emprego para psicólogos

Vagas de emprego para psicólogos: onde encontrar?

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Após terminar a graduação, os psicólogos enfrentam uma grande barreira que é se estabilizar na profissão. Como todo começo é difícil, conseguir trabalho não é uma tarefa tão simples. Com isso em mente, te ajudaremos a encontrar emprego para psicólogos e como se preparar para isso de maneira efetiva. Não deixe de ler o artigo até o final, pois as dicas são muito valiosas!

O mercado

Para quem está começando, principalmente, emprego para psicólogos pode ser algo complexo e não tão fácil. Para começo de conversa, é comum dar de cara com a exigência mínima de experiência de 6 meses e muitos estágios podem fugir dessa área de atuação. Incluir-se no mercado se mostra uma saga realmente cheia de desafios constantes e até desmotivadores.

Ainda que pareça óbvio, é cabível ressaltar a importância da atualização constante do seu currículo. Mesmo que a experiência conte, o seu conteúdo exibido com objetividade pode fazer com que você ganhe alguns pontos a mais quando procurar por algo. O propósito é que os seus cursos e competências ganhem mais visibilidade do que a experiência ou que a soma desses dois fatore convença os contratantes da sua capacidade.

Portfólio

Na busca por um emprego para psicólogos, ter um portfólio do seu trabalho ajuda bastante. Além das informações contidas em seu currículo, ter um complemento sólido como um portfólio te destaca dos demais. Se o processo de procurar emprego fosse uma corrida, imagine que com um portfólio te ajudaria a receber um gás maior para chegar nas primeiras posições.

Para quem já possui experiência, trabalhos anteriores, pesquisas, eventos e até palestras podem ajudar. Assim, a empresa ou recrutador terá um grande referencial no que diz respeito ao seu modo de trabalhar. Ademais, os recrutadores terão referências que os ajudarão a conhecer outras perspectivas dos seus valores pessoais e profissionais.

Porém, se você está começando, utilize da tecnologia em seu favor para te ajudar nessa conquista. A título de exemplo, por que não investir em blogs, redes sociais e um canal de vídeo para contatar o público interessado em Psicologia? O seu engajamento na internet, bem como a resposta do público, poderá ser uma colaboração vital para alcançar um emprego.

A importância da especialização

Da mesma forma que um rio em movimento, o mercado de trabalho permanece em constante fluxo, se alterando a cada momento. Não estamos dizendo que se você for dormir hoje, amanhã talvez exijam licença para pilotar naves, nada disso. Porém, é preciso se manter um profissional flexível e que sabe expandir suas capacidades conforme a necessidade.

É graças a isso que se mostra necessário investir em especializações dentro da sua área. Os cursos te manterão aquecido enquanto procura um trabalho legal. Ademais, essas formações extra lapidarão o que você já sabe, agregando conteúdo útil não só para sua vida profissional, mas pessoal também.

Invista em cursos, Workshops, palestras e sempre que possível participe de eventos abertos ao público. O importante é que não se mantenha parado para que se acomode ou mesmo desista da sua busca. Acredite, fazendo isso você mostra que é um profissional em quem vale a pena apostar. Assim sendo, seu espaço para colocar todo o aprendizado em prática logo surgirá.

Networking

Como dito linhas acima, o Networking é uma aposta interessante a ser feita na procura de emprego para psicólogos. Ficar em contato com pessoas da área e interessados ajuda a abrir possibilidades de expansão dentro do mercado de trabalho. Daí podem surgir:

Leia Também:  A hora é agora? As 15 perguntas para tomar decisão

Parcerias

Mesmo que não esteja trabalhando ativamente, que tal pensar sobre isso quando em união com outra pessoa? Construir uma parceria pode ser uma aposta interessante para se inserir no mercado de trabalho. O trabalho pode vir de maneira autônoma com o seu sócio onde ambos podem investir dentro de suas limitações.

Indicações

O networking faz com que você seja mais visível para outras pessoas e elas criem confiança em você. Contanto que você se empenhe para causar uma boa impressão sadia, elas até podem indicar possibilidades a você. A exemplo, se conheceu alguém, após alguns dias, retome o contato por e-mail ou telefone para continuar a conversa.

Referências

Sua participação ativa nesses encontros pode ajudar bastante quando se candidatar a uma vaga de emprego para psicólogos. Caso alguém te indique você terá um selo de aprovação, algo que pode influenciar na decisão da empresa.

Faça o seu dever de casa

Antes de buscar a sua vaga de emprego para psicólogos, uma dica valiosa é conhecer a empresa que a oferta. O repertório de avaliação em cada lugar é distinto e vai de acordo com a padronização da instituição. Entretanto, é bastante comum que te questionem sobre as razões pelas quais quer trabalhar ali.

Por conta disso que se mostra importante você conhecer a organização que deseja trabalhar. Conhecendo ela você pode sincronizar as suas respostas de acordo com os valores e ideologias dela. No momento em que se alinha com os ideais da organização, se torna mais atrativo aos olhos do recrutador.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Estude mais sobre a empresa, entendendo e acompanhando o comportamento dos seus colaboradores. Ademais, se informe nas redes sociais dela, site e blogs para se atualizar constantemente. E, na hora da entrevista, faça seu Marketing pessoal, contando de suas boas referências e sem falar mal de alguém.

Sites

Uma excelente maneira de encontrar vagar de emprego para psicólogos é utilizando das ferramentas virtuais para isso. Além de ser mais fácil contatar as empresas, o retorno é quase que imediato, sem contar a economia que você faz com impressões. Os melhores sites para isso são:

Catho

Catho é uma plataforma online que unifica empregadores e funcionários em busca de uma nova chance. O cadastro é pago, mas existe um período de teste de 30 dias para que possa usufruir antes de se fidelizar. Muitos acabam encontrando sua vaga disponível nesse mesmo período de teste acessando https://www.catho.com.br/.

Vagas.com

Vagas.com.br é um dos sites de emprego mais famosos do país. Cadastro é simples de ser feito e as vagas surgem a todo o momento. Entre no https://www.vagas.com.br/vagas-de-psicologo.

Banco Nacional de Empregos ou BNE

O BNE tem uma grande fama dentro da comunidade de psicólogos por sua excelente variedade de oportunidades. Não é tão difícil encontrar a tão desejada vaga de trabalho através do https://www.bne.com.br/vagas-de-emprego-para-psicologo.

LinkedIn

O LinkedIn é a oportunidade perfeita para montar um currículo virtual com toda a sua trajetória no mercado. Além das suas experiências profissionais, pode registrar suas experiências que contribuíram ao seu crescimento profissional. Crie já o seu perfil no https://www.linkedin.com.

Indeed.

O Indeed é um dos maiores sites de busca para vagas de emprego e carrega excelentes oportunidades aos psicólogos. Confira por si mesmo em https://www.indeed.com.br/empregos-de-Psic%C3%B3logo.

Leia Também:  Gerações Humanas: Olhar Psicanalítico das Características e Interações

A Psicanálise como aliada

Uma das maneiras de melhorar suas chances com emprego para psicólogos é com a ajuda da Psicanálise. A psicoterapia consegue trabalhar o indivíduo ao qual é aplicada de dentro para fora. No seu caso como aprendiz, suas competências e capacidade de crescimento ficam mais afloradas.

Indo além, a sua formação em Psicanálise se mostra uma grande aliada na busca por trabalho. As empresas têm buscado por pessoas com disposição e capacidade de fazer mudanças na cultura da corporação. Com a formação em Psicanálise em seu currículo e nas suas mãos, as chances de ser contratado melhoram grandiosamente.

Por conta disso que recomendamos a você o nosso curso 100% online de Psicanálise Clínica. Ainda que funcione totalmente no formato EAD, possuímos uma metodologia eficaz, centrada no seu aprendizado e flexível a ponto de você conseguir dar conta de tudo no seu tempo. O preço atrativo é apenas parte do que encontrará em nossa grade, que inclui material didático online e o certificado impresso.

Considerações finais sobre emprego para psicólogos

Dada as mudanças experimentadas pelo mercado, se colocar no novo cenário que surgirá após a pandemia de COVID-19 pode ser tarefa difícil para alguns. Contudo, encontrar um emprego para psicólogos não é algo impossível de ser feito. Grande parte disso vai depender dos seus esforços e da sua disposição em manter a sua melhor forma profissional.

Assim, sempre invista em você mesmo, de modo a se atualizar constantemente as demandas da profissão. Quanto mais versátil e rico você for academicamente falando, mais chances tem de conquistar o seu merecido lugar. A relação entre esforço e remuneração deve ser proporcional. Assim, quando mai você investe em sua carreira, maior deve ser o retorno.

Como leu acima, se inscrever em nosso curso online de Psicanálise será um grande reforço para você nessa jornada. As aulas te ajudarão a trazer à tona o seu potencial e você estará munido de um autoconhecimento muito bem construído. Em segurança e no controle de seus recursos, encontrar emprego para psicólogos será uma tarefa bem mais fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − nove =