A quem se destina a formação em psicanálise?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Segundo o seu criador, Sigmund Freud, a formação em psicanalise era e ainda é para qualquer um. Ele, Freud dizia que todo leigo e laico, ou seja, qualquer pessoa com ou sem outra formação acadêmica poderia também fazer psicanálise.

No entanto, a princípio, a ocupação serviria apenas para pessoas leigas.  Esta era a intenção, justamente para não vincular a psicanálise a qualquer outra profissão, principalmente da área medica.

Nesse contexto, é por essa razão que a psicanalise não precisa de curso de graduação. Assim sendo, não é uma formação acadêmica. Basta que você faça um curso de certificação e qualificação para obter a sua formação em psicanálise.

Apesar de não ser um curso acadêmico, ele pode levar de 4 a 5 anos para sua formação. Ademais, o curso pode ser  feito nas modalidades presencial ou EAD (a distância). Nós do Psicanálise Clínica, por exemplo, oferecemos um curso nesta segunda modalidade. Oferecemos certificado e suporte para que após a conclusão, você se torne um psicanalista apto para atuar nas mais diferentes áreas. Clique aqui para obter mais informações.

Vale a pena lembrar que apesar de tanto tempo de estudo e de toda responsabilidade que está “profissão” requer, ela não é reconhecida como profissão e sim como ocupação.

O que é preciso para ter uma formação em psicanálise?

Algumas características pessoais são desejáveis em um futuro aluno de psicanálise. São elas:

  • Interesse no ser humano e em sua psiqué;

  • Vontade de estudar;

  • Interesse em especialização contínua;

  • Gosto profundo pela leitura;

  • Empatia;

  • Boa capacidade analítica;

  • Gosto pela observação;

  • Preocupação sincera com os problemas dos seus pacientes e a busca por soluções.

Além disto, é importante se certificar de escolher um bom curso para que você possa exercer a psicanálise de forma competente. Assim sendo, a formação em psicanálise que você escolher não deve apenas contemplar a parte teórica. Nesse contexto, é interessante priorizar os cursos que possibilitam a prática de um estágio sob a supervisão de um psicanalista experiente.

Existe um Conselho Regional para Psicanálise?

Não existe. No entanto, não é por isto que a “ocupação” deixa de ser legalizada. Nesse contexto, o que não existe é uma carteirinha do Conselho. Assim sendo, os psicanalistas são conhecidos como terapeutas, de modo similar aos psicólogos.

Ademais, os psicanalistas podem clinicar, mas não como fazem os médicos e psiquiatras. Estes, por outro lado, podem prescrever medicamentos e indicar outros profissionais, atividade esta que fica proibida aos profissionais da psicanálise.

Ainda com relação aos tipos de órgão e regulamentos para psicanalistas, existem muitas associações às quais os profissionais podem se afiliar. Além disso, de acordo com o Ministério do trabalho, o psicanalista pode exercer sua profissão em todo território nacional, ainda que não seja reconhecida como uma profissão.

Sou Psicólogo, posso fazer psicanálise?

Freud nunca vinculou a psicanálise a qualquer outra profissão ou condição, como comentamos mais acima. Assim, na verdade, a única condição para o exercício da psicanálise era ser laico, ou seja, não ter nenhum vínculo com a igreja ou clero.

Desta forma, qualquer outro profissional de qualquer outra área pode obter uma formação em psicanálise. Obviamente, isso se aplica aos psicólogos também.

No entanto, é importante destacar que se você já tem uma graduação, mas em uma área totalmente distante da psicologia, como engenharia civil, também é possível se especializar em psicanálise. As maneiras de aplicar os conhecimentos são variadas, e eles podem ser aproveitados tanto para apreciação pessoal como para uma aplicação em grupo.

Nesse contexto, é possível usar o certificado para poder clinicar e atender pessoas em um consultório. No entanto, há quem aproveite o curso para aplicar o aprendido com seus colaboradores em um ambiente empresarial.  

Existe alguma restrição para formação em psicanálise?

Sim, existem algumas restrições. No entanto, a maior parte delas estão ligadas à sua consideração com outros seres humanos. Assim sendo, se você não tem empatia e não se preocupa com o outro, a psicanálise com certeza não será o seu caminho caso você queira clinicar.

Contudo, com relação a isso é importante fazer uma ressalva. O curso de Psicanálise pode ser usado para que você possa evoluir individualmente também. Assim sendo, é possível que durante este processo você termine uma pessoa muito diferente daquela que fez a matrícula.

Ademais, você terá problemas se não gosta de estudar. Acreditar nos problemas que a mente ou as fobias produzem, ou que um trauma na infância pode comprometer toda a vida de uma pessoa, também são requisitos importantes. 

Leia Também:  Que matérias estudar para ser Psicanalista?

Algumas considerações finais

Formação prévia

Vimos mais acima que segundo Freud, qualquer pessoa que queira pode ter uma formação em psicanálise. Portanto, o próprio pai da psicanálise não fez e nem criou nenhum vínculo com outra profissão ligada a área da saúde ou a área da saúde mental. Assim sendo, você não deve se limitar à sua profissão atual se tiver interesse em se tornar psicanalista. 

Todos podem ser psicanalistas, mas apenas serão bons profissionais com uma formação adequada.



Motivação e requisitos

Nesse contexto, é importante ter em mente que antes de obter sua formação em psicanálise é necessário ter a motivação correta. Qualquer um pode se formar e praticar a psicanálise, mas para isto, tem que levar em conta o quanto se preocupa com o outro. O quanto se quer ajudar o outro.

Leva-se em conta, portanto, o  grau de empatia.

No entanto, como já mencionamos também, caso a motivação para ter uma formação em psicanálise não seja atuar na área, está tudo bem.  Há pessoas que precisam destes conhecimentos para uma melhor compreensão delas mesmas. Ademais, existem muitos profissionais que querem aperfeiçoar sua atuação em suas próprias áreas. Isso é algo que a psicanálise proporciona também.

Um convite

A psicanálise é fascinante. Você se surpreenderá com o quanto entender a psiqué humana é maravilhoso e útil.

Parece que ao psicanalista é dado algo que não encontramos em outra profissão. Trata-se de uma vontade de entender de fato o que leva uma determinada pessoa a fazer o que faz. Isso diante de uma exposição externa ou uma lembrança passada.

O desejo de desfazer estes “ nós” e ajudar sinceramente uma pessoa a se livrar de desejos, culpas, fobias, ou traumas é muito importante para a sociedade como um todo. Traumas que foram gerados provavelmente na infância, mas que o ser humano carrega para toda a vida podem ser catalisadores de ações destrutivas. Nesse contexto, faz bem a todos que uma pessoa esteja bem resolvida consigo mesma. 

Entendendo tudo isto, é possível desta forma, ajudá-lo a ter uma vida melhor, com maior qualidade e menos frustrações ou pressões. É algo importante tanto para o ambiente de trabalho quanto individualmente falando. Nesse contexto, o alcance da psicanálise pode ser grandioso e trabalhar em efeito dominó. 

Se você está lendo este artigo é porque tem algum interesse em psicanálise. Assim sendo, obtenha a sua formação em psicanálise fazendo o nosso curso! Clique aqui para saber mais informações sobre ele!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =