente que sua formação seja realizada por uma escola capacitada no ramo, garantindo um bom desempenho e sucesso do formando.

Por isso, antes de inscrever-se em um curso de Psicanálise, lembre-se de avaliar a instituição, verificar o conteúdo que ela oferece e ainda, observar as indicações da mesma. para que deste forma, você possa garantir que seu dinheiro investido valerá a pena!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

13 thoughts on “Como se tornar Psicanalista?

  1. O Triplé teoria, supervisão e análise afirma ao futuro psicanalista que existe uma segura retaguarda que o habilitará ao exercício competente nesta atividade. Havendo afinidade com a psicanálise, um excelente terapeuta trabalhará para benefício daqueles que necessitam seus serviços.

    1. Olá, Denis, tudo bem? Obrigado por sua mensagem. Não há conselho de psicanálise no Brasil (e no mundo). Você precisa ter um curso de formação e vincular-se a um instituto psicanalítico, como o nosso. Isso tudo é explicado na seção “Dúvidas Frequentes”, de nosso site.

  2. Boa tarde! Por gentileza, poderiam esclarecer qual a diferença entre Psicanalista e Psicólogo além do tipo de formação (livre x graduação superior)?

    Grato desde já!

  3. Bom dia! Quais os requisitos necessários para se fazer o curso em psicanálise, e obrigatório ser graduado ou um técnico em enfermagem pode fazer?

    1. Bom dia, Mislene, tudo bem? Admitimos alunos com curso superior (completo ou em andamento) e também profissionais com cursos técnicos ou outra forma de atuação na área de saúde e cuidados com pessoas (como é seu caso).
      Você será bem-vinda a estudar conosco! Encontramos você no interior de nossa área de membros!
      Equipe Psicanálise Clínica

  4. Boa noite! Estou muito interessada em ingressar no curso de psicanálise. Meu objetivo é de clinicar. Uma pergunta: ao final dos 18 meses do curso, pagando o valor informado, existe mais alguma coisa a cumprir ou a pagar para estar apto a clinicar? Como é exatamente o processo de se autorizar psicanalista? Obrigada!

    1. Bom dia, Sandrah, tudo bem? O curso engloba todas as atividades de teoria, supervisão e análise requeridos para sua conclusão, sem que você tenha necessidade de qualquer pagamento adicional durante o curso. O prazo para recomendado de conclusão é de 18 meses, você pode fazer em 12 meses ou até 36 meses, sem cobranças adicionais. “Autorizar-se” significa você mesma se declarar capaz de começar a atuar na área (no Brasil e no mundo, a Psicanálise é ofício livre, compete ao profissional depois de fazer um curso como o nosso decidir o momento em que pretende atuar). Aguardamos sua inscrição.

    1. Gabriela, tudo bem? Entramos em contato com você por e-mail, passando a informação. Gratidão. Equipe Psicanálise Clínica.

  5. Sou aluna de graduação no campo da enfermagem, gostaria de me inscrever e ir mais a fundo pois creio que me ajudaria muito em todos os sentidos.
    Gostaria tbm de saber valores, dias de aulas, enfim cada detalhes primordiais para qual possa estar realizando a matrícula.
    Desde ja agradeço.

    1. Raiza, tudo bem? O valor do curso até o final deste mês é de 12x R$ 99 no cartão de crédito. As aulas são online: você estuda nos dias que quiser. Na parte final do curso, você tem 1 semestre de encontros no período noturno (tudo on-line), via de regra às quintas-feiras. Você pode se inscrever em https://www.psicanaliseclinica.com, seu acesso é imediato! 🙂 A Formação fará toda a diferença em sua trajetória pessoal e profissional. Gratidão. Equipe Psicanálise Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *