IBPC

IBPC: Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica

Posted on Posted in Curso de Psicanálise, Formação em Psicanálise

Cada intervenção positiva com ações práticas precisa de um centro que ajude a coordenar as suas atividades. A Psicanálise não poderia ficar de fora e o Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica permanece firme na divulgação desse trabalho. Vamos conhecer um pouco mais sobre o IBPC e como desenvolve essa iniciativa.

Sobre o IBPC

O Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, ou IBPC, se trata de uma sociedade psicanalítica voltada a expansão desse saber. Ou seja, cada ação realizada por ela visa a divulgação dessa terapia alternativa como forma de popularizar ela. Assim, tudo fica mais acessível e claro para quem ainda não conhece e quer se especializar.

A organização faz uma promoção do trabalho através de cursos, supervisão, blogs e espaço ao público. Tudo voltado ao interesse de manter vivo um canal que trate exclusivamente da área psicanalítica. Mesmo incentivando a adesão de novos membros, especialistas na área tem um espaço aqui para que chamem de “lar do saber”.

Cada valor que é arrecadado com os cursos é movido para a continuidade do trabalho e popularização dele. Nesse caminho, promove constantemente a abertura de novos cursos para que mais pessoas encontrem esse caminho de iluminação intelectual. Através do site oficial da instituição você pode conseguir mais informações sobre ela.

Curso de Psicanálise

O IBPC promove um curso livre de formação em Psicanálise aos interessados na área. A metodologia do trabalho é tão eficaz que a clareza alcançada acaba reformulando a vida dos participantes. Não raro se encontra depoimentos a respeito de como o curso influenciou em decisões positivas na vida.

O curso é online, o que facilita muito a entrada e adesão dos alunos em todo o trabalho. A área virtual não impede que o conteúdo seja aprendido e fixado totalmente na postura dos estudantes. Sem contar no apoio dado pela instituição durante e após o curso.

Em suma, o curso visa a preparação dos alunos para que possam se capacitar e atuarem como psicanalistas. O conhecimento é valioso para ser guardado e por isso que a proposta é muito bem trabalhada. Em relação ao IBPC, curso em qualidade e garantia é uma meta real em nossas vidas.

Revista de Psicanálise IBPC

Se for do seu interesse, é possível fazer a inscrição de um artigo que ainda conta como publicação em Lattes e afins. O trabalho do IBPC Psicanálise deixa à disposição uma área para inserir artigos entre 1.000 e 2.000 palavras. A seção Publique seu artigo é bastante interessante a ser usada, já que:

É gratuita

Não há qualquer custo para fazer o envio do artigo que deseja publicar. Esse tipo de recurso é valioso porque muitos acabam desistindo de propagar o seu nome por falta de recursos. Contudo, quando se tem um espaço amigável e que não cobre para funcionar, fica bem mais fácil para submeter ideias.

Não precisa ser aluno

O Conselho Editorial é um setor independente do IBPC curso. Em outras palavras, você não precisa ser aluno ou filiado ao instituto para conseguir a sua publicação na revista. Basta apenas que atenda aos requisitos exigidos para a publicação e se atente as normas gramaticais para evitar qualquer erro.

Serve de referência

Uma excelente forma de propagar o seu e o trabalho dos demais é deixar referências para consulta. O tamanho dos artigos da revista é suficiente para esclarecer pontos específicos sobre determinada demanda social. Tomando responsabilidade pelo o que escreve, pode conseguir lapidar o seu nome na área e virar uma das referências no setor.

Leia Também:  Livro Psicopatologia da Vida Cotidiana, de Freud

Blog

O curso do IBPC funciona, assim como o seu blog para conteúdos aberto ao público. A organização acaba por conceder acesso aos vídeos e artigos publicados até a presente dada para todo mundo. Dessa forma, consegue popularizar o caminho para que as pessoas possam chegar ao saber psicanalítico democraticamente.

Já que o conteúdo é totalmente gratuito, você pode acessá-lo sempre que desejar ou precisar de consulta. Sem contar que o material integra um dos maiores acervos de conhecimento e expansão mental na língua materna. Isso porque faz parte do maior conjunto de artigos públicos em língua portuguesa.

Cabe ressaltar que os artigos publicados não ficam restringidos apenas na área da Psicanálise. Diversas abordagens foram e podem ser inclusas, de modo a diversificar cada vez mais o material exposto no acervo. Por causa disso que a responsabilidade sobre as informações ali contidas sempre é do respectivo autor do trabalho.

Supervisão

De acordo com a convenção internacional, é recomendado que o psicanalista em atividade continue sempre em supervisão. Seja direta ou indiretamente, esse tipo de guia é muito importante para lapidar a sua postura e saber em Psicanálise. Na supervisão do IBPC acabam havendo espaço para:


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Debates

O psicanalista pode realizar debates e iniciar seus estudos de casos ao lado de outros profissionais e tutores. É uma forma de ampliar suas perspectivas, já que outras visões passam a ser incluídas aqui. Ademais, ele também pode fazer isso pelos outros e participar ativamente de conversas e pesquisas nesse ramo.

Newsletter

Toda semana novos conteúdos são disponibilizados para o acréscimo de conhecimento nos alunos e visitantes. Graças a esse conteúdo que pode haver um aprimoramento profissional e pessoal do assinante. Isso porque sempre que um material novo chega é mais uma oportunidade de alcançar o seu crescimento.

Networking

Fazer contatos é uma meta importante dentro de qualquer profissão porque possibilita a criação de parceiros. Dentro da Psicanálise, ter alguém como contato possibilita a criação de projetos valiosos e trabalhados em grupo. Imagine que a partir daqui, por exemplo, pode montar uma palestra, Workshops ou até um curso em Psicanálise.

Carteira de filiação

Ainda que não seja algo obrigatório, é comum o requerimento sobre a carteira de Psicanalista no IBPC. É um modo de se filiarem à entidade para que consigam se valer das ações que ela proporciona ao meio. Além disso, quem solicita se sente em proteção por ser representado por uma associação que defende a classe.

De acordo com o trabalho de Freud, não se deve existir uma ordem estrito senso ou conselho desse tipo. Já que a Psicanálise é leiga, não poderia haver alguém que determinasse suas ações sobre os demais. Contudo, muitos defendem a legalidade da ação alegando a exposição do seu modo de trabalho.

O IBPC Psicanálise fica encarregado de emitir as credenciais e realiza debates em favor do exercício profissional responsabilizado. Claro, sendo esse monitorado e abertamente leigo aos alunos que estão finalizando o curso.

Atendimento

Os indivíduos formados pelo IBPC realizam atendimentos individuais ao público, incluindo também casais ou grupos. É uma excelente forma de praticar suas competências, lidando com a pluralidade das situações de cada problema apresentado. Como é de se esperar, é feita uma supervisão, principalmente aos profissionais iniciantes.

Leia Também:  Teoria Junguiana: Tudo que você precisa saber

O trabalho se concentra na cidade de Campinas, em São Paulo. Cada sessão é realizada em consultórios equipados e confortáveis, de modo que o paciente fique e se sinta bem. Desse modo, seu bem-estar é refletido no trabalho e apenas colabora ao sucesso da terapia ali.

Ainda que o terapeuta esteja começando, possui segurança suficiente para atuar com eficácia e lidar com os conflitos.

Considerações finais sobre o IBPC

O IBPC, Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, serve como referencial da proposta do trabalho psicoterapêutico. É graças a ele que milhares de pessoas conseguem ingressar em uma jornada de aprimoramento contínuo. Os alunos acabam sendo os principais frutos de conquista de um trabalho realizado com afinco.

Ademais, se lembre que não é necessário ser estudante para ingressar nas atividades da organização. Mesmo como visitante é possível aprender bastante com o blog, newsletter ou mesmo a publicação de artigos. O ambiente foi construído para que as sementes da Psicanálise germinassem pelo mundo e rendesse colheitas do saber grandiosas.

Para mergulhar e viver de vez a Psicanálise, se inscreva em nosso curso 100% online de Psicanálise Clínica e entenda como mudar de vida de modo definitivo. Com nosso apoio, você poderá alcançar a sua melhor versão e andar de mãos dadas com o seu autoconhecimento. Além do IBPC, você tem um canal virtual de suporte completo e com pessoas empenhadas a ajudá-lo a alcançar uma vida mais satisfatória e completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 12 =